Tópico do Tempo/Meteorologia

Fui agora à gare do oriente e é com cada relampago, bá lá bai! [8)] Agora aqui não chove, mas durante a tarde teve de aguaceiros, alguns cairam com bastante intensidade.

Já agora, para quem se interesse por Meteorologia , pode sempre seguir os acontecimentos em tempo "quase" real, com imagens satélite, doppler radar ou descargas eléctricas.

Eu desde o ano passado, sempre que saio de casa no Inverno, não prescindo duma olhadela no radar do IM.
Pena é não ser em tempo real, ou pelo menos de 15 em 15 minutos como é muitos países. Por cá, o radar do IM, costuma ter um delay entre 30 a 60 minutos (no online). Mas mesmo assim é suficiente para muitas vezes escolher o melhor momento de sair do escritório ou de casa sem me arriscar a apanhar com uma tromba de água em cima.

Hoje às 24:00h (23:00 UTC)
Radar Doppler (excelente para seguir a precipitação)
pqfvimfirdtzliphwbsvmz1.jpg

Uma hora e meia depois, às 00:30 (23:30UTC)
Se repararem, a imagem fornecida pelo IM foi apenas a do radar do Sul, e não a imagem composta dos dois radares nacionais. É uma coisa infelizmente frequente. Volta e meia um ou outro, ou mesmo os dois, apagam-se. E nem quero falar no facto de que nenhum dos dois radares existentes cobrir convenientemente o norte do país....

nyskymlukvlswwokskuzhl0.jpg

Satelite Infravermelhos
(onde se vê muito bem, mesmo em cima da grande Lisboa, a depressão responsável pelas trovoadas das últimas horas)
csdfsdfsdfnx7.jpg

Descargas eléctricas nas últimas horas
(Onde se consegue fácilmente prever uma longa noite de trovões a sul da Grande Lisboa e no Minho)
dfsdfsdfsbr9.jpg

Edit: para acrescentar mais imagens e links

citação:Originalmente colocada por Liberal

Já agora, para quem se interesse por Meteorologia , pode sempre seguir os acontecimentos em tempo "quase" real, com imagens satélite, doppler radar ou descargas eléctricas.

Eu desde o ano passado, sempre que saio de casa no Inverno, não prescindo duma olhadela no radar do IM.
Pena é não ser em tempo real, ou pelo menos de 15 em 15 minutos como é muitos países. Por cá, o radar do IM, costuma ter um delay entre 30 a 60 minutos (no online). Mas mesmo assim é suficiente para muitas vezes escolher o melhor momento de sair do escritório ou de casa sem me arriscar a apanhar com uma tromba de água em cima.

pqfvimfirdtzliphwbsvmz1.jpg

[^] Muito bom! De facto aqui em Lisboa, já choveu bem e trovejou! Mas já parou a algum tempo.

Voçês aí no continente apanham uma chuvinha e ficam todos molhados!

Venham para cá que aqui é que as nuvens descarregam antes de chegar aí!

[:p];)

Pessoal a partir de que mês é que costuma haver neve na Serra da Estrela?

É que tenho uma "doença" pela neve que nem imaginam.

Esta doença resulta de 4 anos a estudar em Macedo de Cavaleiros e muitas idas para a Serra de Bornes e de Nogueira. Bons tempos passei lá.

Cump

Este mau tempo prega com cada susto!
Ainda ontem estava tao bem na cama a dormir... de repente acordo com um estoiro... Até mandei um salto na cama. Que susto que apanhei!!! :|

Voltar
Superior