Condutor que matou casal fica em liberdade! Como?

Cassação do título de condução

1 O tribunal pode ordenar a cassação do título de condução quando:
a) Em face da gravidade da contra-ordenação praticada e da
personalidade do condutor, este deva ser julgado inidóneo para a
condução de veículos a motor;
b) O condutor seja considerado dependente ou com tendência para abusar
de bebidas alcoólicas ou de substâncias legalmente consideradas como
estupefacientes ou psicotrópicas.

2 É susceptível de revelar a inidoneidade para a condução de veículos a motor a
prática, num período de cinco anos, de:
a) Três contra-ordenações muito graves;
b) Cinco contra-ordenações graves ou muito graves.

3 O estado de dependência de álcool ou de substâncias legalmente
consideradas como estupefacientes ou psicotrópicas, é determinado por exame pericial, que pode ser ordenado em caso de condução sob influência de
quaisquer daquelas bebidas ou substâncias.

4 É susceptível de revelar a tendência para abusar de bebidas alcoólicas ou de
substâncias legalmente consideradas como estupefacientes ou psicotrópicas, a
prática, num período de cinco anos, de três crimes ou contra-ordenações de
condução sob a influência de quaisquer daquelas bebidas ou substâncias.

5 Para efeitos do disposto no n.º 1, a entidade competente deve elaborar auto de
notícia, do qual conste a indicação dos pressupostos da cassação, que remete
ao Ministério Público, acompanhado de quaisquer outros elementos que
considere necessários.

6 O Ministério Público pode determinar abertura de inquérito, seguindo-se os
termos do processo comum, ou promover de imediato a remessa do auto de
notícia para julgamento, seguindo-se os termos do processo sumaríssimo.

Poderá haver lugar a aplicação duma contra-ordenação, o que duvido, mas o processo principal é de natureza criminal, por suspeita da prática de dois crimes de homícidio negligente.

Por ora não vai haver cassação nenhuma da carta.
O processo está em inquérito (investigação) e terminará com uma acusação ou arquivamento.
Se for pela acusação pode ir a julgamento, isto se não requerer a abertura de instrução.
Tudo vai depender do grau de negligência que se apurar em julgamento - pois este é certo -. Isto é, o facto de ir ou não para a cadeia.
Ainda assim, se for primário (se não tiver outras condenações anteriores) poderá ver a pena de prisão suspensa.

Veremos...

citação:Originalmente colocada por Nephilim

Há pessoal que não nasceu mesmo para conduzir mas sim para ser conduzido...[:I]
O problema é que neste país para se ter uma arma é necessário ter não sei quantos requisitos e preencher uma serie de burocracias...

Mas para se dar um carta de condução para as mãos duma pessoa basta fazer um examezeco.

E um carro é uma arma. Isso ficou mais do que provado nesta trágica situação.

Há pessoas que NUNCA deveriam conduzir na vida.

Ainda ontem vi dois palhaços a picarem-se aqui na minha rua, se vinha alguem na passadeira limpavam o gajo e ainda embatiam um contra o outro já que iam colados. Esta gente não devia ter carta, e muitas vezes são pais de familia, como era o caso que descrevi.

Quanto ao caso do tópico, acho que é preferivel esperar pelos dados da pericia e da analise ao sangue, já que pode ter acontecido muita coisa. Espero é que os miudos tenham um familiar que possa cuidar deles

citação:Originalmente colocada por Lukin

citação:Originalmente colocada por Nephilim

Há pessoal que não nasceu mesmo para conduzir mas sim para ser conduzido...[:I]
O problema é que neste país para se ter uma arma é necessário ter não sei quantos requisitos e preencher uma serie de burocracias...

Mas para se dar um carta de condução para as mãos duma pessoa basta fazer um examezeco.

E um carro é uma arma. Isso ficou mais do que provado nesta trágica situação.

Há pessoas que NUNCA deveriam conduzir na vida.

Concordo.

Não vão arranjar bodes expiatórios como o alcool ou outra treta...
o problema é que certas pessoas não tem simplesmente capacidade para conduzirem de forma segura.

depois de ter tido este tipo de comportamento, picanço e tentativa de fuga, ainda vai poder conduzir?
bonito. e tiram a carta se um gajo andar a 200 numa AE vazia.

as ponderações e condicionantes é que deviam estar melhor expressas.

nunca passou pela cabeça de ninguém que andar a acelerar numa povoação, não implica o risco de limpar o sebo a alguém.

para mim há uma grande diferença entre um carro ficar sem travões e matar alguém, ou ir de prego a fundo e matar.
se bem que se faltarem os travões por falta clara de manutenção, torna-se tão grave como ir de prego a fundo. inconsciência e desleixo.

