Pergunta socialmente incômoda

Tubbular Bell a ultima pessoa que vi falar assim... mudou de atitude e de conversa no momento em que o filho dele se começou a drogar.

Os pais em vez de se informarem e se actualizarem nos discursos , continuam com discursos "quadrados" ignorando e contornando os problemas...e quando tem necessidade de perceber o que é a "droga" já é tarde.:)

Pois o não explicar as coisas ou explicar mal leva ás curiosidades;)

citação:Originalmente colocada por Nephilim

Tubbular Bell a ultima pessoa que vi falar assim... mudou de atitude e de conversa no momento em que o filho dele se começou a drogar.

Os pais em vez de se informarem e se actualizarem nos discursos , continuam com discursos "quadrados" ignorando e contornando os problemas...e quando tem necessidade de perceber o que é a "droga" já é tarde.:)

E quem já teve um familiar agarrado à heroína, pode ter a mesma opinião d o Tubular à vontade?[|)] Um que inclusivamente me roubou a mim?[|)] E deixou a droga para se viciar em álcool...[8]

O problema deste tópico é que os meninos de bem pensam que a vida é cor de rosa para todos.

Será que aquilo que nós somos é inato?
Ou será que somos influenciados pelo meio social em que vivemos?

Muitos drogados não o são por opção (no verdadeiro sentido da palavra), são-no porque em algum momento da sua vida tiveram problemas, e a droga, ou a pedrada, foi a melhor solução para lhes escapar. Claro que depois de entrar no circulo é muito dificil encontrar a saida.
Acho que ninguém está livre de ter um momento de menos clarividencia.
Quanto ao facto dos ex-toxicodependentes serem herois, nunca me passou pela cabeça encara-los como tal, passou sim ter um grande respeito por eles, afinal a sua vida não foi fácil e certamente terão algum valor por terem conseguido deixar o vicio.
Alguns conhecidos meus entraram nesse circulo, alguns sairam a mal, outros não sairam nem sairão e só um saiu bem. Hoje é um empresário bastante bem sucedido apesar de em termos academicos ter uma 4ª classe mal feita.:) Garanto que nenhum deles entrou na droga por querer, ou por ser fixe e parecer bem. Todos, em algum ponto onde a vida correu pior, fraquejaram. O porque não interessa.
Por mim tudo o que seja feito para tirar as pessoas desse vicio é bem vindo.

Para alguns iluminados, podiamos acabar com os psicologos, afinal, não servem para nada. A vontade é tudo.
Ou será que não é preciso ter alguém que nos mostre o caminho?
E se às vezes os pais ou os amigos o conseguem fazer, muitas vezes é necessário recorrer a alguém exterior. O psicologo, daí a vontade ser muito, mas nem sequer estará perto de ser tudo.

Já agora, deixo uma pergunta ao autor deste tópico que até tem um "nick" propicio: O que quer dizer "incômoda"? Será o mesmo que incómoda? Ou que incomoda?

Janus é certo que é preciso alguém que mostre o caminho, o problema é que regra geral aos drogados, o caminho é mostrado, e eles não o querem ver.

O mais grave é que fazem de conta que o vêm, quando na realidade... não querem ver nada.

Eu também acho que se deviam tirar as pessoas desse vício, mas elas é que não querem! Não querem sair! É isso que infelizmente eu tenho constatado com os casos que vou vendo, e conhecendo. E se não querem, como é que lhes podemos dar credito?

citação:Originalmente colocada por Luís Miguel

citação:Originalmente colocada por Nephilim

E quem já teve um familiar agarrado à heroína, pode ter a mesma opinião d o Tubular à vontade?[|)] Um que inclusivamente me roubou a mim?[|)] E deixou a droga para se viciar em álcool...[8]

Todos somos livres de ter as nossas opiniões, mas extremismos nunca foram bons.
Claro que a tua situação foi (espero que já não seja) deveras triste. Mas tenta ver as coisas de fora.

citação:Originalmente colocada por Janus

Já agora, deixo uma pergunta ao autor deste tópico que até tem um "nick" propicio: O que quer dizer "incômoda"? Será o mesmo que incómoda? Ou que incomoda?

É abrasileirado [:O]

pensante, és Brasileiro?

citação:Originalmente colocada por Tubular Bells

Janus é certo que é preciso alguém que mostre o caminho, o problema é que regra geral aos drogados, o caminho é mostrado, e eles não o querem ver.

O mais grave é que fazem de conta que o vêm, quando na realidade... não querem ver nada.

Eu também acho que se deviam tirar as pessoas desse vício, mas elas é que não querem! Não querem sair! É isso que infelizmente eu tenho constatado com os casos que vou vendo, e conhecendo. E se não querem, como é que lhes podemos dar credito?

