Porto vs. Lisboa: qual a melhor cidade portuguesa?

ups... nao sabia...
Disse que era em Lx porque o Teixeira pinto e o Jardim Gonçalves trabalham em Lx e por isso pensei que fosse a sede...

Porto Porto Porto..sinceramente nao me vejo a morar fora do Porto..é simplesmente espectacular..aquela melancolia e aquele brilho a noite poem a cidade fantastica..e depois tem uma mistica que nao encontro em mais nenhuma cidade..sendo um portuense prefiro o Porto mas tambem gosto de algumas zonas de Lisboa por ex. a beira tejo e a zona que tem a placa a dizer Porto [:P]..mas sao sem duvida 2 cidades historicas..

Não conheço bem o Porto, mas em relação a Lisboa (não moro na cidade, mas lá perto), sinceramente não gosto muito...demasiado congestionada, confusa e em muitas partes, degradada (a cidade em si, é bonita, mas infelizmente os prédios antigos e muito bonitos, ou estão em ruinas, ou estragados com placards de lojas, etc...[xx(]).

Mas das cidades de Portugal, a que mais gosto, é sem duvida nenhuma Aveiro:)

citação:Originalmente colocada por rum
Mas concordas que o bairrismo do Bairro Alto se sente cada vez menos e que cada vez há mais estranhos ao Bairro, e muitos de fora da cidade, a ir viver para lá e principalmente a frequenta-lo. São esses corpos estranhos que não dão o mesmo valor ao que tu dás ao Bairro não só porque vives ou viveste lá, mas porque cresceste lá.

100% de acordo! O bairrismo de Lx tem-se perdido porque muita gente como eu teve que ir morar para a periferia e os "novos ricos" mudaram-se para lá, não tendo crescendo lá, não sentem o espirito do bairro. o BA já não é o que era, toda a gente sabe isso, mas acho que a Madragoa continua na mesma.

citação:Originalmente colocada por Raistaparta

Mas concordas que o bairrismo do Bairro Alto se sente cada vez menos e que cada vez há mais estranhos ao Bairro, e muitos de fora da cidade, a ir viver para lá e principalmente a frequenta-lo. São esses corpos estranhos que não dão o mesmo valor ao que tu dás ao Bairro não só porque vives ou viveste lá, mas porque cresceste lá.

100% de acordo! O bairrismo de Lx tem-se perdido porque muita gente como eu teve que ir morar para a periferia e os "novos ricos" mudaram-se para lá, não tendo crescendo lá, não sentem o espirito do bairro. o BA já não é o que era, toda a gente sabe isso, mas acho que a Madragoa continua na mesma.

Os novos ricos vão para lá porque são os únicos que podem comprar casas àquele preço. [8)]

BISEU
viseu.cathedralsquare.350.jpg
viseu.jpg

Viseu%20Park2.jpg

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

citação:Originalmente colocada por Raistaparta

Os novos ricos vão para lá porque são os únicos que podem comprar casas àquele preço. [8)]

Eu quando morava lá quase toda a gente que tinha casa alugada e que acho que até era a maioria ainda pagava rendas antigas, nós por exemplo pagávamos 800$00 por mês. Depois conforme as pessoas iam morrendo, os senhorios faziam obras de restauro e na minha rua já há uns 15 anos começaram a alugar-se casas a 100, 120 contos, agora qualquer cubículo no centro de Lisboa que tenha levado obras não se deve conseguir alugar por menos de 200 contos.

[

Mas mesmo assim... Se pudesse escolher era mesmo Vila Real [|)]
[/quote]

[^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^]
És de onde?

citação:Originalmente colocada por Drachen
O Porto tem mesmo muitos institutos...e melhor do que isso é a sua qualidade..como ja deves ter reparado, quer em Ciencia, Engª ou Medicina, sempre que existem noticias relativas a novos avanços ou descobertas sao quase sempre de Institutos Portuenses.

Eu por acaso até tenho a sensação que os novos avanços e descobertas são quase sempre de Aveiro e não do Porto, pelo menos sei que a Universidade de Aveiro tem excelentes crâneos de electrónica, o Porto também deve ter mas pelo menos acho que a UA tem muito mais visibilidade na comunicação social do que a do Porto.

citação:Originalmente colocada por Duro

citação:Originalmente colocada por Corsa 1200 Sport

citação:Originalmente colocada por andred
Peço desculpa aos Portuenses, mas o vosso "metro" não passa de um eléctrico! Porquê? Porque não tem o 3º carril! Aí é que consiste a diferença entre um metropolitano e um electrico![:p];)

Andas a precisar de conhecer os metros de outras cidades... ai andas andas. Ora vai ver o metro de Madrid e ver se tem 3o carril[:p].

Quanto a melhor... nao me pronuncio porque so vivi perto de uma, o Porto. E adoro a cidade. Mas como sou de Ermesinde ai e' que se estava bem, no meio das gajas boas[8D].

nao é por causa disso que o metro do Porto nao deixa de ser um eléctrico... basicamente é um comboio urbano ligeiro, e está muito bem!

