Já Está - Transformação a GPL - Surgem Duvidas

citação:Originalmente colocada por LM

NIGHTBOY

Não é obrigatório usar pneu suplente. A única obrigatoriedade que existe é apenas no caso de o transportar, tem de estar com o piso conforme a lei.

Pode usar a roda de emergência se conseguir arranjar uma que sirva no seu carro. Eu optei por deixar o pneu em casa e andar com um kit anti-furo. Já não tinha furos aí há uns dez anos e como a sorte tem continuado do meu lado vou continuar.

Eu sei q não tenho de o ter, mas eu n tenho muita sorte com os furos... prefiro não ficar apeado.

NIGHTBOY

O barulho a que deve ter atenção é ao chiar da bomba de água quando começa a ficar gripada. É fácil de identificar.

Normalmente eles adaptam no buraco do pneu o maior depósito possível e apesar de parecer que pode levar um de maior diâmetro, isso significa também maior altura e pode a profundidade disponível não dar para mais.

O meu leva 40 litros úteis e dá-me sempre para 400Km. Levar mais meia dúzia de litros não traz grande vantagem.

Uma questão então, tipo, ja fiz 260kms com o meu e constato o seguinte problema com as luzes do sistema... de vez em quando tão 3 acessas, dps 4, depois duas, depois novamente 3... sempre em patamar. dá ideia que se é um sistema de boia puro e simples que algo ta mal ou entao ele gere a coisa também consoante o tipo de condução e vai dando uma suposta autonomia? Ele com 260kms feito já tá entre a primeira e a segunda luz, o que me faz estimar uma autonomia de 320 kms para os 42 litros que levou o que dá 13 litros de média, é um bocado. tb ainda é o primeiro depósito.

[/quote]

NIGHTBOY

Há um cuidado a ter. Apesar de gastar pouca gasolina, deve ter sempre a suficiente para não deixar a bomba de gasolina a descoberto, pois ela foi feita para trabalhar submersa. Convém também de vez em quando andar alguns Km a gasolina, para fazer o sistema funcionar.

Tenho por hábito andar com o depósito meio cheio, é o suficiente para não ter de andar preocupado com o abastecimento e de 2 e 2 depósitos a GPL faço 10 ou 15Km a gasolina em estrada.

O consumo só deve estabilizar após mais ou menos 1000Km, é o tempo suficiente para as câmaras ficarem limpinhas do carvão. O instalador deverá aí para os 1500Km fazer uma afinação.

De 20000 em 20000 tem de trocar o filtro do GPL e se tudo lhe correr bem será a única manutenção que terá de fazer.

Obrigado pelas dicas... pensava que a afinação era ao fim do segundo deposito, mas sendo assim fico mais nas calmas.

As luzes do nível de GPL do depósito estão lá para enfeitar. Nos dois carro que tive a GPL, um aspirado e eeste a injecção essas luzes nunca indicaram nada de jeito.

Pelo que tenho lido, é uma situação absolutamente normal,resumindo, não são de fiar. O melhor é fazer o controle de consumos pelos Km percorridos.

A única maneira de controlar o consumo é deixar acabar o GPL no depósito. Por exemplo no meu ao fim de 40Km apaga a primeira luz verde e as outras apagam rapidamente. Aos 200Km, que é metade da autonomia só já está uma acesa e a encarnada da reserva acende logo a seguir.

O que poderá ser visto, é a inconstância do seu acendimento, apróxima vez que voltar ao instalador fale nisso.

Uma coisa que é vulgar acontecer durante o abastecimento, é umas bombas conseguirem meter mais GPL que outras. No meu caso que o depósito é de 40 litros úteis, entra sempre pouco mais de 40, por exemplo 40,3. Mas já aconteceu entrar 41 e também 39. Isso depende do estado de regulação da bomba, parece-me que quanto mais lento fôr o enchimento mais GPL entra. Esta variação sucede também devido à temperatura ambiente, quanto mais frio estiver mais GPL entra no depósito.

Seja qual for a situação quando a bomba dá o sinal que atingiu a pressão correcta deve-se parar independentemente dos litros que entraram. Se for uma diferença grande, tipo meia dúzia de litros é porque há avaria na bomba e deve-se avisar os proprietários.

Quando se coloca ou retira a mangueira no bocal do depósito à sempre fugas de gás. Não tem probema nehum, é apenas o gás que está dentro da mangueira é uma quantidade pequena e dissipa-se imediatamente. O barulho que fáz impressiona um pouco mas não passa disso.

Os primeiros abastecimentos são um pouco atabalhoados, mas isso acontece a todos. Se tiver alguma dúvida chame o empregado.

Bem, já fiz 430Kms e ainda não tive de reabastecer. O Instalador disse-me que tinha posto 42Litros, o que quer dizer que já tou com uma média abaixo dos 10 e ainda não acabou o deposito.

Estou deveras satisfeito, ate pq ele teve a afinar o carro e eu ainda fiz uns kms a abrir.

Apenas noto uma dificuldade ligeirissima face a gasolina no arranque em subidas acentuadas.

Indica-lhe isso quando fores fazer a próxima afinação, depois do carvão sair todo e o motor se adaptar ao funcionamento a gás. ;)

Já agora, qual é o carro? :)

Ainda bem que cada vez mais pessoas apostam no GPL, quando comprar um carro "novo", será a funcionar com este combustível!

Continuação de bons km e vai fazendo os relatos que todos gostamos de ler.

Um abraço, by Filas

É um Peugeot 307 1.4 75Cv

Neste momento só tenho pena ter sido no dia que pus o carro no GPL que o 147 de outro user do forum a venda, tinha comprado o 147 e posto esse a GPL.

