Vocês acreditam em vedores?

Acredito, nao sei se teem poderes, hummm duvido muito deve existir uma explicação cientifica, mas o furo que temos na quinta de familia em pleno alentejo foi feito assim o meu avô detetou o sitio depois chamou um vedore para confirmar e realmente passa ali uma linha de agua, mesmo em alturas de seca nunca la faltou agua

Abraço

citação:Originalmente colocada por Lostfan

Acredito, nao sei se teem poderes, hummm duvido muito deve existir uma explicação cientifica, mas o furo que temos na quinta de familia em pleno alentejo foi feito assim o meu avô detetou o sitio depois chamou um vedore para confirmar e realmente passa ali uma linha de agua, mesmo em alturas de seca nunca la faltou agua

Abraço

E no fundo, eh isso que interessa. Com ou sem ciencia, com o sou vedores, se encontraram um sitio com agua e nao houve seca, so temos que ficar contente, mesmo que o homem nao tenha poderes nenhuns. As pessoas normais, interessa o resultado, o resto fica so para os interessados/ciencia.
;)

citação:Originalmente colocada por worldtiki

citação:Originalmente colocada por AutoFan

Quantas pessoas que aqui escrevem que nao acreditam, já viram, ou já fizeram algum poço ou furo?

Se dizem que não é verdade, expliquem aqui concretamente, o porquê das empresas que fazem furos, trabalharem com vedores.

É que falam mas nunca viram nem nunca fizeram nenhum furo ou poço... portanto falam sem conhecimento de causa.:D
Deve ter uma piada rirmo-nos de... nós próprios :D

Eu falo, falo... e a água com que rego o jardim vem dum poço</u>.

E curiosamente o lençol de água é tão pequeno que a água de alguns vizinhos vem do mesmo. Para terem uma ideia do que se fala o meu terreno tem ~1500 metros quadrados.

A probabilidade de contratar um cego para me indicar onde há água neste terreno e ele a encontrar é de 99%... 1% para ressalvar os que apontarem para o céu.

Enfim... pelo que vejo ainda há muita gente crédula e ingénua que acredita que os lençóis têm metro e meio de largura, e que reforçam esta ideia com palavras como "fio" ou "veio"...

Uma bela resposta, que no fundo não diz nada e não explica nada. Volto a dizer-lhe que fala sem saber.
Explique-nos o fundamento dessa probabilidade.:D

Sabe o que são 1500 m2? Isso é alguma área significativa?

A minha avó mora numa casa que tem um terreno contiguo com cerca de 6 hectares. 6 hectares são 60 000m2. Que é uma área pequena, mesmo assim.

Porque será que quando foi feito um furo, e a minha avó tinha um poço no terreno, que estava seco, a empresa levou lá um vedor umas duas ou tres vezes, e foi ele que marcou o sitio?

Tenho uma proposta a fazer-lhe, já que é tão esperto e facil. Eu levo-o a uma quinta com 30 hectares, deixo-o lá no meio:D e que ver se voce me consegue dizer o local mais indicado a fazer um furo.
E fique sabendo que o que os vedores fazem, nãp é detectar agua. O que eles fazem, é identificar onde passa um lençol de agua, ou com mais caudal ou mais á superficie. Foi a explicação que me deram.
Na maior parte dos locais há agua, mas nuns locais ou muito profunda, ou lençõis pouco abundantes.

Uma bela resposta, que no fundo não diz nada e não explica nada. Volto a dizer-lhe que fala sem saber.
Claro claro. Já de si que põe a ciência em causa não se pode dizer o mesmo :D

citação:Explique-nos o fundamento dessa probabilidade.:D
Muito simples, o lençol de água cobre todo o terreno.

citação:Sabe o que são 1500 m2? Isso é alguma área significativa?
É o exemplo que me é mais próximo, é a minha casa.

Mas se quiser que lhe fale dos terrenos dos meus avós esteja à vontade para o pedir. Se calhar também eles são vedores e eu aqui sem saber... e olhe que não têm um ou dois furos...

citação:A minha avó mora numa casa que tem um terreno contiguo com cerca de 6 hectares. 6 hectares são 60 000m2. Que é uma área pequena, mesmo assim.

Porque será que quando foi feito um furo, e a minha avó tinha um poço no terreno, que estava seco, a empresa levou lá um vedor umas duas ou tres vezes, e foi ele que marcou o sitio?
Duas ou três vezes? O Haley devia estar próximo das 2 primeiras e afectou dalguma forma os poderes do homem.

citação:Tenho uma proposta a fazer-lhe, já que é tão esperto e facil. Eu levo-o a uma quinta com 30 hectares, deixo-o lá no meio:D e que ver se voce me consegue dizer o local mais indicado a fazer um furo.
E fique sabendo que o que os vedores fazem, nãp é detectar agua. O que eles fazem, é identificar onde passa um lençol de agua, ou com mais caudal ou mais á superficie. Foi a explicação que me deram.
Na maior parte dos locais há agua, mas nuns locais ou muito profunda, ou lençõis pouco abundantes.
Se encontrar paga-me um bolo?

