Governo introduz portagens em três Scut

OMFG... nem tinha visto que iam portajar o ic24 [8]

que completa xulice.

Agora que o porto ia finalmente ter vias de acesso decentes... toca a por tudo a pagar. Bem me parecia que isto era bom demais.

La vai a VCI continuar entupidissima, e com as portagens o relatorio diario de engarrafamentos vai ser bem pior...

Metam uma portagem na VCI tambem [8][8]

citação:Originalmente colocada por jacomiranda

Finalmente ao fim de 2500 anos, Sócrates vinga a cicuta que foi obrigado a beber pelo povo Ateniense: agora todos os dias, o Sócrates re-incarnado enche mais umas gotas de veneno na paciência dos tugas, que cada vez de vêem mais Gregos com este (des)governo!
[:o)][:o)][:o)][:o)][:o)][:o)][:o)][:o)][:o)][:o)][:o)][:o)]
:D[}:)]

É tudo muito simples... se querem por portagens, tem que haver caminhos alternativos... se os caminhos alternativos foram ruas todas esburacadas, então arranjem as ruas ou os mecânicos enviam as facturas pro estado :)

Chega de nos enra***** por todo o lado.

citação:Originalmente colocada por Fraga

É tudo muito simples... se querem por portagens, tem que haver caminhos alternativos... se os caminhos alternativos foram ruas todas esburacadas, então arranjem as ruas ou os mecânicos enviam as facturas pro estado :)

Deixa-me corrigir-te: o termo enra*** presupoe um lado especifico e não "por todo o lado". Em relação às portagens na VCI estou em posição privilegiada (não tem nada a ver com o termo anterior, atenção!) para vos dizer que pretendem iniciar a portagem da A1 imediatamente após a ponte da Arrábida, sentido Norte-Sul, sendo que, quem não quiser pagar portagem tem que sair para o Shoping e descer até à Afurada onde lhes serão providenciados transportes alternativos (barco rabelo de 20/20 min) até à barrinha de Esmoriz onde farão a transfega para um moliceiro que os deixa abaixo de Aveiro.

Realmente que nos arranjem alternativas... eu moro ao pé da A28 (antigo IC1) e utilizo-a frequentemente... quem conhecer minimanente esta zona sabe perfeitamente que NÃO EXITE ALTERNATIVA... durante 4 anos fazia TODOS OS DIAS a A28 para trabalhar!!!... pois bem, a única alternativa seria passar precisamente pelo centro da Póvoa de Varzim e Vila do Conde onde exitem semáforos atrás de semáforos! A antiga N13 já foi desclassificada há muito como Rua Gomes de Amorim (Póvoa de Varzim) e Rua 5 de Outubro (Vila do Conde)... passam mesmo pelo coração de Vila do Conde e da Póvoa e digo-vos que já fiz o teste: pela A28 eu demorava 15 min. a chegar ao trabalho... pelo centro demorava 45 min. ... AGORA DIGAM-ME EXISTE ALTERNATIVA A FUGIR DE PAGAR PORTAGENS PARA IR TRABALHAR TODOS OS DIAS??????.

... Agora imagiem os camiões a fugir pelo centro para não pagarem portagens... e os autocarros???!!!... não podem, porque é proibida a sua circulação nessa rua!!

... se eventualmente estiver um automóvel estacionado na berma (que hoje em dia é tão usual, só não entram com o carro no café, pq não cabe), imaginem a confusão que se criará... ainda recentemente houve um acidente na A28 pelas 17h/18h e os condutores para fugirem à "confusão", tentaram a dita "alternativa"... eu fui um deles!!! e demorei 2 horas a chegar a casa!!!!!

citação:Originalmente colocada por GT-JTD

Para quem está aí armado em " coitadinho pq paga para os outros usufruirem"

Onde eu vivo n ha agua da companhia...
n ha saneamento...é raro haver passeios...n ha boas estradas...n ha transportes publicos regulares...ETC ETC ETC

Podia estar aqui todo o dia a enumerar "condições" q muitos de voces TÊM! e q quem vive na zona onde vivo n tem...
E agora eu pergunto...
se eu pago os meus impostos TAMBEM!...se ja q não tenho certas coisas q mtos têm...e eu andei tb a pagar para eles terem....pq razão eu n poderei ter coisas q alguns de voces n têm ?!?!?!?!?!?!?!?!
Será assim injusto?!?!?!? eu acho q não...por isso deixem se de parvoices e de falsos moralismos...e respeitem tambem as outras realidades das pessoas...e não pensem so na vossa realidade...

