Fraude na importação de viaturas

PDCouto

New member
Fraude na importação de viaturas

Um total de 40 arguidos e 17 empresas de vários pontos do país vão ser julgados num processo de fuga ao IVA na importação de automóveis que ascende a 15 milhões de euros, disse à Lusa fonte judicial. O caso engloba empresários do ramo automóvel do Porto, Lisboa, Espinho, e Braga e funcionários alfandegários, de Porto (Freixieiro), Lisboa (Jardim do Tabaco) e Aveiro.

Os arguidos são, na sua maioria, acusados de crimes de fraude fiscal, havendo também casos de crimes de falsificação de documento autêntico - neste caso escrituras de sociedades comerciais falsas - e de abuso de poder, porque algu ns dos arguidos também fugiram à liquidação do Imposto Automóvel (IA).

A acusação refere que os arguidos, "utilizando sociedades comerciais constituídas para a venda de automóveis, das quais são sócios-gerentes, serviram-se, de 1999 a 2001, de sociedades fictícias e do nome de cidadãos sem capacidade económica, alguns dos quais toxicodependentes, para importarem milhares de viaturas ´topo de gama` com o objectivo de se apropriarem do IVA".

Os fornecedores estrangeiros facturavam as viaturas a um agente fictício, e em cujo nome os arguidos as legalizavam nas alfândegas, após o que simulava m a sua aquisição, através de facturas falsas.

Um dos supostos cabecilhas do negócio, Henrique Bastos, terá começado por encomendar 184 viaturas em países europeus, usando nomes de cinco empresas/fantasma.

Henrique Bastos - que inicialmente residia na Alemanha - acabou por se unir a outro empresário, Fernando Rodrigues da Auto-Berlim, de Espinho, e regressou ao país, a Lourosa, com o intuito de ampliar a actividade.

Para que a legalização fosse feita sem quaisquer entraves, a rede terá contado com a cooperação de Olga Pereira, com as funções de verificadora na Alfâ ndega do Jardim do Tabaco e de Valério da Conceição, então director alfandegário no sector automóvel.

http://jn.sapo.pt/2006/11/17/policia_e_tribunais/fraude_importacao_viaturas.html

Aí vem o Teodoro --->
action-smiley-028.gif

Acho muito bem que apertem o cerco. E, além de apertarem o cerco fiscal, que apertem o cerco na falsificação de quilómetros e outros elementos do veículo!

citação:Originalmente colocada por ClioII

Acho muito bem que apertem o cerco. E, além de apertarem o cerco fiscal, que apertem o cerco na falsificação de quilómetros e outros elementos do veículo!

Como um amigo de um colega meu: comprou o carro e quando chegou a Portugal, ao levantar os tapetes viu que o carro eram duas metades de chassis soldadas![:0]:([:0]:([:0]

Nem sei porque raio é possível sequer alterar isso. O próprio equipamento não deveria permitir.

Será que mais alguem vai comprar carro importado depois disto.....è que já são tanatas aas fraudes que dá que pensar......

citação:Originalmente colocada por Luís Miguel

Como um amigo de um colega meu: comprou o carro e quando chegou a Portugal, ao levantar os tapetes viu que o carro eram duas metades de chassis soldadas![:0]:([:0]:([:0]

Acredito mais na carpete :D Os tapetes ele levantava lá fora, mas isso tanto pode acontecer cá como lá [:p]

O que era o Auto-Berlim.............................................

Cheguei a ir la de proposito ao sabado a noite só para ver a montra por fora

citação:Originalmente colocada por DESCONHECIDO

Esta notícia abaixo não foi com importados, foi com nacionais:

Já estava a ver... Sempre tive a ideia que importar um carro não se ia pagar IVA mas sim IA, agora nessa noticia dizia falta de pagamentos de IVA...

Oh... o Teodoro ainda nao chegou!?

Fora isso... é uma atitude de aplaudir mas sem surpresa nenhuma no nosso país!!!

citação:
E agora, qual o crime pior?

Não pagar IVA?

Ou viciar os carros?

Para mim, em termos de gravidade, estão em pé de igualdade. A diferença é que no primeiro caso o "assaltado" somos todos nós, e no segundo é alguém em particular.
Cumprimentos

citação:Originalmente colocada por 605-Forte

citação:Originalmente colocada por DESCONHECIDO

Esta notícia abaixo não foi com importados, foi com nacionais:

Já estava a ver... Sempre tive a ideia que importar um carro não se ia pagar IVA mas sim IA, agora nessa noticia dizia falta de pagamentos de IVA...

Não se paga IVA para legalizá-lo cá, quando já foi pago quando foi feita a compra do automóvel, e se tiver sido num país da EU

Fica aqui mais uma que recebi !!

De: Edjur
E-mail: edjurgodsen@live.com

Bon dia,nVivo em Salamanca, Espanha. Quero comprar seu carro. Por favor envie-me uma cópia dos documentos do carro se pode. Há muitas fraudes na Internet e eu quero que tudo seja correto. O carro é um presente para minha esposa e eu quero vir sexta-feira e ele compro. É um presente para minha esposa. nObrigado

Coitada da mulher ... o carro que eu tinha à venda é um Land Rover Serie I todo ás peças sem motor !!! [:D][:D]

Back