citação:
Originalmente colocada por limalf

Parece mesmo que o Alfa levanta muita poeira no ar!

A única coisa que gosto no Alfa é mesmo o design que acho muito atraente. Mas vou mesmo considerar tudo o que foi dito aqui... é que, não me considero um tipo desleixado, mas poupadito no carro, sim! Por isto, acho que vou pensar melhor no assunto...
Obrigado a todos
(e não se chateiem com isto das correias... elas não valem isso... pronto... valem mais um bocado, mas tudo bem!)
Bem parece-me que estou em boa posição de esclarecer algumas coisas, é que tive um Fabia Break ( de 2001 e com o mesmo motor 1.4 100 CV) que troquei agora e tenho um Alfa 145 1.6 TS de 1997 c/140.000 Km.
Quanto ao Fabia, (apesar das revisões na marca) só tive problemas (cabeça do motor, direcção, refrigeração do motor, electrónica). Foi sem dúvida um alívio quando me vi livre dele.
Quanto ao Alfa, a troca da correia é realmente aos 100.000 Km. E é verdade que as velas são caras (são de platina) mas tb duram 100.000 Kms.
Como o meu tem 10 anos, claro que já teve alguns problemas, mas sempre de pouca importância (cabos de velas, bomba de embraiagem, tubo do depósito de gasolina, condutas de escoamento da água do tecto de abrir entupidas).
Pelo que sou mais um dos que digo que tudo quanto se diz da Alfa é exagero.
Quanto ao prazer de condução, não tem qualquer comparação ( e o 156 será ainda superior ao meu 145), os consumos do Alfa, em condução igual ao Fabia são talvez + 0,5 lts/100 (o problema é que no Alfa é dificil fazer uma condução normal e no Fabia nada incita a puxar por ele).
Pelo que se fosse eu, não pensava duas vezes e mudava já para o Alfa.
É que para além de se gostar mais ou menos do design, a minha esperiência ao guiar o meu Alfa (de casa para o escritório) é que me permite começar e acabar o dia com muita satisfação. Isto sucede devido ao barulho do motor, resposta da direcção e suspensão o feeling que o carro transmite ao ser guiado é fantástico.
Por comparação ao guiar o Fabia (mesmo sem ter os problemas que eu tive com o meu) estamos meramente a utilizar um meio de transporte.