Importação de Automóvel. Faça Você o Mesmo. Pág 109,post 3259: fórmula de cálculo ISV

Para quem estiver interessado em ir à Alemanha nos proximos dias...
Aluguer de viatura com GPS - 65eur/dia (o valor dia diminui se o aluguer for por 2,3 ou mais dias), no meu caso Seat Leon 2.0Tdi 140cv e GPS, custou 174eur por 3 dias na Avis; Para quem quiser o mais barato e sem GPS tem o Smart a partir de 36eur/dia na Sixt;
Seguro para 15 dias - 80eur
Chapas de matricula - 34eur
Livrete verde - 34eur
Inspecção do nº do chassi - 11eur
Gasoleo Alemanha - entre 1.04/l e 1.09/l
Gasoleo França - entre 1.14/l e 1.17/l
Gasoleo Espanha - entre 0.91/l e 0.95/l
Portagens Alemanha - 0 (não existe)
Portagens Bélgica - 0 (não existe)
Portagens França - 12+19.6+27.8+3+2+1.4= 65.8
Portagens Espanha - 1.4+6.85+15.7= 23.95
Portagens Portugal - ?

Trajecto efectuado:
Dusseldorf->Aachen (fronteira com a Belgica)->Paris->Bordeus->Bayonne (fronteira com a Espanha)->San Sebastian->Burgos->Salamanca->Vilar Formoso(PT)

citação:Caro Luciano, como disse o carro tem seguro valido ate ao dia 19 do corrente mês e como tal pode circular ate essa data. O que presumo queira referir-se é ao facto de se ter 4 dias para iniciar o processo de legalização após a entrada do veiculo em territorio nacional. Ora, uma vez que o nosso pais não tem qq controlo na fronteira é impossivel alguem afirmar que o carro ja esta em Portugal à x dias...para que tal aconteça tinha de ser por exº alvo de uma operação stop e mesmo assim para todos os efeitos os 4 dias so começavam a contar a partir dessa data e para cumulo do azar voltar a ser mandado parar 4 ou mais dias volvidos...Ai sim tinha problemas...
.

Não queres seguir o meu conselho. Ok. Brinca com o fogo. Só espero que não tenhas dissabores. Só te dei um conselho. Mais nada. Se quiseres segir segues, senão .... anda com o carro à vontade. Pode ser que te façam uma espera, como me ia acontecer.....
Mas tu é que sabes. Se tens a mania que és mais esperto que a Alfandega e a PSP, olha que eles tambem não são burros de todo.

Fica aqui só o alerta.

1 Abraço da Serra da Estrelaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Caro Nmgarcia,

Não facilites. O melhor é guardar o carro na garagem da casa/prédio até fazer a legalização.

Vê o que aconteceu a um espanhol que circulava com carro de matrícula espanhola e trabalhava em Portugal e alegava ter residência cá (info encontrada na net):

"Em 7 de Abril de 1998, à saída da auto-estrada de Braga, a GNR pediu-lhe a documentação do automóvel e, posteriormente, comunicou-lhe que o carro ficaria apreendido, por presunção da infracção tipificada na alínea d) do n.º 4 do art.º 1º e art.º 8º do D.L. n.º 264/93, de 30 de Julho, punível pelo art.º 35º do RJIFA, aprovado pelo D.L. n.º 376-A/89, de 25 de Outubro.
1- Uma vez que o cidadão em questão não pode beneficiar do regime de admissão temporária (cfr. art.º 8º do D.L. n.º 264/93, de 30 de Julho), em virtude de estar estabelecido e de exercer uma actividade profissional em Portugal426, afigura-se-nos que realmente está sujeito às coimas previstas no art.º 35º do D.L. n.º 376-A/89, de 25 de Outubro (Regime Jurídico das Infracções Aduaneiras - RJIFA), na sua actual redacção.
Nesta conformidade e se assim for entendido, deverá proceder ao pagamento da referida coima.
2- Posteriormente, não podendo circular em Portugal com o seu automóvel de matrícula espanhola, tem 60 dias para solucionar o seu problema (cfr. art.º 9º do RJIFA). Assim, no prazo de 60 dias poderá:
a) reexportar o automóvel
ou
b) legalizar a sua situação junto da Alfândega, ao abrigo do disposto no D.L. n.º 264/93 (se ainda puder beneficiar da isenção do imposto427) ou ao abrigo do consignado no D.L. n.º 40/93 (se puder beneficiar não de isenção, mas de redução do Imposto Automóvel)."