Estas a construir uma argumentação falaciosa.
São muito poucos os toxicodependentes que não querem sair.
São muitos os que não conseguem por variadissimos factores: falta de resistencia psicologica, meio social pouco propicio, falta de meios economicos para se tratarem etc...
Ou seja esta questão deve, tal como o aborto mas isso é outra discussão, ser tratada do prisma da humanidade mas também da igualdade social.
Senão repara, se fores rico tens acesso a drogas melhores com todas as <s>des</s>vantagens que isso acarreta em termos de vicio etc... Se fores pobre vais ter acesso a drogas de segunda com todos os prejuizos que isso acarreta.;)
Tu falas de fora, nunca lá estiveste, nem eu, mas tento ver as coisas com mente aberta.
Aqueles que querem sair devem ter oportunidades, aqueles que não querem ou não conseguem deve ser-lhes dada a oportunidade de viverem com dignidade.

Janus: Eu vivi até aos 17 anos em Chelas, sabes? Conheci de tudo na minha vida. Além pessoas com uma casa cuja arrecadação é maior que a casa de 90% dos portugueses conheço bem o extremo oposto: carteiristas, um tipo que já esteve preso por dar uma facada noutro gajo, ladrões de automóveis, toxicodependentes, excluídos, etc. Um deles vi-o a abrir o carro do meu pai em escassos segundos quando o meu pai se esqueceu lá da chave dentro (a troco de uma imperial). E conheço bem a maneira deles pensarem: trabalhar é que não querem! Ponham-nos a trabalhar a sério, que a vontade de se agarrarem ao vício passa-lhes num instantinho.[8]

Janus: Eu vivi até aos 17 anos em Chelas, sabes? Conheci de tudo na minha vida. Além pessoas com uma casa cuja arrecadação é maior que a casa de 90% dos portugueses conheço bem o extremo oposto: carteiristas, um tipo que já esteve preso por dar uma facada noutro gajo, ladrões de automóveis, toxicodependentes, excluídos, etc. Um deles vi-o a abrir o carro do meu pai em escassos segundos quando o meu pai se esqueceu lá da chave dentro (a troco de uma imperial). E conheço bem a maneira deles pensarem: trabalhar é que não querem! Ponham-nos a trabalhar a sério, que a vontade de se agarrarem ao vício passa-lhes num instantinho.[8]

Estamos a falar de toxicodependentes, só. O resto do "gang" é outra história.;):D

Estamos a falar de toxicodependentes só. O resto do "gang" é outra história.;):D

Eu incluí toxicodependentes na minha argumentação.;)

Estamos a falar de toxicodependentes só. O resto do "gang" é outra história.;):D

Sim, eu reparei;)
A maioria dos toxicodependentes rouba para o vicio, não por uma imperial. Se ainda fosse SuperBock....

Como te disse, tenta ver as coisas com algum distanciamento.

Sim, eu reparei;)
A maioria dos toxicodependentes rouba para o vicio, não por uma imperial. Se ainda fosse SuperBock....

Como te disse, tenta ver as coisas com algum distanciamento.

Ele não rouba por uma imperial.[|)] Aquilo é o preço da tabela onde diz "Preço especial para fazer um favor a um vizinho fixe aqui do bairro".

citação:Originalmente colocada por SHL

Há aqui muito pessoal que pensa que a vida é só preto ou branco.
Ou estamos com os drogados ou estamos contra eles.
Parecem o outro que disse: "Ou estão contra os terroristas ou estão contra nós"

Parece-me que o problema é pensar que os drogados são todos uns seres errantes que deambulam pelas ruas de seringa na mão a roubar pessoal e destroem lares e familias inteiras.
E os drogados que não roubam, não têm mau aspecto e não andam aí pela rua? Também são escumalha?
E os viciados em cocaina da alta sociedade?
Os que chegam a pagar 10 contos ou talvez mais por 1 grama de cocaina. Isso não é para qualquer um.
Esses não roubam, têm bom aspecto, têm grandes empregos, andam em grandes carros e ganham mais do que o comum cidadão.

Provavelmente todos nós temos pessoas bastante próximas que costumam fumar a sua ganza, tomar a sua pastilha ou snifar a sua linha e nem sabemos.

Já foquei essa questão neste tópico. As pessoas não se apercebem que não existem só o drogado e o não drogado. Existem inúmeras variantes no meio, envolvendo todo o tipo de drogas (como por exemplo, e já aqui referiram, o álcool).

Independentemente de termos os nossos próprios juízos de valor acerca de determinado assunto, não podemos cometer o erro de generalizar.

