Vou fazer-me á vida

A verdade é que as pessoas são mto impacientes. Eu fiquei 3 meses sem trabalhar e já estava impaciente, mas soube esperar, agora compreendo a ansiedade. Ansiedade esta que não se traduz apenas pela falta do ordenado, mas também por querer ser útil para a sociedade.
Mas Zell, no UK existe algo chamado market rate que define exactamente o valor normal para alguém trabalhar, e poucos são os casos no qual se trabalha abaixo desse valor. Pura e simplesmente as pessoas não se sujeitam. Eu como sei o valor médio que andavam a oferecer, estabeleci a fasquia mais alta que esse valor e fui à procura, e felizmente consegui encontrar.

citação:Originalmente colocada por Grolubao

A verdade é que as pessoas são mto impacientes. Eu fiquei 3 meses sem trabalhar e já estava impaciente, mas soube esperar, agora compreendo a ansiedade. Ansiedade esta que não se traduz apenas pela falta do ordenado, mas também por querer ser útil para a sociedade.
Mas Zell, no UK existe algo chamado market rate que define exactamente o valor normal para alguém trabalhar, e poucos são os casos no qual se trabalha abaixo desse valor. Pura e simplesmente as pessoas não se sujeitam. Eu como sei o valor médio que andavam a oferecer, estabeleci a fasquia mais alta que esse valor e fui à procura, e felizmente consegui encontrar.

E não esquecer outra coisa: estar em casa é muito mau para o currículo. Quanto mais tempo se passa sem fazer nada, menos atractivo é o currículo para os empregadores. Podes dizer "Aproveitem o tempo para investir em formação e preencher o currículo". A questão é que a formação raramente não é paga, ora não tendo trabalho, não há dinheiro, não havendo dinheiro nem se pode apostar em formação. Que por sua vez grande parte das empresas nem estão interessadas. Veja-se as pessoas desempregadas devido ao "excesso" de habilitações. Achava uma piada a isso não fosse uma coisa séria. Como é que o saber pode ser considerado um excesso? Algo vai mal neste mundo...

Mas no UK quem é que faz cumprir esse market rate? São os empregados que batem o pé? Cá em Portugal não há nada do género, pois não?

citação:Originalmente colocada por Texugo

Entao e vou deixar o meu boguinhas aqui parado a porta?

Depende...se fores morar para o centro, esquece.
O parqueamento é todo pago. É um luxo.

De qualquer forma a rede de transportes públicos é excelente - metro, autobus e ferrocarril para os suburbios.
Excelente, mesmo.

Pelo que percebi deves ir para a zona ocidental da cidade, Llobregat.
Tá-se bem, leva o carro para passeios apenas. Para o centro, transportes no assunto.

Devo confessar que não sento o c.ú num autocarro cá em Portugal há pelo menos 10 anos. Metro só para o centro, onde não se estaciona. Sou um péssimo cidadão nesse aspecto, mas estou-me c.agando: os senhores ministros e pres. de câmara dão o exemplo levando o carro público para todo o lado e comprando sucata importada, imunda, desconfortável e poluente para o mexilhão...que se f.dam com as balelas das políticas ambientais e de transportes.

Em bcn é sempre de transportes públicos, embora se ande muito bem de carro e seja fácil de chegar aos destinos - excelentes circulares (rondas) e tudo bem sinalizado.

Um conselho: nada de cuidadinhos com mossas e riscos, que o pessoal por lá não liga nenhuma - se for preciso encostar, encosta.
Sempre que lá vou trago mazelas.

Um outro costume (em desuso desde que restringiram o parqueamento na zona central) é estacionar em 2ª fila e deixar o carro destravado para o pessoal trancado empurrar quando quiser sair.
Uma vez assisti a um Jag S-Type novinho ser empurrado com toda a força e ser lançado contra o carro da frente, com um estrondo brutal.
Ninguém se maçou.

EDIT: Lembrei-me de um toque em andamento, hora de ponta na Av. Diagonal com transito compacto, o gajo de trás distraí-se e manda-me um toque no para-choques quando abrandamos para um semáforo - civilizadamente pediu desculpa com sinais, meteu a cabeça de fora e gritou "todo bien" - ninguém saíu do carro.
Quanto parei vi que tinha uma marca e um bocado de tinta esfolado, o que em Portugal seria motivo para um engarrafamento...a classificação de "estrago" é diferente.

citação:Originalmente colocada por zerorpm

Mas 1200€ em Barcelona não é muito, por isso trata de pedir um aumento no próximo ano.