Ó amigos ... foi um acidente acham mesmo que o homem tinha intencçao de matar seja quem for ... vai ser condenado , mas nao há razao para o manter preso em julgamento.
Concerteza o remorso é um castigo duro de ter enquanto espera por julgamento.

citação:Originalmente colocada por Fresh_Fruit

Ó amigos ... foi um acidente acham mesmo que o homem tinha intencçao de matar seja quem for ... vai ser condenado , mas nao há razao para o manter preso em julgamento.

;)
Isso será apurado no julgamento.

citação:Originalmente colocada por zerorpm

citação:Originalmente colocada por Fresh_Fruit

;)
Isso será apurado no julgamento.

Entao se vai ser apurado para que uma prisao preventiva ? nao há premeditação ... Voçes tao a pensar na prisao preventiva como um castigo e nao é para isso que ela serve.
A meu ver é correcta a decisao de esperar o caso em liberdade.

Mas alguém estava lá? Alguém viu o que se passou? É que atropelamentos a 40km/h e os transeuntes dizerem que "vinha todo lançado" é o que não falta ai ;)

Não estou a defender o sujeito, de forma alguma, mas aqui ninguém "matou" ninguém porque não foi um acto premeditado ;)

Tudo a seu tempo, ele vai ser condenado certamente pelas entidades competentes e não por um "julgamento popular" senão em qualquer acidente de viação de onde resultassem vitimas mortais teriamos toda a gente em prisão preventiva e logo sem carta [|)]

Algus users estão a agir exactamente como fazem os ciganos... E algum deles é atropelado. Linchamento na hora...

O facto de ele ter tentado fugir é irrelevante. Qualquer pessoa a quem aconteça isto entra em estado de choque e é normal que perca o descernimento, tal como qualquer pessoa que assista a tal "espectáculo" e fosse tentar agredir quem causou o acidente.

Acho que há demasiada gente por aqui a percipitar-se. O certo é que se ia em excesso de velocidade, é 90% culpa dele, mas peço desculpa a quem não concordar, mas a verdade é que na zona que era, parar em 2ª fila sem sinalização conviniente, sem coletes, é meia imprudência naquela estrada, pelo que percebi. Em excesso anda toda a gente, mas depois vêm para aqui armados em justiceiros, como se nunca tivessem transgredido. Sorte a vossa, foi nunca acontecer nada, ou eram vocês no lugar deste ou de muitas outras pessoas que matam por excesso de velocidade.

citação:Eram 18h40 e a carrinha Mitsubishi do casal estava estacionada em frente ao número 11 da Rua Cidade da Beira, nos Olivais Sul, em Lisboa. A família ia habitar um terceiro andar, onde moravam anteriormente os pais da mulher, que tinha cerca de 40 anos.

As filhas brincavam no pequeno largo ali existente enquanto os pais descarregavam a viatura, pela parte traseira. De repente, um Renault Clio branco, da empresa Schindler, surgiu, segundo testemunhas, a alta velocidade e colidiu na traseira da carrinha Mitsubishi, esmagando o casal.

Atrás do Renault Clio seguia um Opel Corsa branco, igualmente da mesma empresa.

As filhas do casal foram transportadas ao hospital, pa-ra acompanhamento psicológico. Segundo os Sapadores Bombeiros, o responsável do acidente não sofreu ferimentos.

Uma moradora alertou o CM para a necessidade de bandas sonoras no local, uma vez que, lembrou, há dois anos também foi abalroado um carro, mas não houve vítimas.

fonte: Correio da manhã

Ainda por cima os 2 da mesma empresa. fds.

citação:Originalmente colocada por OrDoS
(...)
Acho que há demasiada gente por aqui a percipitar-se. O certo é que se ia em excesso de velocidade, é 90% culpa dele, mas peço desculpa a quem não concordar, mas a verdade é que na zona que era, parar em 2ª fila sem sinalização conviniente, sem coletes, é meia imprudência naquela estrada, pelo que percebi. Em excesso anda toda a gente, mas depois vêm para aqui armados em justiceiros, como se nunca tivessem transgredido. Sorte a vossa, foi nunca acontecer nada, ou eram vocês no lugar deste ou de muitas outras pessoas que matam por excesso de velocidade.

