Como gasta mais? Ponto morto a descer ou engatado?

citação:Originalmente colocada por ppais

citação:Originalmente colocada por ESPRIT

n façam de mim parvo, o motor tá a trabalhar tá a gastar, querem ver agora que me convencem q tá a trabalhar e o gasóleo volta todo pelo retorno, então e a combustão faz-se com o quê, é uma mistura de 22 porções de ar para uma porção de ar também (ou 14,7 pa 1 no caso da zagoline)!

Quem diz que está a haver combustão? O motor está a rodar apenas por estar ligado às rodas. Não existe combustão nesse carro.

O teu prof disse-te as coisas muito bem. Num carro de injecção electrónica, se não houver carga sobre o motor a injecção é nula.

entao se for injeccao é melhor ir engatado numa alta...?

Isto já aqui foi discutido mais de 1.000x

SE FORMOS A DESCER:

ENGATADO ACIMA DAS 1.200/1.300 RPM VAI A GASTAR 0 (zero)
DESENGATADO VAI A GASTAR UNS 0.3L/100

Isto para carros de injecção, quer sejam gasolina ou diesel.

Para carros a carburador, tanto faz.

Nunca se deve desengatar o carro, só parado, claro.. E os carros actuais têm a vantagem de cortar o combustivel nas descidas qdo engatado.

Numa AutoHoje de Agosto, vinha um artigo sobre dicas para poupar combustível.
Aí diziam que nos motores recentes, a única forma de cortar completamente a ignição com o motor ligado é ter o carro engatado e não usar o acelerador.
Aconselhavam nas descidas a engatar um relação superior e a não pisar o acelerador em vez de termos só o carro desengatado.
De qualquer forma, também tenho dúvidas sobre qual o que compensa mais, até porque em certos casos, mesmo uma relação superior pode travar o motor..

citação:Originalmente colocada por ppais

n façam de mim parvo, o motor tá a trabalhar tá a gastar, querem ver agora que me convencem q tá a trabalhar e o gasóleo volta todo pelo retorno, então e a combustão faz-se com o quê, é uma mistura de 22 porções de ar para uma porção de ar também (ou 14,7 pa 1 no caso da zagoline)!

Quem diz que está a haver combustão? O motor está a rodar apenas por estar ligado às rodas. Não existe combustão nesse carro.

O teu prof disse-te as coisas muito bem. Num carro de injecção electrónica, se não houver carga sobre o motor a injecção é nula.

também já li qualquer coisa do género.Engatado não gasta,ou se gasta é menos do que se for um ponto m.

No meu Fiat Idea Multijet em descida engatado ele corta a entrada de combustivel...e a prova disso é k no outro dia desci a serra da estrela smp em 3ª só recorrendo ao travão e quando cheguei lá a baixo a temperatura do motor era 0...ou seja...estava a aproveitar na totalidade o movimento das rodas. A minha duvida é se este sistema é antigo ou recente. No 1.9 psa do meu pai acho que n corta o combustivel nas descidas. Penso eu:s

citação:Originalmente colocada por xicos perto

Nunca se deve desengatar o carro, só parado, claro.. E os carros actuais têm a vantagem de cortar o combustivel nas descidas qdo engatado.

Como é que corta o combustível se o motor continua a trabalhar ? e se o motor está a trabalhar , há combustível a ser queimado....

Pode é não estar a ser "bombeado" para lá... pode simplesmente "escorrer" para lá (para o motor)....será isso ? [8)]

citação:Originalmente colocada por paulinhuu

Como é que corta o combustível se o motor continua a trabalhar ? e se o motor está a trabalhar , há combustível a ser queimado....

Pode é não estar a ser "bombeado" para lá... pode simplesmente "escorrer" para lá (para o motor)....será isso ? [8)]
o que faz o motor trabalhar é o movimento das rodas!

O motor continua a trabalhar, pq as rodas fazem-no mexer...

Se for desengatado é que a injecção electrónica tem de injectar combustivel para o motor "nao ir abaixo"

Acho q este assunto já foi aqui discutido antes.

Mas para os mais cepticos, poderão fazer uma experiencia.
Vão para o unicio de uma subida e façam-a toda com o carro engatado, podendo travar para manter a velocidade +/- constante.
Depois voltam a fazer o mesmo mas sem combustivel algum no deposito, e verão se o carro não faz exactamente o mesmo.

Claro que isto é uma experiencia um pouco chata e é apenas para quem não acredita sem ver.

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

O motor continua a trabalhar, pq as rodas fazem-no mexer...

Se for desengatado é que a injecção electrónica tem de injectar combustivel para o motor "nao ir abaixo"

O motor não vai abaixo, está a ser movido pelas rodas que por sua vez estão a ser movidas pelo carro que por sua vez está a ser movido pela gravidade.

