OS GRANDES PORTUGUESES

Então e aquele icone português... A padeira de aljubarrota que correu com os invasores á pazada...

citação:Originalmente colocada por paralelo

O maior Portugûes de todos os tempos para mim foi o Dr. António de Oliveira Salazar, simplesmente porque foi o politico mais honesto que tivemos em Portugal. E penso que todos sabem que politica não casa com honestidade.

Foi um homem modestissimo, tão modesto que tudo o que comia em Lisboa vinha da sua quinta em Santa Combadão, até o vinho que bebia. Apesar de ser um chefe de estado, mandava virar a gola dos fatos quando estes estavam gastos, teve o mesmo automóvel durante mais de 20 anos,e esse carro andava com capas para não gastar os bancos( carro de estado onde andavam figuras importantes) atendia o telefone em casa pois quase não tinha empregados.
Quando faleceu quis ser enterrrado numa campa terrea tão pobre que mais parecia uma campa de um indigente

Livrou Portugal de uma possibilidade de vir a enfrentar uma guerra civil pois com governos de uma semana na primeira República não vislumbrava outro cenário para Portugal.

Deixou os cofres nacionais entupidinhos de ouro...

Males teve alguns. A censura e a policia politica foram os maiores e a insistencia na guerra colonial.
E talvez nunca ter possibilitado uma maior industrialização de Portugal....

Mas mesmo assim se o compararmos aos politicos actuais....

Eles são carros de 100.000euros de 4 em 4 anos (às vezes até menos)
Eles são ajudas de custo de toda a ordem, viagens para aqui e acolá.
Eles são acusados de ajudarem empresas privadas quando estão no governo para irem lá buscar um tacho no fim do mandato.
Eles são indiciados em processos de toda a ordem e feitio (é nas universidades, é na energia, é nas construções,etc,etc,etc...

Espero que não venham interpretar mal as minhas palavras, mas é só a minha opinião...

Bem vistas as coisas até concordo contigo...
Se o homem não tem insistido na guerra e tivesse deixado mas é a PIDE trancada, é bem provavel que ainda hoje fosse recordado como um herói, assim é só mais um ditador sem escrupulos.

O meu bisavô não tinha uma quinta, nem carro, muito menos capas para os estofos, nem telefone, nem empregados, e também foi enterrado numa campa modesta.

Ah, e também não roubava ouro judeu.

Salazar?? Pfff esse carteirista esbanjador...

mais recentemente...

o "maior" Portugues de sempre para min foi...foi uma mulher

a minha maenzinha ;) sem qualquer duvida, foi desde logo a minha primeira opçao...

Da lista apresentada no site, alguns que considero de extrema importancia histórica, por feitos distintos, mas não menos importantes:

VASCO DA GAMA
c. 1468 - 1524
Exploradores
Explorador

RUY DE CARVALHO
1927
Cultura
Actor

PEDRO ÁLVARES CABRAL
1467 - 1520
Exploradores
Navegador

MARIA JOÃO PIRES
1944
Cultura
Pianista

JORGE SAMPAIO
1939
Política
Presidente da República/Político

INFANTE D. HENRIQUE
1394 - 1460
Política
Estadista

FLORBELA ESPANCA
1894 - 1930
Cultura
Poeta

D. AFONSO HENRIQUES
1111 - 1185
Política
Rei

CATARINA EUFÉMIA
1928 - 1954
Outra
Trabalhadora rural

CARLOS PAREDES
1925 - 2004
Cultura
Compositor/Intérprete

BELMIRO DE AZEVEDO
1938
Economia
Empresário

ANTÓNIO DAMÁSIO
1944
Ciência
Cientista

ÁLVARO SIZA VIEIRA
1933
Arquitectura
Arquitecto

ÁLVARO CUNHAL
1913 - 2005
Política
Político

ALFREDO MARCENEIRO
1891 - 1982
Cultura
Fadista

citação:Originalmente colocada por hpventura

ÁLVARO SIZA VIEIRA
1933
Arquitectura
Arquitecto

Não sei que raio está esse minimalista cortador de árvores a fazer nessa lista. Quem já pasosu na Av. da Liberdade no Porto sabe do que estou a falar.

