Já Está - Transformação a GPL - Surgem Duvidas

30% de aumento de consumo deve ser o pior que pode acontecer, no entanto é um valor que se deve ter em conta. Sempre é melhor considerar este valor e tudo o que for a menos é ganho, do que aceitar o que os instaladores dizem sobre os consumos.

bem, o bicho ja la ficou ontem, tou em espanha em trabalho, no sabado vou buscar
-lo. Nao sabiam que eles tinham mecanica geral e entao ficou la a fazer a revisão, que incluia a mudança da correia. espero nao me arrepender. Amanha tenho de ligar para lá porque esqueci-me de dizer que também ia precisar de mudar a junta da cabeça e para saber se me mexeram na caixa, que tava a verter valvoline e na minha opinião a aprecisar de aninhas e rolamentos. Vamos a ver... foi tudo muito a pressa

Pelo menos leva uma vistoria que muitos precisavam e não levaram.

Muitas vezes há afinações a fazer e que se tornam mais difíceis, pois os sintomas ficam encobertos pois há sempre a dúvida se é do carro se da instalação.

Já que vai mudar a correia peça para verem o estado da bomba de água e também se vão mudar a junta da cabeça, verificar os segmentos, também não deve ficar de fora.

Verficar o estado dos tubos do sistema de refrigeração e respectivas braçadeiras pois o esforço a que vai ser sujeito é maior.

Também é uma boa altura par averificar ou mesmo substuir os cabos das velas e as ditas.

citação:Originalmente colocada por NiGhTb0y

bem, o bicho ja la ficou ontem, tou em espanha em trabalho, no sabado vou buscar
-lo. Nao sabiam que eles tinham mecanica geral e entao ficou la a fazer a revisão, que incluia a mudança da correia. espero nao me arrepender. Amanha tenho de ligar para lá porque esqueci-me de dizer que também ia precisar de mudar a junta da cabeça e para saber se me mexeram na caixa, que tava a verter valvoline e na minha opinião a aprecisar de aninhas e rolamentos. Vamos a ver... foi tudo muito a pressa

Vais ter uma factura jeitosa!!

Mais tarde ou mais cedo todos os carros precisam destas substituições. O que acontece é que o pessoal vai deixando andar e depois quando a reparação não pode esperar é um acumular de situações.

Por exemplo quando se muda a correia da distribuição, é sempre de pôr a hipótese de mudar a bomba de água, pois mais tarde mudar só a bomba de água acaba quase por ficar tão caro como fazer novamente o trabalho todo.

Outro exemplo, nesta caso, é a abertura da caixa, é de aproveitar para mudar rolamentos, etc.. Já agora que a caixa sai do sítio é aproveitar e mudar o retentor da cambota, que custa meia dúzia de euros.

Pode parecer exagero, mas é material de desgaste e que mudado em conjunto pouco acrescenta ao preço total e vai poupar mais tarde muito dinheiro.

citação:Originalmente colocada por chasdegua

citação:1º - ver acima, já foi respondido

2º - sim, funciona com turbo. Parece é que a afinação é mais dificil,
é preciso procurar um instalador bom.

3º - Não há potência nem cilindrada mínima. Acho que há é máxima.

parece-me que não me fiz entender correctamente!

lamento, mas não encontrei neste tópico nenhuma lista de carros cujos motores não sejam indicados para a aplicação gpl... o que encontrei em cima, foi um site: http://www.borel.fr/General.fr.htm no qual não encontrei tal informação (não sei ler françes... e na versão inglesa, não encontrei qualquer info.)... portanto continuo na minha ignorancia...[xx(]

Em relação á questão da cilindrada, o que eu pretenderia de saber é: uma cilindrada ou cavalagem minima indicada para aplicação de gpl!. Isto porque como ja referi, não acredito que seja rentável fazer esta alteração por exemplo num 1.1 de 60cv ou num 1.0 de 45cv...
pois se estes motores ja de origem são "pastelões" (é preciso andar muitas vezes "a fundo" para ele andar), com gpl (considerando uma perda de potencia na ordem dos 10%) teria uns consumos estremamente altos para a cilindrada em questão! (sim, porque a andar a fundo qualquer cilindrada faz medias superiores a 10l/100km)...

