Ui ui... este tema dá pano para mangas... Lisboa X Porto é discussão certa.
Primeiro ponto, sou Alfacinha para o compadre Brasileiro sou lisboeta mas sempre morei no concelho de Cascais por isso acho que posso dizer que sou Lisboeta.
Conheço muito bem Lisboa e razoavelmente o Porto, por obrigação profissional fui obrigado a muitas deslocações ao Porto e passei lá muitas semanas. Por ser de Lisboa e sem conhecimento de causa tinha a mania que não gostava do Porto, e tinha razão... mas depressa verifiquei que é uma cidade da qual se aprende a gostar e agora posso dizer que gosto do Porto, acredito que muitos Portuenses tenham as mesma opinião em relação a Lisboa.
São as duas maiores cidades do país, mas não quer dizer que sejam necessáriamente as melhores.
As rivalidades entre as duas já são antigas e quase que se pode dizer que já são históricas, e cada vez mais acentuadas pela força do futebol.
Na verdade são cidades semelhantes, quase tudo o que há em Lisboa há no Porto com excepção no que diz respeito ao campo governativo do país. Está tudo centralizado em Lisboa.
Lisboa é notoriamente maior e mais cosmopolita (tão depressa se ouve falar Português como criolo), ambas as cidades são compostas por bairros antigos sendo alguns deles muito populares, mas no Porto o bairrismo é muito mais acentuado. Em Lisboa há muitos bairros, mas o bairrismo quase que não existe.
A vida social, cultural e económica é muito semelhante tambem.
No aspecto arquitectónico, ambas tem a zona da baixa da cidade muito antiga e bonita aqui o Porto fica à frente porque a Avenida dos Aliados é realmente um must mas Lisboa tem a imponente praça do Comércio, que merecia ser mais bem tratada e a zona pombalina. MAs ambas as zonas são rodeadas por locais menos bonitos, alguns sombrios e perigosos. Temos as zonas novas, obviamente longe do centro, no caso de Lisboa com o Parque das nações que levou um face-lift que trouxe vida a uma zona da cidade onde antes abundavam as lixeiras e refinarias. Costumo dizer que Lisboa precisava de mais 2 ou 3 exposições mundiais e o Porto outras tantas (há muitas zonas a precizarem de ser revitalizadas).
O grande handicap das duas cidades são as zonas degradas e o transito, que apesar de ser minimamente ordenado é excessivo. As cidades não tem capacidade para receber tantos carros... mas para quem vem de fora as alternativas não são eficazes.
As duas cidades tem vindo a perder habitantes nos últimos anos, veja-se o caso da Amadora e talvez Almada que não tendo "vida própria" servem básicamente de dormitório tem mais habitantes que a cidade do Porto. E a Maia e Gaia (arredores do Porto) vão pelo mesmo caminho.
O facto de Lisboa ser o centro de decisão, e a maior cidade muitas das vezes é beneficiada em muitas situações em relação ao resto do país por isso por vezes os Portuenses, que são os que encabeçam a lista dos rivais, sentem-se ostracizados... ma assimetrias destas devem de existir em quase todos os países do mundo.
No teu comentário, de uma maneira geral resumes as duas cidades, só não sei porque é que o Porto é também considerada a cidade da ciência. O Resto... o resto só vendo, e acredita há muito para ver. Podem não ser as melhores ou maiores cidades do mundo, mas históricamente são gigantes, e este título ninguem nos tira.
Mas na minha opinião, as melhores cidades são Braga, Coimbra e Évora. A mais bonita... Tomar.
Pelo facto de ser Alfacinha, prefiro Lisboa em vez do Porto.
Mas as maiores discussões e rivalidades vão para o futebol, é disto que o meu povo gosta. A cidade do Porto tem um grande clube de futebol, mas o maior e melhor está em Lisboa... e não é o Benfica [}

]