Cumps

citação:Originalmente colocada por nmgarcia

Na Mercedes de Dusseldorf tem cerca de 800 viaturas disponiveis tendo 95% delas caixa automática. No que se refere ao particular foi 5*, em 1hora tratou-se de tudo. Declaração de venda e ida ao ADCP (é o local na Alemanha onde se processa tudo o que diga respeito a automoveis) para ser dada baixa da antiga matricula por parte do vendedor e eu efectuar o seguro e matriculas temporarias para poder circular com o veiculo para Portugal. De seguida vai-se ao centro de inspecções (DEKRA) que fica no edificio ao lado e é verificado por um tecnico o numero do chassi do carro, sendo nos dado um documento com o ok. Com esse documento voltamos ao ADCP e levantamos o novo livrete da viatura ja em nosso nome. É muito simples e quanto ao custo (seguro para 15 dias 80eur, matriculas 34eur, livrete 34eur, inspecção 11eur). Total 159eur.
PS- Acabei de colocar umas fotos, assim ja pode ver a viatura.

Já vi as fotos... era exactamente o que eu queria.

citação:Originalmente colocada por lucianorato

citação:Caro Luciano, como disse o carro tem seguro valido ate ao dia 19 do corrente mês e como tal pode circular ate essa data. O que presumo queira referir-se é ao facto de se ter 4 dias para iniciar o processo de legalização após a entrada do veiculo em territorio nacional. Ora, uma vez que o nosso pais não tem qq controlo na fronteira é impossivel alguem afirmar que o carro ja esta em Portugal à x dias...para que tal aconteça tinha de ser por exº alvo de uma operação stop e mesmo assim para todos os efeitos os 4 dias so começavam a contar a partir dessa data e para cumulo do azar voltar a ser mandado parar 4 ou mais dias volvidos...Ai sim tinha problemas...
.

Não queres seguir o meu conselho. Ok. Brinca com o fogo. Só espero que não tenhas dissabores. Só te dei um conselho. Mais nada. Se quiseres segir segues, senão .... anda com o carro à vontade. Pode ser que te façam uma espera, como me ia acontecer.....
Mas tu é que sabes. Se tens a mania que és mais esperto que a Alfandega e a PSP, olha que eles tambem não são burros de todo.

Fica aqui só o alerta.

1 Abraço da Serra da Estrelaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Caro Luciano,
Aqui não se trata de ser esperto ou não...eu não estou a fazer nada fora da lei. Regressei a Portugal no domingo e o que a lei diz é que tenho 4 dias para iniciar o processo de legalização e que somente ao fim de esses 4 dias é que o carro não pode circular. Explique-me por favor onde é que eu estou a cometer alguma infracção???!!!
A infracção só é real se eu circular a partir de 6ªfeira e neste caso haver algum agente da autoridade que comprove eu estar à mais de 4 dias em Portugal. Eu não estou a dizer isto porque sou 'esperto' mas por informação recolhida na DGV.

citação: Caro Luciano,
Aqui não se trata de ser esperto ou não...eu não estou a fazer nada fora da lei. Regressei a Portugal no domingo e o que a lei diz é que tenho 4 dias para iniciar o processo de legalização e que somente ao fim de esses 4 dias é que o carro não pode circular. Explique-me por favor onde é que eu estou a cometer alguma infracção???!!!.

Bom eu até podia tecer comentarios aqui e ali.
Mas não vale a pena. A carrinha é tua, e tu é que sabes o que fazer. Ponto final. Éu só estava a alertar para o facto, mas não vale a pena. E pelos vistos, não fui o unico.
Antes de tu ires a buscar a tua carrinha já eu trouxe a minha e depois desta ja vieram muitos mais.
Só te desejo que tudo corra bem, mais nada. Se não conseguiste entender isso problema teu.

citação:A infracção só é real se eu circular a partir de 6ªfeira e neste caso haver algum agente da autoridade que comprove eu estar à mais de 4 dias em Portugal. Eu não estou a dizer isto porque sou 'esperto' mas por informação recolhida na DGV.

Queres uma prova muito facil de arranjar??? Data de emissão das matriculas de exportação. Dã-te mais 3 dias para fazeres a viagem de regresso para Portugal. A patrir de certeza que ja ca tas. Depois é só contares 4 dias. Queres Prova mais facil do que essa???

