Duvida sobre IVA . Há dias assim ...

citação:Originalmente colocada por Omega

citação:Originalmente colocada por Excalibur

Produto - 100€
Portes - 100€
SubTotal- 200€</u>
Iva 21% - 42€</u>
Total - 242€

O Excalibur já tinha feito a factura ....

Deduzo então que a hipotese tal como sempre a coloquei está correcta.

Valor do Produto s/iva
Portes Valor s/iva (isto é o valor liquido s/iva que o transportador me debitou, e sobre o qual não colocámos qualquer margem)

Colocamos IVA21%

Somamos e temos os tais 242€

Assim certinho e direitinho

Certo !?

citação:Originalmente colocada por Omega

Produto - 100€
Portes - 100€
SubTotal- 200€</u>
Iva 21% - 42€</u>
Total - 242€

O Excalibur já tinha feito a factura ....

Deduzo então que a hipotese tal como sempre a coloquei está correcta.

Valor do Produto s/iva
Portes Valor s/iva (isto é o valor liquido s/iva que o transportador me debitou, e sobre o qual não colocámos qualquer margem)

Colocamos IVA21%

Somamos e temos os tais 242€

Assim certinho e direitinho

Certo !?

as contãso são sempre feitas sem IVA.
Assim não ha enganos nem confusões.
Logo se não queres ganahr nerum com os portes metes (100*100)*1.21 .
case closed

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

Porra.

Para quê complicar o que é simples?

Pois por isso mesmo.

SE vires no post inicial do tópico, eu digo precisamente isso.

O idiota é que a menina da contabilidade aqui disse que a 1ª hipotese é que está correcta.

Eu nem de contabilidade e ainda menos percebo do Código do IVA e respectiva biblia de iva , mas pareceu-me que não estaria correcto a dupla aplicação de IVA sobre IVA ,isto não querendo como já o disse aplicar qualquer margem sobre o valor dos portes.

citação:Originalmente colocada por zerorpm

Se os portes são realizados por uma empresa, tu cobras o preço que essa empresa cobra (preço final com IVA, ex. 100€) Tu não precisas de saber o IVA deste serviço.

PRoduto = 100€ + IVA =121€
Portes = 100€ (preço final do serviço) porque que é um reembolso e o IVA é trabalhado pela outra empresa

Total a cobrar 221€

Cá está! Não pensem mais [^].

citação:Originalmente colocada por Braga68

citação:Originalmente colocada por zerorpm

Se os portes são realizados por uma empresa, tu cobras o preço que essa empresa cobra (preço final com IVA, ex. 100€) Tu não precisas de saber o IVA deste serviço.

PRoduto = 100€ + IVA =121€
Portes = 100€ (preço final do serviço) porque que é um reembolso e o IVA é trabalhado pela outra empresa

Total a cobrar 221€

Cá está! Não pensem mais [^].
[:0]

pleo amore de deus.

a tranportadora cobra ao excalibur 100 + IVA = 121
ao excalibur cobra ao cliente 100 euros do produto mais 100 euros de transporte mais iva = (100+100)*1.21=242
Deposia trasnportadora entrega 21 ao estado
E o excalibur entrega ao estado 42 deduzido dos 21 que pagou a trasportadora ou seja 21 .

qual é mesmo a dificuldade?

Na factura

Produto 100
tranpsorte 100
Iva 42
Total 242

qual é mesmo a dificuldade?

Também não entendo tanta discussão à volta de um assunto tão simples. O que está a acontecer é a venda de 2 produtos, 1 bem e um serviço.

Quando a empresa compra os bens paga IVA e quando vende cobra IVA.

Neste caso a empresa compra/produziu um bem e vai revendê-lo e compra um serviços de transporte e vai revendê-lo.

É simples, a factura deverá ter listado os bens e os serviços s/ IVA, a taxa de IVA que se aplica a cada um deles, o valor do IVA e O total final.

Neste caso se é para vender por 200, aplica-se o IVA a 21% (se for este o caso) o que dá 242€.

Não interessa a quanto foi comprado, claro que por cortesia possa não haver lucro nas despesas de envio.

Se for aplicado IVA sobre 221€ também não está mal, o que acontece é que se estará a levar uma margem de 21% de lucro sobre o transporte...

Back