Qual a importância das vélas num diesel...

paulo56

New member
Boas,alguem sabe me dizer porque é que o carro a frio custa a pegar,mas quando tá quente pega bem,não percebo porque isto acontece...Obrigado

citação:Originalmente colocada por TDI_sport

Depende os motores 1.5D Izusu são precisamente ao contrario.

Mas o meu antes pegava logo á primeira a frio,e agora tá custar a pegar a frio,e a quente pega bem...

Assim de repente parece-me ser problema das velas. Podes ter 1 ou 2 queimadas e, agora que o tempo está mais frio, a dificuldade em pegar é maior.

citação:Originalmente colocada por Vanquish

Assim de repente parece-me ser problema das velas. Podes ter 1 ou 2 queimadas e, agora que o tempo está mais frio, a dificuldade em pegar é maior.

Também me parece que seja isso,por isso que quando o carro tá quente ele pega bem não é?

Provavelmente será as velas, mas tbem se n for, n perdes nada, pq n são mto caras e ficas c certeza co carro a pegar melhor e fazer uma melhor combustão.

Ainda esta semana tive de mudar as velas de velas de incandescência da minha l200. Só uma estava boa contudo o meu electricista aconselhou-me a mudar as 4 (cerca de 50€ cada da origem)!
E a bateria quase que descarregava cada vez que ía arrancar! Pois como o carro não pegava logo tinha de tentar arrancar umas 3x antes de o fazer pegar :(

Entao tudo indica que seja velas,mas será que são assim sao caras?As velas num diesel só servem para pôr o carro a trabalhar ou tem mais funções importantes?

Obrigado

citação:Originalmente colocada por paulo56

Entao tudo indica que seja velas,mas será que são assim sao caras?As velas num diesel só servem para pôr o carro a trabalhar ou tem mais funções importantes?

Obrigado

Só isso mesmo ;)

citação:Originalmente colocada por cmax

citação:Originalmente colocada por paulo56

Obrigado

Só isso mesmo ;)

Pensei que desse para algo mais...Obrigado

Os motores diesel funcionam por autoinflamação. Daí o importante no combustível é o indíce de cetano (capacidade para se autoinflamar). Ou seja, devia a altas temperaturas o combustível entra em combustão, não sendo necessário velas como nos motores otto. As velas num diesel só servem para no arranque a frio ajudar a combustão, pois estando frio as temperatura atingidas mal se liga a chave não são as desejadas.

Meus caros.
Já levei uma grande ****da, por dizer numa aula q as velas apenas servem para o arranque.
Creio q apenas nos de injecção indirecta, as velas continuam "ligadas", mas cmo é óbvio a uma intensidade mto menor, se assim n fosse, e deixo-vos a mesma pergunta q me fizeram:

- Então sr. aluno, pq é q se diz q quando um carro custa a pegar e dps faz mto fumo, q deve ter as velas de incandescencia "fundidas"?

Faz muito fumo porque há uma combustão anormal, neste caso deve ser por haver uma defice de ar. É isso?

O calor produzido pelas velas de incandescência vai favorecer uma melhor combustão.
Mas salvoerro, isto é mais comum nos de injecção indirecta, tenho q ir rever isto ao "Giacosa", ver o q lá diz.

Se pensarmos que os motores de injecção directa (principalmente de elevada pressão) o combustível fica mais pulverizado, ou seja o diâmetro das gotículas é menor, a combustão ocorre com menor resistência.

Então quer dizer que depois do carro estar ligado as velas continuam a desempenhar o seu papel,mas com menos importância,certo?Foi o que eu percebi...Támos sempre a aprender...Obrigado

Támos a falar de velas encandescentes,pois são estas velas que funcionam nos diesel..só para não haver confusões...

Back