Aborto.. Sim ou Não? REFERENDO DIA 11/02/2007

citação:Originalmente colocada por mundano

citação:Originalmente colocada por pensante

Cada um é livre para tomar decisões sobre a própria vida,
não sobre a vida de outra pessoa.

Mas desde quando é que um feto de 8 ou 10 semanas passou a ser uma pessoa?
Pois,o coitado do feto não tem possibilidades de dizer
se quer viver ou morrer,mas eu acho que ninguém quer
morrer...

citação:Originalmente colocada por mcabral

citação:Originalmente colocada por carrega-lhe

Para mim um caso extremo é uma violação, por exemplo...;)[:o)]
Seria a única maneira de eu concordar com o aborto;)
Ah, tomar a pílula do dia seguinte também pode ser um aborto...[xx(];)

Por essa lógica de ideias interromper o coito também é um aborto...;)

O que eu quis dizer, a menos que esteja errado, é que se a pílula do dia seguinte for tomada já tarde, na prática já se formou uma vida que vai ser morta[xx(].
Ou seja, isso de interromper o coito não tem nada de aborto;)

cinco razões para que os portugueses votem "não" no referendo sobre o aborto, a primeira das quais ligado ao facto de o ser humano estar "presente desde o início da vida, quando ela é ainda apenas embrião e que o aborto provocado é sempre uma violência injusta contra um ser humano, que nenhuma razão justifica eticamente".

Em segundo, a legalização não é o caminho para resolver o drama do aborto clandestino. A luta contra este drama social deve empenhar todos e passa por um apoio decisivo às mulheres em condições difíceis e pela dissuasão de todos os que intervêm lateralmente no processo, muitas vezes,com meros fins lucrativos.

Em terceiro lugar, não se está perante uma mera "despenalização", mas sim de uma "liberalização legalizada", porque considera estar a criar-se um direito cívico, de recurso às instituições públicas de saúde, preparadas para defender a vida e pagas com dinheiro de todos os cidadãos.

"Penalizar" ou "despenalizar" é uma questão de direito penal e as mulheres que passam por um aborto precisam mais de um tratamento social do que penal, frisa.

A quarta razão- o aborto não é um direito da mulher. A mulher tem o direito de decidir se concebe ou não e, a partir do momento em que gera uma vida, tem obrigação de a proteger e defender.

Por fim,o aborto não é uma questão política, mas de direitos fundamentais, sendo o respeito pela vida o principal fundamento da ética.

a lei sobre a qual os portugueses vão ser consultados em referendo, a ser aprovada, seria mais um caso em que aquilo que é legal não é moral.

O que vale é que o seu raciocinio é tal qual o seu nome aqui no forum "pensante".

morrer...

O Sr. pensante tem uma boa linha de pensamentos que na realidade não convencem ninguem.

morrer...

Ninguém quer morrer?

Então pq é que a taxa de suicidios continua a aumentar? Então pq é que um amigo meu se atirou da 25 de abril há uns anos? Era pq queria viver?

Não acham que é injusto para uma crinaça vir a um mundo que não a quer? A uns pais que não a querem? Ou a um mundo de pobreza e sem qq qualidade de vida?

mas já repararam tb que na pergunta que vai a referendo só se vê o direito da mulher?? entao e se por acaso o Pai quiser quiser que a mulher nao faça o aborto?? Como é que se decide isso?;)

"Sou a favor de as pessoas têm o direito de escolher." - Reformulando a resposta... Por um lado sou contra mas por outro acho que pessoas devem ter o direito de escolha.

Não se esqueçam, mesmo não tendo lido os post todos por iss não sei se referiram isso, que mesmo o aborto seja despenalizado já aconteceu em outros paises o médicos nos hospitais se recusarem a faze-lo.

citação:Originalmente colocada por 911_Turbo

mas já repararam tb que na pergunta que vai a referendo só se vê o direito da mulher?? entao e se por acaso o Pai quiser quiser que a mulher nao faça o aborto?? Como é que se decide isso?;)
Será que tb podes obrigar uma mulher a carregar um filho durante 9meses, a ter de dar á luz (onde há sempre perigo) pq o pai quer o filho?

(atenção que não estou a dizer que deve ou não deve. Mas é complicado)

cinco razões para que os portugueses votem "não" no referendo sobre o aborto, a primeira das quais ligado ao facto de o ser humano estar "presente desde o início da vida, quando ela é ainda apenas embrião e que o aborto provocado é sempre uma violência injusta contra um ser humano, que nenhuma razão justifica eticamente".

Em segundo, a legalização não é o caminho para resolver o drama do aborto clandestino. A luta contra este drama social deve empenhar todos e passa por um apoio decisivo às mulheres em condições difíceis e pela dissuasão de todos os que intervêm lateralmente no processo, muitas vezes,com meros fins lucrativos.

Em terceiro lugar, não se está perante uma mera "despenalização", mas sim de uma "liberalização legalizada", porque considera estar a criar-se um direito cívico, de recurso às instituições públicas de saúde, preparadas para defender a vida e pagas com dinheiro de todos os cidadãos.

"Penalizar" ou "despenalizar" é uma questão de direito penal e as mulheres que passam por um aborto precisam mais de um tratamento social do que penal, frisa.

A quarta razão- o aborto não é um direito da mulher. A mulher tem o direito de decidir se concebe ou não e, a partir do momento em que gera uma vida, tem obrigação de a proteger e defender.

Por fim,o aborto não é uma questão política, mas de direitos fundamentais, sendo o respeito pela vida o principal fundamento da ética.

a lei sobre a qual os portugueses vão ser consultados em referendo, a ser aprovada, seria mais um caso em que aquilo que é legal não é moral.

