Tópico da Circulação nas Rotundas (Legislação, etc)

Tópico da Circulação nas Rotundas (Legislação, etc)

• Sim

Votes: 50 32.9%
  • Não

Votes: 102 67.1%

• Total voters
    152
citação:Originalmente colocada por JCalvete

citação:Originalmente colocada por Nuvolari

2006919211915_ROTUNDAS.jpg

Excelente explicação.;)
No entanto, não concordo com o esquema B, segundo a recomendação da DGV apenas deve tomar a faixa exterior o condutor que pretende sair na 1ª saída.
Nesse tipo de situação acho mais lógico entrar para a faixa interior e mal passada a 1ª saída passar para a faixa exterior de modo a sair na saída seguinte.

Cumps.

É como tu dizes!

citação:Originalmente colocada por AF147

citação:Originalmente colocada por mariocruz

boas pessoal..será q li bem? é prmitido ultrapassar numa rotunda?
este pessoal farta-se de inventar...n é pemitido ultrapassar numa rotunda.
definição de rotunda: praça formada por um cruzamento ou entroncamento ( dependendo do número de saidas), é permitido ultrapassar num cruz. ou entroncamento? claro q n...aqui está a resposta.
portanto, temos q ver uma rotunda como um cruz. ou ent.
Se formos virar à direita ou segui em frente ocupamos a via da direita, se formos virar à esquerda ou inv. o sentido de marcha ocupamos a via da esquerda e mudamos de via qd passarmos a ultima saida antes daquela q vamos sair...é fácil...boas

porra!
vocês ás vezes parece que têm problemas de compreensão e que nem sequer se dão ao trabalho de ler as coisas (legislação)!

<center>
Artigo 14.º do Código da Estrada
Pluralidade de vias de trânsito

1 - Sempre que, no mesmo sentido, sejam possíveis duas ou mais filas de trânsito, este deve fazer-se pela via de trânsito mais à direita, podendo, no entanto, utilizar-se outra se não houver lugar naquela
e, bem assim, para ultrapassar ou mudar de direcção.

2 - Dentro das localidades, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino, só lhes sendo permitida a mudança para outra</u>, depois de tomadas as devidas precauções, a fim de mudar de direcção, ultrapassar, parar ou estacionar</u>.

3 - Ao trânsito em rotundas, situadas dentro e fora das localidades, é também aplicável o disposto no número anterior</u>, salvo no que se refere à paragem e estacionamento.

4 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de €60 a €300.</center>

Acho que depois desta explicação podemos encerrar o tópico

citação:Originalmente colocada por Taveirada

Mas utilizar a via mais conveniente é o quê?

a via mais conveniente é aquela que mais se adequa ao nosso destino, conforme as caracteristicas do local onde se circula. logo, uma vez que o C.E. prevê o uso de outras vias que não apenas e só a via da direita, a DGV com base nisso, lançou isto das rotundas.

citação:Originalmente colocada por ramgouveia

citação:Originalmente colocada por JCalvete

citação:Originalmente colocada por Nuvolari

2006919211915_ROTUNDAS.jpg

Excelente explicação.;)
No entanto, não concordo com o esquema B, segundo a recomendação da DGV apenas deve tomar a faixa exterior o condutor que pretende sair na 1ª saída.
Nesse tipo de situação acho mais lógico entrar para a faixa interior e mal passada a 1ª saída passar para a faixa exterior de modo a sair na saída seguinte.

Cumps.

É como tu dizes!

Não acho lógico o esquema da DGV em rotunda de 2 faixas com uma na entrada e uma na saída. No caso B acho correcto. Se te colocares na faixa de dentro para ir em frente alguém da entrada à direita que quer virar logo na primeira saída irá ver a faixa livre e vai-se meter provocando ali uma situação. Mas isto são casos e como há muitos tipos de rotundas até acho a explicação da DGV plausível.

citação:Originalmente colocada por AF147

citação:Originalmente colocada por Taveirada

Mas utilizar a via mais conveniente é o quê?

a via mais conveniente é aquela que mais se adequa ao nosso destino, conforme as caracteristicas do local onde se circula. logo, uma vez que o C.E. prevê o uso de outras vias que não apenas e só a via da direita, a DGV com base nisso, lançou isto das rotundas.

exacto... também concordo com tal... quem vai para a esquerda vai para a faixa da esquerda e não da direita! Isso é para quem vai para a direita!