Acho q este assunto já foi aqui discutido antes.

Mas para os mais cepticos, poderão fazer uma experiencia.
Vão para o unicio de uma subida e façam-a toda com o carro engatado, podendo travar para manter a velocidade +/- constante.
Depois voltam a fazer o mesmo mas sem combustivel algum no deposito, e verão se o carro não faz exactamente o mesmo.

Claro que isto é uma experiencia um pouco chata e é apenas para quem não acredita sem ver.

[^][^] Exactamente. Só mesmo assim é que toda a gente acreditará.

cumps

AInda à n mto tempo pensei exactamente nas palavras do meu professor qdo ía na laguna a descer c ela em quinta, e o computador mostrava 0L, o q eu sempre pensei foi:
Ok, a injecçõ está a "mandar" injectar apenas o minimo indispensavel ao motor para q ele n se desligue, pq a força da gravidade faz o resto.

Mas o q me tao a dizer é q n entra combustivel nenhum! Então pq é q continuei a ouvir ruido? Dcpem lá mas essa custa-me a acreditar. Ainda agra experimentei co fiesta e tava a ouvir bem aqele matraquear do motor. Algum gasóleo deve ser injectado de certeza.

É claro q num carro a carburador isto n é possivel, pq cmo é a força de sucção do motor q está a arrastar a gasolina co ar, qta maior for o caudal de ar a entrar mais gasolina é sugada. Daí o ser mais vantajoso o ponto morto.

Dcpem.
Esqueci-me de dizer uma csa. É curioso cmo certos users se fazem de tão entendidos, mas nos tópicos em q se fala de mecânica nunca vejo afirmações deles! Acho graça, se calhar têm medo de dizer asneira, qdo acho q a atitude correcta é tentar aprender, e expor as nossas dúvidas.
Foi um bocado off-topic.

AInda à n mto tempo pensei exactamente nas palavras do meu professor qdo ía na laguna a descer c ela em quinta, e o computador mostrava 0L, o q eu sempre pensei foi:
Ok, a injecçõ está a "mandar" injectar apenas o minimo indispensavel ao motor para q ele n se desligue, pq a força da gravidade faz o resto.

Mas o q me tao a dizer é q n entra combustivel nenhum! Então pq é q continuei a ouvir ruido? Dcpem lá mas essa custa-me a acreditar. Ainda agra experimentei co fiesta e tava a ouvir bem aqele matraquear do motor. Algum gasóleo deve ser injectado de certeza.

É claro q num carro a carburador isto n é possivel, pq cmo é a força de sucção do motor q está a arrastar a gasolina co ar, qta maior for o caudal de ar a entrar mais gasolina é sugada. Daí o ser mais vantajoso o ponto morto.
Pensa lá porque ouves ruído... então as peças móveis do motor não estão ainda a movimentar-se, se tiveres o carro com uma mudança engatada?

Bolas, este assunto já foi discutido vezes sem conta, usem a porcaria da pesquisa e deixem de fazer tópicos redundantes, faz favor. Já chateia. Até houve um otário que se deu ao trabalho de fazer uns bonecos e metê-los num tópico, está aqui preguiçosos:

http://forum.autohoje.com/topic.asp?ARCHIVE=true&TOPIC_ID=53272

Presumo q já rodaste um motor c ele desligado, ou até dar ao motor de arranque sem o motor pegar?
O som é o mesmo?

citação:Originalmente colocada por mário silva

De qualquer forma, também tenho dúvidas sobre qual o que compensa mais, até porque em certos casos, mesmo uma relação superior pode travar o motor..
Pois, essa é a verdadeira questão. Há uma relação entre a velocidade desejada, o declive e a mudança engatada.

Por exemplo, desço de Linda-a-Velha a A5 em 5ª sem pressionar o acelerador, e faço-o a uns 100km/h. Se eu desengatar o carro (nunca experimentei) talvez a faça a uns 110km/h ou mais, mas aí estou a gastar gasolina, talvez uns 0.5l/100km, suponhamos. Ora se eu quisesse fazer essa descida aos tais 110km/h, mas com o carro engatado em 5ª, teria que pressionar o acelerador, e aí o consumo talvez apontasse para uns 2l/100km, +-. Compensa? Não.

Percebem onde quero chegar? Não vamos discutir mais o sexo dos anjos: regra geral, o motor não gasta nicles quando se desce com o carro engatado e quando não se pressiona o acelerador (e desde que não se esteja a deixar o motor trabalhar na zona abaixo das 1000rpm, onde é injectado combustível para evitar que o motor vá abaixo). Alguns poderiam fazer as contas e ver se compensa andar engatado ou desengatado em certas descidas para ganhar velocidade com o minimo custo. Outros preferem andar seguros e nunca circular com o carro desengatado. [:p]

Back