O peso dos Funcionários Públicos

citação:Originalmente colocada por J.R.
...Só para o ano, repito, só para o ano os FP verão cair o salário médio desde 1998.
Em 1998 - 14865,6€.
Em 2005 - 21276,1€.
Em 2007 - 20601,9€.

Ah!.
E entrando com a Inflação só em 2003 os salários reais cairam.
De resto[:p][:p].

LOGO TÁS A VER O QUE SE VAI PASSAR COM A NOSSA GERAÇÃO?????
:(:(:(:(:(

Agora não tenho muito tempo, mas queria só lembrar-te dos salários congelados na FP, para além das subidas, quando houveram, abaixo da taxa de inflacção... Só para acrescentares à tua listinha...[:p][:p][:p]

Boas,

Estive hoje precisamente a ver no jornal os dados a que o J.R. faz alusão e fiquei surpreendido.

Para 2007, isso dá quase €1500 por mês. Sabendo, como sei, que um dos contingentes importantes na FP são trabalhadores de nível baixo (câmaras municipais e juntas de freguesia), há por aí muito FP a ganhar bem! Acusem-se![:p]

Ontem, ao fim do dia, quando cheguei a casa também achei muita piada quando ao pegar no contentor do lixo reparo que este está cheio. Onde vivo, cada casa tem o seu contentor e a recolha é apenas 2 vezes por semana.
Por que é que isto aconteceu, perguntam vocês? Porque a malta da "cambra" foi todo pá manif, está claro. E assim vou ter de gramar com aquela porcaria a cheirar mal até segunda-feira, quando houver nova recolha.[8]

Isto se não houver para aí mais uma concentração, ou manif, ou almoçarada...[}:)]

Já pensaram que a saída de uma notícia destas (incorrecta, ainda por cima...), com esta "oportunidade", serve às mil maravilhas uma das partes nas "negociações" da "concertação social"?...

Com este tipo de pensamento, este País não vai progredir.

Uma amiga minha telefonou-me hoje. Foi colocada na rua, no banco onde trabalha.

Teve azar.

Engravidou, enquanto estava em contrato a prazo.

Porque o direito a ser mãe afinal não é para todos. Os tais direitos que muitos exibem por aqui e acoli, só servem para uns e não para os outros.

E é fácil de falar de solidariedade da boca para fora.

Onde vai ela arranjar agora um emprego, grávida de 5 meses?

Mas não há problema. É uma miúda muito competente e a partir de segunda já tem um novo emprego. Vai trabalhar comigo. :)

E depois admirem-se que alguém, quando houve alguns dos vossos 'discursos' sobre direitos e essa treta toda, responda torto.

É pena andarmos alguns a pagar os direitos dos outros. Lamento mais uma vez dizê-lo.

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

Teve azar.

Porque o direito a ser mãe afinal não é para todos. Os tais direitos que muitos exibem por aqui e acoli, só servem para uns e não para os outros.

Mas não há problema. É uma miúda muito competente e a partir de segunda já tem um novo emprego. Vai trabalhar comigo. :)

E depois admirem-se que alguém, quando houve alguns dos vossos 'discursos' sobre direitos e essa treta toda, responda torto.

É pena andarmos alguns a pagar os direitos dos outros. Lamento mais uma vez dizê-lo.
Mas isso só acontece, lamentavelmente, porque se caminha para o nivelamento por baixo, muito por baixo, em vez de se caminhar para nivelar por cima...

Muitos mais desses, e de outros, irão acontecer a um ritmo crescente, pois as condições estão criadas!...

Esse, "excelente", exemplo imagina-o na "pele" de tantos outros, igualmente competentes, mas que não tem a felicidade de ter um bom amigo com a capacidade para "resolver o problema"!...

Isso, caro amigo, chama-se discriminação no trabalho, abuso da entidade patronal e uma precaridade vergonhosa, que pune uma mulher competente só por ... ir ser mãe!

Que vergonha de país, meu Deus...[xx(]

Teve azar.

Sorte para a nova funcionária e colaboradora;)

O banco por acso foi a CGD ?

Teve azar.

Ela que consulte um advogado...

Se o contrato dela caducou é uma coisa, agora se foi "libertada" antes de caducar é ilegal.

Todos os despedimentos de mulheres grávidas têm de ter parecer da Comissão da Igualdade no Trabalho.

www.cite.pt

Pé Leves,

Tentas sempre levar a água ao teu moínho. :D

O que se passa é que a sociedade tem de avaliar o seu modelo social. E aplicá-lo no seu conjunto.

Não me importo que as regras sejam umas ou outras, mas que sejam para todos.

Vai a Taiwan e vê a protecção social do Estado. Vai à Ucrânia e vê o que é o direito ao pleno emprego.

