Valor da "prenda" de casamento....(quanto?)

isso de valores é complicado...
eu acho uma estupidez pegada, mas a moda pegou.
mas já houve quem se lixasse largamente! soube dum caso que convidaram +/- 500 pessoas e receberem n envelopes com 10~20€!!! e muitos com 5€ e até vazios!!! resultado: o dinheiro das prendas não chegou p/ pagar o casório!!! [:0][:0][:0][:0][:0][:0]

de facto, se queres pagar a despesa do almoço e dar mais algum, os 200€ referidos penso que darão. se quiseres tornar a coisa mais anónima, enfia lá uma nota de 200€ e não escrevas nada no envelope!

Já consegui despachar / trespassar/oferecer dois conjuntos de café Limoges que me ofereceram pelo casamento...

Isto vai depender muito.

Eu ainda nao tenho essa experiencia (ainda ninguem do meu circulo casou-se) mas la na empresa um dos meus colegas passou por essa situacao (escolher prenda para melhor amigo).

Sei que se juntaram uns tantos e compraram-lhe um TV LCD (1000 euros).

Sei que essa pessoa vai ficar contente mas eu por exemplo nao ficaria. Sou muito exigente a nivel de electronica de consumo e preferia o cheque de 1000 euros pq ficaria com 1 tv que de certeza nao e 1080p...

Tem de se conhecer as pessoas. Quanto a valores repito nao posso ajudar

citação:Originalmente colocada por yaris

O habitual é dar-se o valor do prato e se quiseres mais um pouco.

Por acaso ao longo da minha vida já fui a mais de 20casamentos...[8D]

mas que prato é esse? e quanto vale?[:I][8)][8)]

é por causa destas tretas que nunca terei um casamento "a sério"
se algum dia resolver ir viver com a minha menina, fazemos uma pequena celebração familiar (pais e irmãos) e chega-me.

Um quadro bem emoldurado (óleo, serigrafia, aguarela,...)

Original, claro!!! Nada de cópias.

De acordo com a minha filosofia e maneira de ver:

Penso que se me casar, não vou ligar a quanto me deram, nem sequer a se me deram. Se convido alguém é porque quero a pessoa lá e não o seu dinheiro ou a sua prenda. Se gasto para lá ter a pessoa, é algo que já sabia de ante-mão, logo não é justo que "exiga" uma compensação. A receber algo, naturalmente prefiro dinheiro, porque não só é melhor para quem oferece como para quem recebe. Quem recebe usa o dinheiro como quer e quem dá não tem de estar a pensar nisto ou naquilo e ainda ir gastar em algo que possa ser inútil, o que não serve nenhuma das partes. Como convidado, dou o que posso/considero justo, que geralmente é à volta de 100€. Também não ofereço nada além de dinheiro pelo motivo que já tinha dado anteriormente.
Mas parece-me que hoje em dia os casamentos são mais uma mostra de "posição-social" e um mostrar do "meu é melhor que o teu". Típicamente humano.

Ora bem... Eu já me juntei com a minha namorada, estamos a viver juntos, e nem um nem outro pensa em casar, porque não somos de familias ricas nem estamos inseridos na classe social média - media/alta, estamos na classe média e dependendo dos meses ás vezes até estamos na classe media/baixa :D é a crise....

Continuando... por estes motivos pensamos que o casamento não seria a melhor opção até porque não vem alterar em nada na nossa relação e no que sentimos um pelo outro, eu não preciso de ir a uma igreja ouvir um Sr. Padre e assinar una papeis para saber que amo a minha namorada e que nos vamos dar bem, agora a nossa relação pode durar uma vida como só alguns anos e não é o casamento que vai definir isso.

Entrando no assunto do tópico novamente, ora com as nossas possibilidades e as possibilidades das pessoas que nos rodeiam, familiares e amigos mais proximos, o casamento só iria trazer uma Grande despesa, e não quero com isto parecer interesseiro, pois dava me muito gosto ter presente os meus amigos todos mais proximos e a minha familia na festa do meu casamento mas de momento não há a menor hipotese de o fazer por saber que se estivesse a espera das prendas de casamento dos meus amigos para ganhar algum, bem podia esquecer, pelo contrario só iria ter despesa, e não é por isso que vou deixar de gostar menos deles, com isto se algum dia me casar hei de ter possibilidades de suportar a festa e convidar todas as pessoas que quero sem tar a pensar se me vão dar X ou Y .

Com isto respondendo ao tópico acho que cada um só pode dar aquilo que tem, e não faz sentido por-se em dificuldades só para fazer "bonito" na festa do casamento, pois se o amigo/familiar ficar desiludido só vai provar 2 coisas, primeiro que o convidou por interesse, e segundo não merece a sua amizade.

Abraço e desculpem o testamento.

Faz como eu... só passo o cheque no fim e no cheque vai o resultado de como sou servido ;).
Acho as prendas (objecto) pouco util para quem esta a iniciar uma vida nova.

E que tal uma prenda original,de acordo com o que cada um sabe fazer,como já referiram aqui?

Eu por exemplo,era bem capaz de pintar ou desenhar um quadro alusivo aos pombinhos...como até tenho a sorte de ter alguma experiência artística,não ficava envergonhado com a prenda e era original,barato e dada com gosto ao casal.

Além de que saia da banalidade das salvas,listas e envelopes com dinheiro...ao menos ficavam com uma peça decorativa para a casa deles e que lhes era dedicada.

A partir de agora vou dar ZERO.

Isso evita que as pessoas se casem se estão à espera da festa de casamento para compor as contas.

Mais uma coisa de quem ninguém falou. A despesa que temos na toilete para ir ao casamento.

Coisa horrorosa. [8D]

Há de certeza outras coisas onde se gastar o dinheiro. ;)

Só tem que oferecer o que quiseres e puderes oferecer.
Não esteja preocupado com o que os outros vão pensar,pois afinal, você foi convidado pela amizade que tem com ela ou para lhe dar uma boa prenda ?

citação:Originalmente colocada por DITADOR

Só tem que oferecer o que quiseres e puderes oferecer.
Não esteja preocupado com o que os outros vão pensar,pois afinal, você foi convidado pela amizade que tem com ela ou para lhe dar uma boa prenda ?

Eu tambem sou adepto desta: so se dá o que se pode.. e é como o JGTB diz.. quem dá o que tem a mais não é obrigado.

Não é pelo valor da prenda que se dá/recebe que se gosta mais ou menos da pessoa...

Ha 2 anos tive num espaço de 2 meses 3 casamentos :( e logicamente tive que gerir muito bem a "despesa" com as prendas tentando nao menosprezar de um lado para dar no outro... mas vivendo nós numa sociedade de consumismo o dinheiro tem que andar sempre à frente... felizmente nem toda a gente pensa assim...

Ainda que se possa dizer que é impessoal, etc etc... a verdade é que a melhor prenda que se pode dar a um Casal é o Dinheiro.

Quanto ao valor, um meio termo e que não fica nada mal: Os 100euros.

Os micro-ondas, pratos, vasos, flores, ninharias, etc, devem ser escolhidos aos gosto do casal e para isso necessitam de dinheiro;) e muito!!!

Back