[Compra de Casa] Contrato promessa compra/venda?

citação:Originalmente colocada por Omega

Então afinal não há problema nenhum .....
A Lei é justa!

Há pessoas com dificuldade de entendimento... [8]

É preciso explicar-lhe tudo outravez?

Sim, a lei é justa se o caso se passar consigo e for VC a pagar. Se for comigo a lei não é justa.

Basta conhecer a lei para se saber que a lei não é justa.

A Lei é igual para todos.
Eu conheço-a muito bem. É justa!

Foi a melhor coisa que aconteceu nos últimos anos a nível fiscal!

Não a lei não é justa. Infelizmente. E digo-o porque a conheço.

Caros Omega e Auto Fan , de facto a minha descrição estava incompleta ,( mas não errada ) pois o IMT será sempre sujeito a correcção conforme avaliação das finanças .. No entanto , nem coloco essa hipotese, pois creio que toda a gente tenha o bom senso de escriturar por um valor bem acima da avaliação das finanças. Para os valores acima descritos ( entre 90000 e 115000 ) a diferença não é muita em termos de imposto o que pessoalmente julgo que nem vale a pena escriturar por menos do valor real...Ao dispor e as minhas desculpas pela descrição incompleta.

Obviamente existem situações como as descritas pelo Auto Fan , Valor das finanças > valor real da compra >valor da escritura , o qual conheço casos reais... Nesta situação ou se contesta ou paga-se :-) , mas cada pessoa sabe de si.. Quanto á justiça do sistema ainda há muito a percorrer , pois os rácios aplicados são um pouco subjectivos até porque não acompanham a evolução geográfica das areas urbanas vs rurais. No caso de comparação de uma vivenda vs apartamento é gritante , a avaliação das finanças acaba por ser semelhante a um T3 no centro de uma vila e a uma vivenda a 1 km do centro quando o apart. vale 150.000 e a vivenda 250.000 ... bem , vocês saberão muito melhor q eu estas situações.. ao dispor

Boas,
tenho um princípio de acordo com o construtor para a entrada.
Vou dar 30 000€ e vai-me fazer um desconto de 3 500€, ou seja, a casa vai custar 111 500€...

Acho que não tinha mais margem de manobra.
O prédio tem cerca de 70 apartamentos faltando vender poucos, ou seja, tinham uma pressa relativa de vender.
E o que falta acabar, não é assim tanto(digo eu), falta a parte de carpintaria, e acabamentos de pintura...

Agora preciso de ajuda/conselhos para o contrato promessa compra/venda.

Uma das coisas a constar é a data a escriturar...

Que mais coisas tenho de estar atento?
O que posso exigir?

Vou assinar sábado.

Em relação à escritura, deve ser um valor a rondar os 90 000€/100 000€
Ainda não pensei sério sobre o assunto...Depende do valor avaliado pelas finanças para o resto do prédio.
Quando é que é feita a avaliação dos apartamentos pelas finanças?

citação:Originalmente colocada por AutoFan

Não tão bem quanto eu ....:D:D:D

citação:Originalmente colocada por FocusSW

Caros Omega e Auto Fan , de facto a minha descrição estava incompleta ,( mas não errada ) pois o IMT será sempre sujeito a correcção conforme avaliação das finanças .. No entanto , nem coloco essa hipotese, pois creio que toda a gente tenha o bom senso de escriturar por um valor bem acima da avaliação das finanças. Para os valores acima descritos ( entre 90000 e 115000 ) a diferença não é muita em termos de imposto o que pessoalmente julgo que nem vale a pena escriturar por menos do valor real...Ao dispor e as minhas desculpas pela descrição incompleta.
:)

citação:Originalmente colocada por AutoFan

Não tão bem quanto eu ....:D:D:D

Não é por trabalhar nas finanças que a conhece melhor que qualquer outra pessoa a lei.

