Civic engasga em frio

DoubleM101

New member
Acontece que à uns tempos para cá enquanto está frio (até andar ai uns 2km) por vezes soluça.. E digo por vezes porque não é sempre, é apenas em certas ocasiões. Se meter o carro a trabalhar e acelerar normalmente a puxar as mudanças até uma RPM normal não soluça, mas se for devagarinho começa a soluçar.. O que também noto é que parece que após uns instantes de não ter carga no acelerador é pior.. Junto a minha casa há uma descida que depois acaba num cruzamento. Se eu for sempre a acelerar (mesmo que devagar) não acontece, mas se for apenas engatado (ou desengatado) sem carga no acelerador, após parar no cruzamento, quando vou para arrancar, parece que o carro engasga.. Fica numa hesitação de "anda ou nao anda".. Depois se lhe der acelerador progressivamente, chega a uma altura que "dispara" de repente.. Pelo contrario, se for para o sentido inverso (a subir), logicamente que tenho de acelerar bem mais e isso não acontece..

Antigamente só se ficasse uma noite inteira desligado é que acontecia, ultimamente basta estar 2 ou 3h para acontecer

Alguém terá uma ideia do que poderá ser? É um Civic 1.6iVT

Nao tenho civic, mas tenho um fiesta 1.1clx que ainda funciona com o regulador de entrada de ar.

Tenho que "fechar" o ar, para ele nao soluçar, durante um ou dois quilometros.

Cumprimentos.

Neste caso o controlo do ar é automático e a RPM é um pouco mais alta do que o normal durante um certo tempo enquanto não aquece..

O carro da minha tia, quando está na reserva, engasga-se a frio, porque fica a noite toda estacionado numa rua inclinada , e a gasolina , no depósito, fica toda junta numa zona (devido á inclinação) e essa zona deve ser longe da bomba xupadora...

Hoje, aqui na rua, uma carrinha Galaxy TDI , ficou 1 ou 2 horas estacionada, e quando começou a trabalhar, aguentou-se durante 1 min... depois apagou-se :D por causa do gasoil que fugiu do "buraco" para onde deveria ir [:p]:D

Entretanto o carro tem de ir à revisao e vou mandar verificar isso, mas se fosse algo simples resolvia já.. Ainda faltam alguns kilometros para ir e é um pouco incomodativo.. Já pensei que fosse qualquer coisa da parte electrica pois uma vez ele também andava com essa mania e coincidencia ou nao, quando meti uma bateria nova parece que resolveu um pouco o problema, mas poderá não ter nada a ver..

citação:Originalmente colocada por DoubleM101

Entretanto o carro tem de ir à revisao e vou mandar verificar isso, mas se fosse algo simples resolvia já.. Ainda faltam alguns kilometros para ir e é um pouco incomodativo.. Já pensei que fosse qualquer coisa da parte electrica pois uma vez ele também andava com essa mania e coincidencia ou nao, quando meti uma bateria nova parece que resolveu um pouco o problema, mas poderá não ter nada a ver..

O meu carro, mesmo sendo manual. Por vezes engasga, e entao vou ao mecanico, medir o nivel de CO, e afinar o carburador, etc.

E fica normal, deixa de soluçar.

Isso deve ser simples, levas o carro a uma oficina que trate disso, para afinar. Pode ser combustivel a entrar em demasia, etc. Nao faço a minima. Mas julgo ser simples de solucionar;).

As velas que tens são as adequadas ao carro, ou seja, as recomendadas pela Honda?

Vê bem, porque basta a vela ser um pouco mais fria para dar problemas desse tipo ; )

Cump.

citação:Alguém terá uma ideia do que poderá ser? É um Civic 1.6iVT

boas já somos 2 com essa máquina!;)

bem pelo que dizes parece-me uma de 2 coisas...ou velas ou distribuidor (principalmente a caixa do mesmo)

de qualquer das formas digo-te que no meu de vez em quando, a frio tb soluça um pouco...mas é quase imperceptivel e passa logo, o que acho que provém do facto das velas já terem mais de 20.000 kms, e isto porque as velas da Honda são realmente boas, mas na minha opinião duram pouco, no máximo 30.000 kms;)

Distribuidor sujo?

Salvo erro esse modelo ainda tem distribuidor mecânico por rotor. O meu Accord de 96 ainda tem e faço a limpeza de 2 em 2 anos.:)

Desde já obrigado pelas dicas.. Ainda hoje experimentei a sair um pouco mais rapido, tudo normal.. tirei pé, meti uma segunda devagarinho, lá começou ele a hesitar.. Já agora, uma das primeiras vezes que me aconteceu isto, quando começou a hesitar, acelerei mais (porque até pensei que tinha arrancado em 3) e mandou um rater.. :D

Amanha vou ver se tenho hipotese de experimentar umas velas novas para ver.. Pois estas não sei quantos km tem, mas pelo menos perto de 20.000 já tem.. Elas não parecem estar muito más, mas nada como experimentar. São NGK com a referencia de origem

Muita atenção à referência das velas, no meu caso, quando fui comprar, disseram-me que as indicadas eram aquelas, mas acho que eram os 2 últimos algarismos não eram iguais aos indicados no manual do carro. Não as quis, e depois de insistir com o funcionário lá me foram buscar as de referência tal e qual como vinha no manual.

De referir que as que estavam montadas eram as tais de referência "quase" igual.

Depois de as substituir, juntamente com uma limpeza à tampa do distribuidor, o carro melhorou esse sintoma, e bastante!

Cump.

Aproveitei hoje a ida ao HondaDay e mal o mecanico abriu o capot disse logo que o distribuidor estava muito atrasado e que o problema poderia vir dai.. Esta semana vou lá ligar o carro à máquina e fazer umas afinações..

Back