TvTurbo: Gasolina vs Diesel

citação:Originalmente colocada por manucas

E pá, finalmente qd já tinha desistido de ti, dizes uma coisa acertada sem ires pesquisar à wikipedia. Eu, de facto, utilizo imensas substancias que meço em mg. Fantastico, afinal quem tem premonições e bola de cristal és tu, e não dizias nada!
Pois eu se fosse a ti, tinha cuidado com as overdoses!:D:D:D:D:D

E curiosamente, ainda não respondeste...[:p]

citação:Originalmente colocada por Lucky Luke

E pá, finalmente qd já tinha desistido de ti, dizes uma coisa acertada sem ires pesquisar à wikipedia. Eu, de facto, utilizo imensas substancias que meço em mg. Fantastico, afinal quem tem premonições e bola de cristal és tu, e não dizias nada!
Não te preocupes, eu qd trato malta como tu uso sempre luvas...
(ORA DEIXA CÁ VER, DEVE SER ALGURES POR AQUI...ESTÁ QUASE....
:D:D:D:D) Espero que não te importes. Afinal é a tua marca registada

Meu caro, delírios à parte, ainda não respondeste à pergunta. Esses cálculos (que de resto não apresentaste, vá-se lá saber porquê...) dão-te maior maior valor energético para o Diesel por grama, por litro... Exactamente como? É que se nem a Wikipedia consegues ler... [:p]

Meu caro, delírios à parte, ainda não respondeste à pergunta. Esses cálculos (que de resto não apresentaste, vá-se lá saber porquê...) dão-te maior maior valor energético para o Diesel por grama, por litro... Exactamente como? É que se nem a Wikipedia consegues ler... [:p]
Ó LL estás a desiludir-me... eu até gosto de me meter contigo, pq nota-se que sabes e, principalmente, que pesquisas e só por isso já vale a pena contribuires, apesar dos teus posts non sense...bem, voltando à vaca fria, bastava teres lido o meu post na pag anterior: então não viste lá J? (Joule)
O valor calorifico de um combustivel expressa-se não em calorias, pq não fazeria sentido, apesar de o poderes converter, mas em Joules por KG (andaste lá perto, Boxster). Não pode ser por litro e tu até sabes porquê... Porque é que não se aconselha a meter combustivel nas horas de maior calor no Verão, ora diz lá? O facto de o gasoleo ser considerado um oleo pesado e a gasolina um oleo leve que não vos sirva para ir já a correr dizer que um é mais pesado que o outro (tipo calças Levis), porque 1 kg é 1 kg, aqui e no kilimanjaro. O cero é que quer o fueloleo destilado (que tu tanto criticas, vulgo gasoleo), quer a gasolina, quer o LGN, GPL, PCTPMRPP, APU,... tem valores calorificos distintos e significativos. E o gasoleo tem um valor calorifico superior à gasolina e bastante... Até te podia por aqui um quadro mto lindo, com valores de referencia mas não te ia tirar o prazer de ires à procura, certo? Vai buscar!

Ó LL estás a desiludir-me... eu até gosto de me meter contigo, pq nota-se que sabes e, principalmente, que pesquisas e só por isso já vale a pena contribuires, apesar dos teus posts non sense...bem, voltando à vaca fria, bastava teres lido o meu post na pag anterior: então não viste lá J? (Joule)
O valor calorifico de um combustivel expressa-se não em calorias, pq não fazeria sentido, apesar de o poderes converter, mas em Joules por KG (andaste lá perto, Boxster). Não pode ser por litro e tu até sabes porquê... Porque é que não se aconselha a meter combustivel nas horas de maior calor no Verão, ora diz lá? O facto de o gasoleo ser considerado um oleo pesado e a gasolina um oleo leve que não vos sirva para ir já a correr dizer que um é mais pesado que o outro (tipo calças Levis), porque 1 kg é 1 kg, aqui e no kilimanjaro. O cero é que quer o fueloleo destilado (que tu tanto criticas, vulgo gasoleo), quer a gasolina, quer o LGN, GPL, PCTPMRPP, APU,... tem valores calorificos distintos e significativos. E o gasoleo tem um valor calorifico superior à gasolina e bastante... Até te podia por aqui um quadro mto lindo, com valores de referencia mas não te ia tirar o prazer de ires à procura, certo? Vai buscar!
Já eu, infelizmente não posso dizer o mesmo de ti.[:p] Ainda não disseste nada que faça sentido e que não venha distorcido.[|)]