Aqui em Portugal, anda uma multidão a defender os deus direitos e os outros, porque se estão a adaptar a uma nova realidade, vivem uma situação diferente. Só isso.

O meu problema, e isso sim é meu, é eu andar a pagar para sustentar esta marmelada. E aí, e mais uma vez peço desculpa pelas minhas palavras, não gosto de ser chulado.

Quanto ao resto, o trabalho cria riqueza. Não tenho medo nenhum de novos desafios, desde que esteja rodeado de gente competente. ;)

Pé Leves,

Tentas sempre levar a água ao teu moínho. :D

O que se passa é que a sociedade tem de avaliar o seu modelo social. E aplicá-lo no seu conjunto.

Não me importo que as regras sejam umas ou outras, mas que sejam para todos.

Vai a Taiwan e vê a protecção social do Estado. Vai à Ucrânia e vê o que é o direito ao pleno emprego.

Aqui em Portugal, anda uma multidão a defender os deus direitos e os outros, porque se estão a adaptar a uma nova realidade, vivem uma situação diferente. Só isso.

O meu problema, e isso sim é meu, é eu andar a pagar para sustentar esta marmelada. E aí, e mais uma vez peço desculpa pelas minhas palavras, não gosto de ser chulado.

Quanto ao resto, o trabalho cria riqueza. Não tenho medo nenhum de novos desafios, desde que esteja rodeado de gente competente. ;)

Eu já fui a Taiwan... Já estive em Taiwan...[:p]

Achas que existe o compadrio que existe aqui? Têm outra mentalidade, muito competitivos, és despedido hoje, mas amanhã já arranjaste outro emprego.

A mentalidade dos empresários é outra, a mentalidade dos chefes é outra... Só tens um chefe, não tens 10 chefes e 20 secretárias, a quem tens de dar graxa...;)

citação:Originalmente colocada por zerorpm

Se o contrato dela caducou é uma coisa, agora se foi "libertada" antes de caducar é ilegal.

Todos os despedimentos de mulheres grávidas têm de ter parecer da Comissão da Igualdade no Trabalho.

www.cit.pt
Tu vives mesmo no mundo da fantasia. Infelizmente tu e mais umas centenas de milhares.

Olha para a realidade e tenta saber o que se passa. Há uma nova ordem nas relações de trabalho.

O que ela tem direito ou não, não é para aqui chamado. Isso andam vocês a lamentar-se todos os dias...
Ela foi dispensada, naturalmente por causa da situação de parto.
E os bancos gastam fortunas com advogados para não caírem nessas armadilhas.

O que ela tem de fazer agora é de olhar para a frente. Porque realmente vivemos num País onde toda a gente só sabe falar de futebol e dos seus direitos.

Eu não gostaria de estar a trabalhar numa Empresa que colocasse em causa as minhas naturais aptidões.

www.cit.pt
Tu vives mesmo no mundo da fantasia. Infelizmente tu e mais umas centenas de milhares.

Olha para a realidade e tenta saber o que se passa. Há uma nova ordem nas relações de trabalho.

O que ela tem direito ou não, não é para aqui chamado. Isso andam vocês a lamentar-se todos os dias...
Ela foi dispensada, naturalmente por causa da situação de parto.
E os bancos gastam fortunas com advogados para não caírem nessas armadilhas.

O que ela tem de fazer agora é de olhar para a frente. Porque realmente vivemos num País onde toda a gente só sabe falar de futebol e dos seus direitos.

Eu não gostaria de estar a trabalhar numa Empresa que colocasse em causa as minhas naturais aptidões.

Então já percebeste qual é o estilo das empresas em portugal não já?

No IKEA não a teriam despedido...[8]

Percebes agora a nossa luta, de que as empresas portuguesas não são cumpridores do acordado?

O medo de ver o que é público passar para uma empresa portuguesa corrupta e incumpridora?

Então já percebeste qual é o estilo das empresas em portugal não já?

No IKEA não a teriam despedido...[8]

Percebes agora a nossa luta, de que as empresas portuguesas não são cumpridores do acordado?

O medo de ver o que é público passar para uma empresa portuguesa corrupta e incumpridora?
Não, não percebo a vossa luta. Eu admitia-a porque antecipei um pouco algo que estava previsto para arrancar em 2007 (e sim, porque fiquei sensibilizado para esta situação) mas também porque é uma pessoa cheia de potencial e terei a certeza de que irei beneficiar no meu futuro.

Tenta perceber, zero. É necessário mudarmos todos de mentalidade.

Porquê apelarmos a uma plena protecção se ela só se aplica a alguns, que matreiramente a vão tentar mater até gastarem as unhas todas...?

