Caros colegas do forum,
Como prometido há uns tempos atrás, aqui fica a descrição da minha aventura na Alemanha.
Regressei dia 28–Set</u>.; Fiz a legalização a semana passada e já rola na estrada!!
- Carro – Audi A4 2.0TDI Avant 140Cv (modelo novo); Jan 2005 - 38500 Km; Carro de Serviço. Preço 24000 €; Sistema Navegação, ESP, Sensor de parkeamento etc…
- Local – Audi Zentrum Kempten (entre Estugarda e Munich) - Pessoal 5 estrelas;
- Pagamento – Transferência bancária (Feita pelo Banco cá a meu pedido por fax);
Relato:
Saimos Sábado dia 23 Set. do Porto, eu, a minha esposa e um casal amigo, rumo a Frankfurt (Hanh). Chegámos lá por volta do meio dia. Alugamos carro, e fomos directos para Estugarda. Chegados lá procuramos Hotel, arranjámos para Sábado e Domingo por 59 €. Domingo visitámos o museu da Mercedes e descontraímos à noite com cerveja e salsicha!!
Segunda feira de manhã, eu e a minha esposa saímos cedo, fizemos 190 Km na direcção de Kempten. Chegados lá, vimos o carro, demos uma volta (20 min) decidimos fazer negócio. Preenchi um impresso próprio que o banco me deu para eu levar, com os dados necessários meus e do Stand, enviei por fax para o Banco (Montepio) e eles fizeram a transfêrencia.
Regressei a Estugarda, ainda a tempo de fazer o negócio do meu colega (ele utilizou a minha conta). O outro casal alugou carro por um dia (Seg-Feira) para procurarem o deles. Fizemos o negócio deles no Fórum Mercedes de Estugarda, por volta das 18:30.
Terça Feira passeamos a pé no centro de Estugarda, dia de relax.
Quarta feira, eu e a minha esposa partimos novamente cedo para Kempten, chegados lá tratamos do seguro de matriculas com o senhor do Stand. Fomos com ele ao local e tratamos de tudo, eu só tive de assinar e pagar +/- 85+40=135 € ! Este processo demorou cerca de uma hora. Estava ele a por as matriculas no carro quando tocou o telemóvel dele, era o contabilista a dizer que o dinheiro já tinha caído na conta. Viemos para o Stand, tratamos do resto da papelada, e Adeus até à proxima!!! …saímos Stand com o carro por volta das 12:15.
Entregámos o carro alugado e “bora” para Portugal. Dormimos a noite em França (Beaune) e chegamos Quinta à noite por volta das 21:00 ainda a tempo de ir ao aniversário da minha mãe!!!!
O outro casal teve o carro Quinta feira às 10:00, chegaram a Portugal Sexta às 19:00.
A legalização não custa nada, é ter 3 dias livres e trata-se de tudo.
Pormenores/conselhos:
- Eu fiz as minhas pesquisas no mobile e no Autoscout 24, e vi outras propostas com melhor preço. Levei comigo 4 opções de compra. Escolhi logo a 1ª opção porque é um carro relativamente novo, o stand por ser da marca dá outra confiança, e conseguimos um desconto 880 € preço na net era de 24880 €, fizeram por 24000 €.
Falei com eles por telefone (eles falam inglês), foram muito prestáveis e simpáticos. Reservaram o carro, não pediram nada em troca.
Aconselho a jogar pelo seguro, mais vale dar um pouco mais e não correr riscos desnecessários em stands pouco credíveis. A garantia pode ser activada na Audi cá em Portugal.
- É importante levar boa informação para ser mais fácil encontrar os locais pretendidos. Aconselho o viamichelin, e se puderem acrescentem aos mapas impressos pontos de referência, tipo hotéis, estação de comboios etc, assim torna-se mais fácil a orientação; Bom bom é o carro alugado ter GPS.
- Aluguei carro na Hertz de Sábado até Quarta feira. Como reservei com muita antecedência ficou-me em 127 €. Tive sorte foi mesmo à justa, tinha de entregar o carro até à 13:00, e entreguei as 12:30. Se ficasse com ele mais um dia tinha de fazer novo contrato, ficava em cerca de 50 Euros mais. Alterei na reserva o local de entrega da viatura, sem qualquer acréscimo de preço.
- O pagamento foi feito por transferência bancária. Antes de viajar passei pela agência onde tenho a conta (Montepio) e eles deram-me um impresso que serve para dar a ordem ao banco para fazer a transferência. Depois levei o impresso comigo, preenchi-o com os dados do stand (Iban, código Swift, nome, etc…), meti a quantia em número e por extenso, assinei e enviei por fax para o Banco. Eles fizeram a transferência, confirmei por telefone, correu tudo bem. Demorou 2 dias (47 horas) até cair na conta do Stand.