Reparação de PC's - Incompetência estudo DECO

Eu trabalho no ramo e tento sempre fazer aquilo que normalmente faria nos meus pcs, infelizmente existem muitas lojas que fazem tudo ao monte e o resultado é um serviço mal feito, em relação ao estudo propriamente dito existem lojas competentes felizmente outras geridas por pessoa menos sérias.

Em relação a isto só tenho uma palavra lamentável. [8][8]

Houve quem susbtituisse o HDD sem que o mesmo estivesse avariado

Outros que substituiriam o Leitor de CD quando somente o cabo estava desligado.

Uma casa cobrou o "diagnóstico e aconselhamento" e enviou de volta o PC, dando como diagnóstico uma MB avariada e recomendando um Upgrade ao PC.

Outros optaram por instalar um novo Software cobrando nova licença sem antes reinstalarem o original usado no PC.
Houve que não entregasse o CD original mas se cobrasse pelo mesmo.

Houve quem entregasse o PC em drives instaladas, HDD com a alimentação desligada, USB frontais sem funcionar.

O problema são os enormes custos de um serviço de assistência, que faz com que se contrate pessoal não especializado e geralmente a coberto de programas de formação.

É que uma coisa é a fonte da alimentação ir à vida...

Outra é o disco dizer adeus. Ah, mas aí queremos que nos reinstalem o sw, não é?

E conforme os aplicativos que existem no sistema, por vezes demora-se um dia inteiro a restaurar as coisas. Sabem quanto custa um dia de trabalho? Sabem quantas pessoas estão dispostas a pagá-lo?

Ah, pois é...

Outra coisa. O tal serviço on site das grandes marcas. Comprei na semana passada um servidor todo xpto e aquilo está à 1 semana sem trabalhar. Tenho garantia on-site, mas o pessoal diz que só garante o hw. Como aquilo parece ser problema de sw, não vêm cá.

Na Segunda, vai haver um servidor devolvido, ai isso vai.... [:I]

Chocante sem dúvida, um pouco como alguns stands de automóveis que conseguem fazer milagres com uma limpeza a fundo, polimento e posterior martelanço dos quilómetros... [xx(]

Quem não sabe é como quem não vê e tenho a certeza que já me levaram no conto do vigário pelo menos duas vezes... :(

O que vos posso dizer, é que a assistência técnica da Chip7 é a pior coisa que já vi na vida...

Comprei lá um computador, desde aí nunca lá mais comprei, nem comprarei nada, seja a que preço for!

E já perderam muitos clientes devido à m**** que fizeram comigo na altura!

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

O problema são os enormes custos de um serviço de assistência, que faz com que se contrate pessoal não especializado e geralmente a coberto de programas de formação.

Outra é o disco dizer adeus. Ah, mas aí queremos que nos reinstalem o sw, não é?

E conforme os aplicativos que existem no sistema, por vezes demora-se um dia inteiro a restaurar as coisas. Sabem quanto custa um dia de trabalho? Sabem quantas pessoas estão dispostas a pagá-lo?

Ah, pois é...

Outra coisa. O tal serviço on site das grandes marcas. Comprei na semana passada um servidor todo xpto e aquilo está à 1 semana sem trabalhar. Tenho garantia on-site, mas o pessoal diz que só garante o hw. Como aquilo parece ser problema de sw, não vêm cá.

Então tu compras uma peça de Hardware e queres que a assistência da marca te resolva os problemas de Software?

Nunca na vida!

Quando precisei da Inforlandia do Arrábida Shopping,fui sempre bem atendido.Mas também escolhia sempre quem mexia no meu PC,pq por acaso conhecia um gajo q era colega meu da faculdade e percebia bastante daquilo.Dai que ia com confiança no serviço prestado e nunca tive razões de queixa.

Do resto,não posso comentar...

Ah, pois é...

se for um problema de SW contacta o fabricante do SW.

HA se for MS esquece eles não querem mesmo saber[:p]

TEnho no total cerca de 82 servidores, e nunca fiquei mal coma IBM ou com a COMPAQ, ja com a DELL tive algumas chatisses.

no caso da compaq e da IBM a substituição de uma peça de hardware normalmente demora 3 a 4 horas, no caso mais chato que foi uma Motherboard de um ML570 G4 demorou 1 dia. ( o tempo de vir da fabrica).
Ja no caso de PCS nos temos um parque de 900 PCs das marcas DELL IBM Compaq/hp e apple.
qualquer uma das marcas tem correspondido na assistencia.
Temos exterminado as marcas brancas , devido a pessima assistencia generalizada:)

citação:Originalmente colocada por andmiguel

não é so nos computadores que fazem isso...
televisões, maquinas de lavar.. é tudo a mesma aldrabice [:P]

Eu não li o estudo da Deco, espero que alguém o coloque aqui, acho muito bem que façam estes estudos, mas também espero que o mesmo seja suficientemente explicativo sobre as "especificidades" do mercado informático.

Posso estar a ser polémico, mas a mim não me admira que por exemplo que na história do cabo desligado do CD Player a drive tenha sido simplesmente substituida, em vez de estarem a perder tempo a tentarem perceber qual é o problema.
Se por exemplo 8 ou 9 em cada 10 drives de CD estiverem mesmo danificadas, substituir uma drive por uma nova aos preços que estas hoje em dia estao fica mais barato do que a mão de obra a tentar descobrir problemas, tendo em conta que a haver problemas, na maioria das vezes estes dificilmente são solucionáveis.

Mas como disse, não estou a defender ninguém, muito menos mafiosos que existem como em todos os sectores de actividade, e tem que ser obviamente denunciados, mas esta área dos componentes informáticos de baixo custo tem as suas especificidades ...