Enfim, homens de ciência e homens de ...

Procurem mais informações sobre as experiências de Munique e dos mais de 500 "vedores"... ou então não (já as referi num post mais acima, mas pelos vistos muitos continuam com o wishfull-thinking e preferem não saber</u>) [8)]

...
Tenho uma proposta a fazer-lhe, já que é tão esperto e facil. Eu levo-o a uma quinta com 30 hectares, deixo-o lá no meio:D e que ver se voce me consegue dizer o local mais indicado a fazer um furo.

Mesmo o convite nao sendo para mim, aproveito e proponho-o a ir a http://www.randi.org/research/index.html e levar o um vedor e ganham 1.000.000$

Uma pista: Ate hoje ainda ninguem conseguiu ;)

Irra que há tipos com a mente limitada.....

Mas qual CIENCIA? parece-me é que não ha ciencia que o ajude a entender. Porque RAZAO AS EMPRESAS QUE FAZEM FUROS, TRABALHAM COM VEDORES? SERA QUE SAO TODOS ESTUPIDOS E VC É QUE É ESPERTO?

Lençois de agua em toda a propriedade? mas vc sabe quanto é 1 hectare? voce sabe o que sao 30 hectares? alem do mais, se le-se o que eu escrevi, talvez não estivesse precisamente a justificar-se com o que eu proprio disse.
Enfim, o primeiro passo para a ignorancia, é julgar-se superior a todos.

Irra que há tipos com a mente limitada.....
Claro que há. Mas começam e acabam nos que acreditam nisto.

citação:Mas qual CIENCIA? parece-me é que não ha ciencia que o ajude a entender. Porque RAZAO AS EMPRESAS QUE FAZEM FUROS, TRABALHAM COM VEDORES? SERA QUE SAO TODOS ESTUPIDOS E VC É QUE É ESPERTO?
Porque há ignorantes que lhes pagam.

E devem pagar mesmo bem para estes não quererem os 200 mil contos na moeda antiga.

Já lá foram alguns mas curiosamente sairam apenas com um galo.

citação:Enfim, o primeiro passo para a ignorancia, é julgar-se superior a todos.
Aproveito para perguntar, já se informou sobre as experiências que falei?

Ou é como diz que os outros são e basta-lhe o conhecimento que tem?

Os tipos quem tem empresas que fazem furos, são todos estupidos. Vc é que é mt esperto. Nem sei como ainda nao o contrataram.

Poupe-me á sua sapiencia.

:D

Os tipos quem tem empresas que fazem furos, são todos estupidos. Vc é que é mt esperto. Nem sei como ainda nao o contrataram.

Caro Autofan, deixe-me só acrescentar ao que o worldtiki tem escrito (e bem) que fiz no meu terreno recentemente um furo e não necessitei de vedores. A água estava lá e toda a gente sabia que lá estava. A pessoa que realizou o furo não recorre a vedores e fez todos (ou quase todos) os furos naquela freguesia.

Mas também podia recorrer e dar de comer a mais alguns charlatões. Cada um alimenta quem quer! ;)

Mas será que não há quase nenhum tema em que as pessoas não se desentendam?...

Vá lá pessoal, calma.

Podiamos ter sido todos poupados ao insulto.
Mas escolheu esse caminho;).

Já agora tenho a comunicar-lhe que já fiz alguns furos e nunca me apareceu nenhuma empresa com um Vedor.
Digo EU onde quero o furo e eles dizem-me, com a experiência que têm, até onde têm que furar para ter o caudal desejado.

Simples.

citação:Originalmente colocada por J.R.

Já agora tenho a comunicar-lhe que já fiz alguns furos e nunca me apareceu nenhuma empresa com um Vedor.
Digo EU onde quero o furo e eles dizem-me, com a experiência que têm, até onde têm que furar para ter o caudal desejado.

Simples.

Tão simples quanto isto.

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

Eu também era céptico, como é natural, até ver...

Eu também... So acredito no que vejo, no que a ciencia demonstra, mas neste caso, sem explicação, vi com os meus proprios olhos e acredito..

Na quinta do meu avo, também andou lá um daqueles vedores que garantia não sei quantos litros por dia..

Conclusão, fizeram dois furos que nem metade davam.. E só ao 3º, fizeram onde o meu avo disse que devia haver agua e ai deu agua que não tem fim.. Quer dizer, pelo menos a electro-bomba que lá está nunca a conseguiu esgotar.