Dou-vos um exemplo: é comparável um toxicodependente em ultimo grau, que já só tem como alternativa o roubo para satisfazer o seu vício, tornando-se um sério problema social, com alguém que tem um historial de consumo de álcool (ou drogas), mas consegue ainda assim cumprir o seu papel na sociedade?

P.S. – Atenção que eu não defendo quem consome álcool ou drogas. Mas também não defendo generalizações…

O problema deste tópico é que os meninos de bem pensam que a vida é cor de rosa para todos.

Muitos drogados não o são por opção (no verdadeiro sentido da palavra), são-no porque em algum momento da sua vida tiveram problemas, e a droga, ou a pedrada, foi a melhor solução para lhes escapar. Claro que depois de entrar no circulo é muito dificil encontrar a saida.
Quanto ao facto dos ex-toxicodependentes serem herois, nunca me passou pela cabeça encara-los como tal, passou sim ter um grande respeito por eles, afinal a sua vida não foi fácil e certamente terão algum valor por terem conseguido deixar o vicio.
Alguns conhecidos meus entraram nesse circulo, alguns sairam a mal, outros não sairam nem sairão e só um saiu bem. Hoje é um empresário bastante bem sucedido apesar de em termos academicos ter uma 4ª classe mal feita.:) Garanto que nenhum deles entrou na droga por querer, ou por ser fixe e parecer bem. Todos, em algum ponto onde a vida correu pior, fraquejaram. O porque não interessa.

Para alguns iluminados, podiamos acabar com os psicologos, afinal, não servem para nada. A vontade é tudo.
E se às vezes os pais ou os amigos o conseguem fazer, muitas vezes é necessário recorrer a alguém exterior. O psicologo, daí a vontade ser muito, mas nem sequer estará perto de ser tudo.

Precisamente por serem toxicodependentes por opção é que não posso estar de acordo em apoiá-los. Se foi opção deles mergulharem nesse mundo, também tem de ser opção deles saírem dele.
Além do mais quem vê a droga como uma maneira de escapar, ou é burro ou é cobarde ou é ambos.

Senão vejamos:

Toda a gente sabe o que a droga faz.
Mesmo assim querem conviver com ela no sangue? São burros.

Mesmo a pior das situações tem de ser encarada de frente e não desviar para o lado (leia-se entrar no mundo da droga). Escolher a droga como maneira de escapar, perdoem-me mas é de uma falta de tomates extrema. São cobardes. Considero o suicídio mais corajoso e digno apesar de não ser igualmente uma alternativa!

Lamento amigos, mas nalguns aspectos concordo com o TB. Não mexerei uma palha para ajudar essa gente. Ah e toxicodependente não é só dependente de heroína...mas tb de álcool, jogo...enfim um sem número de actividades!
E sim, convivo de perto com gente dessa no meu bairro e igualmente com traficantes...mas para com estes, o tratamento já seria diferente e para pior!

Eles é que escolheram! Não me venham atirar areia e dizer "ah e tal coitados foi a vida que para lá os mandou e a sociedade é que foi a culpada"...esse argumento está mais que gasto até por partidos políticos com os quais simpatizo. (bem...qualquer dia tou a filiar-me no PP...Livra!!!!!!!)[xx(])

Conheço Chelas... que idade tens?

Eu nasci e vivi igualmente mas em Almada... uns anos a seguir ao 25 de abril com os retornados , veio com eles a Liamba Angolana, trouxeram sacas daquilo, ia eu para a escola primária já se fumava Liamba e vendia á porta de casa... ainda nem haxixe havia em Portugal.
No ciclo devia ter eu uns 10anos , já havia tudo á venda e com fartura...a moda era o LSD o haxixe e a heroína.
Sabes o que é vires da escola e entrares no predio e tar um gajo a injectar-se? teres um vizinho que se injectava no pescoço? ter outro vizinho que se atirou da janela? outro que se atirou do cabo espichel.
Dezenas de gajos que morreram de overdose? outros de sida e avc? sim um gajo morto de overdose...com a seringa ainda espetada no pulso[:0]

Pois é eu nesse campo vi praticamente de tudo nessa altura, onde tive (sem a informação que há hoje) a separar o trigo do joio.

E pensas k eu hoje tb não digo; estes gajos tem tudo porque se drogam? etc tb vi mtos k nunca quiseram deixar e já morreram...

Mas outros abriram os olhos a tempo e largaram.;)

Outros a droga nunca lhes disse grande coisa como o meu caso e poucos mais.Mas vimos de tudo percebemos bem o fenomeno social e humano e acima de tudo real para poder falar dele sem tabus nem paranoias.