É o mesmo que em Lisboa.
O arrendamento de um apartamento anda por preços similares, tendo em conta a localizaçáo - no centro anda pelos preços lisboetas.

A alimentação e vestuário podem ser mais baratas, dependendo dos sítios onde compres, claro.

Há uma rede de supermercados de bairro com lojas por toda a cidade (acho que é Mercadona, mas posso estar a confundir) onde com o mesmo dinheiro trazes bem mais do que do Continente em Portugal.
Esta é uma conclusão de mulher experiente no assunto, não é minha...

citação:
citação:
--------------------------------------------------------------------------------
Originalmente colocada por Texugo

Entao e vou deixar o meu boguinhas aqui parado a porta?

--------------------------------------------------------------------------------

Depende...se fores morar para o centro, esquece.
O parqueamento é todo pago. É um luxo.

De qualquer forma a rede de transportes públicos é excelente - metro, autobus e ferrocarril para os suburbios.
Excelente, mesmo.

Pelo que percebi deves ir para a zona ocidental da cidade, Llobregat.
Tá-se bem, leva o carro para passeios apenas. Para o centro, transportes no assunto.

Devo confessar que não sento o c.ú num autocarro cá em Portugal há pelo menos 10 anos. Metro só para o centro, onde não se estaciona. Sou um péssimo cidadão nesse aspecto, mas estou-me c.agando: os senhores ministros e pres. de câmara dão o exemplo levando o carro público para todo o lado e comprando sucata importada, imunda, desconfortável e poluente para o mexilhão...que se f.dam com as balelas das políticas ambientais e de transportes.

Em bcn é sempre de transportes públicos, embora se ande muito bem de carro e seja fácil de chegar aos destinos - excelentes circulares (rondas) e tudo bem sinalizado.

Um conselho: nada de cuidadinhos com mossas e riscos, que o pessoal por lá não liga nenhuma - se for preciso encostar, encosta.
Sempre que lá vou trago mazelas.

Um outro costume (em desuso desde que restringiram o parqueamento na zona central) é estacionar em 2ª fila e deixar o carro destravado para o pessoal trancado empurrar quando quiser sair.
Uma vez assisti a um Jag S-Type novinho ser empurrado com toda a força e ser lançado contra o carro da frente, com um estrondo brutal.
Ninguém se maçou.

EDIT: Lembrei-me de um toque em andamento, hora de ponta na Av. Diagonal com transito compacto, o gajo de trás distraí-se e manda-me um toque no para-choques quando abrandamos para um semáforo - civilizadamente pediu desculpa com sinais, meteu a cabeça de fora e gritou "todo bien" - ninguém saíu do carro.
Quanto parei vi que tinha uma marca e um bocado de tinta esfolado, o que em Portugal seria motivo para um engarrafamento...a classificação de "estrago" é diferente.

Por acaso foi 1 coisa que estranhei esta segunda feira quando tive lá foi o facto de os espanhóis encostarem os carros ao estacionarem e parece que estao se nas tintas, tambem deixam os carros frente com frente, sei que isso cá é proibido.
Em relação aos transportes públicos para mim não é problema, eu cá tambem vejo o carro como mero objecto de passeio ao fim d semana, e quando tive na Alemanha tambem andava muito de transportes, infelizmente em Portugal a rede de transportes e o respectivo preço deixa muito a desejar em relação á média europeia.
A hipotese de levar o "boguinhas" pa barça neste momento está fora d questão por motivos monetários, sai muito + barato ir de avião, talvez 1 dia que eu passe por cá.

Antes de ires, marca contactos de tempos a tempos com pessoal tuga.

Isto porque os casos de raptos de portugueses para trabalharem como escravos não param de aumentar.

citação:Originalmente colocada por Fresh_Fruit

450 ganha a trabalhar na Pizza hut amigo! a meter pizzas no forno eheh ... Acho que fez bem em recusar , se é um bom profissional concerteza que tera de ser remunerado de acordo com o trabalho . Espanha é um local bom para trabalhar desde que com o devido contrato ..as regalias sao optimas... se tiver oportunidade nao hesite.

olhe que não,[8)]

citação:Originalmente colocada por Vorsprung durch Technik

Mas 1200€ em Barcelona não é muito, por isso trata de pedir um aumento no próximo ano.

É o mesmo que em Lisboa.
O arrendamento de um apartamento anda por preços similares, tendo em conta a localizaçáo - no centro anda pelos preços lisboetas.