Percebo, apesar de não concordar, os teus argumentos. Deixo-te só uma questão, relativa ao teu ponto número 4: entendo que queres dizer que a mulher pode, por exemplo, usar a pílula, pois está a decidir que não quer conceber. Agora pergunto-te: se este método falhar e ela realmente engravidar (apesar de pouco provável, pode acontecer), poderá recorrer ao aborto neste caso específico?

LIBERDADE? alguém sabe o que é? Se para tanta coisa se usa a palavra liberdade, porque não usa-la aqui? Cada um deve ser livre de escolher o que quer, repugna-me mais ver prustitutas, ladrões, drogados, e outros miseráveis na sociedde, que roubam e matam pessoas com" a consciencia ja formada", do que uma mãe que tira um fecto, ainda inconsciente sem noção da realidade... Porque se formos a ver ao usar preservativo e pilula também esta-mos a privar um ser à vida! E a pilula do dia seguinte? So vota não que não têm noção da realidade,porque quem diz que se esta a tirar uma vida humana, diga-me se ao usar metodos contracetivos, também não se tiram vidas humanas? E não os usam? É so o modo como se vêm as coisas!!!

citação:Originalmente colocada por samuel18

LIBERDADE? alguém sabe o que é? Se para tanta coisa se usa a palavra liberdade, porque não usa-la aqui? Cada um deve ser livre de escolher o que quer, repugna-me mais ver prustitutas, ladrões, drogados, e outros miseráveis na sociedde, que roubam e matam pessoas com" a consciencia ja formada", do que uma mãe que tira um fecto, ainda inconsciente sem noção da realidade... Porque se formos a ver ao usar preservativo e pilula também esta-mos a privar um ser à vida! E a pilula do dia seguinte? So vota não que não têm noção da realidade,porque quem diz que se esta a tirar uma vida humana, diga-me se ao usar metodos contracetivos, também não se tiram vidas humanas? E não os usam? É so o modo como se vêm as coisas!!!

Não deixas de ter razão. Os defensores cegos do não, da defesa da vida como principio fundamental, deviam, se querem ser coerentes, recusar qualquer tipo de método de contracepção, uma vez que estes também vão alterar o resultado natural de uma relação sexual, e acabar com uma potencial vida.

morrer...

És a favor que uma mulher seja presa se praticar um aborto?

Outra coisa, parece que colocas um feto (ou quererás dizer antes embrião?) no mesmo plano de direitos de alguém que já tenha nascido.

Ou seja.... há diferença para ti no valor da vida humana entre um embrião, feto e uma criança de 2 anos????

Se não há, então uma mulher não devería ser presa por prática de homicídio (e não de aborto)?

Como já tenho dito, sou totalmente contra o aborto, mas tb sou totalmente contra que hajam mulheres presas por o praticar.

Tantas opções... Isso vai diluir os resultados em numeros pouco interessantes. Mais valia por ai a pergunta do referendo e depois cada um que desenvolvesse as razões na resposta... Enfim.. Assim essas perguntas não fazem sentido.

Concordo exactamente contigo!

E de uma vez por todas!! Este referendo não pergunta às pessoas se elas concordam com o aborto, pergunta se queremos a despenalização (ou seja, parar de julgar as mulheres que cometem abortos e manda-las para a cadeia)

mas a verdade é que não havendo penalização, qq pessoa pode fazer e ninguém pode dizer nada em contra. Logo não é uma despenalização, mas sim uma liberalização.

Tal como diz o Arrow, se entrarmos na fase da liberalização (:)) as pessoas, a quem importa a tomada de decisão, podem decidir por si mesmas. ;)

E não andarem aqui uns a chorar pelos outros.

Recomendo a leitura do "Freakonomics" do Economista Steven Levitt e do Jornalista do New York Times Stephen J. Dubner, bem de outros escritos de Levitt como o "impacto do aborto legalizado no crime"

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

mas a verdade é que não havendo penalização, qq pessoa pode fazer e ninguém pode dizer nada em contra. Logo não é uma despenalização, mas sim uma liberalização</u>.

Tens razão. [:p]:)

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

Recomendo a leitura do "Freakonomics" do Economista Steven Levitt e do Jornalista do New York Times Stephen J. Dubner, bem de outros escritos de Levitt como o "impacto do aborto legalizado no crime"

Thanks. [8D]

Cá para a minha ideia este será o ultimo referendo para muitos anos(...)

Isso é porque cá, algum politico ilumidado no pós 25-Abril achou que somos uns atrasadinhos mentais e então não podemos votar em mais de uma coisa no mesmo dia, senão o cerebro rebenta [8].

No dia em que esta parte da constituição ser alterada e passar a ser possivel consultas populares no dia das eleições, as taxas vão concerteza melhorar.

Quando ao tópico, sou a favor, ouvi disser que diminui a criminalidade
[8)]

Sou contra, salvo raras excepções.
Acho muito bonito dizerem que a mulher é que tem o direito de decidir, e a vida que se gerou dentro dela, não tem direitos?
Esta questão só existe, a meu ver e na maior parte dos casos (excluam a violação, abusos, etc) por falta de formação pessoal e carácter. Há varias formas de evitar uma gravidez. Como seres humanos temos direitos e deveres. Devemos todos ter o sentido da responsabilidade. A sociedade está cada vez mais doente, todos lutamos pelos nossos direitos e esquecemo-nos que também temos deveres.
Muito se fala da liberdade mas esquecem-se que a liberdade de cada um termina onde começa a do outro.

Back