Eu nem queria pegar por ai, mas verdade seja dita que a prevenção é o elemento máximo neste tipo de situações ;)

Faz-me lembrar aqui à tempos quando faltou a luz aqui na minha zona duas gajas com um carrinho de bebé a andar na estrada, com tudo às escuras a fazerem uma curva que não tem visibilidade. Imaginemos que vem alguém a 50 e as atropela e o bebé não resiste. De quem é a culpa?

premeditação...
para mim é um bocado difícil de compreender neste caso.
todos nós sabemos que dentro das povoações se deve circular devagar. a partir do momento em que se vai a acelerar á parva, corremos o risco de fazer bosta.
que nome se dá a isto? não será á mesma grave?
não digo que se feche o homem a 7 chaves, mas que deve levar um bom entalão, lá isso deve.

citação:Originalmente colocada por eduardomaio

Mas alguém estava lá? Alguém viu o que se passou? É que atropelamentos a 40km/h e os transeuntes dizerem que "vinha todo lançado" é o que não falta ai ;)

Não estou a defender o sujeito, de forma alguma, mas aqui ninguém "matou" ninguém porque não foi um acto premeditado ;)

Tudo a seu tempo, ele vai ser condenado certamente pelas entidades competentes e não por um "julgamento popular" senão em qualquer acidente de viação de onde resultassem vitimas mortais teriamos toda a gente em prisão preventiva e logo sem carta [|)]
ja deu pra ver que o preconceito é bem mais forte que qualquer lei ou investigaçao isenta!

ideias tipo essa tua ou a minha, ja se viu, são consideradas como ideias de gente que anda sempre a fundo e EXIGE que se acabe de vez com os limites.
a falta de capacidade de raciocinio de alguns resulta nisto, por isso aproveita e ri-te dos comentarios. se levas a serio, entras em depressao:D

citação:todos nós sabemos que dentro das povoações se deve circular devagar. a partir do momento em que se vai a acelerar á parva, corremos o risco de fazer bosta.
ja no outro topico alguem que conhece a zona disse que a zona tem excelente visibilidade. 300m diz o user!
faz as contas para 200m, so pra cobrir eventuais exageros, e diz-me a que velocidade é que o clio seguia para a conversa da velocidade fazer sentido.
para facilitar, faz as contas para uma PARAGEM em 200m, como se tivesse encostado às pessoas. assim encontras o valor minimo de velocidade a que ele seguia;)

depois pensa no caso...rua bem larga, visibilidade grande, porque é que ele não se desviou?
conheço a zona +-, se o meu carro conseguisse dar 200km/h ali e eu assim o quisesse, acho que em 200m teria capacidade para me desviar de um obstaculo parado sabendo que ha bastante espaço para me desviar. podia ainda escolher TRAVAR para uma velocidade bem menor e so ai desviar-me. não é poder sobre-humano, é apenas o grande poder do condutor normal quando conduz um carro em boas condiçoes e está na total posse das suas capacidades fisicas e mentais.

um condutor que vai "picado", mesmo que veja um obstaculo e vá a velocidade suficiente para parar em total segurança ainda bem longe do obstaculo, nao o vai fazer. o importante é ganhar ao outro.
ha quem diga que este é um factor importante, dai nalguns paises o street-racing não dar multas abaixo de 5000€, para quem tem SORTE de escapar a cadeia. claro, isto se a brincadeira nao causar acidentes...

no entanto em portugal chegamos a ter comandantes a dizer na TV que as corridas sao legais! so faltou dizer abertamente que deviamos andar todos picados, mas ficou-se pela conversa que aponta nesse sentido.

não conheço a rua. deduzo que para alem da velocidade, a estupidez estava ao rubro.
mas seja como for, em localidades há sempre surpresas, cães, putos, bolas, etc. se houver casas perto da estrada, então ainda mais cuidado se deve ter.
coisa que parece que neste caso não houve.

citação:Originalmente colocada por Torres

É possível porque a Justiça (como instituição) se baseia em permissas estipuladas e não nas emoções ou em julgamentos percepitados. Por muito que nos custe, é assim que as coisas funcionam, e apesar de às vezes isso beneficiar culpados óbvios, serve para que os inocentes não sejam prejudicados. Coisa que às vezes também acontece porque é um sistema falivel.
Se aguarda julgamento em liberdade é porque se enquadra num âmbito legal que permite isso. Se é justo ou não, não sei que não estava lá, não vi, não sou advogado, não sou juiz, nem sei se a história é exactamente como a contam.

Haja alguem com bom senso!;)

Ou é impressão minha ou ficou tudo mais escandalizado qdo um gajo atropelou um gnr de mota que num caso destes...

eu fico triste com estes casos...pois pelo estado em que ficou a carrinha o gajo vinha em mto excesso de velocidade o que o torna no inconsciente ao volante.

Por mim estes gajos NUNCA mais na vida conduziam, pois faz-me confusão pessoal que até tem varios acidentes deste tipo e conduz e fala dos acidentes como "azares" normais etc...

Back