Tópico do Firefox - nova actualização v.91.

Já agora, só a titulo de curiosidade, o Nokia Browser que há em varios modelos Nokia também é uma implementação do motor KHTML.. :) O que não só demonstra a leveza, como a flexibilidade desse motor de renderização de sites.

citação:Originalmente colocada por mundano

Já agora, só a titulo de curiosidade, o Nokia Browser que há em varios modelos Nokia também é uma implementação do motor KHTML.. :)

Por acaso sabia disso, vá lá, pelo menos nisso até confesso que gosto da Nokia! :D

Cumprimentos

citação:Originalmente colocada por eduardomaio

Isso das letras aqui no fórum, tal como já disse no tópico do Opera não é culpa do browser. O Firefox 2.0 está a seguir mais à risca as normas W3C e é normal que apareçam erros e "coisas estranhas" em sites cujo código não está bem formatado.
Mas isso das letras pequenas já acontecia com versões anteriores do Firefox, e nunca vi acontecer por exemplo no Opera. Foi uma das razões porque vetei o browser da Mozilla ao abandono...

citação:Originalmente colocada por Bolide
Por alguma coisa o IE dominou quase por completo o mercado, de facto era o browser que proporcionava a experiência de utilização mais satisfatória ao utilizador comum.

:( estás a brincar, não?
o IE dominou o mercado porque é o "internet explorer". é o que vem nos computadores de toda a gente. e a maioria das pessoas nem sabe que existem outros programas para "ver a net".

citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

citação:Originalmente colocada por Bolide
Por alguma coisa o IE dominou quase por completo o mercado, de facto era o browser que proporcionava a experiência de utilização mais satisfatória ao utilizador comum.

o IE dominou o mercado porque é o "internet explorer". é o que vem nos computadores de toda a gente. e a maioria das pessoas nem sabe que existem outros programas para "ver a net".
Ele tem razão na medida em que o Internet Explorer chegou a ser um browser com uma óptima conotação, mesmo entre os entendidos. Ainda há pouco vi um vídeo do Steve Jobs a anúnciar orgulhosamente numa conferência da Apple que o Internet Explorer seria o browser default dos Mac com o OS9.

Embora a maior percentagem do IE hoje em dia se deva sim ao facto de ser o browser default e embutido em todos os PC Windows, que representam a fatia de leão dos computadores pessoais...

Na altura era o melhor.. Tinha o melhor suporte aos standards, era o que tinha menos bug's, era o mais estavel, mais user friendly, etc.. etc..

Quando se começou a impor dava quinje a jero à concorrencia da altura.

O problema, é que tirando o "polimento" da interface, pouco ou nada evoluiu desde então.. E os outros não estão parados..

Basta ver que o suporte aos standards CSS do IE estão +/- ao nivel do Opera 4..

Mas então, meus caros entendidos (e estou a falar a sério), será possível uma classificação dos actuais browsers, do tipo 1º, 2º, 3º...?...

acho que não. nem há interesse em fazer uma "classificação geral".
é uma questão de gostos, mas creio que é razoavelmente fácil de considerar o IE como um browser parado no tempo e que funciona como porta de entrada de virus... por isso só o uso quando os sites são feitos para o IE ou então para o windows update.

acho que não. nem há interesse em fazer uma "classificação geral".
é uma questão de gostos, mas creio que é razoavelmente fácil de considerar o IE como um browser parado no tempo e que funciona como porta de entrada de virus... por isso só o uso quando os sites são feitos para o IE ou então para o windows update.

É tão parado no tempo, que basta ver que quando começou a aparecer a moda do spoofing (mostrar um URL na barra de endereço e estar a mostrar o conteudo de outro site), todos os Browsers eram vulneraveis, e todos reagiram rapidamente resolvendo a situação..

Todos, menos um... O IE...

Neste momento, se forem ao site da caixa, ou do bes, ou outro qualquer, não poderão ter a certeza se estão a ver mesmo esse site, ou se estão a ser vitimas de spoofing, a não ser que vão verificar os certificados digitais (quantos sabem sequer que os certificados existem?).

Mesmo ao nivel dos pop-ups, tabbed browsing, feeds RSS, que são são velha tecnologia, o IE ainda não suporta..

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

Mas então, meus caros entendidos (e estou a falar a sério), será possível uma classificação dos actuais browsers, do tipo 1º, 2º, 3º...?...

Estive a falar com um amigo meu informático que está a estudar e a trabalhar na área da segurança informática disse-me que o opera é um excelente browser e bastante seguro.:)

OK, então, por enquanto, e do que aqui já li, acho que me vou ficar pelo Opera como browser principal, até chegar outro que, na utilização do dia a dia, seja mais "user friendly"!

citação:Originalmente colocada por Luís Miguel

Estive a falar com um amigo meu informático que está a estudar e a trabalhar na área da segurança informática disse-me que o opera é um excelente browser e bastante seguro.:)
Em situações extremas que exijam o máximo absoluto de segurança (security freaks, banca, ...) o browser utilizado é o... IE.

Basta implementar uma boa política de segurança e fazer algumas concessões (activeX desligado, ...).

Neste momento, se forem ao site da caixa, ou do bes, ou outro qualquer, não poderão ter a certeza se estão a ver mesmo esse site, ou se estão a ser vitimas de spoofing, a não ser que vão verificar os certificados digitais (quantos sabem sequer que os certificados existem?).

Mesmo ao nivel dos pop-ups, tabbed browsing, feeds RSS, que são são velha tecnologia, o IE ainda não suporta..
É verdade, mas também é verdade que o 7 está aí à porta.

citação:Originalmente colocada por worldtiki

É verdade, mas também é verdade que o 7 está aí à porta.

