Carta de Condução por emancipação - Possível?

SuperdeOrigem

New member
Ainda é possível tirar carta de condução antes dos 18 anos em Portugal?
Penso que há uns tempos dava para tirar a partir dos 17 por emancipação. Continua a ser?
Há outra maneira qualquer de tirá-la antes dos 18?

citação:Originalmente colocada por carrega-lhe

citação:Originalmente colocada por MarioC

Compra um AIXAM aka mata-velhinhos e ja vais com sorte!

Papa-reformas,pah! [}:)][}:)]

AIXAM / MICROCAR and Stuff... aka mata-velhinhos / papa-reformas ...etc LOLOL :D

citação:Originalmente colocada por Super de Origem

Os mata-velhos são uma roubalheira!

Tenho uma foto aqui de um td ******, com opticas do Opel Corsa de 3 portas, geração de 93 a 99 [}:)][}:)]:D

nada disso, agora ja ha versão roadster com hardtop amovivel, ha tambem a versão kombi, e ha tambem a versao minivan, por isso é uma questão de estudares isso, boa opção para quem quer chegar em grande estilo a qualquer lado, quer á escola, quer a casa da miuda, qq lado (NOT) [}:)][}:)][}:)]

Tenho uma foto aqui de um td ******, com opticas do Opel Corsa de 3 portas, geração de 93 a 99 [}:)][}:)]:D

Foi o neto q fez a cabeça ao belhote, e kitou lhe a biatura decerteza

Penso que há uns tempos dava para tirar a partir dos 17 por emancipação. Continua a ser?

Não sei se já mudou mas, há uns anos, sei que era possível tirar a carta a partir dos 16 em situações especiais que envolviam casamento e afins.

Portanto, rapaziada.. toca a casar [}:)]

tens de meter isso aqui para o pessoal rir um bocado

Já agora, tenho viso alguns desses... "carros" com matrículas iguais às dos automóveis, ou seja, 11-CC-11. Qual é a diferença destes para os outros? A cilindrada?

HPIM2310.jpg

[}:)][}:)]

Reparem no alinhamento da porta [}:)]

Foi no intermaché da Régua ;)

é possível aos 16, isto se tiveres pais que n saibam conduzir... e mais umas tretas....

o meu pai foi emancipado dos 21 pos 18 (já la vão 45 anos)

citação:Originalmente colocada por BX HDi

Não sei se já mudou mas, há uns anos, sei que era possível tirar a carta a partir dos 16 em situações especiais que envolviam casamento e afins.

A emancipação não faz nada neste caso... só que se casares aos 16 anos com autorização do poder paternal passas a administrares os teus bens e os teus direitos (se casares sem autorização não administras nada) e se não me engano o código da estrada apenas permite ter carta com 18 anos, tal como só permite tirar carta de categoria A aos 21 (acho eu...)
Portanto, vejam lá se não casam a pensar que assim podem tirar carta aos 16... ;)

Abraço

citação:Originalmente colocada por PowerSlide

Já agora, tenho viso alguns desses... "carros" com matrículas iguais às dos automóveis, ou seja, 11-CC-11. Qual é a diferença destes para os outros? A cilindrada?

Nenhuma.

Quando comprei a minha lambreta 49cc tive oportunidade de escolher entre a matrícula camarária amarela e as normais brancas.

Na altura foi-me dito que com as brancas poderia andar nas AE. Nada mais falso!

citação:Originalmente colocada por Blackshadow

citação:Originalmente colocada por BX HDi

A emancipação não faz nada neste caso... só que se casares aos 16 anos com autorização do poder paternal passas a administrares os teus bens e os teus direitos (se casares sem autorização não administras nada) e se não me engano o código da estrada apenas permite ter carta com 18 anos, tal como só permite tirar carta de categoria A aos 21 (acho eu...)
Portanto, vejam lá se não casam a pensar que assim podem tirar carta aos 16... ;)

Abraço

Existem 3 categorias da carta de motocicloes, sendo que a que não tem qq tipo de limitação na cilindrada e potencia da moto A1 realmente só se pode tirar aos 21 anos (até devia ser mais e/ou um exame psicologico como deve ser à mistura) no entanto se tirares a carta de moto aos 18 anos, aos 20 por já teres 2 anos de carta esta habilita-te automaticamente à tal categoria máxima (outro erro)

Back