Diário de viagem - camionista.

citação:Originalmente colocada por Daniel Matias

citação:Originalmente colocada por Helder Alexandre

Pessoal olhem aqui grande duvida mm:
tava a ver umas informacoes sobre a carta de ligeiros no site da dgv e encontrei uma coisa qe diz qe e possivel tirar a carta de pesados de mercadorias com reboque aos 18 anos!
no entanto e preciso ter um certificado de frequencia positiva num curso de formacao profissional.
alguem sabe onde se pode tirar o tal curso de formacao profissional na zona do porto!?
cumps

Tenta aqui.

dgtt.pt

capacidade profissional

eu cada vez percebo menos...senao ve bem:
requsitos:

A capacidade profissional é atestada por certificado emitido
pela DGTT, desde que o requerente se encontre numa das
seguintes situações:
> Obtenha aprovação em exame sobre as matérias e nas condições
legalmente definidas (Anexo I e II do Dec.-Lei n.º 38/99);
> Detenha experiência prática de pelo menos 5 anos, comprovada
curricularmente, ao nível de direcção numa empresa licenciada
para transportes rodoviários de mercadorias, nacionais ou
internacionais, e obtenha aprovação em exame específico de
controlo.

tenho de ter experiencia pratica de pelo menos 5 anos numa empresa licenciada para transportes?????
como e qe e possivel?
so se eu comecasse a trabalhar aos 13 anos!!!

tens ai uma scania...vo te dizer....grande maquina!!!
essa ja é de motor v8 nao?!
cumps
Motor V8 com aproximadamente 14.000 cm3 a debitar 470cv (472 mais precisamente)
Só por curiosidade foi o 1º motor V8 Diesel do mundo a utilizar injecção electronica(EDC)

citação:Originalmente colocada por Scania

tens ai uma scania...vo te dizer....grande maquina!!!
essa ja é de motor v8 nao?!
cumps
Motor V8 com aproximadamente 14.000 cm3 a debitar 470cv (472 mais precisamente)
Só por curiosidade foi o 1º motor V8 Diesel do mundo a utilizar injecção electronica(EDC)

A serie 3 pra mim foram os melhores camioes da scania qe sairam ate hoje.
Axo qe nao ha nada melhor do qe ver uma serie 3 com motor v8 e escape livre a passar por nos a abrir :)
cumps
2006924154525_38792.jpg

Yeap...para mim e penso que para todos que percebam o minimo de camiões, a Série 3 foi o melhor carro que a Scania construi até hoje, são um marco na história...
Também tenho a minha de escape livre, na minha opinião até já deviam vir de fabrica a roncar...Só tem um um incoveniente:O consumo.

Yeap...para mim e penso que para todos que percebam o minimo de camiões, a Série 3 foi o melhor carro que a Scania construi até hoje, são um marco na história...
Também tenho a minha de escape livre, na minha opinião até já deviam vir de fabrica a roncar...Só tem um um incoveniente:O consumo.

meu amigo... e um carro qe anda bem e nao e dos mais recentes p isso e qe gasta bastante...mas ta com medias de qt?
e o unico camiao qe tens??
cumps

Só hoje vi este topico, só tinha conhecimento deste

Gostei das fotos e dos relatos dos camionistas que aqui participaram e fico à espera de mais[^][^][^][^]

;)

Concordo perfeitamente...Aliás a lenda V8 da scania começou em 1969 com o lançamento da 140 super que já na altura era o camião mais potente da Europa (a maioria como por exemplo DAF 2600 e Volvo F86/88 só tinha perto 260cv) e já a 140 debitava 350cv e até os engenheiros diziam que aquele próprio motor estava preparado para receber mais 100cv sem alterações:D (apenas bomba injectora).Apesar de todas as evoluções e mudanças no mundo dos pesados,a série 2 e 3 há-de ser sempre especial,para mim claro.Aquele cantar,aquela voz V8 é uma coisa por demais,a acompanhar um desempenho á medida do trabalhar.è um motor que ainda faz frente a mt motor novo em termos de desempenho e comparar esse V8 com os de 6 em linha,para mim prefiro de longe a configuração em V.A Volvo já veio com a história de que o motor em linha tem menos partes móveis, o que evita o aquecimento,blá blá,para mim não convence.Acho tambem que nomeadamente a 2ª versão da série 3 (92-96) é um modelo que apesar dos anitos que já tem,já apresenta linhas modernas e acho que tem uma bonita cabine. Scania tens aí uma máquina soberba de 14 litros, 470cv e 1940N.m.Esse motor é bastante nervoso e rotativo comparado com a 450cv que a unica diferença é que a tua tem a potência a mais alta rotação (2100 rpm salvo erro).O meu pai esteve para meter o motor igual á tua na 112M que nós tínhamos,ficava brutal hã?E depois deixar á mesma a placa 112M para enganar a malta nas subidas :D Outro grande mito é para aquele que ainda se lembram a velha Iveco 190.42 e 48 TurboStar, que usam um V8 ainda mais poderoso que a da série 3 pois era de 17100 cc3 e um binário upa upa...a 48 tinha 2050Nm. Mas a melhor de todas naqueles tempos idos era a MAN F90 19.462 e 502.Esta ultima usava um V10 de 18,3 litros biturbo e 2350Nm. Para a potencia que tinha,tem um binário á altura dos camioes de hoje em dia com 500cv,portanto era um feito histórico,no entanto nao se venderam muito,provavelmente pelo alto consumo não sei.Ainda chegou a sair a versão 19-603 com a mesma configuração mas de 600cv mas tambem pouca saída teve.Hoje só se usa em transportes especiais com 660cv.Enfim mas não fugindo ao assunto,série 3 é realmente um marco na história.

