TvTurbo: Gasolina vs Diesel

citação:Originalmente colocada por manucas
Agora contradizes uma serie de posts que vens editando sobre essa materia. O turbo no Otto pode nem fazer sentido, no diesel é imprescindivel.
Se pretendes mais potência, ajuda e não é pouco. Tal como num Diesel. Qual é a dúvida mesmo?[|)]

pela vossa logica, então o motor 35i, como tem 2 turbos, só pode ser comparado com outro motor c 2 turbos, se os outros tiverem só 1, já estão as regras a ser diferentes...

Sim... comparas o 35i com o 35d. O turbo é igual a um aumento consideravel de cilindrada! Era como comparar um 3l contra um 4l!

citação:Originalmente colocada por Lucky Luke

Motores a diesel sem turbo? Não conheço... excepto os que sairam numa determinada fase da evolução do motor diesel, que já passou...
Tirar o turbo porque não faz parte do motor?
Se tirares o oleo à fritadeira podes torrar lá pão, se trocares as laminas da varinha e puseres folhas de plastico podes ficar c ventoinha, se trocares a avozinha da Capuchinho vermelho podes por lá uma boazona,...blá, blá,blá...
E se começares a dizer coisa com coisa, até pode ser que alguém te leve a sério.[:p]

Mas vá lá. Pelo menos reconheces que os Diesel sem Turbo não vão a lado nenhum.;)
Ó rapaz...

Achas que eu me interesso minimamente que os diesel sem turbo sejam inferiores aos otto? Achas que essa guerra diesel-otto me interessa minimamente?

Eu estou a analisar a questão unica e exclusivamente como consumidor. E como consumidor só estou a comparar aquilo que me faz diferença.

Analisando o valor de custo, os consumos, o combustivel utilizado e o valor de retoma, um carro a diesel compensa em 99% dos casos em relação ao seu rival a gasolina.

Isto é o que me interessa. Agora podes ir pregar a tua propaganda otto para outra freguesia.

Fica bem.

pela vossa logica, então o motor 35i, como tem 2 turbos, só pode ser comparado com outro motor c 2 turbos, se os outros tiverem só 1, já estão as regras a ser diferentes...
Não necesáriamente. O outro até pode ter apenas 1, ou até outro sistema de sobrealimentação. Mas neste caso, convém que a pressão total de sobrealimentação seja idêntica.[:p]

citação:Originalmente colocada por Taveirada

Sim... comparas o 35i com o 35d. O turbo é igual a um aumento consideravel de cilindrada! Era como comparar um 3l contra um 4l!
Essa comparação é obvia. Estava a falar em termos genericos: se não é comparavel um automovel sem turbo com 1 turbo (sendo otto atmosferico/diesel) então igualmente injusta é (1turbo/2turbos otto), (1turbodiesel/2turbos diesel) e por aí fora... ou vão começar a dizer "ai, mas um deles é pequenino, só entra em acção...quase nem se nota..."

Gasolina é Gasolina e mai nada... Só de ouvir o barulho do motor é outra fruta. O diesel é mais giro nas voltinhas...

citação:Originalmente colocada por Lukin

Motores a diesel sem turbo? Não conheço... excepto os que sairam numa determinada fase da evolução do motor diesel, que já passou...
Se tirares o oleo à fritadeira podes torrar lá pão, se trocares as laminas da varinha e puseres folhas de plastico podes ficar c ventoinha, se trocares a avozinha da Capuchinho vermelho podes por lá uma boazona,...blá, blá,blá...
E se começares a dizer coisa com coisa, até pode ser que alguém te leve a sério.[:p]

Mas vá lá. Pelo menos reconheces que os Diesel sem Turbo não vão a lado nenhum.;)
Ó rapaz...

Achas que eu me interesso minimamente que os diesel sem turbo sejam inferiores aos otto? Achas que essa guerra diesel-otto me interessa minimamente?

Eu estou a analisar a questão unica e exclusivamente como consumidor. E como consumidor só estou a comparar aquilo que me faz diferença.

Analisando o valor de custo, os consumos, o combustivel utilizado e o valor de retoma, um carro a diesel compensa em 99% dos casos em relação ao seu rival a gasolina.

Isto é o que me interessa. Agora podes ir pregar a tua propaganda otto para outra freguesia.

