I
imported_Rasec
Guest
citação:Originalmente colocada por Manuel Jasmim
Meu caro Rasec,
Aquilo que tu consideras como justificado "à luz do tempo em que viveu e das filosofias vigentes da altura" nunca poderá justificar a crueldade com ele tratou TODOS aqueles que de uma forma ou de outra lhe puseram frente. São tantos os crimes de homicidio, devidamente justificados em nome do estado, que noutras situações transformaria o seu nome num nome proscrito.
Pouco mais de 200 anos nos separam de tal criatura, pelo que os valores não mudaram assim tanto. O homem poderia ter muitas virtudes, mas quando se pesa na balança da justiça da humanidade, esta verga-se para o lado da crueldade.
Agora se ele é o teu herói, força. Aliás a história está cheia destes heróis.
Se formos a justificar os crimes cometidos pelas "filosofias vigentes da altura" teremos de passar uma esponja nas barbaridades hitlerianas e estalinistas. Estás disposto a assumir essa justificação?
Se para ti são coisas comparáveis... o que é que eu posso dizer...
Se para ti e para o J.R. o facto de ele ter estado acima de tudo a favor do estado contra a força da igreja (certamente que este ponto vos é sensível), é o mais importante, que mais se pode dizer?
Para mim foi um estadista, JUSTO, inteligente e capaz de colocar Portugal ao nível do resto da Europa (coisa nunca mais vista depois dessa altura).
Para outros foi apenas alguém que se se esqueceu que a igreja católica deveria continuar a obrigar a populaça portuguesa a viver mergulhada no obscurantismo da idade medieval...
Continuo a desafiar-vos para lerem uma boa biografia do Senhor.