Apesar de não viver numa dessas zonas, estou inteiramente de acordo!

citação:Originalmente colocada por manucas

citação:Originalmente colocada por Fraga

Deixa-me corrigir-te: o termo enra*** presupoe um lado especifico e não "por todo o lado". Em relação às portagens na VCI estou em posição privilegiada (não tem nada a ver com o termo anterior, atenção!) para vos dizer que pretendem iniciar a portagem da A1 imediatamente após a ponte da Arrábida, sentido Norte-Sul, sendo que, quem não quiser pagar portagem tem que sair para o Shoping e descer até à Afurada onde lhes serão providenciados transportes alternativos (barco rabelo de 20/20 min) até à barrinha de Esmoriz onde farão a transfega para um moliceiro que os deixa abaixo de Aveiro.

tiveste bem... eu corrigo "Chega de nos chularem por todo o lado." [:p]
quanto ao resto está muito bem visto! nada me dará mais prazer do que descer até à Afurada naquelas ruas de paralelo maravilhosas até ao fantástico barco rabelo pra chegar a Esmoriz onde mudo para o moliceiro que finalmente me deixa em Aveiro após 3 horas de sair do Porto! [^]

:D

é tudo a passar pela via verde a 180 (cuidado é com os retrovisores) [8)]

citação:Originalmente colocada por carrizog60

será que a A17 tb vai ser?é que só de mira a aveiro tem umas 6 saidas no minimo...
e a A25?
como vou para a guarda?sem alternativas viaveis acho que nao deviam ser pagas...

Parece que a A17, que utilizao diariamente, tb vai ser paga. Por mim tudo bem, tudo depende dos preços, mas uma coisa é certa, se o preço não for razoável, é certo que muitos dos utentes actuais dessa SCUT vão voltar à "velhinha" N109, com todos os inconvenientes que isso tem. Eu serei um deles, pelo menos em parte das viagens que faço, sempre que não tiver grande urgência, lá voltarei à N109. Sendo certo que somos nós consumidores que "fazemos" os preços, se não tivesssem utentes nas AE não lhes serviria de nada praticar os preços que praticam (Lei da oferta e da procura).

leiam esta perola

citação:Salientando que o objectivo das SCUT é promover a "coesão territorial" e o crescimento económico, referiu que foram definidos três critérios para medir o "pulso" ao desenvolvimento das regiões atravessadas por aquelas vias e verificar de que forma se encaixam nos critérios que ditam a sua manutenção ou não. Para o feito estipulou-se que seriam portajadas as SCUT cujas zona de implantação tenha um PIB per capital regional equivalente a, pelo menos, 80% do PIB per capita nacional; um índice de poder de compra concelhio (IPCC) equivalente a 90% do IPCC nacional; e que disponham de uma alternativa que permita fazer o mesmo percurso num tempo máximo de até 1,3 vezes.
Ao mesmo tempo estipulou-se que só se introduziriam portagens nas SCUT que conseguissem cumprir os três critérios. E foi esta regra que fez com que a Via do Infante ou a da Beira Interior ficassem de fora, porque em ambos os casos apenas um critério não é atingido (ver ficha). Quando outr qualquer SCUT preencher aqueles indicadores, o Estado transferirá para os utilizadores parte dos custos.

in JN

essa da alternativa demorar 1.3x o tempo da scut...:D

Gostava de saber como e' possivel ir do porto a viana do castelo pela EN 13 em 1.3x o tempo da AE.
Ou ir de matosinhos a pacos de ferreira por aquela bela estrada nacional, muito rapida[:o)].

Se quiserem portajar que portagem, mas sejam honestos nos argumentos.

Mas se realmente as portagens avançarem, espero que sejam a preço justo, ou com taxa anual.

Por acaso essa ideia da taxa anual também me agrada, pelo menos psicológicamente era mais fácil de ultrapassar :)

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

citação:Originalmente colocada por Paulo Oliveira

Posso estar enganado mas com esta medida apenas e SÒ a VCI ficam sem portagem no GRANDE Porto!
Tudo o RESTO fica a pagar portagem!
A1- Paga
A4- Paga
A3- Paga
A29- Paga
A28- Paga
IC24- Paga

Aplique-se portagem a tudo em Lisboa , excepto a segunda circular!
Igualdade de direitos, acho muito bem!
Tenho a certeza absoluta que o indice de riqueza é muito superior lá, logo irá custar menos pagar
[8]

E em lisboa o que tens sem Portagens???

A 2ª Circular é uma AVENIDA....

A Nossa CRIL é que é equivalente á VCI!

Tanto a CRIL como a VCI não têm portagens, o resto tem tudo.

Tens toda a razão SilverArrow!
Depois de colocar o post perguntei a um colega que trabalha em lx que me confirmou!
Existem mais opções mas todas com portagem!

Resta-me esperar que o preço seja justo!

Esta discussão, já é antiga e eu sempre fui e sou a favor das SCUT, e de facto o governo não mentiu no programa eleitoral está lá bem especificado quando uma região com SCUT estiver com um desenvolvimento perto da média nacional esta passa a levar portagens.

Sempre preferi este modelo ao modelo da Brisa (pagámos a construção das AE A1, A2, A3, A4, A5, A8 com dinheiros da UE que podiam ter ido para a construção de hospitais, centros de saúde, escolas saneamneto, etc)e pagamos a sua utilização (e não venham com a historia que a Brisa foi privatizada, que esse dinheiro não deve ter pago sequer a A1).