Nos anos 80 construiram os bairros sociais do concelho para onde foi mta gente viver e almada começou a ser uma cidade agradavel.

o problema naquela altura foi a falta de informação e hoje ainda continua a ser mais devida a discursos inadequados.Já é tempo de evoluir pois já passara mais de 30anos da grande explosão das drogas em portugal.

Ó Bruno, tens uma força admirável e só espero que aquilo que apregoes seja uma realidade para toda a tua vida. E que os teus mais próximos se mantenham igualmente firmes e hirtos.

É aquilo que eu mais desejo. Pois num caso em que aconteça um deslize, vai ser tratado sem a mínima comtemplação.

E ainda bem que casos destes só acontecem aos outros.

PS: Desculpa lá este súbito ataque de ironia, mas uma coisa é aquilo que se diz, outra é o que se sente quando se tem um ou mais casos próximos. E nem todos dão em deliquentes...

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

Ó Bruno, tens uma força admirável e só espero que aquilo que apregoes seja uma realidade para toda a tua vida. E que os teus mais próximos se mantenham igualmente firmes e hirtos.

É aquilo que eu mais desejo. Pois num caso em que aconteça um deslize, vai ser tratado sem a mínima comtemplação.

PS: Desculpa lá este súbito ataque de ironia, mas uma coisa é aquilo que se diz, outra é o que se sente quando se tem um ou mais casos próximos. E nem todos dão em deliquentes...

Carlos, mas eu não sou hipócrita ao ponto de dizer que nunca mudarei de ideias! Nunca digas desta água não beberei! Simplesmente é o que eu penso neste momento. Lógico que há muitos que querem ser ajudados e nesses casos acho que de facto devem ser ajudados! Mas também há muitos que estão-se nas tintas para ser ajudados...estão tão obcecados com o arranjar € para a dose que não pensam em mais nada...nem sequer em sair desta esfera! É a esses que me refiro Carlos!:)

citação:Originalmente colocada por Bruno Grilo

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

Carlos, mas eu não sou hipócrita ao ponto de dizer que nunca mudarei de ideias! Nunca digas desta água não beberei! Simplesmente é o que eu penso neste momento. Lógico que há muitos que querem ser ajudados e nesses casos acho que de facto devem ser ajudados! Mas também há muitos que estão-se nas tintas para ser ajudados...estão tão obcecados com o arranjar € para a dose que não pensam em mais nada...nem sequer em sair desta esfera! É a esses que me refiro Carlos!:)

És psicologo? Como sabes que não querem ser ajudados?

citação:Originalmente colocada por Bruno Grilo

Precisamente por serem toxicodependentes por opção é que não posso estar de acordo em apoiá-los. Se foi opção deles mergulharem nesse mundo, também tem de ser opção deles saírem dele.
Além do mais quem vê a droga como uma maneira de escapar, ou é burro ou é cobarde ou é ambos.

Senão vejamos:

Mesmo assim querem conviver com ela no sangue? São burros.

Mesmo a pior das situações tem de ser encarada de frente e não desviar para o lado (leia-se entrar no mundo da droga). Escolher a droga como maneira de escapar, perdoem-me mas é de uma falta de tomates extrema. São cobardes. Considero o suicídio mais corajoso e digno apesar de não ser igualmente uma alternativa!

Lamento amigos, mas nalguns aspectos concordo com o TB. Não mexerei uma palha para ajudar essa gente. Ah e toxicodependente não é só dependente de heroína...mas tb de álcool, jogo...enfim um sem número de actividades!
E sim, convivo de perto com gente dessa no meu bairro e igualmente com traficantes...mas para com estes, o tratamento já seria diferente e para pior!

Eles é que escolheram! Não me venham atirar areia e dizer "ah e tal coitados foi a vida que para lá os mandou e a sociedade é que foi a culpada"...esse argumento está mais que gasto até por partidos políticos com os quais simpatizo. (bem...qualquer dia tou a filiar-me no PP...Livra!!!!!!!)[xx(])

Será que sabe?? Ou será que pensam sempre:" É só uma vez, não pode fazer mal!"

Qual é para tí a pior das situações?
És pretencioso ao ponto de pensar que todos são como tu? Ou que todos vão ter a coragem de se suicidar?
Quantas vezes perante um problema tomaste a saida mais fácil, só porque era isso mesmo??
Compreender tudo o que envolve a toxicodependencia é extremamente complicado.
Não é um assunto que possa ser enfrentado com a leviandade do preto ou branco.

Acerca do não mexeres uma palha para ajudar pessoas com problemas, lembra-te de quantas vezes tiveste problemas e te deram ajuda;)

Back