jose teixeira bem vindo! ja vi que es como alguns de nos... malucos por scanias..
o meu padrinho ja andou com uma 112M e foi o primeiro camiao em qe andei, lembro me como se fosse hoje da descompressao do turbo... lindo mm! tambem acho qe as scanias mais bonitas foram as da serie3 mas ja nao se fazem camioes como antigamente.
bem cumprimentos e bem vindo

ja agora queria so mostrar aqui uma publicidade qe apesar de nao ser muito apologista da marca ate acho qe esta engraçada:

usedtruckarabic15542951n0qs2.jpg

Já agora, e uma vez que isto é um "Diário de Viagem" e não tanto para falar dos camiões em si :D, ninguém está ou vai estar brevemente para os lados da Suíça?

Pois é Helder. A 112 com que andei tinha vindo da Holanda em 92 mas o ano de fabrico dela era de 84.De todos os motores de 6 cilindros em linha, o mais forte e avançado na altura e mesmo hoje em dia não deve ter fugido mt á regra,é o da MAN. Quando ainda existia a Loures Tir/Transdinarte (que ainda existe), eles só tinha Volvos F10 e F12 que para falar a verdade tinha um desempenho um bocado mau,andar na F10 ou F12,nao se percebia a diferença entre elas e tinham mercedes 1935 e MAN 19.362. MAN não dava hipotese a nenhuma,além de ter um forte binário em relação á concorrência,a sua caixa de velocidades era soberba.Todos ainda usavam patilha para meter altas ou baixas já a MAN não tinha nada disso,bastava apenas encostar a alavanca para a direita metia a baixa ou para a esquerda a alta. Subidas como a do Tejo em Espanha era feita toda a 60km/h com 24 toneladas,na 112 era a 40km/h fruto da menor relação da caixa de velocidades de apenas 10 velocidades contra 12 da MAN.
Já agora...Todos prestarem vassalagem á Mercedes???Isso é um insulto..lolol,pode ser a todos mas scania não (até pq o V8 da mercedes não tem a pica do V8 da scania,nem de longe nem de perto)é apenas o camião mais sofisticado do mundo mas isso só não diz tudo :D obrigado a todos

Ah já agora... vi uma 143M 450 ainda da 1ª versão a dar abada a mercedes actros 1848 :D,custou mas conseguiu,e iam com pesos iguais pq tinha falados com os choffers antes de partirem.Depois quando pararam,o man da mercedes ficou parvo," isso puxa que se farta pá"
:D:D:D:D 143 rula ;)

citação:Originalmente colocada por José Teixeira

Ah já agora... vi uma 143M 450 ainda da 1ª versão a dar abada a mercedes actros 1848 :D,custou mas conseguiu,e iam com pesos iguais pq tinha falados com os choffers antes de partirem.Depois quando pararam,o man da mercedes ficou parvo," isso puxa que se farta pá"
Talvez a 450 estaria com a bomba avançada, não excluindo ela estar stock...De qualquer das maneiras sempre tive impressão que as 450´s em comparação(relação Cavalos-Desempenho) com as 470 e 500 fosse melhor... a minha 470 já levou nas lonas de uma 450 com muito mais peso, mas a minha ainda tava com o motor em rodagem... Mas toda a gente sabe que as 450 basta dar um avançozinho na bomba para ela puxar muito mais e consumir menos(só para quem sabe)...
Falando da minha 470, o que lhe corta as "pernas" é a caixa de 5 juntamente em não ter a cabine Topline, são os unicos defeitos...