É verdade, esta bem melhor que o 6...Mas ainda sofre do mal dos popups...No Opera é muito raro aparecer um, no IE7 ainda aparecem alguns ...

O IE7 apenas vai encurtar o atraso..

Depois, vamos ver como se porta.. Veremos se tem politicas de segurança mais restritivas, porque bugs todos têm, há é designs de software e politicas que permitem minimizar os danos dos bugs, o IE6, foi feito sem nada disso em conta, e apanhou forte e feio com a vaga do spyware, malware, virus, trojans, pop-ups, etc.. etc.. Sem que a Microsoft tivesse reagido em tempo util..

As implementações dos standards a MS já disse que não vão ser atingidas durante o ciclo de vida util do IE7.. Pelo que mesmo ai será sempre atrasado em relação ao que a concorrencia já tem no mercado e está para lançar, porque convem não esquecer, que o Firefox 2, está mesmo ai, e o Firefox 3, sairá apenas meio ano depois a estrear o novo Gecko..

E por fim, vamos ver se as novidades serão apenas os tabbs e o RSS, ou se teremos as utilidades que os outros oferecem, como as extensões, ou os widgets, no caso do Opera, a correcção ortografica que o FF2 vai lançar já..

Enfim.. É claro que o IE7 vai ser à partida um campeão, é lançado de série com o Vista e obviamente, como a MS tem feito ao longo do tempo, aproveita a posição do Windows, para impor o IE e não vaiser surpresa se daqui a um ano o IE7 já for o browser com mais cota de mercado.. Mas, o que falta saber, é se o IE7, vai conseguir parar o crescimento do FF e Opera, ou se a tendencia é para manter..

Já agora, e apenas a titulo de curiosidade visto já se ter falado de vários browsers e em concreto do KHTML, deixo aqui dois videos do Shiira, que assenta sobre o motor KHTML/WebKit do Safari, videos esses que mostram duas funções do browser, um é apenas um efeito "eye-candy" de transição entre sites, o outro, muito interessante é um "Exposé" para tabs, o IE7 irá ter uma função mais ou menos semelhante:
http://shiira.jp/English/res/mov_tabExposeM.mov
http://shiira.jp/English/res/mov_transitionEffect.mov

Cumprimentos

A Mozilla Corporation efectuou hoje o upload da nova versão do browser open-source FireFox.

O ficheiro de instalação para o Windows ocupa cerca de cinco megas e meio, e está disponivel tanto nas versão portuguesa como inglesa.

Esta nova versão só deverá ser anunciada amanhã no site, sendo que quem a quiser descarregar pode fazê-lo já a partir dos servidores FTP.

Já que alguém fez um *Bump* do tópico... Deixo aqui as ultimas novidades..

citação:Firefox 2 Release Candidate 3 is now available for download

Firefox 2 Release Candidate 3 (RC 3), the latest preview release of the next version of the Firefox browser, is now available for download. Web application developers, our testing community, and users who want to get a sneak peek at the next version of Firefox should download and install this release candidate. Please note that at this time, users should expect that most, but not all of their extensions, plugins and themes from previous versions of Firefox to work properly.

The release notes have a detailed list of what’s new in Firefox 2 RC 3, including:

* A new theme that updates Firefox’s familiar interface
* Built in Phishing Protection
* Enhanced search engine management and search suggestions for Google, Yahoo! and Answers.com
* Improvements to tabbed browsing, including the ability to re-open recently closed tabs
* Firefox will resume from where you left off after a system crash or browser restart
* Better support for previewing and subscribing to Web feeds
* Inline spell checking in Web forms
* The ability to create bookmarks with “Live Titles” for Web sites that offer microsummaries
* New Add-ons manager that simplifies management of extensions and themes.
* Support for JavaScript 1.7
* Extended search plugin format
* Updates to the extension system to provide enhanced security and to allow for easier localization of extensions
* Support for client-side session and persistent storage
* Support for SVG text using svg:textPath
* New Windows installer based on Nullsoft Scriptable Install System

Firefox 2 Release Candidate 3 also includes several bug fixes resulting directly from feedback obtained from people using our previous release candidate builds. Users running Firefox 2 RC 1 or RC 2 will automatically be updated to Firefox 2 Release Candidate 3 through the Software Update feature, and are encouraged to continue submitting feedback and Talkback reports.

You can download Firefox 2 Release Candidate 3 for Windows, Mac OSX and Linux in more than 35 languages. We encourage our users to give us feedback on this release, either using this online form or by filing a bug (please read the bug filing instructions first, and check out the list of known issues.)

Developers can look at the Firefox 2 for Developers article on the Mozilla Developer Center for information about changes in Firefox 2 Release Candidate 3 that might affect their extensions, plugins, themes or websites.

Ongoing planning for Firefox 2 can be followed at the Firefox 2 Planning Center, as well as in mozilla.dev.planning and on irc.mozilla.org in #bonecho.

Eu estou a usar o Firefox 2.0 desde que saiu o RC3 e já substitui completamente o Firefox 1.5. Apesar de ainda não ser uma versão final, posso dizer que até agora não detectei qualquer major bugs que interferisse na minha utilização. Está bastante rápido e completamente estável..

E já dá para ir usando a nova interface, que teve alguns melhoramentos bastante positivos e as novas funções, das quais destaco a correcção ortográfica para caixas de texto, incluindo correcção para Português de Portugal.

EDIT: parece que já saiu mesmo a versão final... :)

ftp://ftp.mozilla.org/pub/mozilla.org/firefox/releases/2.0/win32/pt-PT

Back