No entanto,argumentar que ela é justa, ou é brincadeira ou é falta de conhecimento.
[:p]

O local de trabalho de cada um não define de forma directa naturalmente os nossos conhecimentos........quer se trabalhe nas finanças, que se trabalhe numa imobiliária .......
O que define aquilo que cada um sabe são os factos que se apresentam e a forma inteligente ou não como se sabe discuti-los...

No caso especifico deste tópico e no que se refere à justeza da Lei, falta de conhecimento no meu caso não será.....[:p]

O local de trabalho de cada um não define de forma directa naturalmente os nossos conhecimentos........quer se trabalhe nas finanças, que se trabalhe numa imobiliária .......
O que define aquilo que cada um sabe são os factos que se apresentam e a forma inteligente ou não como se sabe discuti-los...

No caso especifico deste tópico e no que se refere à justeza da Lei, falta de conhecimento no meu caso não será.....[:p]

Eu não preciso de vir para aqui vangloriar-me que conheço a lei. No seu caso, dá ideia que sim. Por a conhecer é que sei que é injusta. Aliás como qualquer pessoa minimamente conhecedora sabe.
Agora polemicas, não me apetece. E explicações também não.As minhas explicações são pagas :)
E dou por encerrada a minha participação nesta questão.

Eu não me estou a vangloriar. É que estas discussões com o Autofan são sempre bastante interessantes...
E além disso até foi o Autofan que começou por dizer:"Toda gente gosta de opiniar... não está é por dentro destes assuntos."

É claro que um comentário destes não me podia passar em branco....
As pessoas simplesmente falam com base naquilo que sabem.
É preciso respeitar isso.

Quanto ao que foi aqui discutido, eu só apresento factos com base naquilo que a Lei diz. E para mim a Lei é Sagrada!

Quanto a explicações as minhas são sempre gratuitas e de boa vontade. Se o Autofan alguma vez precisar esteja à vontade. Neste tópico ou noutro qualquer!

Já reparei que há aqui verdadeiros conhecedores do imobiliário.
Como já disse noutro tópico pretendo mudar de casa dentro de 2-3anos.
A área escolhida em Lisboa ainda não está bem definida. Mas deverá ser mais ou menos para as zonas dos Olivais, Alvalade ou Lumiar.

Por isso, por enquanto ando a ver casas nestas zonas, mais por "desporto" do que qualquer outra razão.
A pergunta que me traz aqui é a seguinte:
Com estas mudanças todas recentes quais serão os valores esperados a pagar pelo IMT e IMI para uma casa que ronde os 350.000Euros?

Desde já agradeços os esclarecimentos,

citação:Originalmente colocada por fmls

Já reparei que há aqui verdadeiros conhecedores do imobiliário.
Como já disse noutro tópico pretendo mudar de casa dentro de 2-3anos.
A área escolhida em Lisboa ainda não está bem definida. Mas deverá ser mais ou menos para as zonas dos Olivais, Alvalade ou Lumiar.

Por isso, por enquanto ando a ver casas nestas zonas, mais por "desporto" do que qualquer outra razão.
A pergunta que me traz aqui é a seguinte:
Com estas mudanças todas recentes quais serão os valores esperados a pagar pelo IMT e IMI para uma casa que ronde os 350.000Euros?

Desde já agradeços os esclarecimentos,

Essa pergunta não tem resposta. Ninguem sabe quais vão ser os valores a pagar daqui a 2-3 anos.
As tabelas são actualizadas todos os anos. Portanto os valores que foram colocados aqui em cima, são apenas valores indicativos actuais, completamente desfasados da realidade no espaço temporal mencionado.

Quantos aos valores, note-se que se referem a escrituras para X valor; o que é diferente de casas desse mesmo valor .[:p]

Até me admirava .....
Não tinhas já acabado a participação neste tópico ?

Só cá vim corrigir quem diz que percebe muito, mas pelos vistos... [}:)]

Back