A alimentação e vestuário podem ser mais baratas, dependendo dos sítios onde compres, claro.

Há uma rede de supermercados de bairro com lojas por toda a cidade (acho que é Mercadona, mas posso estar a confundir) onde com o mesmo dinheiro trazes bem mais do que do Continente em Portugal.

isso é experiência própria ou "ouvi dizer que..."?

Os preços de arrendamento são mais baixos que em Portugal.

Mas para muitos utilizadores deste fórum, ir a uma grande cidade européia seria um choque...

Os pára-choques servem para uma coisa. Para empurrar os carros que estão à nossa volta...

Um dia, em Paris fiz uma tangente a um carro e bati no retrovisor. Abrandei, o tipo do outro carro abriu o vidro, colocou o retrovisor na posição correcta e fez-me sinal de ok. O meu ficou meio escavacado...

vê o link que meti mais atrás e diz-me preços médios em PT (a sério, nao sei e nao conheço nenhuma página na internet que tenha essa informaçao...) a minha experiência diz-me precisamente o contrário mas pronto. Se ele ficar fora de Barcelona pode arranjar algo em conta.

em relaçao aos toques em cidade é curioso a reacçao que alguns demonstram ter, se fosse em PT armavam um escandalo do caraças porque o outro encostou ao estacionar... como é fora tá tudo bem e somos todos amigos....

É o mesmo que em Lisboa.

Concordo com tudo o que dizes e realmente os Mercadona são baratos embora somente nos produtos mais desconhecidos. Barcelona é lindissimo e me "encanta". Pena que por ano passo lá so 10 dias.
Considero que 1200€/mês chegam para se viver razoavelmente, sem grandes excessos está claro.Texugo: Cuidado com as idas com os colegas de trabalho comer tapas... eles estão habituados a ir todos os dias no fim do trabalho e acredita que isso sai muitoooooo caro (eu que o diga que torrei quase o meu ordenado em poucos dias).
Boa sorte e dá noticias. Dentro de 15 dias vou a Sant Boi de Lobregat se estiveres por lá diz. um abraço.

citação:Originalmente colocada por yaris

Boas Texugo!

Dou-te os meus parabéns 2x.

1º Porque fizeste bem em recusares a Texeira Duarte
2º Porque fizeste bem em aceitares o emprego em Barcelona

Boa sorte;)

Faço das tuas palavras as minhas ;)

citação:Originalmente colocada por Duro

É o mesmo que em Lisboa.

isso é experiência própria ou "ouvi dizer que..."?

Vivi lá 4 meses, enquanto estudante.
A minha irmã vive lá há uns anos, pelo que mantenho contacto assíduo - sempre que posso abanco por lá.

Quando tiver oportunidade profissional para ficar por lá nem olho para trás.

Pois é amigos do forum, ja ando pela terra de nuestros hermanos,e o que dizer, estou encantado.
Em primeiro lugar nunca fui tao bem recebido num trabalho como aqui,nem mesmo no meu país.
Ao contrario que eu temia, aqui na catalunha sao muito simpaticos, nao tenho palavras para exprimir.
Aqui é tudo muito bonito, ganha-se muito bem, trataram me de tudo, tou bem acomodado.
O que dizer de isto:
A comida é ao mesmo preço que em Portugal ou até mais barata, agora nas coisas em que nos pagamos 21% é que se nota muito a diferença, aqui è muitissimo mais barato so pagam 16%.
Os carros sao mais baratos, e sim aqui ha muito XUNINGGGGG, mesmo fatelice, eu sem $$$ pa arranjar o meu bolinhas e estes gajos estoiram rios de $$$$ em foleirice.
As mulheres sao muy guapas.
Aqui ha muito trabalho ao contrario de portugal, os espanhois ja nao querem trabalhar, pessoas qualificadas aqui ganham bem,bem caro aqui so as casas,aqui valorizam muitooooooo.
Agora vou tar 5 dias em casa,amanha eh feriado sexta tambem e quinta fazem ponte,no natal a empresa esta fechada 1 semana.
Aqui alem de pagarem o subisidio de ferias,no més do verao em que se tira as 3 semanas de ferias porque a outra é a do natal,esse més é pago por completo.
Qualquer coisa perguntem, quando puder voltarei aqui, abraços para Portugal

Muitos parabéns!

Barcelona é linda! Nada melhor que uma passeata nas ramblas com uma boa companhia e paragem no starbucks da diagonal. ;)

Back