Saab 9.5 Sportwagon Vector 1.9 TiD=DESILUSÃO!

Em termos estéticos gosto bastante do Saab... Mas se me propusessem um 9-5 e um, por exemplo, 320d, nem havia mts dúvidas.

citação:Originalmente colocada por manucas

citação:Originalmente colocada por DêCêIi

Com que então há carros de marcas mais baratas com o mesmo tipo de interiores [?] :D :D :D

Está bem abelha...
`
É que nem duvides. E dou-te 3 exemplos rapidos que não os do post anterior:
Accord SW 2.2CTDI 41.000E
Avensis SW 2.2 D4-D 42.000E
Passat SW 2.0 TDI 43.000
E nem vou entrar em detalhes como o motor, o espaço interior, ... ficamos só pelos interiores. Apesar das cores escuras e tablier alto e imponente do Saab, que dá logo um ar tremendo de importância a quem lá se senta, se quiseres ter atenção a pormenores como pilares, portas, encaixes, não é melhor seguramente que os 3 que disse atrás.
Desses três, qual (ou quais) têem a chave entre os bancos [?]

Qual aquele que tem o painel de bordo virado para o condutor [?]

Com que então há carros de marcas mais baratas com o mesmo tipo de interiores [?] :D :D :D

Está bem abelha...
`
É que nem duvides. E dou-te 3 exemplos rapidos que não os do post anterior:
Accord SW 2.2CTDI 41.000E
Avensis SW 2.2 D4-D 42.000E
Passat SW 2.0 TDI 43.000
E nem vou entrar em detalhes como o motor, o espaço interior, ... ficamos só pelos interiores. Apesar das cores escuras e tablier alto e imponente do Saab, que dá logo um ar tremendo de importância a quem lá se senta, se quiseres ter atenção a pormenores como pilares, portas, encaixes, não é melhor seguramente que os 3 que disse atrás.
Desses três, qual (ou quais) têem a chave entre os bancos [?]

Qual aquele que tem o painel de bordo virado para o condutor [?]
Não me digas q esses pormenores valem 10000E?
E qual deles têm os botões vidros electricos entre os bancos, numa solução nada pratica e já mtos anos comprovadamente nada ergonómica?
Ou que soluções como sensores de estacionamento, retrovisores recolhiveis electricos, farois de xenon e retrovisor antiencadeamento, já corriqueiros em mtas marcas, pagas 2500E como extras? E a versão que conduzi não era a base, era a Vector

O 9-5 está velho e acabado.
Nunca foi nenhuma referência no segmento e agora ainda o será menos.
O consumidor não é totalmente parvo e se esse Saab fosse uma maravilha concerteza venderia muito mais.
Por alguma razão o stand da Saab em Braga faliu, entre outras razões, excesso de vendas não foi de certeza...

Cumprimentos

citação:Originalmente colocada por Bolide

Desses três, qual (ou quais) têem a chave entre os bancos
Fiat Croma [}:)][:p] E até tem o mesmo motor. [}:)][:p]
Oh meu, lê melhor... É que essa não está na lista...

Há coisas que num SAAB valem esses 10.000 €.

E qual deles têm os botões vidros electricos entre os bancos, numa solução nada pratica e já mtos anos comprovadamente nada ergonómica?
Diz isso à BMW...

Ou que soluções como sensores de estacionamento, retrovisores recolhiveis electricos, farois de xenon e retrovisor antiencadeamento, já corriqueiros em mtas marcas, pagas 2500E como extras? E a versão que conduzi não era a base, era a Vector
Isso também é corriqueiro num BMW ou é (quase) tudo pago à parte [?]

]E qual deles têm os botões vidros electricos entre os bancos, numa solução nada pratica e já mtos anos comprovadamente nada ergonómica?
Diz isso à BMW...
Também demorou a alterar em especial no Serie 3 mas JÁ alterou no E90. O anterior Serie 5 já tinha os comandos nas portas. Mas estás a dizer que se deve pagar mais pelos maus detalhes? [:p]

Há coisas que num SAAB valem esses 10.000 €.

Talvez a tradiçao ou nome. Há, de facto marcas ou nomes que se pagam bem. Olha o Tostão, ou Vintem, Centimo ou lá como se chama, dos Morangos...

Diz isso à BMW...

E a BMW terá que ser referência em tudo? Botões na zona entre os bancos são ergonomicamente incorrectas e pouco praticas, ainda que aparecam num RR

Isso também é corriqueiro num BMW ou é (quase) tudo pago à parte [?]
Não sei se reparaste mas estavamos a falar de marcas mais baratasA politica da BMW é outra...

Diz isso à BMW...
Não há nenhum BMW actual com os comandos dos vidros entre os bancos.

Diz isso à BMW...

Precisamente por ser pouco ergonómico e uma maneira de poupar guito nos botões na porta do condutor (que leva sempre pelo menos o do condutor e passageiro e às vezes os de trás) é que a BMW de há uns anos para cá acabou com isso e passou a meter nas portas como todos os outros fabricantes.