Ao menos em Espanha cortam-lhe as asas, ele quis fazer o mesmo numa avenida madrilena e houve tais protestos que teve que deixar as "malditas" árvores centenárias no local.

citação:Originalmente colocada por Neruson

citação:Originalmente colocada por Não ao xuNNing

Para mim ----------> Zézé Camarinha!

Para escolheres um boémio(se é que podemos considerar esse tipo um) ao menos que seja um com classe:
http://www.rtp.pt/gdesport/?article=54&visual=3&topic=1

exactamente, o Zézé é um menino na puberdade comparado com o Bocage, pra alem de nao ter piada nenhuma e o Bocage ser um genio

citação:Originalmente colocada por PDCouto

ÁLVARO SIZA VIEIRA
1933
Arquitectura
Arquitecto

Não sei que raio está esse minimalista cortador de árvores a fazer nessa lista. Quem já pasosu na Av. da Liberdade no Porto sabe do que estou a falar.

Ao menos em Espanha cortam-lhe as asas, ele quis fazer o mesmo numa avenida madrilena e houve tais protestos que teve que deixar as "malditas" árvores centenárias no local.

Isso é extremamente redutor à personalidade de Siza Vieira.... por outro lado, se vais tendo uma "escola" de arquitectura em Portugal bem lhe podes agradecer ! ;)

Por acaso concordo um bom bocado com a posição expressa na Página 1 pelo Paio Pires.

E tb acho completamente "desvirtuante" a possibilidade de escolher pessoas de há menos de um Séc..
Não há o distanciamento necessário. Não só em política como nas artes.

Mas adiante:
Escolho três - Afonso de Albuquerque; Fernão Mendes Pinto; Camões.

"Curiosamente" todos da época de Ouro.

citação:Originalmente colocada por The_MoBsTeR

citação:Originalmente colocada por Nthor

O maior Portugûes de todos os tempos para mim foi o Dr. António de Oliveira Salazar, simplesmente porque foi o politico mais honesto que tivemos em Portugal. E penso que todos sabem que politica não casa com honestidade.
[^] [^]

:(:(:(:(:(:(:(

Não pode ser. Alguem elogia o Prof. Oliveira de Salazar, e o Nthor aplaude? Diz-me que é ironia e canta o "Avante camarada" em unissino com os colegas da cooperativa!
Nem sei onde foste tirar a ideia de que sou comunista, talvez se fosses mais atento ao que escrevo poderias entender que não apoio nem nunca apoiaria um regime semelhante.

[^] [^]

Não pode ser. Alguem elogia o Prof. Oliveira de Salazar, e o Nthor aplaude? Diz-me que é ironia e canta o "Avante camarada" em unissino com os colegas da cooperativa!
Nem sei onde foste tirar a ideia de que sou comunista, talvez se fosses mais atento ao que escrevo poderias entender que não apoio nem nunca apoiaria um regime semelhante.

O rapaz anda desatento. Mas por acaso é como diz o outro... "os extremos atraem-se". :D

[^] [^]

Nthor é um adepto do autoritarismo, não sabias, mob? :D

Ali um regime social-fascista é do melhor [}:)]

citação:Originalmente colocada por PDCouto

ÁLVARO SIZA VIEIRA
1933
Arquitectura
Arquitecto

Se juntares a m**** que fez à Avenida dos Aliados, à Faculdade de Arquitectura (que aquilo é um autentico paozinho-sem-sal à base de betão) e o bairro que construiu na Lapa (que se vê do Metro) em que tudo o que é janelas e portas têm gradeamento tipo o das prisões ou o estilo em si que mais parece um "ghetto" dá mesmo que pensar como esse homem ainda merece ser homenageado (mesmo tendo feito algumas grandes obras)!

Back