É preferível colocar regras iguais para todos. Mas novas regras, naturalmente e não falarmos de nivelamentos por baixo ou por cima.

Assim seremos mais competitivos. Assim teremos uma vida melhor. Assim perderemos o MEDO de perder as conquistas de Abril... [:p] [:p]

Carlos, esse caso parece-me ilustrativo do tipo de problemas que há ao favorecer os contratos precários e a prazo. Se não interessa, pelo motivo que seja, não são renovados. Quando interessa e o trabalhador se sujeita são renovados até à eternidade...

Se pelos vistos ela é realmente uma pessoa competente isso só prova que os seus superiores são uns idiotas de primeira e não valorizam correctamente os seus recursos. Tratam tudo e todos como carne pra canhão e nem admitem estar uns mesitos sem essa pessoa, preferindo arriscar contratar outra (se calhar até com incentivos).

Isto é má gestão... e no sector privado. Surpreenderá alguns, a ti sei que não.

Este tipo de realidade e incerteza impede muita gente de planear o seu futuro, ou então saõ forçados a atirar-se de cabeça para o vazio... e depois logo se vê.

citação:Originalmente colocada por J.R.
Gosto de provocações:D;).
A "minha" é assim:

Actualmente a dívida pública é de 70% (mais ou menos não me apetece ir procurar;)).
E continuamos a gastar acima</u>.

Se nada for feito em 2050 (daqui a 44 anos) Portugal teria uma dívida pública de 528%[:0][:0].
Claro que não terá 528% pq muito antes ninguém emprestará mais dinheiro.

Se o GOVERNO actual cumprir com a consolidação orçamental a curto prazo a situação melhora imenso.
Mas depois os efeitos do envelhecimento irão sentir-se de qq forma.
Assim, neste cenário, a dívida pública será de 207% em 2050.
It's pay time[:p][:p].

Pelo que nem a metade do que deve ser feito este governo está a fazer.
Pq, apesar dos pesares, ainda está a olhar a muito CURTO PRAZO.

Daí, qd o primeiro ministro pediu no início deste ano contributos para mudar de vida, na SS por exemplo, ainda existiu uma réstia de esperança.
Mas qd numa atitude de baixa política resolveu fazer chacota com as propostas do PSD sobre SS (que na minha opinião ainda são insuficientes).... percebe-se que só por obrigação é que se muda neste país.

Só na ultima é que vamos para a fila das finanças (por exemplo) e só na ultima cumprimos com o obvio.

E há quem não quer ver o Tsunami que aí vem, como tu[:p];).
DN Economia de hoje:D;).
Só para o ano, repito, só para o ano os FP verão cair o salário médio desde 1998.
Em 1998 - 14865,6€.
Em 2005 - 21276,1€.
Em 2007 - 20601,9€.

Ah!.
E entrando com a Inflação só em 2003 os salários reais cairam.
De resto[:p][:p].

Pssiu...esconde isso ;) esconde isso ;)

:D:D

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

Já pensaram que a saída de uma notícia destas (incorrecta, ainda por cima...)...

A NOTÍCIA NÃO ESTÁ INCORRECTA...

...IRRA [:p]

Parem de ser cegos...PORRA TAKE 99º [:p][:p]

citação:Originalmente colocada por Duro

Carlos, esse caso parece-me ilustrativo do tipo de problemas que há ao favorecer os contratos precários e a prazo. Se não interessa, pelo motivo que seja, não são renovados. Quando interessa e o trabalhador se sujeita são renovados até à eternidade...

Se pelos vistos ela é realmente uma pessoa competente isso só prova que os seus superiores são uns idiotas de primeira e não valorizam correctamente os seus recursos. Tratam tudo e todos como carne pra canhão e nem admitem estar uns mesitos sem essa pessoa, preferindo arriscar contratar outra (se calhar até com incentivos).

Isto é má gestão... e no sector privado. Surpreenderá alguns, a ti sei que não.

Este tipo de realidade e incerteza impede muita gente de planear o seu futuro, ou então saõ forçados a atirar-se de cabeça para o vazio... e depois logo se vê.

Diminua-se a rigidez laboral PARA TODOS e vão ver que este tipo de situações...DESAPARECE [:p]

Ah...hoje saiu mais um estudo interessante.

A burocracia do Estado para com as empresas "suga" 3,5% PIB...

...ao ano [:P]

Um conselho para o Pé Leve, zerorpm e eu: leiam o artigo "Quem quer ser empresário em Portugal?" na Dia D, do Público de hoje.

Daqui a bocado se googlarem já está aí na net disponível (neste momento só para assinantes do Público).

Fazia-vos bem conhecerem a realidade [:P]:D

Back