Burocracia do Abate Automóvel

O incentivo de abate só se aplica para a aquisição de viaturas novas (sem matricula) pois o carro é desalfandegado em nome da pessoa que abate a viatura. Trata-se de uma redução no Imposto Automovel.
Para viaturas com mais de 10 anos e menos de 15 anos o valor a abater no IA é de 1000€ + IVA.
Caso seja uma viatura com 15 anos ou mais o valor a abater no IA é de 1250€ + IVA.

citação:Originalmente colocada por -

Alguem aqui podia dar umas dicas acerca do processo de abate de um veiculo?

Tava a pensar em matar um dos chassos velhos cá de casa inves de o dar à troca a um stand qualquer para o engrupir a um qualquer desgraçado.

Desde já obrigado!

Penso que ja se falou disso aqui,

Faz uma pesquisa.;)

Acho q já foi bem debatido.
Mas pela experiência da minha irmã, eu diria q n tem nada de complicado, tu tratas do abate num centro de inspecção, tens q ter a certeza q aceita pq nem tdos o fazem, e passado menos de 3 semanas recebi o papel de abate.
C isso, o stand q trate de pedir o desconto.

E se eu não usar nenhum stand para tratar do dito abate? E ser eu o responsável por todo o processo?

Daniel - muitos posts antigos "arderam", nao percebo o porque de usar uma plataforma tão manhosa para o forum, quando há alternativas bem melhores mas isso é outra historia...

Poiis nisso concordo.

informa te numa loja de documentação automovel dos custos e do processo..

Tenta na Loja do Cidadão

Prepara-te para um processo demorado!!!!!!!!!!!
No meu caso já la vai mais de 2 meses.
Só tenho o carro no sábado.
Documentos:
Declaração das finanças
Declaração da Seg. social
Entraga do carro num centro de inspeção e depois recebes documento da DGV
entrega estes documentos no stand e eles enviampara a alfandega.
da alfandega vem um doc para pedir a matricula da viatura e pronto "já está":D
Onde está o Simplex??????????????

À troca? Tás tolo? Se o meu carro não fosse para abate, nem 500 euros me davam por ele. Com o abate, foram 1210 euros.

Demora é certo, bastante até, mas compensa, e mto.

Fala nos stands...na opel e renault, fazes bom negócio com os abates.

Então se for na compra de um clio storia......

Já agora uma dúvida que me surgiu:

Ao ir comprar um veiculo novo a um stand:

O stand é "obrigado" a aceitar um carro para abate? ou podem negar?

-: se quiseres "matar" um chasso sem teres chatisses, vais a uma sucata (certificada) de preferência com serviço de reboques e dizes que tens um carro p/abate. ele vem a casa buscar o carro e tu vais á sucata entregar os documentos do carro, e eles dão-te um certificado de como o carro foi abatido naquela data!
rápido, barato e sem complicações! e estou a descrever o que fiz p/ abater um carro da minha mulher!

se entregares o carro p/ abate na compra de um novo, pelo que tenho lido/ouvido o processo demora +/- 2 meses!

citação:Originalmente colocada por ruymoreira

-: se quiseres "matar" um chasso sem teres chatisses, vais a uma sucata (certificada) de preferência com serviço de reboques e dizes que tens um carro p/abate. ele vem a casa buscar o carro e tu vais á sucata entregar os documentos do carro, e eles dão-te um certificado de como o carro foi abatido naquela data!
rápido, barato e sem complicações!
e estou a descrever o que fiz p/ abater um carro da minha mulher!

se entregares o carro p/ abate na compra de um novo, pelo que tenho lido/ouvido o processo demora +/- 2 meses!

Assim sem mais nem menos e sem entregares uma declaração das finanças em como tu não tem dívidas pendentes sobre o carro?

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

citação:Originalmente colocada por ruymoreira

rápido, barato e sem complicações!
e estou a descrever o que fiz p/ abater um carro da minha mulher!