Mas se nem pesquisar sabes, tens bom remédio. Nunca é tarde para aprender algumas coisas...;)

Ahh. E continuo à espera dessa resposta (quadro e tudo).[|)]

Já eu, infelizmente não posso dizer o mesmo de ti.[:p] Ainda não disseste nada que faça sentido e que não venha distorcido.[|)]

Mas se nem pesquisar sabes, tens bom remédio. Nunca é tarde para aprender algumas coisas...;)

Ahh. E continuo à espera dessa resposta (quadro e tudo).[|)]
Olha a azia...qd não sabes o que dizer, contra-atacas e rebaixas os outros...olha que eu retiro o que disse de ti sobre saberes umas coisas!... qd não sabes ou não tens a certeza, podes postá-las na mesma que ninguem te leva a mal mas o papel de "sabidolas" fica-te mal... isso da andar a fazer pesquisas é com pessoal que tem tempo e que até posta 17-20 vezes por dia (que me desculpem todos os que tem essas medias). Pagam-me bem à hora para eu estar a fazer os vossos trabalhos de casa. Ou julgas que isto é o "calculos pedidos" da Renascença?

Olha a azia...qd não sabes o que dizer, contra-atacas e rebaixas os outros...olha que eu retiro o que disse de ti sobre saberes umas coisas!... qd não sabes ou não tens a certeza, podes postá-las na mesma que ninguem te leva a mal mas o papel de "sabidolas" fica-te mal... isso da andar a fazer pesquisas é com pessoal que tem tempo e que até posta 17-20 vezes por dia (que me desculpem todos os que tem essas medias). Pagam-me bem à hora para eu estar a fazer os vossos trabalhos de casa. Ou julgas que isto é o "calculos pedidos" da Renascença?
Meu caro. Falas, falas e não dizes nada de jeito.[:p] Fizeste uma afirmação. Continuo à espera que a justifiques.[|)]

E já agora, quem anda a falar do que não sabe não sou eu... :D:D:D

Bom... o certo é que eu tenho aqui valores de PCI de gasóleo e gasolina, por litro e por kg e valores para PCI de mistura para gasóleo e gasolina. Passo a expôr porque digo que o gasóleo e a gasolina são muito parecidos no que toca ao poder calorífico e porque disse para ter cuidado com as fontes (i.e. - não tomo o que qualquer desconhecido diz como uma verdade absoluta, mais facilmente o faço se leio de um autor conceituado na matéria)

PCI mistura estequiometrica ar+Gasóleo - 3.9 MJ/m3
PCI mistura estequiometrica ar+Gasolina - 3.8 MJ/m3
(retirado de uma compilaçao de de "Internal Combustion Engines" Ferguson e Kirkpatrick, Ed. John Wiley 2001 e de "Carburant et moteurs" de Guibet, ed. Technp 1997)

Algo um pouco mais antigo mas que aparece no livro de um senhor que sabe mto bem no qe fala: John Heywood.

PCI gasóleo - 42.5 MJ/kg
PCI gasolina - 44.0 MJ/kg
PCI mistura estequiometrica ar+Gasóleo - 2.74 MJ/kg
PCI mistura estequiometrica ar+Gasolina - 2.83 MJ/kg
(fontes destes valores, citadas no livro de J.Heywood:
"Hydrocarbon Fuels: Production, properties and performance of liquids and gases" de Goodger, ed Macmillan;
"Internal combustion engines and air pollution", de Obert, ed. Intext educational publishers;
"The internal combustion engine in theory and practive, vol I" de Taylor, ed. MIT Press;
"Technical Data on fuel", Rose e Cooper, ed. British National Commitee, World Energy Conference, London)

citação:Originalmente colocada por Filipe Dias

citação:citação:
--------------------------------------------------------------------------------
Originalmente colocada por KarmaCop213

Comprem carros a gasolina desde que depois não venham chorar para o fórum a dizer que não o conseguem vender e que as ofertas são muito baixas.

