Mega operação na Feira de Azeitão

É pá estava a ver a noticia e estava a discutir isso com outras pessoas.

O Sr que vende a azeitona de facto estava ali a fazer pela vida.
Mas se viram a noticia viram que as azeitonas, os queijos e os bolos são vendidos ao ar livre, com MUITO POUCAS CONDIÇÕES DE HIGIENE!

E então o Sr que tem a sua mercearia que tem de investir nela, fazer casa de banho, arcas frigorificas, pagar impostos etc etc. E depois vê um concorrente que não cumpre nada e que as consegue vender mais barato que ele.

Então o que se diz ao coitado que tem a mercearia e depois fica sem clientes? Ou esses já não são coitados?

É preciso ter atenção ao que se diz.

citação:Originalmente colocada por Nephilim
...Se já não se pode vender nos mercados e que se pode então?? roubar pelos visto pode-se que é o que a GNR anda a fazer[xx(]
Tem calma, Nephilim! Certamente que não andam a apreender, entre outras coisas, a azeitona para eles, mas apenas porque os mandaram apreendê-la!

A questão é que, aqui, não terá sido feita, talvez, a diferenciação entre os gajos que fazem cópias de filmes de DVD's e de CD's de músicas, para venderem nesses mercados, e os agricultores que vendem o fruto do seu trabalho, muitos deles sem grandes conhecimentos sobre se a embalagem da azeitona é padronizada em papelão, ou se é padronizada em plástico, ou mesmo se é irregular vendê-la toda junta exposta numa bancada...

Pé Leve, até podes ter razão. Mas tb sabes que o desconhecimento da lei não é desculpa.

Como disse uma pessoa que tenha uma loja tem inúmeras leis que tem de cumprir. E estas pessoas que vendem nas feiras não têm de cumprir nada... Depois quem tem loja não consegue concorrer com os mesmo preços. Será justo?

citação:Originalmente colocada por Nephilim

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

Sim, eu também acho bem! O que não achei bem, por exagero, foram os agricultores que ficaram sem a azeitona só porque estavam no local errado da bancada em vez de em caixas próprias...

Isso na minha terra chama-se ROUBAR,[8][8][8] e quem prende estes bandidos? Ando uma pessoa a apanhar azeitonas e vai trabalhar para ficar sem ela?
De certeza que a esta hora estão os GNR com o ku cheio de azeitonas, é uma vergonha[8]

Se já não se pode vender nos mercados e que se pode então?? roubar pelos visto pode-se que é o que a GNR anda a fazer[xx(]

"Ahh, e tal, porque não há fiscalização..."

"Ah, e tal, porque há fiscalização..."

Não... não... vamos dizer mal por dizer, mesmo sem sabermos 90% da notícia, sem percebermos nada de segurança alimentar, nem de normativas europeias...

Lei é lei, quer seja roubo, quer seja assalto, quer seja venda de azeitona no mercado popular! É para todos, e é para cumprir! Se puder ser a bem, óptimo, se tiver de ser a mal, azar de quem não a quis seguir a bem!

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

É pá estava a ver a noticia e estava a discutir isso com outras pessoas.

O Sr que vende a azeitona de facto estava ali a fazer pela vida.
Mas se viram a noticia viram que as azeitonas, os queijos e os bolos são vendidos ao ar livre, com MUITO POUCAS CONDIÇÕES DE HIGIENE!

E então o Sr que tem a sua mercearia que tem de investir nela, fazer casa de banho, arcas frigorificas, pagar impostos etc etc. E depois vê um concorrente que não cumpre nada e que as consegue vender mais barato que ele.

Então o que se diz ao coitado que tem a mercearia e depois fica sem clientes? Ou esses já não são coitados?

É preciso ter atenção ao que se diz.
Percebo o que dizes, mas pessoalmente prefiro comprar directamente ao produtor desse tipo de produtos em vez de os comprar nas lojas!

Primeiro porque sei o que estou a comprar, pois a qualidade é inegavelmente superior àquela das embalagens normalizadas e bonitinhas que se vendem nas lojas. Depois a nossa produção deve ser, sempre que possível, preferida à produção estrangeira, sendo, aliás, isso mesmo que alguns hipermercados fazem já com os produtores locais, o que se aplaude!

