Porto vs. Lisboa: qual a melhor cidade portuguesa?

citação:Originalmente colocada por Raistaparta

Braga tem os Mão Morta, só isso chega para ser atractiva.;)

Até têm umas letras porreiras :D

Cão da Morte

No calor da febre que me alaga toda a fronte
Sinto o gume
frio da navalha até ao osso
Sinto o cão da morte a bafejar
no meu pescoço
E a luz do sol a fraquejar no horizonte
Já desfila trémulo o cortejo do passado
Que me deixa
quedo, surdo e mudo de pesar
Vejo o meu desgosto na beleza
do teu rosto
Sinto o teu desprezo como um dardo
envenenado

Morro Morro No altar de ti
Morro
Morro No altar de ti

Sopra forte o vento na fogueira
que arde em mim
Sinto a selva agreste nos batuques do meu
peito
No cruel caminho em que me lança o desespero
Sinto o gelo quente do inferno do meu fim
No calor da
febre que me alaga toda a fronte
Sinto o gume frio da
navalha até ao osso
Sinto o cão da morte a bafejar no meu
pescoço
E a luz do sol a fraquejar no horizonte

Sinto o cão da morte a bafejar no meu pescoço
Sinto
o cão da morte a bafejar no meu pescoço
Sinto o cão da
morte a bafejar no meu pescoço
Sinto o cão da morte a
bafejar no meu pescoço
Sinto o cão da morte a bafejar no
meu pescoço
Sinto o cão da morte a bafejar no meu
pescoço

Morro
Morro No altar de ti
Morro
Morro No altar de ti

sou Lisboeta...

entre lisboa e porto nao vejo muitas diferenças,
para viver se tivesse q escolher entre estas duas cidades, escolheria o Porto, para min esta numa zona do pais mais rica, e com bonitas paisagens, é mais "verde" ;) penso q a qualidade de vida a norte do pais é consideravelmente melhor,
para trabalhar, apostar profissionalmente no futuro, escolheria Lisboa, mesmo apesar da pouca diferença nesta area.

a cidade mais bonita para min é Viana do Castelo, no Minho, a zona mais bonita de Portugal, tenho uma vivenda em Vila Praia de Ancora...sempre q posso passo la dias exelentes, calmos, sem stress, ar puro e fresco, muito mais saudavel, e ate porque ate Espanha, é so um "pulinho"

sao de Braga os mão morta?

o adolfo chegou a viver uns tempos em Almada segundo consta, pensei que eram de Lisboa

Ui ui... este tema dá pano para mangas... Lisboa X Porto é discussão certa.

Primeiro ponto, sou Alfacinha para o compadre Brasileiro sou lisboeta mas sempre morei no concelho de Cascais por isso acho que posso dizer que sou Lisboeta.

Conheço muito bem Lisboa e razoavelmente o Porto, por obrigação profissional fui obrigado a muitas deslocações ao Porto e passei lá muitas semanas. Por ser de Lisboa e sem conhecimento de causa tinha a mania que não gostava do Porto, e tinha razão... mas depressa verifiquei que é uma cidade da qual se aprende a gostar e agora posso dizer que gosto do Porto, acredito que muitos Portuenses tenham as mesma opinião em relação a Lisboa.

São as duas maiores cidades do país, mas não quer dizer que sejam necessáriamente as melhores.

As rivalidades entre as duas já são antigas e quase que se pode dizer que já são históricas, e cada vez mais acentuadas pela força do futebol.

Na verdade são cidades semelhantes, quase tudo o que há em Lisboa há no Porto com excepção no que diz respeito ao campo governativo do país. Está tudo centralizado em Lisboa.

Lisboa é notoriamente maior e mais cosmopolita (tão depressa se ouve falar Português como criolo), ambas as cidades são compostas por bairros antigos sendo alguns deles muito populares, mas no Porto o bairrismo é muito mais acentuado. Em Lisboa há muitos bairros, mas o bairrismo quase que não existe.