Mesmo a rede de metro de Lisboa se comparada com outras capitais é um bocado curta... mas já é bastante útil.

É isso mesmo! Uma coisa é um metro e outro é um comboio urbano ligeiro! [:p]

Nunca estive em Madrid, mas se dissem que tem metro e não o 3º carril, então também um comboio urbano ligeiro e não tem metro! [:p]

Não sei porquê, mas uma cidade ter metro é um status. Por isso é que o Porto e Madrid(possilvelmente) chamam ao comboio urbano ligeiro de metro! :D[:p];)

citação:Originalmente colocada por Drachen

Alguem ai atrás perguntou que "só não sei porque é que o Porto é também considerada a cidade da ciência"

Bem, eu penso que seja porque a UP seja a maior Universidade Portuguesa e também devido ao número elevado de Institutos e à sua qualidade de investigação.

Quanto a Lisboa e Porto, sendo eu Portuense, fico muito triste por ver o Porto a "morrer" :(

A verdade é que tudo começa a ficar centralizado em Lisboa. Desde as oportunidades de emprego, às próprias empresas! Ainda ha 20 anos atrás se dizia que era no Porto que se "trabalhava". Isto porque a indústria, bancos, seguradores estavam quase todas localizadas no Porto e agora foi tudo pa Lisboa, até a sede do BCP, um banco "Portuense". Cada vez mais a riqueza do País (e os ricos [:p]) tem-se vindo a deslocar para Sul. Talvez teja mesmo na altura duma regionalização...porque se eu sinto isto no Porto, imagino nas cidades mais pequenas.

Que tipo de regionalização te referes? Seria algo como uma autonomia "à la Açores e Madeira" para a região norte, com capital no Porto?[:0]

Peço desculpa aos Portuenses, mas o vosso "metro" não passa de um eléctrico! Porquê? Porque não tem o 3º carril! Aí é que consiste a diferença entre um metropolitano e um electrico![:p];)

Andas a precisar de conhecer os metros de outras cidades... ai andas andas. Ora vai ver o metro de Madrid e ver se tem 3o carril[:p].

Quanto a melhor... nao me pronuncio porque so vivi perto de uma, o Porto. E adoro a cidade. Mas como sou de Ermesinde ai e' que se estava bem, no meio das gajas boas[8D].

nao é por causa disso que o metro do Porto nao deixa de ser um eléctrico... basicamente é um comboio urbano ligeiro, e está muito bem!

Mesmo a rede de metro de Lisboa se comparada com outras capitais é um bocado curta... mas já é bastante útil.

Nunca estive em Madrid, mas se dissem que tem metro e não o 3º carril, então também um comboio urbano ligeiro e não tem metro! [:p]

Não sei porquê, mas uma cidade ter metro é um status. Por isso é que o Porto e Madrid(possilvelmente) chamam ao comboio urbano ligeiro de metro! :D[:p];)

o metro de madrid dá várias voltas de avanço ao de Lisboa especialmente em cobertura. Nunca ouvi essa do 3º carril ser o que define o ser metro ou nao [}:)][}:)]

por essa ordem de ideias do de Paris tb nao é porque anda em cima de rodas "normais"... :D

Desde o minho / trás os montes e as suas terras verdejantes, respirando ar puro, e o morangueiro que saudades do minho
!!! passando pelo porto coimbra aveiro, mais industrializado, mas com m encanto incrivel, viseu, guarda, serra da estrela, onde o frio é a doer, de inverno principalmente a serra da estrela, branca branca branca, lisboa pela sua alegria, e sem o stress de grande metrópole n é Lisboa até ao alentejo e as suas terras castanhas, planas a juntar ao seu cartaz, o belo do vinho, abafadinho e as suas comidas bem pesadinhas uiiiiii e algarve pelas praias fantásticas, é tudo lindo! À sua maneira como é óbvio.. Portugal é LINDO!

citação:Originalmente colocada por Eliselotus

quem é que é capaz de perguntar qual é a melhor cidade de Portugal e depois so por Lisboa e Porto cm opçoes?[:P]

Eliselotus, sei que Portugal possui vários cantos sensacionais! Mas a realidade é que se fores ao exterior (cá no próprio Brasil, por exemplo), as cidades mais conhecidas são justamente estas 2, por serem as mais importantes economicamente. Eu mesmo, antes de tomar contacto com os amigos do fórum só conhecia Lisboa, Porto e Coimbra (devido à universidade). As outras cidades lusas são pouco conhecidas fora de Portugal..;)

o metro de madrid dá várias voltas de avanço ao de Lisboa especialmente em cobertura. Nunca ouvi essa do 3º carril ser o que define o ser metro ou nao [}:)][}:)]

por essa ordem de ideias do de Paris tb nao é porque anda em cima de rodas "normais"... :D

Então digam-me qual as diferenças de metro, electrico e comboio urbano! Se no vosso ponto de vista são todos iguais, porque tem nomes diferentes? Alguma diferença têm!

Se vocês acham o contrário, fiquem com a vossa e fico a minha!;)

Back