Fica bem.
Ó rapaz. O que te ficava bem era apresentar esses cálculos que te permitem chegar a essa percentagem. Isso sim, seria útil e divertido!:D:D:D

Assim, não passa de propaganda Diesel![:p]

citação:Originalmente colocada por Taveirada

Essa comparação é obvia. Estava a falar em termos genericos: se não é comparavel um automovel sem turbo com 1 turbo (sendo otto atmosferico/diesel) então igualmente injusta é (1turbo/2turbos otto), (1turbodiesel/2turbos diesel) e por aí fora... ou vão começar a dizer "ai, mas um deles é pequenino, só entra em acção...quase nem se nota..."
Já te respondi a isso. Não é nem o número nem o tamanho, mas a pressão gerada. Agora, se queres ignorar à força...[|)]

Vá lá... voces estão se a distrair.
O que interessa aqui é para carros idênticos e potências semelhantes:
Quanto custa o carro
Quanto gasta o carro
Mais nada. O resto são gostos pessoais. E a partir dai é que se devem fazer as contas.
Depois das contas feitas, pesar se os gostos pessoais justificam a diferença.
Exemplificando:
Quero um utilitário, e prefiro um motor a gasoleo. Vou ver onde gasto mais incluindo, preço de compra, preço de venda, consumos e manutenções, tendo em conta os Km´s que conto fazer. Se um diesel for mais barato, estou em casa, se for mais barato um gasolina, basta-me ver qual a diferença e pensar se a diferença justifica a minha prefereência pessoal pelo diesel. A importância das preferências pessoais varia de pessoa para pessoa e é por isso que se discute acaloradamente.
Posso por o meu exemplo, comprei um S-Max 2.0 TDCI mas o que queria mesmo era um 2.5 Turbo a gasolina (confesso que tenho preferência pelos motores a gasolina) mas não estava disposto a gastar mais X euros para ter o 2.5. É tão simples quanto isto.

citação:Originalmente colocada por GTAm

citação:Originalmente colocada por Boxer

Motores diesel sem turbo? Não conheço, como te disse...diesel faz sentido (ao contrario dos otto atmosfericos, que não tem essa condição si ne qua non) apenas com turbo pq o motor tem o aproveitamento energetico maximo com ele. Tão simples qt isso, logo a comparação tem que ser necessariamente assim, para motores de preços similares, rendimentos similares, potencias similares. A nivel menor, tb vês comparar carros com caixas DSG e Tiptronic com outros que não as tem... será que não há vantagens? Se a construção de um motor a gasoleo não faz sentido sem a acoplagem de um turbo, então é com o turbo que o motor tem que ser comparado.

Desculpa lá, mas faz tanto sentido um Diesel sem turbo como um
Otto sem turbo. Se o Diesel nessas condições é mais fraco, azar.
Só demonstra que é um motor pior em termos de output de valores.

Este comentário é bastante infeliz!!! e só demonstra q estás a ser um bocado tendencioso!!! Mas se é a tua opção, respeito!!! Agora... por alguma razão o parque automovel é maioritariamente diesel!!! Se calhar somos todos uns burros, não???

Por alguma razão houve a mudança de um parque automovel que era quase todo a gasolina para o gasóleo... se calhar anda tudo louco e só tu é que és o esperto!!!

Bem, antes de mais, vamos lá a ter calminha. Estamos aqui a tentar
ter um debate moderado e com argumentos sustentados, não andamos
aqui nas ofensas gratuitas. Se queres fazer isso, tens duas hipóteses:
ou vais para outro fórum espingardar, ou falas para a mão, que eu
passo a ignorar-te.

A seguir tenho que dizer que eu próprio tenho um carro a gasóleo.
Sim, foi a solução mais barata/económica para mim. E apenas isso,
porque, como já deu para ver, não morro de amores pelos diesel.

Se me vais perguntar a mim porque é que os outros compram diesel,
arriscas-te a ficar com a resposta erra, porque eu não sei o que faz
as pessoas comprarem A em deterimento de B.
No entanto digo-te, com muita segurança, que muita gente comprou
diesel sem ver se era o melhor para eles ou não. Aliás, muitos têm
diesel para meia dúzia de quilómetros por semana, o que não rende
mesmo. Chamem-lhe status, chamem-lhe moda ou o que quiserem, mas é
inegável que actualmente "fica bem" comprar um diesel.

