Acendam os faróis, porra!... Será assim tão difícil?...

citação:Originalmente colocada por alpinista

Meus caros, a questão de haver pouca luz ou muita não é a único factor influente na visibilidade. Experimentem fazer um percurso no sentido nascente/poente num dia de verão a partir das 18h, e vão notar que vêm muito melhor os automóveis que no sentido contrário,que trazem os médios ligados. O mesmo se passa no sentido inverso nas primeiras horas de sol. Foi nesse sentido que foi imposto o acendimento de médios no IP5.
Também não nos podemos esquecer dos nevoeiros e chuvas, mas penso que destes factores todos têm consciência.

Sem dúvida. O que me espanta é ainda insistirem na não utilização dos médios, com argumentos entre o ridículo e o caricato.

Parece-me que qualquer pessoa minimamente honesta admitirá a hipótese, ainda que académica, de que os faróis acesos possam eventualmente contribuir para um aumento da segurança. Então porque insistem tanto? Que mania de ser do contra…

citação:Originalmente colocada por Eliselotus

citação:Originalmente colocada por hugolini

Então quem usa luzes ligadas qd está sol é parvo.
diz uma destas e depois ainda consegue dizer que se TEM QUE fazer as rotundas seguindo uma sugestao, mesmo havendo transito, IGNORANDO assim o CODIGO DA ESTRADA que AFIRMA que se tem que PERDER PRIORIDADE numa mudança de faixa[^][^][^][^]

afinal é mesmo verdade, codigo cada um faz o seu.

o que admira é que os mortos andem na casa dos 1000....com mentalidades destas, não faz sentido serem TAO POUCOS.

Que tristeza...mais um que não sabe circular nas rotundas e ainda argumenta como se fosse o dono da razão. Cala-te [xx(]

Como é que alguém que quer acreditar em OVNI's não quer acreditar que os médios de dia aumentam a segurança. E não percebo quem é que disse que a utilização dos médios de dia dispensa o cumprimento das outras regras de trânsito, tal como a selecção da faixa correcta para o destino numa rotunda, ultrapassagens só em condições de segurança, etc.

diz uma destas e depois ainda consegue dizer que se TEM QUE fazer as rotundas seguindo uma sugestao, mesmo havendo transito, IGNORANDO assim o CODIGO DA ESTRADA que AFIRMA que se tem que PERDER PRIORIDADE numa mudança de faixa[^][^][^][^]

o que admira é que os mortos andem na casa dos 1000....com mentalidades destas, não faz sentido serem TAO POUCOS.

Que tristeza...mais um que não sabe circular nas rotundas e ainda argumenta como se fosse o dono da razão. Cala-te [xx(]

Com que então a mandar calar os outros... Então e:

"Além disso, em Portugal, numa estrada "normal" circula-se sempre na faixa mais à esqerda"

Não leves a manta não...

Nas rotundas e nas localidades escolhe-se SEMPRE a via mais conveniente ao destino e não a mais á direita.

Artigo 14.º
Pluralidade de vias de trânsito

1–
Sempre que, no mesmo sentido, sejam possíveis duas ou mais filas de trânsito, este deve fazer-se pela via de trânsito mais à direita, podendo, no entanto, utilizar-se outra se não houver lugar naquela e, bem assim, para ultrapassar ou mudar de direcção.
2–
Dentro das localidades, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino, só lhes sendo permitida a mudança para outra, depois de tomadas as devidas precauções, a fim de mudar de direcção, ultrapassar, parar ou estacionar.
3–
Ao trânsito em rotundas, situadas dentro e fora das localidades, é também aplicável o disposto no número anterior, salvo no que se refere à paragem e estacionamento.

4–
Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de € 60 a € 300.

Para min bastava multa pesada para quem com tempo de chuva ou ma visibilidade nao andasse com os médios acessos.

citação:Originalmente colocada por Japh

citação:Originalmente colocada por Boxer
(...)

Mas porque é que as motas hão-de ser vistas pelo meio dos carros?
Para levarem multas mais facilmente?
É que, volto a lembrar, as motas NÃO PODEM andar assim a serpentear
por entre os carros. O Código é bem explícito: as motas devem
"comportar-se" como carros. Têm que ir atrás do carro que as precede
e ultrapassar só quando não vem ninguém de frente, etc...

Portanto esse argumento também não é válido.

Caro, "no meio" era para ser lido "entre os" mas não obrigatóriamente entre filas.
Talvez "de entre os" fosse mais perceptível ?
Ou "dos", talvez ?