--------------------------------------------------------------------------------

mas isso so acontece com mentalidades mediocres...o povo ta convencido que comprar um diesel é a melhor aposta...mas esquecem-se que o preço deles novos e usados será muito diferente. 5000 euros ou mais de diferença da muita gasolina...e ao mesmo tempo usufruimos de outro prazer de condução...menos poluente ate pro planeta....
Chegamos a uma altura q ninguem quer carros a gasolina....e ninguem compra carros nacionais...Requisitos: carros a diesel...so importados e com os miticos 117 mil kms
abaixo os diesel (excepto aos camioes)

engraçado comprei o meu civic por 3000€ já me deram ofertas de 3500€ por ele!![:X][:X][:X] isto passado 2 anos de o comprar...

ao meu irmão aconteceu semelhante, comprou um civic 1.4i de 96 por 3000€ em 2004 e na Honda em 2006 davam-lhe 3000€ em retoma...;)
Há muito pessoal a precisar polir as bolas de cristal!:D:D:D

Os carros usados são casos à parte. Não têm preços tabelados como os novos e portanto sofrem desvalorizações diferentes. O tema da reportagem (que é o tema do tópico) é a aquisição de carros novos.

citação:Os carros usados são casos à parte. Não têm preços tabelados como os novos e portanto sofrem desvalorizações diferentes. O tema da reportagem (que é o tema do tópico) é a aquisição de carros novos.

mas esses exemplos que aí tens são que pouco desvalorizaram mesmo de novos, achas que um diesel com 10 anos custará quanto?

citação:Originalmente colocada por Afcivic

citação:Os carros usados são casos à parte. Não têm preços tabelados como os novos e portanto sofrem desvalorizações diferentes. O tema da reportagem (que é o tema do tópico) é a aquisição de carros novos.

mas esses exemplos que aí tens são que pouco desvalorizaram mesmo de novos, achas que um diesel com 10 anos custará quanto?

No mercado actual, mais do que o equivalente a gasolina desde que os 2 estejam nas mesmas condições.

Não esquecer que o "boom" dos carros a gasóleo não tem muito mais que 10 anos.

não concordo, pois em 96 teriamos os primeiros golf 3 a diesel e para alem de quase nem se verem desses, duvido que alguem dê mais de 3000€ por eles, para não dizer que eram bem mais caros na altura que o civic 1.4. por isso continuo a achar o mesmo em relação á desvalorização, ainda quero ver desses tdi, hdi, tdci, dti, etc.... com 10 anos para ver o que valem.

não concordo, pois em 96 teriamos os primeiros golf 3 a diesel e para alem de quase nem se verem desses, duvido que alguem dê mais de 3000€ por eles, para não dizer que eram bem mais caros na altura que o civic 1.4. por isso continuo a achar o mesmo em relação á desvalorização, ainda quero ver desses tdi, hdi, tdci, dti, etc.... com 10 anos para ver o que valem.
Como todos os carros usados, valem o que derem por eles... ;)

Comparo os preços para carros iguais mas motores diferentes. Além disso o Civic tem muita procura no mercado de usados.

Civic mais caro que vi no site (anos 96-97):
http://www.standpt.com/standpt/standpt/index_c.php?numm=82358

Golf TDI mais barato que vi no site (anos 96-97):
http://www.standpt.com/standpt/standpt/index_c.php?numm=83819

O Golf tem o dobro dos Kms e é 1 ano mais velho. Se tivesse os mesmo do Civic e a mesma idade (como eu disse) queria ver o preço dele.

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

Comparo os preços para carros iguais mas motores diferentes. Além disso o Civic tem muita procura no mercado de usados.

O Golf tem o dobro dos Kms e é 1 ano mais velho. Se tivesse os mesmo do Civic e a mesma idade (como eu disse) queria ver o preço dele.

só te estás a esquecer de uma coisa, qual era o preço deles quando novos?

edit: e estamos a falar de valor de retoma na marca e não valores que um tolinho qualquer queira dar por um carro num stand de carros usados, pois aí até podia ir buscar o meu exemplo que vendi este ano o meu vti de 92 por 5500€.;)

apenas tenho valores de 99, mas dá para perceber.
o golf diesel mais barato em 99 custava 5500 contos e o civic 1.4 custava 3300 contos, dá para ver o porquê dessa diferença hoje, não achas?;)

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

só te estás a esquecer de uma coisa, qual era o preço deles quando novos?

edit: e estamos a falar de valor de retoma na marca e não valores que um tolinho qualquer queira dar por um carro num stand de carros usados, pois aí até podia ir buscar o meu exemplo que vendi este ano o meu vti de 92 por 5500€.;)

Os carros a gasóleo eram sem dúvida muito mais caros que os seus equivalentes a gasolina até chegarem os motores diesel de baixa cilindrada. A partir daí as diferenças passaram a ser menores.

Back