Insultos e rotundas

Insultos e rotundas

Boas.

Eu sei que é perder tempo falar sobre a falta de civismo do condutor português, mas olha, hoje deu-me para isso.

Passo a explicar: na estrada que faço diariamente, entre Guimarães e Ermesinde (estrada que passa por Santo Tirso), estão a fazer uma rotunda nova, e o trânsito faz-se alternadamente nesse sítio, controlado por semáforos, com direito a filas enormes em ambos os sentidos.

Pois bem, quando acontece estar a chegar a minha vez de passar e fica vermelho (e não estou a falar de um ou dois segundos depois de ficar vermelho), como seria de esperar, travo e paro. Sou então ultrapassado por mais 4 ou 5 carros, que ainda perdem tempo a insultar-me.

Quando é a situação contrária, ou seja, estou em primeiro lugar à espera de arrancar, e fica verde, há sempre alguns carros ainda a vir de frente. Quando lhes dou sinal de luzes, volto a ser insultado.

Pois bem, fica aqui a mensagem para quem me insulta: podem não acreditar, mas se cumprirem as indicações dos semáforos, o resultado final em termos de transito é igual. Alem disso, temos ainda a vantagem adicional de não precisarmos dos insultos.

Que dizem, vamos tentar? Ou será que os senhores já são “insulto-dependentes”? Bem, se for este o caso, e reparem que vou dizer isto apenas para satisfazer as vossas necessidades diárias básicas, aqui fica a mensagem na vossa linguagem: ***-** *****!

Já repararam que os carro novos vêm com um dispositivo electrónico inovador que faz funcionar a buzina assim que o semáforo passa de vermelho para verde? É que é imediato... deve funcionar por bluetooth...

É preciso perceber que para algumas pessoas dizer: " Ó meu gradesíssimo filha da ....." é um carinho. Eu próprio já atendi o telefone de chamadas de amigos e digo: "Que é queres agora ò meu cara....?"
Vê lá bem se não é esse o caso. Se não for deixa lá, faz de conta.

citação:Originalmente colocada por Two

É preciso perceber que para algumas pessoas dizer: " Ó meu gradesíssimo filha da ....." é um carinho. Eu próprio já atendi o telefone de chamadas de amigos e digo: "Que é queres agora ò meu cara....?"
Vê lá bem se não é esse o caso. Se não for deixa lá, faz de conta.

É, a conclusão só pode ser mesmo essa…

Hoje, quando me for embora, o diálogo vai ser mais ou menos este:

O condutor furioso porque eu parei no vermelho (obviamente com toda a razão): “Fil** da p***! Dava perfeitamente para passar, ca****. Os pan******* que vêm de frente esperavam, fo**-**”, o que, traduzido para “carinhês”, deverá ser entendido como: “O senhor vai-me desculpar estar a falar assim alto, mas tem horas?”.

Ao que eu respondo “Com certeza, são 19:23h. Continuação de uma boa viagem.”. Claro que tenho que o dizer de forma a que ele compreenda: “Vai-te f****, esperas como os outros, ò ******”.

citação:Originalmente colocada por Pedrocas

Já repararam que os carro novos vêm com um dispositivo electrónico inovador que faz funcionar a buzina assim que o semáforo passa de vermelho para verde? É que é imediato... deve funcionar por bluetooth...

Já tinha reparado nisso, mas o meu tem um sistema mais sofisticado. Quando esses dispositivos accionam imediatamente, o meu veiculo arranca um pouco depois.:D

é pá... andas desactualizado... essa noticia já tem uns 2 anitos.

no entanto é sempre bom recordar os mais destraidos.

Dúvida sobre piscas nas rotundas

Dúvida sobre piscas nas rotundas

Quando não vamos sair na primeira saída, devemos fazer pisca para a esquerda para indicar os outros condutores de que pretendemos sair numa das outras saídas, e fazer depois pisca para a direita quando nos aproximamos da saída pretendida? Ou devemos usar apenas o pisca da direita para indicar a saída da rotunda?

Back