1 Abraço da Serra da Estrelaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

citação: Caro Luciano,
Aqui não se trata de ser esperto ou não...eu não estou a fazer nada fora da lei. Regressei a Portugal no domingo e o que a lei diz é que tenho 4 dias para iniciar o processo de legalização e que somente ao fim de esses 4 dias é que o carro não pode circular. Explique-me por favor onde é que eu estou a cometer alguma infracção???!!!.

Bom eu até podia tecer comentarios aqui e ali.
Mas não vale a pena. A carrinha é tua, e tu é que sabes o que fazer. Ponto final. Éu só estava a alertar para o facto, mas não vale a pena. E pelos vistos, não fui o unico.
Antes de tu ires a buscar a tua carrinha já eu trouxe a minha e depois desta ja vieram muitos mais.
Só te desejo que tudo corra bem, mais nada. Se não conseguiste entender isso problema teu.

citação:A infracção só é real se eu circular a partir de 6ªfeira e neste caso haver algum agente da autoridade que comprove eu estar à mais de 4 dias em Portugal. Eu não estou a dizer isto porque sou 'esperto' mas por informação recolhida na DGV.

Queres uma prova muito facil de arranjar??? Data de emissão das matriculas de exportação. Dã-te mais 3 dias para fazeres a viagem de regresso para Portugal. A patrir de certeza que ja ca tas. Depois é só contares 4 dias. Queres Prova mais facil do que essa???

1 Abraço da Serra da Estrelaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Essa da data da emissão de matriculas só pode ser para rir!!! Meu caro, eu passei 2 dias em Paris em casa dos meus tios e podia ter la ficado mais tempo.. podia igualmente ter vindo por Barcelona onde tambem tenho familia e so chegar a Portugal no dia 19...eu so queria ver a PSP ou quem quer que seja a apreender-me o carro!!! Não esquecer que tenho todos os recibos das portagens, estações de serviço e restauração por onde passei, por isso não tinha qualquer dificuldade em justificar que a data de entrada no pais foi apenas 4 dias apos a data de emissao das matriculas...Assim la se vai a sua teoria...De qualquer forma agradeço a preocupação.

Pode claro q podes, eles é que podem na acreditarrrrrrrrrrrrrrrrrrr

1 Abraço da Serra da Estrelaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Acreditar ? É para isso que servem as facturas de restauração, combustivel, recibos de portagem, utilização de meios de pagamento (MB ou Visa)...tudo isto prova onde estavamos (data e hora).

Boa tarde a todos. nmgarcia ´n podes informar qto se gasta em media de gasoleo de lá ate aqui? é q ando a fazer contas para ver a diferença em vir p estrada ou mandar p transportadora. obrigado

Caros colegas do forum,

Como prometido há uns tempos atrás, aqui fica a descrição da minha aventura na Alemanha.

Regressei dia 28–Set</u>.; Fiz a legalização a semana passada e já rola na estrada!!

- Carro – Audi A4 2.0TDI Avant 140Cv (modelo novo); Jan 2005 - 38500 Km; Carro de Serviço. Preço 24000 €; Sistema Navegação, ESP, Sensor de parkeamento etc…
- Local – Audi Zentrum Kempten (entre Estugarda e Munich) - Pessoal 5 estrelas;
- Pagamento – Transferência bancária (Feita pelo Banco cá a meu pedido por fax);

Relato:

Saimos Sábado dia 23 Set. do Porto, eu, a minha esposa e um casal amigo, rumo a Frankfurt (Hanh). Chegámos lá por volta do meio dia. Alugamos carro, e fomos directos para Estugarda. Chegados lá procuramos Hotel, arranjámos para Sábado e Domingo por 59 €. Domingo visitámos o museu da Mercedes e descontraímos à noite com cerveja e salsicha!!

Segunda feira de manhã, eu e a minha esposa saímos cedo, fizemos 190 Km na direcção de Kempten. Chegados lá, vimos o carro, demos uma volta (20 min) decidimos fazer negócio. Preenchi um impresso próprio que o banco me deu para eu levar, com os dados necessários meus e do Stand, enviei por fax para o Banco (Montepio) e eles fizeram a transfêrencia.

Regressei a Estugarda, ainda a tempo de fazer o negócio do meu colega (ele utilizou a minha conta). O outro casal alugou carro por um dia (Seg-Feira) para procurarem o deles. Fizemos o negócio deles no Fórum Mercedes de Estugarda, por volta das 18:30.
Terça Feira passeamos a pé no centro de Estugarda, dia de relax.