Scania,depende da 450 que tiveres a falar.Se tiveres a falar da 1ª versão (que começou em 87,ou seja a versão da tua),é mt difícil para ela passar a tua 470,é quase de igual para igual,até porque o binário 1915/1940,não faz grande diferença,agora se for a 450 da 2ª versão que já tem 2030Nm,com essa já não tens hipótese.Mas a tua dá-se melhor em altas rotações que a 450 (1ª versão),a tua é nervosa como o raio entre a 1500 e as 2100.Vi um tractor 470 com galera e contentor em cima mas vazia,a patinar no alcatrão,a desenvolver de 40km/h em diante á saída duma curva...Aquilo nem parece que só tem 1915Nm.

Caneco,nunca acabo o que tenho para escrever,lol...Tenho aqui uns bons vídeo clips para ti duma 500 da 2ª versão com a configuração da tua,carro fixo com chico,eheh.Tens que ver a máquina,nao sei é como te enviar mas pronto.Estas 500 são brutais pois o binário máximo começam logo ás 1000 rpm sim é mesmo 1000 e não 1100 como a maioria de hoje em dia. Ó Scania e qual é a sensação de ouvir um bicho como o teu com válvulas desafinadas?É brutal...trabalhar á locomotiva diesel da CP :D

citação:Originalmente colocada por José Teixeira

Talvez a 450 estaria com a bomba avançada, não excluindo ela estar stock...De qualquer das maneiras sempre tive impressão que as 450´s em comparação(relação Cavalos-Desempenho) com as 470 e 500 fosse melhor... a minha 470 já levou nas lonas de uma 450 com muito mais peso, mas a minha ainda tava com o motor em rodagem... Mas toda a gente sabe que as 450 basta dar um avançozinho na bomba para ela puxar muito mais e consumir menos(só para quem sabe)...
Falando da minha 470, o que lhe corta as "pernas" é a caixa de 5 juntamente em não ter a cabine Topline, são os unicos defeitos...

Nao sei se cá em portugal existe alguma oficina que faca isso mas e sabido que la fora ha oficinas em que podes mandar por o aumento e ficas com uma cabine topline [:p]
Scania tens de meter ai uns videos da maquina a puxar...:D

citação:Originalmente colocada por Lino Marques

Já agora, e uma vez que isto é um "Diário de Viagem" e não tanto para falar dos camiões em si :D, ninguém está ou vai estar brevemente para os lados da Suíça?
Lino julgo que o autor deste tópico (Jsilverstar) estava a fazer a linha da Suiça....

citação:Originalmente colocada por Daniel Matias

Pessoal olhem aqui grande duvida mm:
tava a ver umas informacoes sobre a carta de ligeiros no site da dgv e encontrei uma coisa qe diz qe e possivel tirar a carta de pesados de mercadorias com reboque aos 18 anos!
no entanto e preciso ter um certificado de frequencia positiva num curso de formacao profissional.
alguem sabe onde se pode tirar o tal curso de formacao profissional na zona do porto!?
cumps

Tenta aqui.

dgtt.pt

capacidade profissional

eu cada vez percebo menos...senao ve bem:
requsitos:

A capacidade profissional é atestada por certificado emitido
pela DGTT, desde que o requerente se encontre numa das
seguintes situações:
> Obtenha aprovação em exame sobre as matérias e nas condições
legalmente definidas (Anexo I e II do Dec.-Lei n.º 38/99);
> Detenha experiência prática de pelo menos 5 anos, comprovada
curricularmente, ao nível de direcção numa empresa licenciada
para transportes rodoviários de mercadorias, nacionais ou
internacionais, e obtenha aprovação em exame específico de
controlo.

tenho de ter experiencia pratica de pelo menos 5 anos numa empresa licenciada para transportes?????
como e qe e possivel?
so se eu comecasse a trabalhar aos 13 anos!!!

Helder a capacidade profissional de transportes não tem nada a ver com a carta de pesados, mas sim com os alvarás de transporte...

citação:Originalmente colocada por donato reis

Boa sorte.
E sei onde arranjas trabalho no internacional sem pratica.

Por acaso eu tenho a carta C e alguma experiencia em camiões(3500k) e carrinhas (não mta experiencia pk nunca fui um camionista)e uma condução diária de ligeiros de uns 15anos sem acidentes etc...

E noto que hoje pedem mto é a carta C mais a E... e experiencia comprovada...

Então no meu caso se optasse por agora levar uma vida de camionista o que teria de fazer? dirigir-me a kem? teria que tirar a E?

se tirar a E fico sem experiencia em reboques..:)

citação:Originalmente colocada por jomaso

citação:Originalmente colocada por Lino Marques

Lino julgo que o autor deste tópico (Jsilverstar) estava a fazer a linha da Suiça....

Pois... e como contactá-lo?? [8)]

Back