Obesidade sai cara... muito cara

citação:Originalmente colocada por Avant

citação:Originalmente colocada por sgarcsa

Compreendo e respeito a opinião, mas não concordo..iriamos então discriminar os diabéticos-não-insulino-dependentes magros dos gordos ?..

Se fosse magro teria comparticipação a 100% , o que não aconteceria se fosse obeso...não podemos dividir os diabéticos entre gordos e magros..até porque (penso eu) não têm relação directa com o facto de necessitarem de antidiabéticos orais ou insulina..

Não há diabéticos tipo 2 magros. Ou melhor, há, mas não vamos por aí, são situações muito raras e especiais - uns são na verdade tipo 1 de aparecimento tardio, incorrectamente diagnosticados como tipo 2 e precisam é de insulina, e outra situação muito rara (nunca vi nenhum), que é um síndrome genético chamado MODY, onde o pâncreas tem dificuldade em secretar insulina, e esses sim, respondem muito bem aos antidiabéticos orais.

A minha opinião em não comparticipar a 100% os antidiabéticos orais baseia-se numa questão de justiça. Não é para "castigar" os gordos, mas explica-me lá porque é que os diabéticos obesos têm direito a medicamentos de graça para a sua doença, e um alcoólico cirrótico ou um fumador bronquítico têm que pagar a sua parte?

Nos dois casos que referiu, ambos advêm de um persistente estilo de vida (hábito) incorecto,ou porque ingeriam bebidas alcoólicas em excesso ou porque fumavam em demasia..os diabéticos não o são por comerem demasiado,mas sim por o fazerem mal..sendo considerada doença crónica (penso que a comparticipação tem por base a cronicidade das doenças(?))..embora a sua comparação seja bastante pertinente..

citação:Originalmente colocada por Nephilim

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

citação:Originalmente colocada por Duro

a cura para a malária nao interessa nada...
Não sejas mauzinho...

A cura para a malária faz-se por erradicar os mosquitos que a transmitem. Por isso, a OMS está outra vez a recomendar o uso do DDT. Verdade. :)

É bom que comecemos a pensar que este problema não é só dos africanos.
Com as alterações climáticas, o norte de África e talvez o sul da Europa podem muito bem vir a sofrer deste problema gravíssimo..
E o Algarve não fica muito longe de Marrocos..

O problema da obesidade é muito importante e não é só problema dos americanos. As nossas crianças estão cada vez mais gordas.
Com a obesidade vem não só os problemas físicos, mas também os psicológicos (bem mais incapacitantes e dificeis de tratar).
Aliás, vi há pouco numa notícia que pela primeira vez na evolução humana, a esperança média de vida pode baixar 5anos devido à obesidade..

citação:Originalmente colocada por MariaR
Já agora porque é que o exemplo da gordalhufa tinha de ser feminina?

Porque é um caso verídico que passou na televisão (SIC e TVI) de uma senhora com cento e muitos quilos que nem se podia mexer, coitada (como é que ela fazia para ir à cozinha enfardar), e que escandalosamente não tinha podido ser operada num hospital público, para pôr a milagrosa banda gástrica, porque a mesa de operações... não estava preparada para aguentar com um doente tão pesado????

Eu também gostava muito de comer tudo o que me apetece. Adoro doces e chocolates. Sou um perdido pelos hamburguers do McDonalds e por molhos. Mas paciência, não pode ser... só de vez em quando. Quem come como um alarve sem pensar nas consequências... que aguente, é o que eu tenho a dizer. Isso da obesidade ser uma doença, tenho uma opinião muito própria. Normalmente os obesos entram num ciclo vicioso de frustrações pessoais e sociais, em que o único prazer que tiram é de comer em excesso. É preciso força de vontade para saír disso, e infelizmente nem todos conseguem. Nutrição? Posso estar meia hora a falar de nutrição, em fazer 6 refeições ao dia, em não comer pão ou sobremesa às refeições, não comer fritos nem açucares simples, comer leguminosas e vegetais, mais peixe do que carne, etc, etc, que na próxima consulta vêm na mesma ou mais gordos... Não é com o encaminhamento para "consultas" que se resolve o problema. O problema está em casa das pessoas. E por falar nisso, a maioria das obesidades genéticas, não o são. São apenas hábitos alimentares ERRADOS aprendidos e transmitidos desde muito cedo nas famílias...

citação:Originalmente colocada por yaris

A obesidade pode ser provocada por um problema hormonal e como tal, deveria ser tratada de outro modo e não ser considerada apenas pelo factor alimentação.

Em 100 obesos, 1 tem um problema hormonal....
As "hormonas" são desculpa para muita coisa...

Porque é um caso verídico que passou na televisão (SIC e TVI) de uma senhora com cento e muitos quilos que nem se podia mexer, coitada (como é que ela fazia para ir à cozinha enfardar), e que escandalosamente não tinha podido ser operada num hospital público, para pôr a milagrosa banda gástrica, porque a mesa de operações... não estava preparada para aguentar com um doente tão pesado????

Eu também gostava muito de comer tudo o que me apetece. Adoro doces e chocolates. Sou um perdido pelos hamburguers do McDonalds e por molhos. Mas paciência, não pode ser... só de vez em quando. Quem come como um alarve sem pensar nas consequências... que aguente, é o que eu tenho a dizer. Isso da obesidade ser uma doença, tenho uma opinião muito própria. Normalmente os obesos entram num ciclo vicioso de frustrações pessoais e sociais, em que o único prazer que tiram é de comer em excesso. É preciso força de vontade para saír disso, e infelizmente nem todos conseguem. Nutrição? Posso estar meia hora a falar de nutrição, em fazer 6 refeições ao dia, em não comer pão ou sobremesa às refeições, não comer fritos nem açucares simples, comer leguminosas e vegetais, mais peixe do que carne, etc, etc, que na próxima consulta vêm na mesma ou mais gordos... Não é com o encaminhamento para "consultas" que se resolve o problema. O problema está em casa das pessoas. E por falar nisso, a maioria das obesidades genéticas, não o são. São apenas hábitos alimentares ERRADOS aprendidos e transmitidos desde muito cedo nas famílias...

