citação:Originalmente colocada por AutoFan
Agora virem para aqui dizer que são todos estupidos, entao como explica que as empresas recorram a eles?
Não é uma questão de estupidez.
Eu sou ateu e não considero uma estupidez ver padres a abençoar edifícios ou barcos ou aviões.
Repare numa citação do primeiro link que aqui coloquei:
Mas, de qualquer modo, e diga-se em abono da verdade, a maior parte dos vedores (que haverá excepções, decerto) acredita genuinamente nos seus «poderes» e, tanto como lhes parece autónomo o movimento da vara ou do pêndulo, os vedores podem estar sinceramente convencidos das suas faculdades, quanto o estará uma outra pessoa qualquer, sujeita que está ao tal «efeito ideomotor».
Ao contrário de um astrólogo, de um tarólogo, ou de um qualquer outro bruxo congénere, em cuja honestidade, sinceramente, não consigo acreditar.
Depois outro post meu:
James Randi explica a movimentação das varas dos vedores ou a rotação dos pêndulos dos radiestesistas como decorrente de um fenómeno psicológico conhecido como «ideomotor effect» ou (à falta de melhor tradução) «efeito ideomotor», que define como:
«movimento corporal involuntário originado não por uma estimulação sensorial, mas antes por uma ideia ou por um processo mental».
Ou seja, sem se aperceber, o vedor exerce inconscientemente um pequeno movimento ou uma leve pressão sobre a vara, suficiente o bastante para a mover.
Inconsciente se for uma pessoa bem formada.
O que estamos aqui todos a tentar dizer é que se alguém disser que aqui se pode furar pq há agua e se ela aparecer não PROVA nada.
Pq se ele me disser para não furar ali e eu furar tb me vai aparecer água.
Voltamos ao método científico, único meio do conhecimento efectivo.