Cumprimentos

Experimenta uma versão a gasolina e pré-restyling e verás que mudas de ideias...;) o "novo" 9-5 é basicamente o mesmo carro que foi lançado há quase 10 anos e ainda por cima as alterações que fizeram (estética e materiais) foram para pior... alem disso os diesel são para esquecer... apesar disso continua a ter pequenos pormenores que não encontras em mais nenhum automovel e que fazem o condutor de um saab sentir-se "especial" ;)

Lá está, eu se pudesse dar 50000E pela carrinha Saab, certamente me sentiria especial. Não sei se pela exclusividade, pela tradição, por se verem poucas, por supostamente ser um produto nórdico,...
Mas tb seria um comprador especialmente superficial, para não chamar irresponsavel, que é mais pesado, para optar por aquele carro, com opções muitissimo melhores, e mais baratas (ou pelo mesmo preço mas mais actuais), tendo em conta pormenores de exclusividade como tablier virado p condutor, chave entre os bancos, ou sei lá que mais.
O carro tem que valer o dinheiro pelo equilibrio de qualidades e não porque é marca X ou tem uma chave XPTO...

Pois... o problema é mesmo teres experimentado o motor diesel... os saab são tradicionalmente carros a gasolina c/ turbo que a meu ver perdem muito com a adopção dos motores a diesel... a embraiagem é muito mais dura, cx idem aspas, motores bastante mais ruidosos, (muito) mais lentos... se tivesses experimentado a Aero tenho a certeza que virias com outra ideia ;) Os modelos da saab aguentam-se no activo mais tempo do que a maioria das outras marcas e isso também é um reflexo de que o carro é bom senão não continuava a vender... ;)
Mas lá está... a diesel é para esquecer [:p]

citação:Originalmente colocada por fernas
Os modelos da saab aguentam-se no activo mais tempo do que a maioria das outras marcas e isso também é um reflexo de que o carro é bom senão não continuava a vender... ;)
mas a saab vende? [}:)] pouco mais vende que a lancia e esta está quase moribunda...

citação:Originalmente colocada por Luis Capelo
mas a saab vende? [}:)] pouco mais vende que a lancia e esta está quase moribunda...

A saab não é uma marca generalista que faz carros para as massas nem é esse o público alvo dos clientes da saab... Esse é o objectivo, por exemplo, de marcas generalistas como a VW, que aliás foi lançada com o objectivo de ser o "carro do povo" (por isso é que o Phaeton foi um fiasco, fizeram um carro para uma clientela alvo que não a sua...). Assim, cada marca tem o seu "nicho" e o da saab sempre foi pequeno e limitado, e a paga disso são as dificuldades porque tem passado pois num mundo cada vez mais competitivo e em que os lucros falam mais alto cada vez há menos espaço para a diferença... mas para já não deve morrer, o 9-3 tem tido bastante sucesso (tanto com o sportsedan como a carrinha e o cabrio, especialmente nos EUA para onde sempre vendeu muito) por isso vai-se aguentando ;)

citação:Originalmente colocada por fernas

citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

A saab não é uma marca generalista que faz carros para as massas nem é esse o público alvo dos clientes da saab... Esse é o objectivo, por exemplo, de marcas generalistas como a VW, que aliás foi lançada com o objectivo de ser o "carro do povo" (por isso é que o Phaeton foi um fiasco, fizeram um carro para uma clientela alvo que não a sua...). Assim, cada marca tem o seu "nicho" e o da saab sempre foi pequeno e limitado, e a paga disso são as dificuldades porque tem passado pois num mundo cada vez mais competitivo e em que os lucros falam mais alto cada vez há menos espaço para a diferença... mas para já não deve morrer, o 9-3 tem tido bastante sucesso (tanto com o sportsedan como a carrinha e o cabrio, especialmente nos EUA para onde sempre vendeu muito) por isso vai-se aguentando ;)
Como eu comecei a dizer, no inicio do tópico, a Saab tb tinha um significado particular para mim, de marca à parte. Mas nunca tinha conduzido nenhum. A desilusão veio por ter achado que é um automovel "normal", ao nivel de outros que já tive oportunidade de conduzir.

Claro que o motor influenciou-me negativamente. Arrisco a dizer que o TDCI da minha carrinha é mais performante! Agora não entendo porque a Saab, tal como a Volvo, mesmo mantendo a exclusividade, não actualiza o modelo (eles até tem o exemplo do 9.3.que tem sido de sucesso).

Vemos outras marcas (a nova S80 é um exemplo: pouco mudaram mas mudaram bem) que investem no design, que se actualizam. A 9.5 pareceu-me completamente fora do melhor que se faz actualmente, e digo isto com pena, acreditem. A outro nivel, faz-me lembrar a Primera SW: marca com alguns predicados, em que o modelo foi um "flop", motores desajustados e nem sequer se vislumbra uma substituição... Não se percebe.

Back