No interior defendo a sua manutenção em regime de Scut, e no litoral nas partes em que não houve construção de nova AE, casos da agora A29 antes IC2 ou IC1 entre Maceda e Arcozelo, que já foi coinstruido à mais de 15 anos como variante N109, e o seu traçado nada tem a ver com as partes novas, portanto neste caso devia-se só pagar entre Maceda e Estarreja. O mesmo acontece na A28 os troços entre Matosinhos e pelo menos Vila do Conde penso que já existiam como IC também à muitos anos.

Tudo isto é uma cedência à Brisa porque só vão levar portagem todas as Scut que directamente fazem concorrência com as dela.

Mas por esta ordem também a via do infante tem que levar portagem.

Já agora escusam de gastar os vários milhões para construir o maior viaduto da europa, na conclusão da A29 entre Estarreja e Angeja, porque deixa de fazer sentido, pagar por pagar vamos pela A1.

Nota: para os do Sul que se queixam que é tudo a pagar aquela IC que vai da ponte Vasco da Gama até Alverca é completamente de borla e não é Scut.

citação:Originalmente colocada por J

Mas se realmente as portagens avançarem, espero que sejam a preço justo, ou com taxa anual.

Por acaso essa ideia da taxa anual também me agrada, pelo menos psicológicamente era mais fácil de ultrapassar :)
Felizmente as portagens vão avançar, disso que ninguém tenha dúvida.
O preço ainda não está fixado, mas ouvi ontem nas notícias que rondará os 6 cêntimos por Km.

Sim, o valor apra as contas do governo baseou-se numa taxa de 0.06 euros/km.

As portagens serão do tipo electrónico com recurso a identificador, não está estabelecido se serão da via verde.

A minha questão é a seguinte: e quem não tiver identificador, leva multa ou pura e simplesmente não pode fazer o troço da AE?

Que grande cagada fizemos às estradas do nosso país. Andámos a criar auto estradas paralelas que não faziam nenhum sentido para agora colocar portagens!!!! Qual é a lógica disto, alguém consegue explicar? Mais valia terem gasto esse dinheiro todo ou apenas parte dele a renovar e melhorar as estradas nacionais, transformando-as até em IP's em algumas zonas em que fosse possível.

Quer dizer, temos a A1, temos a A29, ambas a pagar, para..??? Ainda falavam em construir uma terceira paralela, ainda por cima sendo também da Brisa LOL. Levei com os aumentos dos combustíveis, supostamente para manter as SCUTS gratuitas, e agora para as usar tenho de pagar portagens? QUERO O DINHEIRO GASTO A MAIS NOS COMBUSTÍVEIS DE VOLTA!

Lá vamos nós voltar à miséria das estradas nacionais e às horas e horas de viagens, para não falar nos engarrafamentos uma vez que o tráfego vai decerteza aumentar nestas vias. Cada vez andamos mais para trás.

Em 32 anos de Democracia tivemos muitos governos maus, mas nunca tivemos um tão bom LADRÃO! [^][^]

Parabens Socrates, Parabens Portugal, Parabens Lisboa!!! [^][^]

cumps,
[dio]

citação:Originalmente colocada por HugoCarvalho

Phoenix : A crel,cril´s,vci´s,vasco da gama e afins são estradas relativamente novas,com meia duzia de anos,a IC1 já tem mais anos que tu tens de idade,portanto não vejo qual a logica de uma portagem ali,concerteza que os utilizadores dispensavam bem uma area de serviço ali,bem como uma uma terceira faixa de rodagem em alguns locais.
O exemplo que te dei é paradigmático,se a tua rua tem uma faixa de rodagem,tu e os teus vizinhos nao pedem nada a ninguem o governo lembra-se e coloca lá outra faixa,tu até podes comentar com eles "ya o governo foi fixe,assim até que fica mais bonito..." mas depois se te disserem que vais ter que a pagar não vais achar grande piada,não é verdade ?

Como disse,estoume a ***** para isso,fui a paços de ferreira,a espinho muitas vezes e ia sempre bem pela nacional,se á AE e posso poupar tempo uso,se tenho que pagar,não uso.
Se ninguem pediu melhorias na estrada que já tem dezenas de anos(o nó porto/viana) e estava muito bem como estava quem o mandou mexer naquilo que esta bem ?! Eu não fui,concerteza.

Compreendo a situação que coloca e considero ilógica que assim suceda, aliás a exemplo do que se passou no troço entre Torres Vedras e Bombarral onde a Nacional era tão mázinha que os protesto foram ouvidos e a Nacional rectificada e completamente arranjada, ainda agora entre o Bombarral e Caldas da Rainha o trço da A8 é completamente gratuito. Se houvesse alternativa com condições e qualidade certamente já seria pago.

O que eu quis referênciar é que de uma forma geral o partido agora no Governo nunca cumpriu ou executou o que apregoou no que toca a ás politicas de pagamentos ou abolição de portagens.

citação:Originalmente colocada por Joao_Paulo

... Agora imagiem os camiões a fugir pelo centro para não pagarem portagens... e os autocarros???!!!... não podem, porque é proibida a sua circulação nessa rua!!

Vai ser lindo o trânsito na N13 vai...

Cambada de F D P's!!

Back