O certo é que como as coisas estão, será fácil a um automobilista reconhecer nos retrovisores uma moto que se aproxima porque vem com os médios ligados.
Com "toda a gente" de médios ligados esta "vantagem na visibilidade" que as motos possuem (e que serve -afinal- para que a visibilidade sobre uma viatura que "per se" é pouco visivel (isto para os cabeças-duras que parece que não entenderam a diferença) seja melhorada e se tente evitar os acidentes do tipo "não vi") desapareça.
Daí a razão das "manifestações" que referi em França.

Mas continuo curioso. Será que um automobilista "infractor" porque circula com os médios desligados será punido com uma infracção grave (ou muito grave, caso seja em AE) à imagem do que acontece com um motociclista ?
Estou pra ver a quantidade de gente a ficar sem carta por uns mesitos ...

Por outro lado, se houvesse uma formação e fiscalização decente (e não a já infame caça à multa) que sensibilizasse/obrigasse os condutores a ligar os médios em condições de visibilidade menos boas, "leis" destas não seriam necessárias.
É que por este ponto de vista, qualquer dia há leis sobre a mudança que deverá estar engatada para fazer uma subida ou uma descida: "O xô condutor 'tá multado porque vinha em 3ª e isto é uma subida de subir em 2ª".

Regards,

Mas será que na maior parte das situações, se os carros ciculassem com as luzes ligadas isso não seria benéfico para as motas, porque os motociclistas poderiam ver os carros mais "facilmente" ?

citação:Originalmente colocada por João Dias

citação:Originalmente colocada por Japh

citação:Originalmente colocada por Boxer
(...)

Mas porque é que as motas hão-de ser vistas pelo meio dos carros?
Para levarem multas mais facilmente?
É que, volto a lembrar, as motas NÃO PODEM andar assim a serpentear
por entre os carros. O Código é bem explícito: as motas devem
"comportar-se" como carros. Têm que ir atrás do carro que as precede
e ultrapassar só quando não vem ninguém de frente, etc...

Portanto esse argumento também não é válido.

Caro, "no meio" era para ser lido "entre os" mas não obrigatóriamente entre filas.
Talvez "de entre os" fosse mais perceptível ?
Ou "dos", talvez ?

O certo é que como as coisas estão, será fácil a um automobilista reconhecer nos retrovisores uma moto que se aproxima porque vem com os médios ligados.
Com "toda a gente" de médios ligados esta "vantagem na visibilidade" que as motos possuem (e que serve -afinal- para que a visibilidade sobre uma viatura que "per se" é pouco visivel (isto para os cabeças-duras que parece que não entenderam a diferença) seja melhorada e se tente evitar os acidentes do tipo "não vi") desapareça.
Daí a razão das "manifestações" que referi em França.

Mas continuo curioso. Será que um automobilista "infractor" porque circula com os médios desligados será punido com uma infracção grave (ou muito grave, caso seja em AE) à imagem do que acontece com um motociclista ?
Estou pra ver a quantidade de gente a ficar sem carta por uns mesitos ...

Por outro lado, se houvesse uma formação e fiscalização decente (e não a já infame caça à multa) que sensibilizasse/obrigasse os condutores a ligar os médios em condições de visibilidade menos boas, "leis" destas não seriam necessárias.
É que por este ponto de vista, qualquer dia há leis sobre a mudança que deverá estar engatada para fazer uma subida ou uma descida: "O xô condutor 'tá multado porque vinha em 3ª e isto é uma subida de subir em 2ª".

Regards,

Mas será que na maior parte das situações, se os carros ciculassem com as luzes ligadas isso não seria benéfico para as motas, porque os motociclistas poderiam ver os carros mais "facilmente" ?

Mais uma vantagem. Aliás, não cnsegui foi encontrar desvantagens
nesta prática. Ainda não vi alguém a referir um problema que fosse.
Mas continuam a barafustar. Interrogo-me o que levará gente alegadamente
inteligente a ter este tipo de reacção renitente perante esta proposta.

Questões de mentalidade e de cultura são sempre as mais resistentes à mudança!

É mesmo o que aqui se trata...

Tem que se dar tempo!

citação:Originalmente colocada por AlfaZor

Num dia intenso de verão são muito utéis... [8]

Tao uteis quanto num veiculo de duas rodas.
De qualquer forma, pelo teu logo identificativo, só deves conduzir em pista e ai so se utilizam luzes traseiras e so em dias de chuva

citação:Originalmente colocada por prius

Tem que se dar tempo!
Para se ligar os de nevoeiro?.

Já não vasta aqueles parvos que os andam a mostrar sem a minima necessidade durante a noita e quando de dia é aconselhavel nem os minimos, Já não falo no da traseira [8][8][8]

citação:Originalmente colocada por AMR

Com que então a mandar calar os outros... Então e:

"Além disso, em Portugal, numa estrada "normal" circula-se sempre na faixa mais à esqerda"

Não leves a manta não...