Quarta feira, eu e a minha esposa partimos novamente cedo para Kempten, chegados lá tratamos do seguro de matriculas com o senhor do Stand. Fomos com ele ao local e tratamos de tudo, eu só tive de assinar e pagar +/- 85+40=135 € ! Este processo demorou cerca de uma hora. Estava ele a por as matriculas no carro quando tocou o telemóvel dele, era o contabilista a dizer que o dinheiro já tinha caído na conta. Viemos para o Stand, tratamos do resto da papelada, e Adeus até à proxima!!! …saímos Stand com o carro por volta das 12:15.
Entregámos o carro alugado e “bora” para Portugal. Dormimos a noite em França (Beaune) e chegamos Quinta à noite por volta das 21:00 ainda a tempo de ir ao aniversário da minha mãe!!!!

O outro casal teve o carro Quinta feira às 10:00, chegaram a Portugal Sexta às 19:00.

A legalização não custa nada, é ter 3 dias livres e trata-se de tudo.

Pormenores/conselhos:

- Eu fiz as minhas pesquisas no mobile e no Autoscout 24, e vi outras propostas com melhor preço. Levei comigo 4 opções de compra. Escolhi logo a 1ª opção porque é um carro relativamente novo, o stand por ser da marca dá outra confiança, e conseguimos um desconto 880 € preço na net era de 24880 €, fizeram por 24000 €.
Falei com eles por telefone (eles falam inglês), foram muito prestáveis e simpáticos. Reservaram o carro, não pediram nada em troca.
Aconselho a jogar pelo seguro, mais vale dar um pouco mais e não correr riscos desnecessários em stands pouco credíveis. A garantia pode ser activada na Audi cá em Portugal.

- É importante levar boa informação para ser mais fácil encontrar os locais pretendidos. Aconselho o viamichelin, e se puderem acrescentem aos mapas impressos pontos de referência, tipo hotéis, estação de comboios etc, assim torna-se mais fácil a orientação; Bom bom é o carro alugado ter GPS.

- Aluguei carro na Hertz de Sábado até Quarta feira. Como reservei com muita antecedência ficou-me em 127 €. Tive sorte foi mesmo à justa, tinha de entregar o carro até à 13:00, e entreguei as 12:30. Se ficasse com ele mais um dia tinha de fazer novo contrato, ficava em cerca de 50 Euros mais. Alterei na reserva o local de entrega da viatura, sem qualquer acréscimo de preço.

- O pagamento foi feito por transferência bancária. Antes de viajar passei pela agência onde tenho a conta (Montepio) e eles deram-me um impresso que serve para dar a ordem ao banco para fazer a transferência. Depois levei o impresso comigo, preenchi-o com os dados do stand (Iban, código Swift, nome, etc…), meti a quantia em número e por extenso, assinei e enviei por fax para o Banco. Eles fizeram a transferência, confirmei por telefone, correu tudo bem. Demorou 2 dias (47 horas) até cair na conta do Stand.

Caro Elipagon,

Para poder comparar com o custo das transferências pelos CTT (já dadas aqui por outro colega de fórum), agradecia que informasse quais os encargos a pagar aos bancos por uma transferência para compra de carro no estrangeiro, nos moldes em que o fez (ordem por fax, impresso, confirmação telefónica, etc.). Que companhia de aviação utilizou? Germanwings, Easyjet, Ryanair, LTU ou outra igualmente vantajosa?

Obrigado

Cumps

Se um carro/carrinha gasta em média 7 litros aos 100 a uma media de 140/160 km/h, e são em média 2500 km de viagem. Bom como diria o outro.... é só fazeres as contas....
Não te esqueças tb das Portagem´s, Alimentação, etc...

1 Abraço da Serra da Estrelaaaaaaaaaaaaaaaa

citação:Originalmente colocada por alex_santos

2 Depositos de Gasóleo devem chegar, não devem???

Cumpr.
É melhor contar com 2,5 depositos falando em depositos de 60litros. No meu caso foram 2342km e o carro fez uma media de 6,8l/100. Assim, o carro consumiu cerca de 159litros de combustivel.

Caro Ricky0117

Como tinha dito o stand é Audi Zentrum de Kempten , o site é http://www.audi-kempten.de ; Contacto é Nico Kulmus.

Caro MAT.

A transfêrencia bancária ficou em 3 euros, o impresso e o fax foram de borla. O telefonema foi rápido, talvez 3 euros também. A somar a estas despesas há mais dois dias de estadia com as despesas inerentes.

Como também já tinha dito fui na Ryanair.

Cumprimentos

Back