Não entendo como é que alguém tem projecto e anda a pedir conselhos sobre isolamentos e materiais... Isso cabe ao projectista definir e reunião com os clientes.
citação:Originalmente colocada por SilverArrow
Não entendo como é que alguém tem projecto e anda a pedir conselhos sobre isolamentos e materiais... Isso cabe ao projectista definir e reunião com os clientes.
citação:Originalmente colocada por Nephilim
olha que nem sempre...
um projecto de arquitectura não tem necessariamente que definir todo o material e as tecnicas aplicadas.
embora na memoria descritiva fale de material nada é ao pormenor![]()
Eu sei, mas um bom arquitecto não "atira" para cima do cliente todas as escolhas de materiais... Pq o cliente não tem qualquer tipo de conheciemnto nessa área. e vai acabar por ser enganado pelo construtor que lhe vai vender gato por lebre. Farto destas histórias estou eu.
citação:Originalmente colocada por PDCouto
Neph, não li em lado nenhum que ele já tem projecto...
se ele quer contruir +e pk tem projecto...pois sem ele actualmente não se pode construir, pois tornaria inviavel a colocvação de luz e agua etc...![]()
Não fazia ideia! [}]
citação:Originalmente colocada por Hugo Pereira
Outra coisa, já pensaste em mandar fazer uma casa de madeira? Não é pré-fabricada, é de madeira a sério mesmo (tipo http://www.logdomus.pt/ )
PDCouto, estas casas de madeira não cumprem com os requisitos da nova legislação, logo não devem ser utilizadas.
Ele já tem projecto, logo já tem os materiais e tipo de construção definido.
Eh pá, esclarece-me porque eu ando "tolo" com uma tipo esta: http://www.rusticasa.pt/ (clika em Casas e escolhe a da esquerda).
Eu sei, mas um bom arquitecto não "atira" para cima do cliente todas as escolhas de materiais... Pq o cliente não tem qualquer tipo de conheciemnto nessa área. e vai acabar por ser enganado pelo construtor que lhe vai vender gato por lebre. Farto destas histórias estou eu.
citação:Originalmente colocada por xicos perto
Não, desculpa, um bom projecto diz ao pormenor os materiais a aplicar, onde aplicar e mais, posso dar um exemplo, no caso do assentamento dos rev. ceramicos até diz em que local da divisão começa, como se assenta, que espaçadores leva, o tipo de cola, de betume de juntas e onde acaba.
Não sendo possivel referir directamente marcas, faz-se esssa mesma referencia indirectamente.
eu sei silver...mas sei por experiencia propria que o que dizes é verdade qdo o arquitecto vai acompanhar a construição da obra...
pk um projecto apenas de arquitectura para aprovação não é por norma defenido ao pormonor os materiais.
sabe-se que é batão, alvenaria e pouco mais...
os pormenores construtivos vem na altura da construção que pode ser o arquitecto a orintar com o cliente se acompanhar a obra.
citação:Originalmente colocada por filipe leça
Um primo meu tem uma casa dessas !(com sensivelmente 2 anos) : 2 casas de banho;3 quartos;cozinha;sala de estar e jantar. Exelente ! Com piscina[8D] Acho é que não são muito baratas..[xx(]
eu sei silver...mas sei por experiencia propria que o que dizes é verdade qdo o arquitecto vai acompanhar a construição da obra...
pk um projecto apenas de arquitectura para aprovação não é por norma defenido ao pormonor os materiais.
sabe-se que é batão, alvenaria e pouco mais...
os pormenores construtivos vem na altura da construção que pode ser o arquitecto a orintar com o cliente se acompanhar a obra.
A arquitectura não tem nada a ver directamente com betão armado e alvenarias. Isso é estrutura.
A parte da arquitectura tem a ver com os acabamentos
Não, desculpa, um bom projecto diz ao pormenor os materiais a aplicar, onde aplicar e mais, posso dar um exemplo, no caso do assentamento dos rev. ceramicos até diz em que local da divisão começa, como se assenta, que espaçadores leva, o tipo de cola, de betume de juntas e onde acaba.
Não sendo possivel referir directamente marcas, faz-se esssa mesma referencia indirectamente.
Eu sei mas isso vem definido num caderno de encargos e na altura de construir...
Nunca vi nada disso na aprovação de um projecto e trabalho para empresas de construção´há mais de 15ano![]()
Nephilim
Pois....tambem tens que ver que há projectos e projectos, pode vir apenas no caderno de encargos, mas isso é muito generalista, muitas vezes até demais.
Mas tenho situações, por ex. numa das obras que estou a fazer agora, em que o projecto de arquitectura tem nos desenhos ao pormenor, o tipo de materias e a sua disposição, colocação das loiças, armarios, etc, etc.
Como disse, tudo varia consoante o dinheiro que o dono de obra estiver disposto a pagar pelo projecto.
Mas uma coisa é certa, qto melhor for o projecto menos possibilidade tem o d.o. de ser ludibriado pelo empreiteiro. E acredita que o empreiteiro só não ganha mais dinheiro se não poder.
Originalmente colocada por xicos perto
Exacto.
mas os pormenores complectos sao feito na altura da obra , e tal como o tito23 disse os projectos já tem 6 anos não fazia logica estar a definir materiais ao pormenor sem se construir logo de seguida.
Onde trabalhei os projectos de arquitectura NUNCA se ponha grandes materiais para não se perder tempo com a aprovação, depois disso sim fazia-se já mapas de vãos cadernos de encargos , orçamentos variadas com varias soluções de materiais etc.
Convem separar as etapas...pk qdo se entraga o 1ºprojecto se vamos querer por tudo definido estamos a perder tempo numa coisa k nao vai ser executada e que nem sabemos se será aprovada.
Como tal tens razão mas como disse tudo tem o seu tempo de entrega e as vantagens sobre isso.![]()
Sim em relação a isso tens razão. Mas pode-se sempre fazer alterações ao projecto, sem problemas.
Realmente em 6 anos muda muita coisa, é normal que agora ele já não que~ira por aqueles azulejos, ou aquelas loiças, pois há outras que estão na "moda".