O truque do meu avo não foi varinhas nem nada do género, ele sabia que naquele sitio havia um antigo poço artesanal com uma mina que tinha bastante agua.. Por isso, ao lado, um furo ainda devia dar mais agua.. E assim foi..

Podiamos ter sido todos poupados ao insulto.
Mas escolheu esse caminho;).

Simples.

Caro:

Desculpe-me contraria-lo mas nao foi minha intenção insultar ninguem. Alias considero que nao o fiz.

O unico facto que quero resalvar, é que é practica usual, essas empresas recorrerem a vedores.

Se todas ou algumas o fazem, eu nao sei pois a experiencia que tenho resume-se a 2 ou 3 casos que tenho conhecimento.

Apenas quero referir que, se ha empresas que recorrem aos vedores, concerteza algum fundo de verdade há.

Agora virem para aqui dizer que são todos estupidos, entao como explica que as empresas recorram a eles?

Os tipos gostam de gastar dinheiro... sim, claro.

Agora virem para aqui dizer que são todos estupidos, entao como explica que as empresas recorram a eles?
Não é uma questão de estupidez.
Eu sou ateu e não considero uma estupidez ver padres a abençoar edifícios ou barcos ou aviões.

Repare numa citação do primeiro link que aqui coloquei:

Mas, de qualquer modo, e diga-se em abono da verdade, a maior parte dos vedores (que haverá excepções, decerto) acredita genuinamente nos seus «poderes» e, tanto como lhes parece autónomo o movimento da vara ou do pêndulo, os vedores podem estar sinceramente convencidos das suas faculdades, quanto o estará uma outra pessoa qualquer, sujeita que está ao tal «efeito ideomotor».

Ao contrário de um astrólogo, de um tarólogo, ou de um qualquer outro bruxo congénere, em cuja honestidade, sinceramente, não consigo acreditar.

Depois outro post meu:
James Randi explica a movimentação das varas dos vedores ou a rotação dos pêndulos dos radiestesistas como decorrente de um fenómeno psicológico conhecido como «ideomotor effect» ou (à falta de melhor tradução) «efeito ideomotor», que define como:
«movimento corporal involuntário originado não por uma estimulação sensorial, mas antes por uma ideia ou por um processo mental».

Ou seja, sem se aperceber, o vedor exerce inconscientemente um pequeno movimento ou uma leve pressão sobre a vara, suficiente o bastante para a mover.

Inconsciente se for uma pessoa bem formada.

O que estamos aqui todos a tentar dizer é que se alguém disser que aqui se pode furar pq há agua e se ela aparecer não PROVA nada.

Pq se ele me disser para não furar ali e eu furar tb me vai aparecer água.

Voltamos ao método científico, único meio do conhecimento efectivo.

O que estamos aqui todos a tentar dizer é que se alguém disser que aqui se pode furar pq há agua e se ela aparecer não PROVA nada.

Não li as páginas anteriores, por isso não sei o que está para trás mas... alguém conhece casos que tenham sido apontados como havendo água e, depois de o furo estar feito, nem vê-la?

citação:Originalmente colocada por RedHeart

Não li as páginas anteriores, por isso não sei o que está para trás mas... alguém conhece casos que tenham sido apontados como havendo água e, depois de o furo estar feito, nem vê-la?

Eu conheço um caso, em q o homem tentou e nao acertou nem no 1o nem do 2ndo nem no ultimo. Claro q as mas linguas vêm dizer que ele n era bom vedor.

Sobre essa pergunta, geralmente há uma explicação que é a tendenica para ter memoria selectiva. ora vejamos, quantas vezes tao a ver futebol com um amigo e há um canto, e ele diz "vai ser golo" e voces dizem "oh, nao agoires", e é mm golo? Muitas certo? Pois, pq nas que diz, voces memorizaram, nas outras todas, nem ligaram. (Explicacao dum psiquiatra que m da aulas)

citação:Originalmente colocada por bug

citação:Originalmente colocada por RedHeart

Eu conheço um caso, em q o homem tentou e nao acertou nem no 1o nem do 2ndo nem no ultimo. Claro q as mas linguas vêm dizer que ele n era bom vedor.

Sobre essa pergunta, geralmente há uma explicação que é a tendenica para ter memoria selectiva. ora vejamos, quantas vezes tao a ver futebol com um amigo e há um canto, e ele diz "vai ser golo" e voces dizem "oh, nao agoires", e é mm golo? Muitas certo? Pois, pq nas que diz, voces memorizaram, nas outras todas, nem ligaram. (Explicacao dum psiquiatra que m da aulas)

Boa explicação mas, quanto muito, apenas dá resposta a 50% da questão.

Back