Insólito ! Terroristas ? Não, são da PSP !

Liberal

New member
terroristasee3.jpg


Não são terroristas são sindicalistas da PSP

citação:
A fotografia dos sindicalistas da PSP embuçados como terroristas, tirada pelo jornal gratuito "Destak", e que o EXPRESSO cita na edição de sábado, foi para mim um choque.

Não a tinha visto publicada, nem reparei na reportagem que a TVI fez do acontecimento reivindicativo da corporação. Quando a salvei para a edição não queria acreditar. Seria a ETA, a Al-Quaeda ? Não. Eram polícias portugueses e a data não era 1975, era 2006.

Eu já tinha ficado estupefacto o ano passado durante uma manifestação de polícias em Lisboa, que eu fotografei, com o comportamento vergonhoso de muitos dos manifestantes. As fotos que então fiz, eram de cenas indignas de uma corporação que se deve afirmar pela disciplina, a educação, o civismo, a frieza nos momentos empolgantes.

Muitos dos participantes estavam bêbados, outros brincavam com a farda como se fosse um Carnaval, outros insultavam o primeiro-ministro e o ministro da tutela.

Havia alguns mais exibicionistas que se deitavam no chão, simulavam velhice avançada, apresentavam-se como figuras patéticas, tristes, desgraçadas.

Uma das posturas que não se deve nunca perder é a dignidade, a auto-estima. Aqueles cromos da bófia estavam ali a desrespeitar tudo e todos. Um regabofe que foi transmitido pelas televisões. Os protagonistas, da linha da frente, traziam t-shirts com o Che Guevara, abraçavam-se e choravam, dois vinham fardados.

Consequências? Nenhumas. Não houve um processo disciplinar, um castigo, uma repreensão. Uma expulsão.

O governo fez ouvidos de mercador e tapou o Sol com a peneira. Agora aí têm: embuçados como se fossem terroristas. É um escândalo. Depois admirem-se que a polícia não seja respeitada e digam que perdeu o prestígio.

A fotografia de má qualidade acentuou o lado obscuro, clandestino, cobarde da coisa.

Às vezes a falta de nitidez acentua o dramatismo, a mensagem torna-se mais eficaz.

De novo a discussão sobre as virtudes das imagens feitas com telemóveis, jornalismo do cidadão, neste caso da polícia (!).

Voltaremos a este debate.
Até lá cuidado! Onde pára a polícia?

Luiz Carvalho
Coordenador-geral de Fotografia do EXPRESSO
http://expresso.clix.pt/COMUNIDADE/blogs/flagrante_deleite/archive/2006/11/17/15940.aspx
 
Esta tb me passou ao lado.
Repito o que sempre disse aqui.

Polícias e militares não deviam ter direito a sindicatos e/ou associações profissionais.
 
Mas não achas que deveriam ter pelo menos alguém a defender os seus direitos, lembra-te que a polícia não é uma polícia militar
 
Isto é mais grave que o que se pode imaginar. Pensem que se eles se apresentam assim, é porque têm medo de represálias. O mesmo se passou com as ultimas greves, em que o estado pediu o nome dos grevosos. Quem fazia isto era o estado no tempo do salazar. Mas pelo menos no tempo dele o pão não aumentava e não havia a impunidade que se vive neste país. Se calhar não era mau de todo ele voltar por uns anos. Podem achar escandolosa a minha opinião, mas se tivessem visto a reportagem da sic no jornal da noite sobre o gang das 1830 em Sacavém percebiam porque me sinto assim.
 
Mas ha alguma coisa que os nossos PSPs não tenham medo? Ah sim... perseguir um carro com 2 gajos lá dentro, com uma carrinha com 13 gajos la dentro!!!!!! :D palhacitos!
 
O que acho grave é a comparação com terroristas...então quem escreveu o texto não sabe que "aquilo" que eles têm na cabeça é um passa-montanhas? Que tanto é utilizado pelos terroristas como por grupos de operações especiais e grupos do género...[8] E assim nascem os preconceitos...

Também não percebo por que dizem que os polícias não devem ter o direito a pertencer a um sindicato/associação que zele pelos seus direitos...
 
baratowsky e Vortice

As minhas desculpas por ter levantado este problema por ser uma discussão estéril[8)].
Em toda a Europa, ou quase, e em todos os países democráticos, ou quase;), existem Sindicatos.
Logo... estão aí e vieram para ficar:).

Mas na minha opinião, eu acho que numa estrutura hierarquizada e armada não devem existir estruturas paralelas que colocam em causa a hirarquia.

Que é o que sempre acaba por acontecer, pelo menos cá, em que colocam em causa ordens operacionais e opinam sobre tudo... muito para além das meras questões salariais ou laborais.

E depois das manifs patéticas acabam com fotos ridículas como qq bando clandestino armado dos que atacam um Estado Democrático que eles deveriam defender.

Para a próxima colocam a bandeira do sindicato lá atrás na parede e colocam as armas de serviço em cima da mesa...

Ou juntam-se a militares fardados em passeatas ilegais...

Por isso, agora, o poder dmocrático só têm arrepiar caminho e aumentar as Restrições ao exercício da liberdade sindical e respectivas penas.

Artigo 3.º
Restrições ao exercício da liberdade sindical

Ao pessoal da PSP com funções policiais são aplicáveis, atendendo à natureza e missão desta força de segurança, as seguintes restrições ao exercício de actividade sindical, não podendo:
a) Fazer declarações que afectem a subordinação da polícia à legalidade democrática, bem como a sua isenção política e partidária;
b) Fazer declarações sobre matérias de que tomem conhecimento no exercício das suas funções e constituam segredo de Estado ou de justiça ou respeitem a matérias relativas ao dispositivo ou actividade operacional da polícia classificadas de reservado nos termos legais;
c) Convocar reuniões ou manifestações de carácter político ou partidário ou nelas participar, excepto, neste caso, se trajar civilmente, e, tratando-se de acto público, não integrar a mesa, usar da palavra ou exibir qualquer tipo de mensagem;
d) Exercer o direito à greve.

Para ainda haver alguma decência nisto:(.
 
Back
Top