Isso que falaste de aproveitamente energético é tão válido num diesel
como num otto, novamente. O que vocês não vêem bem aqui é que são
dois tipos de motor muito idênticos, mudando apenas o combustível
e um passo no ciclo.
Com efeito, num motor a gasolina de 2 litros atmosférico a cilindrada
EFECTIVA do motor deve ser aí à volta de 1 litro, apenas. E isto porque
enquanto as válvulas abrem e fecham não está a entrar para o cilindro
a quantidade máxima de mistura que podia entrar, porque a própria
válvula é um obstáculo à admissão.
Mas mesmo assim vamos ignorar esse facto e vamos apenas centrar-nos
no funcionamente do turbo: ao comprimir o ar, o turbo consegue inserir
no mesmo volume (ou cilindrada) mais ar, simulando assim um aumento
de cilindrada. Se esse ar ainda passar num intercooler, melhor ainda,
porque ao arrefecer torna-se ainda mais denso.

Portanto, quando comparas um turbodiesel de 2 litros com um otto
atmosférico de 2 litros estás, na verdade, a comparar sensivelmente
um 3 litros diesel com um otto de 2 litros.
Então, se hoje em dia um otto de 1400cc com turbo e/ou compressor
consegue debitar a mesma potência (ou mais) que um 2000cc com turbo,
e provavelmente consegue ser mais barato, porquê comparar o diesel
com um 2 litros a gasolina?

Ou, se querem comparar motores idênticos (entenda-se, com a mesma
configuração, mesma cilindrada, etc...) comparem um diesel e um otto,
ambos com 2 litros, por exemplo, e ambos com turbo (ou ambos sem).
Porque o facto de um 2L a gasosa ter mais potência, fazer mais rpm's
e ter ligeiramente menos binário que um 2L a "gazóil" é, pura e
simplesmente, uma característica intrínseca dos motores.
Ao meteres o turbo na equação estás a adulterar as características
dos motores. Se, mesmo assim achas que é justo, então tens mesmo que
reter a ideia de que um diesel precisa de simular mais 50% de
capacidade para ficar mais ou menos equiparado a um otto similar.

Um carro diesel com a mm potência de um a gasolina de baixa cilindrada vale a pena o diesel... consumos, retoma...

Troquei de carro à pouco tempo e fiz as contas a mts e mts modelos.

Por exemplo. Segundo o site da renault... Na renault o preço é mais barato que no site ou pelo menos no meu caso foi.

Renault Clio 1.4 Dynamique Luxe 20050€
Renault Clio 1.5 Dci de 85cvs 22300€ o de 105cvs mais 1000€

2250€ a mais... no de 85cvs...

Se comprarmos o carro a prestações ao fim de 60 meses são 40€ (37.5 + juros lol) a mais por mês o diesel... Mesmo que se faça 1000kms por mês (12000 por ano que é pouco) vai-se logo buscar essa diferença no gasóleo e consumos. 20=380kms +/- no diesel a uma média de 5. No 1.4 a gasolina 20€ 240 kms +/- a uma média de 7 litros....

Logo com 52€ faz-se 1000 kms no diesel. No a gasolina com 83€.
E isto para 1000kms mês. Qts mais kms mais o diesel compensa.

E no momento da venda como isto está o diesel vale mt mais €€.

PS. Desculpem o testamento.

Jesus... Adulterar!

Podemos achar que o common-rail e a injecção monoponto e multiponto e até mesmo a injecção directa adulteram os motores a diesel e a gasolina?

Eu acho que devíamos comparar o 1º motor otto e o 1º diesel. Ou então, para sermos sérios, os princípios de funcionamento TEÓRICOS. Tudo que apareceu a partir daí é adulteração.

cumps

Iz200 axo q o se esta aqui a falar ou se estava era precisamente isso q em minutos acabaste de fazer, umas continhas simples e axaste q para a tua carteira compensava diesel, algumas pessoas nem esse exercicio fazem pensam apenas no gasoleo ser mais barato na bomba.

citação:Originalmente colocada por colin

Jesus... Adulterar!

Podemos achar que o common-rail e a injecção monoponto e multiponto e até mesmo a injecção directa adulteram os motores a diesel e a gasolina?