Mas paciencia. Agora vou amortizar o investimento que fiz para depois começar a procurar outra viatura... onde istalar o meu kit, claro.

Esse é o mal do GPL! Depois de fazer contas à vida queremos logo uma máquina melhor porque aquilo não custa nada a alimentar. Um carro que consuma 25 litros aos 100 a GPL custa tanto como um que consuma 10 litros aos 100 a gasolina :D

citação:Originalmente colocada por eduardomaio

Esse é o mal do GPL! Depois de fazer contas à vida queremos logo uma máquina melhor porque aquilo não custa nada a alimentar. Um carro que consuma 25 litros aos 100 a GPL custa tanto como um que consuma 10 litros aos 100 a gasolina :D

Por acaso tens razão. Mas o GPL ainda faz confusão a muita gente por causa da "menor" autonomia.

Uma pessoa amiga tinha um jipe a diesel. Gastava 12L/100 de gasoleo.
Comprou um Jipe V8 a gasolina com GPL. Gasta cerca de 20L/100 de GPL ou seja gasta menos do que gastava antes com o seu jipe a diesel.
Mas como o depósito não é grande. Faz menos de 400km e está "sempre" a ir á bomba meter GPL. E queixa-se que anda a gastar muito dinheiro.

Eu até lhe perguntei, quando tinha o diesel quanto é que metia na bomba! E ele disse que metia cerca de 60€ de cada vez. Agora a GPL mete 20€ claro que se for o dobro das vezes ainda está a poupar...

Basta fazer contas.

Fui agora mesmo abastecer pela primeira vez, após 455kms fiquei sem gás.

Um bocado á nora, mas bastou ler as instrucções... claro que foi a minha gaja que as leu.

Duas situações estranhas... ele já ia nos 44,57 litros quando eu parei... não sei se aquilo "dispara" sozinho e tive medo de tar a por demais... Se o deposito é de 53 e ele só abastece 80%, o limite deveriam ser os 42,4 litros, não?

Quando tirei a pistola aquilo realmente soltou gás.... mas acho que é bastante, até fiquei com as mãos humidas... é normal?

É tudo normal,a diferença entre os 42 e os 44 litros pode ser da temperatura ou da bomba, ou ainda da válvula do depósito mal regulada.

Não tem mal nenhum os dois litros a mais, ainda sobra muito espaço de segurança, para mais o tempo está frio e o carro faz muitos Km.

O meu leva 40 litros e hoje na Repsol do Montijo meteu 41,5 noutras alturas na mesma boma só meteu 40. Não é normal mas às vezes acontece. Se tiver possibilidade da próxima vez abasteça noutra bomba só para tirar as teimas.

Quando atinge a pressão pré-determinada a bomba dá uns "esticões" suficientemente barulhentos para não haver dúvidas, é o sinal que se deve parar o abastecimento.

Quanto ao gás que sai quando se retira a mangueira, parece muito porque está à pressão e faz muito barulho, mas na realidade é uma pequena parte do que está dentro da mangueira, pois a bomba está desligada. Com a continuação dos abastecimentos vai conseguir fazer a operação mais rapidamente e minimizar a fuga.

O único perigo que esse gás que escapa pode provocar é alguma queimadura devido à temperatura muito baixa. Evita-se usando umas luvas, basta aquelas que se vendem nas lojas de ferramentas.

Já agora um conselho final, quando estiver a colocar a mangueira no bocal, não aproxime a cabeça para ver melhor. Muitas vezes acontece não ficar encaixado á primeira
e liberta gás, continua a ser a mesma quantidade insignificante, mas se atinge os olhos é muito grave. Quando estou à espera da minha vez de abastecer, não é a primeira vez que vejo esse procedimento.

Eu aproximei, n tava a perceber nada... mas como só se abastece carregando num botao da bomba... enfim, coisas de noobs.

Alguem sabe onde comprar iman para colocar o autocolante com iman? n me agrada por aquilo por cima da pintura.

Para o dístico magnético há um vendedor dos leilões do Miau. O nome é nvendas e a referência do negócio é ID. 2376107. O preço são 6.5€.

Se comprar, um conselho, quando lavar o carro retire o dístico.

Estou a ver que GPL não é um tema que gera muita conversa, o tópico está sempre lá em baixo.

Já fiz mais 150kms e tudo na mesma. :D

É melhor começar a dizer mal disto senão toda a gente quer

GPL sem duvida que é uma opçao muito viavel...

eu estou a pensar instalar GPL no meu carro, mas e preciso é ter dinheiro.. vida de estudante nao é facil. lol

percas de potencia notaste? e o espaço na bagageira que ocupa, nao te faz muita diferença?

não sei qual é o mal de ter o autocolante na pintura.
está fixo, não é passível de ser roubado (como o magnético), e se deixar alguma marca na pintura também não faz grande diferença - alguma vez na vida alguém vai comprar o carro e tirar-lhe o sistema GPL, e ainda preocupar-se pela eventual marca no parachoques? enfim...

citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

não sei qual é o mal de ter o autocolante na pintura.
está fixo, não é passível de ser roubado (como o magnético), e se deixar alguma marca na pintura também não faz grande diferença - alguma vez na vida alguém vai comprar o carro e tirar-lhe o sistema GPL, e ainda preocupar-se pela eventual marca no parachoques? enfim...

Pois um antigo colega de escola também tinha o autocolante de GPL no jipe dele, um dia alguém muito invejoso decidiu tentar arrancar aquilo. E depois para tirar o resto? Andava ele com a mangueira e eu com uma espátula dentro de um pano a tentar tirar o autocolante e a cola! [8)]

por essa lógica nunca poderás deixar o carro na rua, porque além do autocolante do gpl, tens todos os disticos e restantes peças que dão para "tentar arrancar".

não é por aí.

Back