o que fazer depois do 12º ano...

citação:Originalmente colocada por andred

3 opções lógicas e básicas que podemos optar depois de completarmos o 12ºano:

1-Ir para a faculdade;
2-Tirar um curso técnico de nível IV;
3-Começar a trabalhar seja lá aonde fôr.

Eu optei pela 2ª!;)

Que CET frequentaste?
eu tou a pensar em frequentar um de Sistemas solares:) ramo termico, tb gostava do ramo energico mas nao ha[8]

bem pessoal, obrigadao, nao tava a espera de tantas respostas.
GaLLardO, tive a pensar no que disseste a acho que tens razao, porque nao tirar a fisica?
1º duvida- onde me posso informar (ou se alguem aqui sabe?) acerca de como posso fazer a fisica?
tenho que fazer os 3 anos (10º, 11º e 12º)?
na cepra informaram-me que tenho que tenho que ter matemática (ja tenho) e fisica (as 5 primeiras unidades capitalizáveis), o que é isto?
obrigadao pessoal

citação:Originalmente colocada por _BTTISTA_

bem pessoal, obrigadao, nao tava a espera de tantas respostas.
GaLLardO, tive a pensar no que disseste a acho que tens razao, porque nao tirar a fisica?
1º duvida- onde me posso informar (ou se alguem aqui sabe?) acerca de como posso fazer a fisica?
tenho que fazer os 3 anos (10º, 11º e 12º)?
na cepra informaram-me que tenho que tenho que ter matemática (ja tenho) e fisica (as 5 primeiras unidades capitalizáveis), o que é isto?
obrigadao pessoal

Boas!
As unidades capitalizáveis ouve-se mais falar quando vamos mais estudar de noite, mas indo directo ao assunto.
Quanto o ano passado estudei de noite, só me faltava Matemática e Física para acabar o 12º. Tive que tirar além destas mais duas outras disciplinas ( Área Interdisciplinar e Inglês ).

Antes de se tirar Física no 12º ano já se tem 10 unidades, pelo que quando acabas o 12º ficas com as 15 unidades de física feitas.;)

Infelizmente quando acabei o 12º ano de noite o meu currículo escolar que era preenchido ficou com 5 ou 6 disciplinas lá descritas pois eles juntaram tudo....[xx(]
Antes de ir para o ensino recorrente, e sem matematica e fisica tinha uma média de 16, tal valores...Ai ai o raio da Física e Matemática e a minha cena com aquilo[8][8][8]
Lá acabei aquilo e a média desceu claro...mas pronto está feito.

Já agora foste à Cepra de Lx ou do Porto? Se souberes de mais qualquer coisa posta aqui.;)
Cumps.

fui á de Lisboa... nao percebi bem,entao quanto tempo demoro a fazer as 5 unidades? +-
já agora, sabem quanto ganha em media um inspector de automoveis?

citação:Originalmente colocada por _BTTISTA_

fui á de Lisboa... nao percebi bem,entao quanto tempo demoro a fazer as 5 unidades? +-
já agora, sabem quanto ganha em media um inspector de automoveis?

Se já estavas no 12º ano e não acabaste Física, já não tens que te preocupar pois já tens 10 unidades...se o Cepra só pede no mínimo as 5 primeiras não tens problemas nenhuns.

De noite podes fazer as que conseguires. Mas aquelas 5 que me faltavam equivaliam ( a matéria era a mesma ) ao 12º ano de Física, ou seja, demorei um ano lectivo a fazer 5 unidades.

Sendo assim é um bocado chato...mas eles lá no Cepra também não dão lá essa formação? De qualquer modo tens lá sempre outros cursos se o 12º de equivalência não te chegar...olha isto tirado de lá do site:

" Jovens candidatos a 1º emprego, com idade dos 15 anos aos 30 anos, exigindo-se o 9º ano concluído para os Cursos de Mecânica e Electricidade Auto, a escolaridade mínima obrigatória para os Cursos de Reparação de Carroçarias e Pintura Auto, e o 11º ano para o Curso de Mecatrónica Auto. "

Vá meu não desmoralizes que tudo se há-de arranjar.[:X]

citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

citação:Originalmente colocada por Nephilim

Mas que curso se tem k ter para inspeccionar carros?

e para se ser examinador de condução? esses que lhes chamam de "engenheiros" mas nunca especificaram do quê.[:I]

Já ouvi dizer que não sao engenheiros mas gostam de ser tratados assim...
:D será verdade?[8D]

Os examinadores na maior parte das vezes costumam ser engenheiros mecânicos.
Atenção, estou a falar de examinadores e não instrutores.

posso estar muito enganado, mas penso que os examinadores são engenheiros civis e não mecânicos.
quanto aos instrutores, tem um curso qualquer só para aquilo... e não deve ser muito difícil, a avaliar pela cambada de incompetentes que andam aí.. o meu fazia metade das aulas a dormir...
peço desculpa a algum que ande pelo forum, não quero ofender ninguém!

O curso de TMA tem duração de 1 ano em curso teórico e mais 6 meses de estagio, durante o primeiro ano ganha-se metade do ordenado minimo e durante o estagio o ordenado minimo por inteiro, é necessário prestar provas de fisica, matematica, ingles e portugues. Foi dito que ser TMA de pista ou Linha era um azar e quem está no hangar tem sorte. Nos últimos cursos não tem ido pessoal novo para a pista, e normalmente ultimamente só vai quem gosta de lá estar.Além da pista e hangar podem ser colocados em oficinas que fazem manutenção de componentes ou motores. Ou seja há de tudo um pouco e para todos os gostos :-) . Fiquem bem.

citação:Originalmente colocada por ambmorais

posso estar muito enganado, mas penso que os examinadores são engenheiros civis e não mecânicos.
quanto aos instrutores, tem um curso qualquer só para aquilo... e não deve ser muito difícil, a avaliar pela cambada de incompetentes que andam aí.. o meu fazia metade das aulas a dormir...
peço desculpa a algum que ande pelo forum, não quero ofender ninguém!

O meu era Eng. Mecânico.. Mas isso não deve haver obrigatoriedade..

Back