Eu acho que devíamos comparar o 1º motor otto e o 1º diesel. Ou então, para sermos sérios, os princípios de funcionamento TEÓRICOS. Tudo que apareceu a partir daí é adulteração.

cumps

Adulterar, para efeitos da comparação que queremos fazer, apenas ;)
De resto, não é isso que o turbo faz? E uma admissão, e uma linha
de escape, e tudo o mais?
Aliás, uma boa linha de escape com umas árvores de cames agressivas
até ajudam a imitar o efeito do turbo, a uma escala menor, claro,
porque controlando o tempo das válvulas podemos manter a de escape
aberta enquanto se está a abrir a de admissão, fazendo com que o vácuo
criado pelo escape ajude a "sugar" ar da admissão.

Há muitas maneiras de optimizar um motor, mas como podem ver, as
melhores continuam a ser aquelas que ou aumentaa a cilindrada, ou
simulam o seu aumento.

citação:Originalmente colocada por lz200

Gasolina é Gasolina e mai nada... Só de ouvir o barulho do motor é outra fruta. O diesel é mais giro nas voltinhas...
Olha depende... o barulho dos ECOTEC dá-me cabo dos neurónios :D

LOLOL a minha irmã tem um sei bem aquilo que dizes...

Originalmente colocada por lz200

Gasolina é Gasolina e mai nada... Só de ouvir o barulho do motor é outra fruta. EXCEPTO ALGUNS O diesel é mais giro nas voltinhas...

PS. E tenho um diesel...;)

citação:Originalmente colocada por Boxer

Jesus... Adulterar!

cumps

Adulterar, para efeitos da comparação que queremos fazer, apenas ;)
De resto, não é isso que o turbo faz? E uma admissão, e uma linha
de escape, e tudo o mais?
Aliás, uma boa linha de escape com umas árvores de cames agressivas
até ajudam a imitar o efeito do turbo, a uma escala menor, claro,
porque controlando o tempo das válvulas podemos manter a de escape
aberta enquanto se está a abrir a de admissão, fazendo com que o vácuo
criado pelo escape ajude a "sugar" ar da admissão.

Há muitas maneiras de optimizar um motor, mas como podem ver, as
melhores continuam a ser aquelas que ou aumentaa a cilindrada, ou
simulam o seu aumento.

Exactamente.
Houve gajos que descobriram que podiam aproveitar as ondas de pressão dos escoamentos pulsados nos colectores de admissão e escape. Vai daí, conseguiram ganhos de potência.

Houve gajos que inventaram o turbo. Conseguiram ganhos de potência.

É muito simples. O Diesel, pelas suas características, é adequado e ajusta-se maravilhosamente aos turbos. Já o otto, não é tanto assim. Será correcto dizer que o otto é uma mer... porcaria porque não se consegue aumentar a sua potência tão facilmente como no diesel? Acho que não, tal como não é uma opinião séria dizer que o diesel para ser comparado ao otto, tem de vir sem turbo.

O diesel pede turbo, já há muitas décadas que é assim. O otto pede outras coisas (por exemplo, aquilo que falas das linhas de escape, cruzamentos de válvulas - são efeitos particularmente notórios a velocidades altas, que os diesel não atingem).

Qual é a maneira mais fácil e mais importante para se aumentar a potência? Meter mais ar, logo, mais combustível. Não há volta a dar. Cada tipo de motor deve ter o sistema mais apropriado ao seu caso.

cumps

É muito simples. O Diesel, pelas suas características, é adequado e ajusta-se maravilhosamente aos turbos. Já o otto, não é tanto assim. Será correcto dizer que o otto é uma mer... porcaria porque não se consegue aumentar a sua potência tão facilmente como no diesel? Acho que não, tal como não é uma opinião séria dizer que o diesel para ser comparado ao otto, tem de vir sem turbo.
Não aumentas a potência tão facilmente num Otto?! Bem pelo contrário!:D:D:D

só sei que fazia 120kms por dia na altura e comprei a diesel. hoje, pasados quase 2 anos, paguei o carro aos 35 ou 38000 e tem já 66000 e tal. a mim compensou o preço de 1.8 pra 1.9D a nível de consumos e preço final.

o meu pai pagava o carro dela aos 57 mil ou coisa do género. vai fazer 5 anos e tem 175 mil. está mais que pago por ser a gasóleo. mas atenção que há casos que nao compensam ou pouco compensam!

havia aqui alguém que tinha um programinha muito engraçado de fazer esses cálculos.

se alguém o disponibilizasse era bom e ajudava algum pessoal do fórum.

Back