Aqui concordo consigo .:)

Eu há uns anos fiz um trabalho de investigação sobre obesidade e actividades de vida diárias,e constatàmos que o principal problema está em casa..

100% correcto.

Lembro-me de ver há uns anos um documentário ou reportagem sobre obesidade e havia um miudo de uns 10 anos que estava muuiito gordo. Foram com ele a uma consulta, depois a casa, à escola para ver as refeiçoes que fazia tipicamente. Resultado: ficou a familia toda de dieta porque senao era impossível mudar os hábitos alimentares do puto. Os pais também eram gordos com'o raio. Normalmente dir-se-ia que era uma questao de genética e pronto... nao, eles comiam era todos mal...

E essa é muitas vezes a soluçao para o problema. Nao adianta 1 pessoa esforçar-se para fazer dieta e comer de forma saudável se à sua volta todos continuam na mesma javardice de sempre e pior, isso significa que vai ter acesso aos mesmos alimentos de sempre e nao resistirá à tentaçao.

citação:Originalmente colocada por Nephilim

Eu tb se fosse comer tudo o que apetece tambem já tinha rebendado:D

Tenho que controlar mesmo assim ainda tenho uns 5 kilos a mais do peso ideal.

Ser gordo para mim era só eu comer o que me quisesse[8D]
se não o sou é pk tento passar alguma "fominha" tem de ser:(

custa mas é a unica solução para não ganhar peso.:)

Acho mal teres de passar essa "fominha" uma vez que existe muitas alternativas em termos de alimentaçao em que nao precisas de passar por isso... acredita ;)

E desporto, ninguém fala, de como é essencial fazer desporto para manter uma boa forma fisica!
Até se pode cometer execesso, desde k depois se gaste o k se comeu.

citação:Originalmente colocada por Gugul

E desporto, ninguém fala, de como é essencial fazer desporto para manter uma boa forma fisica!
Até se pode cometer execesso, desde k depois se gaste o k se comeu.
Queres dizer, exercício físico... :)

Comungo com os argumentos apresentados, porém conheço pessoas, que apesar de conhecerem todas as regras alimentares correctas, não o fazem.
Eu como para viver e não vivo para comer. Em consequência até à data não sei o que são doenças de espécie alguma, especialmente de natureza alimentar.

Mas caramba, apesar de não ser profissional da saúde, consigo perceber que uma pessoa que sozinha não consegue ver a comida de forma racional, precisa de ajuda, ou NÂO?
Porque será que a obesidade está associada às pessoas de menor condição sócio-económica?
Há pouco tempo ganhei algum peso como consequência de alguns hábitos alimentares diferentes e porque decidi aceitar os jantares prometidos a amigos, familiares e conhecidos. Conclusão, abusei e deixei de seguir a minha rotina alimentar. Para os que não estavam habituados a ver-me mais cheinha, chegaram a perguntar-me se estava doente. Oh! Que chato!!!! Mas, voltei ao normal. Porquê? Porque para mim não é difícil. Até foi interessante verificar que a alteração do nosso peso provoca comportamentos estranhos nas pessoas. Quando nos veêm com certas medidas não aceitam que possamos ser diferentes, mesmo que não seja muito diferente. Bom, mas isso não é para aqui chamado.

Mas existem pessoas para quem a comida funciona como mecanismo de compensação. Devemos castigar estas pessoas ou fazer-lhes ver que podem ser encontrados outras formas de compensação para as suas frustações? Afinal o médico do centro de saúde não deveria ter um papel preventivo neste ponto? Ajudar quem precisa e da forma que precisar. O médico só serve para diagonisticar febre, gripe e, sei lá mais o quê? E os factores que afectam as pessoas e não são aparentemente tão visiveis?

Acredito que para tudo na vida há solução. Não julgo as pessoas nem as suas motivações, indepentenmente de nem sempre concordar com elas.

Acham que um obeso goste de ter que viajar em 1.ª classe, porque de outra forma não cabe nos bancos?

Vão agora convencer-me que para estas pessoas é fácil decidir o que comer e quando comer? Onde está a responsabilidade social das organizações competentes?

Claro, devemos ser nós próprios a fazer o que mais e melhor nos convém, mas será que todos têm essa capacidade? Não sei!

Se tratar as consequências da obesidade requer muitos recursos, porque não ajudar quem precisa e não chamar de gordalhufa? Mas claro, eu apenas tento colocar-me no papel daqueles que não conseguem, comer racionalmente.

citação:Originalmente colocada por Duro

100% correcto.

Lembro-me de ver há uns anos um documentário ou reportagem sobre obesidade e havia um miudo de uns 10 anos que estava muuiito gordo. Foram com ele a uma consulta, depois a casa, à escola para ver as refeiçoes que fazia tipicamente. Resultado: ficou a familia toda de dieta porque senao era impossível mudar os hábitos alimentares do puto. Os pais também eram gordos com'o raio. Normalmente dir-se-ia que era uma questao de genética e pronto... nao, eles comiam era todos mal...

E essa é muitas vezes a soluçao para o problema. Nao adianta 1 pessoa esforçar-se para fazer dieta e comer de forma saudável se à sua volta todos continuam na mesma javardice de sempre e pior, isso significa que vai ter acesso aos mesmos alimentos de sempre e nao resistirá à tentaçao.

Afinal houve havia uma consulta!:D

Voltar
Superior