citação:
Originalmente colocada por grindas
citação:
Originalmente colocada por NLS___87
citação:
Originalmente colocada por grindas
citação:Originalmente colocada por NLS___87
Para mim, o ideal era a aristocacia (não confundir com plutocracia), mas é muito dificel de escolher um líder assim...
Por isso, o melhor, se calhar seria Minarquia...
Ou seja, o estado não servia para quase nada... só servia para o básico: militar, polícial, jurídico, e alem desses, a educação...
Para quê EDP's, águas públicas, Portugal Telecom's e essas coisas???
Por exemplo, saía uma lei de quem tivesse lixo á porta, ou que a sua casa cheirasse mal, ou ter fossas, senão, era multado...
Ponto final... Apareciam logo empresas tratadoras de lixos...
O povo queria telefonar, apareciam logo empresas de telecomunicações...
Ao menos, habituava os portugueses a criar empresas...
Já há muito tempo que nao lia tanto disparate..
[}

][}

][}

][}

][}

][}

][}

][}

][}

]
Justifica-te, então já que achas tanta piada...
Ok, se calhar fui um pouco exagerado na minha reacção.
Primeiro um estado não sobrevive seja economica, social ou politicamente vigorando uma minarquia. Actualmente só em Hong Kong vigora uma minarquia na sua inteira plenitude, e isso graças ao facto de serem parte integrante da China o que os alimenta financeiramente. Um estado minárquico rapidamente se desmorona economicamente e essa tendência verifica-se cada vez mais por nos encontrarmos num mundo imensamente globalizado.
Segundo: "O povo queria telefonar, apareciam logo empresas de telecomunicações..."
Isso é totalmente descabido e impossível. Empresas dessa envergadura não se constróem de um dia para o outro e muito menos sem ajuda estatal. Para não falar que seriam pouco dinâmicas e competitivas face a empresas estrangeiras apoiadas financeiramente pelos seus estados. É veres o exemplo dos caminhos de ferro aquando do seu surgimento; nunca teriam sido construídos sem a ajuda do estado.. o "povo" não teria capacidade para iniciar projecto de tamanha magnitude nem para o sustentar e manter. Tanto que existem empresas estatais que dão prejuízo, não por má gestão, mas porque simplesmente o seu objectivo não é dar lucro (hospitais, escolas, serviços municipalizados de tratamento de resíduos e lixos, etc.). Como é que o povo iria manter tudo isso? Para não falar do que seria de todos aqueles que não conseguissem singrar; o que seria deles? As injustiças sociais seriam tremendas.
Na minha opinião, o estado deve um papel preponderante na económica nacional, seja a incentivá-la, dinamizá-la, corrigir determinadas injustiças e acima de tudo ampará-la.