Na minha, opinião (e se considerarmos sempre uma eventual perda de potencia na ordem dos 10%) as aplicações gpl só devem de ser "rentaveis" a parir duma cilindrada que ronde os 1400cc (devido ao binario, factor determinante nos consumos) e uma potencia que ronde os 80cv (devido á potencia)... será que me fiz entender? lol

cumps

De facto uma baixa cilindrada (minha experiência) influencia no aumento do consumo.

Já tive um fiesta 1.1 a GPL que fazia médias de 6,6 a gasolina e cerca de 9 litros a GPL.

Neste momento tenho um 306 1.6 que faz médias de 7,8 a gasolina e de cerca de 9 a GPL (entre 8,6 e 9,8).

Como é evidente o fiesta teve um aumento muito maior de consumo com o GPL. Será que continua a compensar? Claro que sim, simplesmente demorará mais tempo a amortizar.

Considerando uma instalação de 1.700€ no fiesta a consumir 9 litros de GPL irá precisar de cerca de 50.000€ para compensar o inevestimento.

No 306 já precisará de apenas 36.000 kms para a amortização.

Em geral, compensar compensa sempre, mesmo em baixas cilindradas, desde que faças os kms suficientes para amortizar o investimento.;)

citação:Originalmente colocada por LM

Mais tarde ou mais cedo todos os carros precisam destas substituições. O que acontece é que o pessoal vai deixando andar e depois quando a reparação não pode esperar é um acumular de situações.

Por exemplo quando se muda a correia da distribuição, é sempre de pôr a hipótese de mudar a bomba de água, pois mais tarde mudar só a bomba de água acaba quase por ficar tão caro como fazer novamente o trabalho todo.

Outro exemplo, nesta caso, é a abertura da caixa, é de aproveitar para mudar rolamentos, etc.. Já agora que a caixa sai do sítio é aproveitar e mudar o retentor da cambota, que custa meia dúzia de euros.

Pode parecer exagero, mas é material de desgaste e que mudado em conjunto pouco acrescenta ao preço total e vai poupar mais tarde muito dinheiro.

Eu n fui acumulando nada, apareceu tudo na mm altura... De qq das formas pelo que percebi dos poucos minutos que consegui ter para falar com eles, acho que o carro não levou nem os tensores nem a bomba de água, apenas a correia, o que sinceramente não tou a gostar la muito. Ainda vou ficar apeado por causa destas *****s e n posso. Tb me disse que não tinha tempo de mexer na caixa e na junta nestes dois dias, fica assim o trabalho meio feito..

Já não estou a ficar nada contente

Não querendo saber mais que o mecânico... mas quando se muda a correia de transmissão e desde que a bomba de água trabalhe na correia, deve-se mudá-la e também o tensor, o custo será pouco agravado e fica-se descansado porque fica tudo novo.

Ao levar uma correia nova, a bomba de água e o tensor vão ficar em esforço porque a correia é nova e a bomba já tem folga, podendo gripar 1/2 dúzia de kms depois... o que será muito mais caro que colocar uma bomba e tensor novos.

Se possível, peça para lhe porem a bomba de água e o tensor mesmo que eles achem que não é preciso.

ja vou tarde... mas vou-lhe dizer que se tiver problemas por não ter mudado o tensor e a bomba que vou lá chatear-me com ele.

Os problemas até podem nem acontecer, e quando fizeres outra troca de correia mudas tudo, mas o tensor ou a bomba de água podem gripar passados ums 5 ou 10.000 kms e lixar-te o motor todo, e depois o que fazes?! O mecânico vai-se descartar de certeza e dizer que passado esse tempo todo até pode ser normal!!!

Não é para assustar, mas começa a ficar de olho no nível do radiador e de ouvido a barulhos estranhos.