Eu sempre que posso vou comprar a fruta, a hortaliça, a criação (coelhos, patos, galinhas, perús...), a carne (porco, borrego, cabrito...) os queijos (de Azeitão, por exemplo) directamente a quem produz, mesmo que, por vezes, os preços não tenham grande diferença dos praticados nos estabelecimentos onde a origem é duvidosa!;)

Pé Leve, até podes ter razão. Mas tb sabes que o desconhecimento da lei não é desculpa.

Como disse uma pessoa que tenha uma loja tem inúmeras leis que tem de cumprir. E estas pessoas que vendem nas feiras não têm de cumprir nada... Depois quem tem loja não consegue concorrer com os mesmo preços. Será justo?
São locais diferentes, caro amigo, sem concorrência directa entre si! Este tipo de feiras é mensal e quase nada, ou nada mesmo, estorva o comércio tradicional!...;)

São locais diferentes, caro amigo, sem concorrência directa entre si! Este tipo de feiras é mensal e quase nada, ou nada mesmo, estorva o comércio tradicional!...;)

Sim pode ser. Mas a verdade é que há leis. Há normas para vendas de bens perecíveis e mesmo de facturação.

Nestes locais não há listas de composição, não há prazos de validade nem há facturas...

Se são melhores ou não, não me cabe a mim dizer, eu tb tento só comprar produtos nacionais e já há muita coisa com qualidade nos nosso super-mercados.

E se uns têm de cumprir regras, os outros tb têm. É chato mas é verdade.

Percebo o que dizes, mas pessoalmente prefiro comprar directamente ao produtor desse tipo de produtos em vez de os comprar nas lojas!

Primeiro porque sei o que estou a comprar, pois a qualidade é inegavelmente superior àquela das embalagens normalizadas e bonitinhas que se vendem nas lojas. Depois a nossa produção deve ser, sempre que possível, preferida à produção estrangeira, sendo, aliás, isso mesmo que alguns hipermercados fazem já com os produtores locais, o que se aplaude!

Eu sempre que posso vou comprar a fruta, a hortaliça, a criação (coelhos, patos, galinhas, perús...), a carne (porco, borrego, cabrito...) os queijos (de Azeitão, por exemplo) directamente a quem produz, mesmo que, por vezes, os preços não tenham grande diferença dos praticados nos estabelecimentos onde a origem é duvidosa!;)

Aqui é que a porca torce o rabo, quem te garante que os legumes que compras directamente ao produtor não estão cheios de pesticidas? Quem te garante que esse produtor, não polui a água e os campos com 30 vezes mais nitratos que os permitidos por lei?

Quem te garante que os animais não têm doenças? Quem te garante que houve um tratamento de doenças? O veterinário visita esse local frequentemente? Os animais foram mortos em casa ou num matadouro municipal?

Quem te garante que os cereias, não estão cheios de micotoxinas? Que o peixe não está cheio de mercúrio...

Os hipermercados, e alguns maiores produtores SÃO OBRIGADOS e manter registos, e elaborar planos de segurança, a fazer análises, a manter uma rastreabilidade do produto, a assegurar-se que não existirão problemas! E isso custa dinheiro.

OK, até podem dizer que prefiro comprar directamente ao produtor porque sabe melhor, MAS NUNCA poderão dizer, vou comprar ao produtor, porque tem mais QUALIDADE!

E deixo aqui o meu bem-haja à ASAE, por estar a fazer um bom trabalho com recursos limitados, colocando-nos finalmente no mapa da EFSA!

citação:Originalmente colocada por Phoenix

Quanto ás contrafacções acho bem, agora existem muitos produtos regionais ou de pequenos produtores que também vão na mesma "leva".

Nesse aspecto a legislaãço devia prever esses aspectos.
É ao exagero na parte sublinhada a que me referi!

Quanto ao resto, às contrafacções e falsificações, acho muito bem este tipo de fiscalização, como, aliás, já referi!;)

Só posso rever a minha opinião neste comentários.

Relamente deve ser bastante penalizador ver o produto de uma hortinhas, ou de uma pequena exploração privada.

E normalmente até estamos a falar de produtos com muito boa qualidade, ao nivel dos "considerados" biológicos mas com uma qualidade bem superior.

