" Autorun " ao inserir o cd .

Carlos1979

New member
Olá a todos.

Expliquem-me lá se souberem como é que se faz o seguinte:

Qual será o texto de um ficheiro " autorun ", dentro de um cd, para que:
Assim que colocar um cd, ele abra logo um file, por exemplo:
Assim que coloco um cd, dentro deste está um file chamado INDEX.PDF , e ele abre-o logo, ou quando se carrega no icon do cd.

Para abrir o cd, já sei:
[autorun]
OPEN=explorer.exe ICON=radio.ico

Abre o explorer do cd.

Grato pla ajuda.
Carlos Fonseca - Almada
200533117526_war.gif

citação:Originalmente colocada por Suarez

Só conheço para fazer autorun a um exe, outro tipo de ficheiro não sei se dará
Ah, pois...

Hmmm, não estou a ver maneira então... talvez executando um "starter.exe" para abrir o pdf indirectamente.

Olá a todos :)
Eu tenho fracos conhecimentos de programação, mas esta é fácil!!
Então é assim: o ficheiro "autorun.inf" pode comandar vários items, sendo os mais utilizados o do ícone e o comando de acção para um executável. E é aqui precisamente que reside a solução para o seu problema, Carlos. Eu sei que este post vem extemporaneo, possivelmente já arranjou solução, mas de qualquer maneira aqui vai:
[autorun]
icon = xpto.ico
open = Guia.bat

Acima estão as linhas de um possivel "autorun". O comando "open" remete a acção para um ficheiro batch, que também é um executável, cappice?
O executável pode-se resumir a isto:

@echo off
start
INDEX.PDF

Resumindo, precisa de dois ficheirosde comando na raiz do cd, o *.inf e o *.bat. O ficheiro pdf convem que esteja na raiz tambem.
..E pronto [:cool:]

Estou aqui a ver soluções muito complicadas... Há um programinha na net, que se chama shellexe.exe, e que serve exactamente para isso. Quando colocado na nomenclatura atrás de um ficheiro de determinada extensão, o que ele faz é pesquisar no PC o programa definido para abrir essa extensão.

por exemplo:

[autorun]
open= shellexe.exe index.pdf

Aliás, fazendo dumplo clique nesse ficheiro ele abre um ficheirinho com as instruções! Usei-o a primeira vez há 6 / 7 anos para fazer CDs de trabalhos de faculdade, e entregava-os aos professores. Criava uma interface com o Multimedia Builder, e eles só tinham que clicar em botões para abrir os ficheiros. Muito à frente, naquele tempo... (como o tempo passa...)

Nada mais simples.

Vou tentar enviar por PM.

Última edição:
Olá a todos :)
Eu tenho fracos conhecimentos de programação, mas esta é fácil!!
Então é assim: o ficheiro "autorun.inf" pode comandar vários items, sendo os mais utilizados o do ícone e o comando de acção para um executável. E é aqui precisamente que reside a solução para o seu problema, Carlos. Eu sei que este post vem extemporaneo, possivelmente já arranjou solução, mas de qualquer maneira aqui vai:
[autorun]
icon = xpto.ico
open = Guia.bat

Acima estão as linhas de um possivel "autorun". O comando "open" remete a acção para um ficheiro batch, que também é um executável, cappice?
O executável pode-se resumir a isto:

@echo off
start
INDEX.PDF

Resumindo, precisa de dois ficheirosde comando na raiz do cd, o *.inf e o *.bat. O ficheiro pdf convem que esteja na raiz tambem.
..E pronto [:cool:]
Muito bem pensado Prax! :)

Voltar
Superior