Ca para mim ele anda em Inglaterra e como la a circulaão e do lado inverso, sente-se encandeado com as luzes dos outros.

Tenho carta há 24 anos, faço uma média de 60.000kms por ano e tive ja alguns incidentes de percurso. Sempre que um veículo me bateu era de dia e eu ia com as luzes apagadas. Médios ligados sempre, como faço há já alguns anos a esta parte, mas já agora façam-me os seguintes favores:

- Quando encostarem na berma, á noite, por qualquer razão, desliguem os médios, passem para mínimos, não fazem ideia do incómodo que é isso???
- Não queiram ligar todas as luzes dos instrumentos do veículo pois isso significa normalmente acender os farois e luzes de nevoeiro quando nao sao precisos para nada.

citação:Originalmente colocada por ruicos

citação:Originalmente colocada por prius

Tem que se dar tempo!
Para se ligar os de nevoeiro?.

Já não vasta aqueles parvos que os andam a mostrar sem a minima necessidade durante a noita e quando de dia é aconselhavel nem os minimos, Já não falo no da traseira [8][8][8]

O tema deste tópico nada tem que ver com faróis de nevoeiro!

É mesmo sobre uma proposta de directiva da União Europeia que pretende alargar a todos os Estados-membros a obrigatoriedade do uso
dos médios acesos, durante todas as horas do dia, todo o ano!

Bem... já agora que estamos numa de esclarecimentos gerais, devo acrescentar que "BASTA" é BASTA!

citação:Originalmente colocada por Teca42

Tenho carta há 24 anos, faço uma média de 60.000kms por ano e tive ja alguns incidentes de percurso. Sempre que um veículo me bateu era de dia e eu ia com as luzes apagadas. Médios ligados sempre, como faço há já alguns anos a esta parte, mas já agora façam-me os seguintes favores:

- Quando encostarem na berma, á noite, por qualquer razão, desliguem os médios, passem para mínimos, não fazem ideia do incómodo que é isso???
- Não queiram ligar todas as luzes dos instrumentos do veículo pois isso significa normalmente acender os farois e luzes de nevoeiro quando nao sao precisos para nada.

Eu faço isso, mas é quando ligo o carro!:D Acendem montes delas, vermlhas e cor de laranja.:) Quando levo o Yaris e o motor está frio, até me aparece uma azul![8D]

citação:João Dias Posted - 14/10/2006 : 22:29:14
Deixo-vos um link com algumas das dúvidas colocadas aqui

www.dem.ist.utl.pt/acidentes Segurança -> Condutor -> Utilização das luzes durante o dia

O link deveria dizer "Acendeu as luzes, logo é parvo!"[}:)][}:)]

------------------------------------------------------------------

Agora a sério: Porque raio é que uma pessoa é capaz de vir atrás de nós "Hey, tem os faróis acesos", mas não vemos ninguém "Hey, deixou o carro em cima do passeio" ou "Hey, atirou a beata pela janela" ou ainda "Oh chefe, da próxima pare na passadeira!".

[8][8][8]

citação:Originalmente colocada por Luís Miguel

citação:Originalmente colocada por Teca42

Eu faço isso, mas é quando ligo o carro!:D Acendem montes delas, vermlhas e cor de laranja.:) Quando levo o Yaris e o motor está frio, até me aparece uma azul![8D]

citação:João Dias Posted - 14/10/2006 : 22:29:14
Deixo-vos um link com algumas das dúvidas colocadas aqui

www.dem.ist.utl.pt/acidentes Segurança -> Condutor -> Utilização das luzes durante o dia

O link deveria dizer "Acendeu as luzes, logo é parvo!"[}:)][}:)]

------------------------------------------------------------------

Agora a sério: Porque raio é que uma pessoa é capaz de vir atrás de nós "Hey, tem os faróis acesos", mas não vemos ninguém "Hey, deixou o carro em cima do passeio" ou "Hey, atirou a beata pela janela" ou ainda "Oh chefe, da próxima pare na passadeira!".

[8][8][8]

E mais parvos fora aqueles que deram um prémio a alguém que vez um trabalho sobre esse tema :D

http://www.dem.ist.utl.pt/acidentes/noticias.htm

citação:Originalmente colocada por Luís Miguel

[8][8][8]

Por acaso é mesmo de... [8][8][8]

É por causa disso que considero que a percepção humana nunca será substituída completamente por esses gadjet's, que, embora úteis, ficam sempre aquém do ser humano...

Na dúvida os faróis devem ser acessos!...

Back