Assim sem mais nem menos e sem entregares uma declaração das finanças em como tu não tem dívidas pendentes sobre o carro?

yep, na altura foi assim! foi em 2003 se não estou em erro!

o meu pai fez um abate em 2003 quando comprou o corsa! Na altura só teve que ir buscar uma declaração da segurança social em como nao tinha dividas nenhumas. Depois entregamos o carro no stand da autoindustrial e eles trataram de tudo o resto. Demorou cerca de 3 semanas até ter o novo carro. MAs isso foi porque era Agosto e demora mais. deve ser das férias!;)
O carro na altura valeu 1250€ do estado masi 1250€ da opel! e vendo bem as contas, 2550€ por um peugeot 205 todo podre foi o negócio do ano!;)

PS: se procurar pelo interior, sei de um stand da opel em viseu que fica pelos 3000€ dados, o valor do abate!;) É excelente![^][^][^]

PS2: A renault gondomar tem um programa de ABATE RENAULT segundo um vendedor no outro dia. dão 600€ e o carro na hora!;)
PS3: o ABATE REANAULT não se chama "retoma" nos outros sitios???[}:)]

Nesta altura do ano, o processo está um pouco mais rápido. Depois do carro abatido e com os papéis na mão, a atribuição da matrícula está a demorar menos de 1 mês.

O processo pode ser acelerado sim, dirigindo-se o interessado pessoalmente aos serviços alfandegários para apresentar a papelada toda e pedir a redução do IA. Ñ sei é quanto tempo se poupa com isso...

A ter em atenção aos documentos necessários para o processo:
Cópias do BI e NIF do interessado
Cópias legíveis do TRP e Livrete do carro abatido (atenção que o facto de estarem bem legíveis é muito importante)
Certidão da Seg.Social e Finanças em como o interessado não é devedor a nenhuma das instituições
Original da Autorização de Destruição (obtido através do IPO depois de solicitarem o cancelamento da matrícula)
Original do Certificado de Destruição e Desmantelamento Qualificado (obtido depois da viatura ter sido abatida)
Mod.1402 (para solicitar o cancelamento da matrícula no IPO)
Mod.1 (serve para meter o carro em nome do interessado, dispensando por isso o mod2)

A viatura tem que estar registada em nome do proprietário à pelo menos 1 ano, terá que ter mais de 10 anos (1000€+IVA) ou mais de 15 anos(1250€+IVA). Convém que esteja a circular pelos próprios meios, mas como já me disseram num IPO, não é absolutamente necessário que esteja com o motor a trabalhar. Não necessita levar auto-rádio, colunas, antenas, jantes liga leve etc etc.

Na renault "oferecem" 3000€ na compra de um storia, 2500€ no caso de outro modelo. Na opel são 2250€....

Assim até vale a pena comprar novo....

citação:Originalmente colocada por 407 Coupé

Nesta altura do ano, o processo está um pouco mais rápido. Depois do carro abatido e com os papéis na mão, a atribuição da matrícula está a demorar menos de 1 mês.

O processo pode ser acelerado sim, dirigindo-se o interessado pessoalmente aos serviços alfandegários para apresentar a papelada toda e pedir a redução do IA. Ñ sei é quanto tempo se poupa com isso...

A ter em atenção aos documentos necessários para o processo:
Cópias do BI e NIF do interessado
Cópias legíveis do TRP e Livrete do carro abatido (atenção que o facto de estarem bem legíveis é muito importante)
Certidão da Seg.Social e Finanças em como o interessado não é devedor a nenhuma das instituições
Original da Autorização de Destruição (obtido através do IPO depois de solicitarem o cancelamento da matrícula)
Original do Certificado de Destruição e Desmantelamento Qualificado (obtido depois da viatura ter sido abatida)
Mod.1402 (para solicitar o cancelamento da matrícula no IPO)
Mod.1 (serve para meter o carro em nome do interessado, dispensando por isso o mod2)

A viatura tem que estar registada em nome do proprietário à pelo menos 1 ano, terá que ter mais de 10 anos (1000€+IVA) ou mais de 15 anos(1250€+IVA). Convém que esteja a circular pelos próprios meios, mas como já me disseram num IPO, não é absolutamente necessário que esteja com o motor a trabalhar. Não necessita levar auto-rádio, colunas, antenas, jantes liga leve etc etc.

os pais da minha namorada na compra do novo corsa estão ainda à espera! Os tipos do stand "garantiram" em 3 semanas no maximo, mas está mais demorado!

O desconto que lhe vão dar é de 3000€ no carro todo! 1250+iva do estado e o resto da opel e stand! é um grande desconto! compram assim o 1.3cdti 90cv cosmo mais barato que o 1.3cdti 75cv njoy!;)

Bem seguindo a logica de ideias aqui descrita, se comprar um Citroen novo então dão-me uma verdadeira fortuna pelo carro não?

o melhor mesmo era teres ido antes de dezembro. Porque os stands com as cotas que têm que cumprir andam doidos para vender carros e dão mais descontos!;)
Mas a citroen da o mesmo que as outras nao? a opel e a renault tb dão bastante guito! ;)

Back