Com um pouco de sorte há-de tudo correr bem e como diz o FLP, atenção aos barulhos.

Quando houver a primeira experiência com o GPL dê noticias.

Bem,

Já o tenho, levou o tensor mas ele disse que a Bomba não foi preciso. Vamos a ver.

Que barulhos são esses a quais tenho de estar atento e o nivel do radiador tenho de tar atento em que sentido, ele subir ou ele descer?

A experiencia de 130Kms a GPL para já é de 4 estrelas e meia, sendo que a meia vem do facto de achar que podia ter sido posto um depósito maior, mm se tivesse que pagar um pouquito mais.

A Andar não noto qualquer diferença, mesmo alternando entre um combustivel e outro.

Tá apenas com um problema no ponteiro da gasolina que ele me avisou que seria possível acontecer e que se acontecesse ele tem como resolver.

tenho o pneu antigo no Porta Bagagens, mas quero trocar por um roda de bicicleta, espero que não seja ilegal. Nem sei onde comprar.

Falta verificar a questão dos consumos, mas como é obvio ainda é cedo para ter ideias.

Neste primeiros km's estou a ver que tem sigo uma experiência até algo positiva!
Acho que perguntando numa casa de pneus, eles podem dizer algo!
A propósito, onde é que está o bocal para encher a bilha? Está junto ao bocal do depósito de gasolina, ou fizeram um furo no painel lateral?

Pode ser treta mas existe para se poder abastecer o carro quando queremos, custa 0.59€ o litro e o carro fica igual e o custo da transformação é em média entre os 1500 e os 1700€.

Quando o Gás Natural conseguir igualar estes quatro parâmetros talvez comece a conseguir ter alguma implantação, até lá só em sonhos.

NIGHTBOY

Não é obrigatório usar pneu suplente. A única obrigatoriedade que existe é apenas no caso de o transportar, tem de estar com o piso conforme a lei.

Pode usar a roda de emergência se conseguir arranjar uma que sirva no seu carro. Eu optei por deixar o pneu em casa e andar com um kit anti-furo. Já não tinha furos aí há uns dez anos e como a sorte tem continuado do meu lado vou continuar.

O barulho a que deve ter atenção é ao chiar da bomba de água quando começa a ficar gripada. É fácil de identificar.

Normalmente eles adaptam no buraco do pneu o maior depósito possível e apesar de parecer que pode levar um de maior diâmetro, isso significa também maior altura e pode a profundidade disponível não dar para mais.

O meu leva 40 litros úteis e dá-me sempre para 400Km. Levar mais meia dúzia de litros não traz grande vantagem.

Há um cuidado a ter. Apesar de gastar pouca gasolina, deve ter sempre a suficiente para não deixar a bomba de gasolina a descoberto, pois ela foi feita para trabalhar submersa. Convém também de vez em quando andar alguns Km a gasolina, para fazer o sistema funcionar.

Tenho por hábito andar com o depósito meio cheio, é o suficiente para não ter de andar preocupado com o abastecimento e de 2 e 2 depósitos a GPL faço 10 ou 15Km a gasolina em estrada.

O consumo só deve estabilizar após mais ou menos 1000Km, é o tempo suficiente para as câmaras ficarem limpinhas do carvão. O instalador deverá aí para os 1500Km fazer uma afinação.

De 20000 em 20000 tem de trocar o filtro do GPL e se tudo lhe correr bem será a única manutenção que terá de fazer.

citação:Originalmente colocada por J.Garcia

Neste primeiros km's estou a ver que tem sigo uma experiência até algo positiva!
A propósito, onde é que está o bocal para encher a bilha? Está junto ao bocal do depósito de gasolina, ou fizeram um furo no painel lateral?

Junto ao bocal de gasolina. mto fixe

citação:Originalmente colocada por NiGhTb0y

citação:Originalmente colocada por J.Garcia

Junto ao bocal de gasolina. mto fixe
E mais seguro, acho eu!

Back