A vida social, cultural e económica é muito semelhante tambem.

No aspecto arquitectónico, ambas tem a zona da baixa da cidade muito antiga e bonita aqui o Porto fica à frente porque a Avenida dos Aliados é realmente um must mas Lisboa tem a imponente praça do Comércio, que merecia ser mais bem tratada e a zona pombalina. MAs ambas as zonas são rodeadas por locais menos bonitos, alguns sombrios e perigosos. Temos as zonas novas, obviamente longe do centro, no caso de Lisboa com o Parque das nações que levou um face-lift que trouxe vida a uma zona da cidade onde antes abundavam as lixeiras e refinarias. Costumo dizer que Lisboa precisava de mais 2 ou 3 exposições mundiais e o Porto outras tantas (há muitas zonas a precizarem de ser revitalizadas).

O grande handicap das duas cidades são as zonas degradas e o transito, que apesar de ser minimamente ordenado é excessivo. As cidades não tem capacidade para receber tantos carros... mas para quem vem de fora as alternativas não são eficazes.

As duas cidades tem vindo a perder habitantes nos últimos anos, veja-se o caso da Amadora e talvez Almada que não tendo "vida própria" servem básicamente de dormitório tem mais habitantes que a cidade do Porto. E a Maia e Gaia (arredores do Porto) vão pelo mesmo caminho.

O facto de Lisboa ser o centro de decisão, e a maior cidade muitas das vezes é beneficiada em muitas situações em relação ao resto do país por isso por vezes os Portuenses, que são os que encabeçam a lista dos rivais, sentem-se ostracizados... ma assimetrias destas devem de existir em quase todos os países do mundo.

No teu comentário, de uma maneira geral resumes as duas cidades, só não sei porque é que o Porto é também considerada a cidade da ciência. O Resto... o resto só vendo, e acredita há muito para ver. Podem não ser as melhores ou maiores cidades do mundo, mas históricamente são gigantes, e este título ninguem nos tira.

Mas na minha opinião, as melhores cidades são Braga, Coimbra e Évora. A mais bonita... Tomar.
Pelo facto de ser Alfacinha, prefiro Lisboa em vez do Porto.

Mas as maiores discussões e rivalidades vão para o futebol, é disto que o meu povo gosta. A cidade do Porto tem um grande clube de futebol, mas o maior e melhor está em Lisboa... e não é o Benfica [}:)]

Como lisboeta, tenho um fraquinho por Lisboa!:D

Mas até gosto do Porto, mas principalmente de Matosinhos![8D] Seria o lugar, se fosse para lá viver... Mas se saír de Lisboa, ou fico na região da Extramadura ou no estrangeiro.

A uma coisa que não deixo passar:

Lisboa é a única cidade portuguesa que tem metropolitano!

Peço desculpa aos Portuenses, mas o vosso "metro" não passa de um eléctrico! Porquê? Porque não tem o 3º carril! Aí é que consiste a diferença entre um metropolitano e um electrico![:p];)

citação:Originalmente colocada por rum
Em Lisboa há muitos bairros, mas o bairrismo quase que não existe.
Vê-se mesmo que pertences ao Concelho de cascais:D:D......pois se tivesses vivido na Mouraria 23 anos(desde que nasci até me casar) entre o Castelo, Alfama etc... irias aprender o que é bairrismo;)..."quase não existe"???? :D:DVai para a Mouraria a gritar por Alfama e depois vem contar o que aconteceu.....(se calhar não vens:D:D)

Para mim quem vive, ou viveu, nos bairros de Lisboa é que sabe o que é sentir a verdadeira Lisboa e todo o seu encanto e charme..portanto nem me perguntem qual preferia pois isso é um insulto:D

esta%20noite%20em%20Lisboa%20(pensamentos%20nocturnos)A.jpg

mouraria.jpg

vista-lisboa.jpg

castelo02.jpg

Lisboa.jpg

lisbon_jeronimos_01.jpg

gare-de-l'est-de-Lisbonne-02.gif

city_main.jpg

lisbon-portugal.jpg

17301571.3FASE7.jpg

Lissabon_Casa_dos_Bicos_b.jpg

lisbon%20-%20parque%20eduardo%20vii.jpg

Cada vez estão mais parecidas uma com a outra.
Não escolhia nenuma para viver em paz e em tranquilidade.
Há melhores cidades no País, para viver sem stress e já estão bem servidas por autoestradas.