Por essas e por outras é que eu assisto os meus próprios PC's.. Em simples desktops isto não tem nada que saber, é só uma questão de vontade..

Poupa-me despesas, chatices e tempo perdido.

Acrescento ainda que ficaria muito mais contente com a Deco se esta fizesse estudos com as avarias mais frequentes. Em vez de "fabricar" avarias como o desligar dum cabo ou apagar uma partição, podia simplesmente fazer um inquérito das avarias mais frequentes e usar mesmo peças danificadas, como por exemplo uma memória, um placa gráfica, a fonte de alimentação, etc.

Digo isto, porque obviamente os departamentos técnicos das diversas empresas tem os recursos optimizados para os problemas mais comuns, bem como as ferramentas de diagnóstico a que recorrem.
A mim parece-me que coisas do tipo de eliminar uma partição sem que o utilizador confesse à assistência técnica de que apagou uma partição do disco sem querer, não devem ser problemas muito comuns.

citação:Originalmente colocada por pmct

Ah, pois é...

se for um problema de SW contacta o fabricante do SW.

HA se for MS esquece eles não querem mesmo saber[:p]

TEnho no total cerca de 82 servidores, e nunca fiquei mal coma IBM ou com a COMPAQ, ja com a DELL tive algumas chatisses.

no caso da compaq e da IBM a substituição de uma peça de hardware normalmente demora 3 a 4 horas, no caso mais chato que foi uma Motherboard de um ML570 G4 demorou 1 dia. ( o tempo de vir da fabrica).
Ja no caso de PCS nos temos um parque de 900 PCs das marcas DELL IBM Compaq/hp e apple.
qualquer uma das marcas tem correspondido na assistencia.
Temos exterminado as marcas brancas , devido a pessima assistencia generalizada:)
Para mim, é o jogo do empurra.

Foi detectado que haveria um problema num dos CPU's, mas o VAR da marca (não compro directamente à casa mãe...), xuta as coisas para o sw. Como tive fora estes dias, um colaborador meu foi na conversa. E toca a levar lá o servidor...

Na 2ª, aquilo vai de cangalhos. Não admito situações destas.

citação:Originalmente colocada por Liberal

Acrescento ainda que ficaria muito mais contente com a Deco se esta fizesse estudos com as avarias mais frequentes. Em vez de "fabricar" avarias como o desligar dum cabo ou apagar uma partição, podia simplesmente fazer um inquérito das avarias mais frequentes e usar mesmo peças danificadas, como por exemplo uma memória, um placa gráfica, a fonte de alimentação, etc.

Digo isto, porque obviamente os departamentos técnicos das diversas empresas tem os recursos optimizados para os problemas mais comuns, bem como as ferramentas de diagnóstico a que recorrem.
A mim parece-me que coisas do tipo de eliminar uma partição sem que o utilizador confesse à assistência técnica de que apagou uma partição do disco sem querer, não devem ser problemas muito comuns.

maior parte das vezes os utilizadores NÃO dizem a verdade, quando provocam as avarias. recebo n casos em que as pessoas mentem com todos os dentes."ah, o pc liga mas não arranca, dá um erro!" e quando se vai a ver nem liga!
sei de muitas lojas que fazem "esquemas" p/ chular o pessoal. eu pessoalmente quando é uma coisa simples como essa do cabo desligado nem cobro nada. e quando sei que o "arranjo" não é estavel/duradouro tb não cobro. há muito pc à "beira da morte", mas que vai funcionando!

A questão é que uma partição não desaparece sem mais nem menos... E um utilizador suficientemente avançado para eliminar uma partição, também sabe voltar a instalar o Windows.

citação:Originalmente colocada por ruymoreira

maior parte das vezes os utilizadores NÃO dizem a verdade, quando provocam as avarias. recebo n casos em que as pessoas mentem com todos os dentes."ah, o pc liga mas não arranca, dá um erro!" e quando se vai a ver nem liga!
sei de muitas lojas que fazem "esquemas" p/ chular o pessoal. eu pessoalmente quando é uma coisa simples como essa do cabo desligado nem cobro nada. e quando sei que o "arranjo" não é estavel/duradouro tb não cobro. há muito pc à "beira da morte", mas que vai funcionando!

Estás a contar a história da vida do pessoal que arranja computadores.

A melhor é aquela: "não fiz nada e isto deixou de funcionar". [}:)]

Não percebo qual é a logica de mentir se não estiverem garantias envolvidas... Caso contrario até entendo..

Eu como disse, actualmente faço a manutenção dos meus PC's.

Mas já precisei de ir as lojas, uma vez por causa de uma main board ainda na garantia:

E ai eu só dizia: Isto de um dia para o outro deixou de arrancar.. (e em pensamentos, "...depois de eu ter tentado fazer um update à BIOS")..

E na outra vez, foi um arranjo pago pelo seguro, pelo que teria que ser mesmo com o orçamento de um "técnico" e lá fui à loja. Ai não menti em nada.. Expliquei-lhe tudo e até lhe disse que era fixe se não houvesse peças compativeis com o que não tinha queimado, obrigando à sua substituição por coisas mais recentes.. hehe..

Que coisa...Se me contassem não me acreditava.
Na loja onde estagio se a partição for ao ar e pedirem para tentar recuperar dados até isso fazemos (se o disco estiver não estiver fisicamente danificado).
Claro que demora tempo a recuperar.

Essa do cabo de dvd foi brilhante [|)]

A mim aconteceu-me uma semelhante ontem, em 2 pcs o disco deixara de dar...
Depois de estar mais atento vi que era o cabo sata que não estava ligado na board :D[8)]

O problema é que, de facto, não há uma entidade verdadeiramente rápida e eficaz na actuação à qual os consumidores possam recorrer...

Back