barras A.A. e accidentes

ontem dei por mim a pensar.
uma barra anti-aproximação é usada para limitar os movimentos da carroçaria.
obviamente movimentos diferentes daqueles que acontecem num accidente.
de qualquer maneira, sendo a barra um 'corpo estranho', não poderá ela influenciar o funcionamento dos sistemas de segurança de um automóvel (sejam as zonas de deformação programada, sejam os sistemas de retenção, etc..)?
ou será completamente indiferente??
é algo que gostava de ver discutido.
é que sinceramente não faço a mínima idéia...

ld

Boa pergunta, só me lembrei disso depois de ter posto uma no meu carro e o meu pai na brincadeira pergunta:

"Entao e em caso de acidente, é pior porque levas com a barra na corneta!"

Ficamos um a olhar para o outro como quem diz... pois é, e em caso de acidente??"

citação:Originalmente colocada por REDLINER_

Se não me engano, o metal da barra não é assim muito resistente!Sendo apenas o suficiente para fazer o seu priopósito.

As q ja vêm de origem...ou as de "marcas" de renome...talvez...
lol agora as aplicações caseiras duvido... é q ha quem axe q quanto mais rijo melhor [}:)][}:)]

citação:Originalmente colocada por REDLINER_

Se não me engano, o metal da barra não é assim muito resistente!Sendo apenas o suficiente para fazer o seu priopósito.

Exatamente.
Em caso de acidente aquela barra não será mais do que uma chapa.
Agora, como dizem, as caseiras já serão outra história.

Aliás ,agora pensando bem, a chapa em principio não se solta pois está aparafusada e acho que as probabilidades de se soltar são muito poucas.

a barra AA é transversal em relação ao carro, ou seja tem muito pouca influencia num embate frontal já que a sua resistencia é grande em termos de compressão e distensão mas pequena em termos de torção. Em caso de impacto lateral, não está na zona do habitáculo por isso...

mas isto sou eu a pensar... n sei se será assim mesmo.

citação:Originalmente colocada por ppais

a barra AA é transversal em relação ao carro, ou seja tem muito pouca influencia num embate frontal já que a sua resistencia é grande em termos de compressão e distensão mas pequena em termos de torção. Em caso de impacto lateral, não está na zona do habitáculo por isso...

mas isto sou eu a pensar... n sei se será assim mesmo.
ppais, as barras estão pensadas para trabalhar à flexão.

hum....
eu lembrei-me disto porque no livro de instrucções vinha a dizer que alterações no chassis podiam influenciar o comportamento dos sistemas de segurança em caso de accidente.

uma barra dessas não é uma intervenção directa no chassis, mas não deixa de 'influenciar' o comportamento deste.

duvido é que levemos com elas nas trombas.
pelo menos as que forem boas e com um bom trabalho de mão-de-obra:)

ld

Já agora, para aproveitar a deixa... E os MATA-BOIS que os TT costumam instalar???

Com isso instalado, a deformação dos TT presumo que não seja a mesma, podendo mesmo originar danos superiores e mais graves nos carros em que for embater...

Digo eu...

citação:Originalmente colocada por Vortice

ppais, as barras estão pensadas para trabalhar à flexão.

Mais ou menos, a principal função das barras é evitar a aproximação (como o nome diz) das torres da suspensão. Como a barra é montada entre as duas torres, a aproximação delas é uma força de compressão da barra, e nisso ela é muito forte. Naturalmente que há também flexão mas é pouca. Agora duvido que tenhas grande dificuldade em dobrar uma barra daquelas se tiveres um fulcro. Não são assim tão grossas. (obvio que nao estou a dizer para o fazeres à mão).

Já agora, não estarás a confundir com barras estabilizadoras, essas sim cuja principal função é através de resistência à flexão?

citação:Originalmente colocada por nto

Já agora, para aproveitar a deixa... E os MATA-BOIS que os TT costumam instalar???

Com isso instalado, a deformação dos TT presumo que não seja a mesma, podendo mesmo originar danos superiores e mais graves nos carros em que for embater...

Digo eu...

Mais que isso o pior é o resultado em termos de embate para peões... É que se "matam-bois" imaginem o que fazem a uma pessoa.

Não acredito que essas barras tenham alguma influência em caso de acidente. Basicamente a única função delas é não permitirem que as torres dos amortecedores tenham um movimento maior quando em aceleração, travagem ou curva. Em alguns casos até poderão ajudar a evitar um acidente, mantendo de forma mais eficiente a roda em contacto com a estrada.

Quanto aos mata bois são um pau de dois bicos. Como sabem um jipe é construido de maneira diferente de um carro. Normalmente esses mata bois estão aparafusados às longarinas o que em caso de acidente poderá danificar ainda mais a estrutura do que se não estivesse lá. Claro que quando bate nos outros carros aquilo deixa de ser mata bois para ser amolga carros. :D

Digo eu...

Mais que isso o pior é o resultado em termos de embate para peões... É que se "matam-bois" imaginem o que fazem a uma pessoa.

Sim, já nem quero ir por aí, porque realmente coitado dos peões...:(

Quem julga que as AA não tem influencia em acidentes...

Ora pensem lá um bocadinho... O que faz uma barra AA?

Não liga 2 torres?

Ora imaginem um embate frontal descentrado... e que de um dos lados, a longarina vai para dentro e a torre desloca-se... se ela se desloca o que acontece à outra? É só mais uma ajudinha para uma perda total...

Digo eu...

eles que não metam a cornadura á frente do jipe,
e a nissan ainda usa mata bóis ou vacas em ferro ou aço inox.
agora quanto a danos em caso de enbate noutro carro talvez não sejam assim tão graves para quem possua mata vacas (tambem depende da velocidade de embate) em mocadas de frente a 20kmh o carro não sofre práticamente qualquer dano e quanto ao carro ficar enpenado é só trocar o charrion ou a carroçaria (que é a mesma coisa).

Digo eu...

eles que não metam a cornadura á frente do jipe,
e a nissan ainda usa mata bóis ou vacas em ferro ou aço inox.
agora quanto a danos em caso de enbate noutro carro talvez não sejam assim tão graves para quem possua mata vacas (tambem depende da velocidade de embate) em mocadas de frente a 20kmh o carro não sofre práticamente qualquer dano e quanto ao carro ficar enpenado é só trocar o charrion ou a carroçaria (que é a mesma coisa).

O telmauto disse tudo. O maior problema disso é que se levam um toquezinho do lado direito, o lado esquerdo já não fica lá muito bom.

citação:Originalmente colocada por ciber007

O telmauto disse tudo. O maior problema disso é que se levam um toquezinho do lado direito, o lado esquerdo já não fica lá muito bom.

Mas se levas uma batida suficientemente grande que deforme uma peça estrutural como uma longarina, vai haver grande salvação para o carro?

citação:Originalmente colocada por ciber007

Mas se levas uma batida suficientemente grande que deforme uma peça estrutural como uma longarina, vai haver grande salvação para o carro?
Ele ta a falar de Barras AA. Os carros que têm longarinas geralmente nao usam AAs...

Voltar
Superior