Ribatejo ( entre Vila Franca e Santarém)

Ja vivi no centro de Lisboa [:o)]

Ja vivi na zona metropolitana do Porto, mas precisamente em Valongo... 2x [:o)]

Odivelas city...;)

Mas mesmo assim... Se pudesse escolher era mesmo Vila Real [|)]

citação:Originalmente colocada por andred
Peço desculpa aos Portuenses, mas o vosso "metro" não passa de um eléctrico! Porquê? Porque não tem o 3º carril! Aí é que consiste a diferença entre um metropolitano e um electrico![:p];)

Andas a precisar de conhecer os metros de outras cidades... ai andas andas. Ora vai ver o metro de Madrid e ver se tem 3o carril[:p].

Quanto a melhor... nao me pronuncio porque so vivi perto de uma, o Porto. E adoro a cidade. Mas como sou de Ermesinde ai e' que se estava bem, no meio das gajas boas[8D].

Sou suspeito pois moro em Vila Nova de Gaia mas sou um Portuense de coração!
A cidade é qualquer coisa...tem um encanto, uma magia que não sinto em mais nenhum lugar de Portugal!! Á noite é uma cidade linda, a Foz do Douro, a Marginal entre a Ribeira e o Castelo do queijo é qualquer coisa!!
Acho que não conseguia deixar de viver nesta zona!!

citação:Originalmente colocada por necos

citação:Originalmente colocada por rum
Em Lisboa há muitos bairros, mas o bairrismo quase que não existe.
Vê-se mesmo que pertences ao Concelho de cascais:D:D......pois se tivesses vivido na Mouraria 23 anos(desde que nasci até me casar) entre o Castelo, Alfama etc... irias aprender o que é bairrismo;)..."quase não existe"???? :D:DVai para a Mouraria a gritar por Alfama e depois vem contar o que aconteceu.....(se calhar não vens:D:D)

Para mim quem vive, ou viveu, nos bairros de Lisboa é que sabe o que é sentir a verdadeira Lisboa e todo o seu encanto e charme..portanto nem me perguntem qual preferia pois isso é um insulto:D

Pois... se calhar atirei-me para fora de pé ou entrei por caminhos que não deveria ter entrado.
Mas basicamente eu queria dizer que o bairrismo no Porto é mais notado. Até porque agora, acho eu, está na moda para quem é de fora ir viver para alguns desses bairros tipicos de Lisboa. E para quem tem 30 anos e vem de fora, nunca sente o bairro da mesma maneira que tu, que cresceste lá. No Porto os bairros são mais blindados à entrada de estranhos. Isto é o que eu acho, mas se calhar estou errado.

Viseu. Moro no Porto mas adoro Viseu, sempre que posso visito. É limpa, tem bom equilibrio entre tamanho e forma, é relativamente arrumada e tem um centro lindo e recuperado.

citação:Originalmente colocada por Corsa 1200 Sport

citação:Originalmente colocada por andred

Andas a precisar de conhecer os metros de outras cidades... ai andas andas. Ora vai ver o metro de Madrid e ver se tem 3o carril[:p].

Quanto a melhor... nao me pronuncio porque so vivi perto de uma, o Porto. E adoro a cidade. Mas como sou de Ermesinde ai e' que se estava bem, no meio das gajas boas[8D].

nao é por causa disso que o metro do Porto nao deixa de ser um eléctrico... basicamente é um comboio urbano ligeiro, e está muito bem!

Mesmo a rede de metro de Lisboa se comparada com outras capitais é um bocado curta... mas já é bastante útil.

Back