]Percebo o que dizes, mas pessoalmente prefiro comprar directamente ao produtor desse tipo de produtos em vez de os comprar nas lojas!

Isso que fazes já eu fiz varias vezes...e se comprares as carnes e os queijos ao produtor que pela zona se calhar até pode ser o mesmo que eu(eu e a familia) comprei, eles vendem leitões e queijos etc, mas tambem não estão legalizados para o fazer;) ou seja vendem os queijos um pouco mais baratos que na loja mas não estão autorizados a vende-los e mtos nem a produzir.
Se o produtor te vender um leitão ou um perú passa-te uma factura?;)

Exactamente. É que nesses locais onde costumo comprar sei como as coisas são feitas (claro que não estou lá 24 sobre 24 horas) e sei que os produtos são naturais, biológicos como agora se diz, e não levam produtos químicos, daí a minha preferência! ;)

E, claro, há leis a cumprir, mas até elas têm uma aplicação de graduação de valor para serem aplicadas! Por exemplo, não se justifica minimamente fazer uma mega operação para apanhar nas "teias da lei" meia dúzia de agricultores, com duas dúzias de queijos cada um, com seis quilos de azeitona cada um, com dez dúzias de ovos cada um, sobretudo se apenas houver infracção nos queijos e nas azeitonas (para usar o exemplo)!...

Por exemplo, não se justifica minimamente fazer uma mega operação para apanhar nas "teias da lei" meia dúzia de agricultores, com duas dúzias de queijos cada um, com seis quilos de azeitona cada um, com dez dúzias de ovos cada um, sobretudo se apenas houver infracção nos queijos e nas azeitonas (para usar o exemplo)!...

É para fazerem os cabazes de natal[8] isto de os gajos irem para casa sempre aviádos é das coisas mais tristes e não é só de agora..

dizem que ganham pouco...mas no recibo não vem o que eles roubam[:o)]

Então que os obriguem a passar factura e multem-nos se não existir um livro preenchido! ;)

Exactamente. É que nesses locais onde costumo comprar sei como as coisas são feitas (claro que não estou lá 24 sobre 24 horas) e sei que os produtos são naturais, biológicos como agora se diz, e não levam produtos químicos, daí a minha preferência! ;)

E, claro, há leis a cumprir, mas até elas têm uma aplicação de graduação de valor para serem aplicadas! Por exemplo, não se justifica minimamente fazer uma mega operação para apanhar nas "teias da lei" meia dúzia de agricultores, com duas dúzias de queijos cada um, com seis quilos de azeitona cada um, com dez dúzias de ovos cada um, sobretudo se apenas houver infracção nos queijos e nas azeitonas (para usar o exemplo)!...

Mas não é um "ataque" a meia duzia de agricultores. É sim um ataque á pouca vergonha que se passam nas feiras. E se os agricultores estão lá têm de ser fiscalizados como os outros.

Mas não é um "ataque" a meia duzia de agricultores. É sim um ataque á pouca vergonha que se passam nas feiras. E se os agricultores estão lá têm de ser fiscalizados como os outros.
Evidentemente! Mas há que fazer a triagem, que é feita, certamente, porque senão teriam de trazer quase a feira toda em peso, apreendida!:)

E fazem. MUITA coisa que está nas feiras é legal, os feirantes têm as licenças pagas, e passam factura.

Agora quem não tem... quer seja cigano e venda DVD's ou agricultor e venda queijos, tem de se sujeitar. Pelo que eles disseram na peça, apenas algum produtos foram apreendidos, ou seja houve quem continuou no seu negócio pq tinha tudo legal.

acho muito bem que tenham feito essa operação.

Até parece que somos um país desenvolvido:).

E quem criticou o aparato... se eles fossem com pouco aparato a ciganada armava logo uma confusão e depois havia de ser bonito.

muito bem[^]

Está ilegal para vender não está ilegal para roubar e levar as azeitonas e as outras coisas para casa[8]

deixem-se de tretas ainda depois do almoço para fugir ao transito passi nos bairros do monte e até faziam bicha para comprar heroina e cocaina á descarada, até a GNR não vai, não há papinha para levar para casa...e qto muito eram recebidos a tiro.

Back