Que precauções ter na venda de um carro?

Actualmente já nao precisas de entregar o bi ou contribuinte do antigo dono.
A declaração tem é de ser entregue bem preenchida e com os documentos do antigo dono.

Eles depois dao te os documentos pk puseram um carimbo a dizer a validade dos mesmos. Se numa operação stop mostrares esses documentos e tiverem na validade a policia n pode dizer nada, mesmo que ja tenhas recebido os documentos em que já conste o teu nome.

No meu caso, tenho os documentos dos 2 donos anteriores, porque o segundo dono não teve o carro tempo suficiente nas mãos para de dar o Documento Unico onde conste o registo no carro dele.

Explicando me melhor, o segundo dono mudou o carro para nome dele numa determinada data, e nem passado 2 meses (ainda andava com o documento provisorio e a espera do dele) vendeu me o carro.
Eu andei esse documentos ate ele receber o Documento Unico no nome dele, para poder passar o carro para meu nome, dai ter os documentos dos anteriores donos.

Declaração de venda

Declaração de venda

Bons dias,

Tenho um amigo meu tem que vender urgentemente o carro dele. O comprador é de fora e por isso está apertado de venda.

Alguém sabe onde posso arranjar uma declaração de venda, ou mesmo se existe um formulário especifico para download?

obrigado

cumps

uma declaração de venda pode ser feita numa folha branca, escrita à mão, desde que seja datada e assinada c/ um comprovativo do BI e nº contribuinte.

Julgo que nao é bem assim, de qualquer forma no site da DGV tens la para download declaraçoes de venda tem em atenção, que tem de ser imprimida frente e verso na mesma folha caso contrario nao tem validade, essa da declaraçao feita numa folha em branco tenho quase a certeza que nao é legal

http://www.dgrn.mj.pt/impres/impautoDU.asp

Faz ai o Download do Modelo 2

DECLARACAO COMPRA E VENDA

DECLARACAO COMPRA E VENDA

Pessoal tudo bem!

Primeiro devo dizer que nao sei se este è o Forum certo para este assunto, mas aí vai

Vi hoje uma cena que se passou aqui perto de mim da venda de um carro para abate do qual o sacateiro vendeu-o novamente a um sujeito que circula com o carro em nome do antigo dono (que vendeu ao sucateiro)com o carro sem seguro e sem vesturia e foi apanhado pelas autoridades e agora a senhora mulher do antigo dono ( entretanto esse senhor morreu ou ja tinha morrido)e que tem que pagar as multas[8]
Realmente a declaraçao compra e venda nao garante que o proximo dono trate da decumentacao no prazo de 30 dias como diz a lei?

Porque desde que o vendedor passe o livrete da viatura e o reguisto de propriedade para as maos seja particular ou stand nunca se sabe o que se vai passar depois com os decumentos que ainda estao no nome do vendedor ,

O problema é que pra muintos por vezes é uma dor de cabeca ter que pagar 65€ para fazer novo registo,

O comprador tem 30 dias apos a compra para fazer o registo, mas se o comprador so fizer o registo quase aterminar o prazo dos 30 dias e antes apanhado umas multas de mal estacionameto e nao as pagar quem vai sofrer è o anterior dono?

Pessoal eu estou um pouco confuso pelo que que estou a ver é melhornao confiar em ningem e por isso gostaria de saber se hà algum modo de garantir para alem da declaraçao compra e venda que a partir de X data o veiculo passou pertencer a stand ou particular e a partir desse momento o vendedor nao se responsabiliza por qualquer problema que o carro vemha a ter:(

Um Abraço

O registo até pode ser feito depois de 30 dias, paga a multa e está resolvido.

Só há uma coisa a fazer. Participar à Policia e mandar apreender o carro pois neste momento e perante a lei o proprietário é o antigo dono.

bem o que eu pensei era fazer eu um decomento( para ficar para mim,mas com a assinatura do comprador) por escrito tipo de declaraçao de venda com todos os dados como, a quem foi vendido e a data de quando o carro foi vendido, e tambem ficar com copias do decomentos do BI e numero de comtribuinte do comprador , e a partir desse momento fica o comprador quer seja stand ou particular com a total responsabilidade , caso me viesem multas para pagar eu ir as autoridaes e apresentar esse decomento em como o carro foi vendido a tal sujeitoe depois eles tratar do resto¨

Mas nao tenho certeza se isso é valido ou nao,para isso sera melhor como o nosso amigo Manel666 disse ir a conservatoria e perguntar !!

isto para mim é caso bastante serio!

É uma questão muito pertinente, contaram-me recentemente o caso de uma senhora que havia vendido um carro que esteve envolvido num acidente e não tinha seguro e a policia foi-lhe bater à porta pois está claro.
Ela perante isto mandou apreender o mesmo e ficou de posse dele.
Resta saber se chegou para pagar o prejuizo.
O actual é o 7º carro que tenho e em todos os outros obriguei os compradores a assinar uma declaração complementar em como eram responsáveis a partir das x horas do dia y por tudo o que ao carro respeitasse.
Admito no entanto que isto possa não ter validade legal, até hoje tenho tido sorte.

Se a venda do carro for feita a um stand, eles são obrigados a passar uma declaração em como assumem toda a responsabilidade pelo mesmo, apartir daquela data.
Se for vendido a um particular, deve-se pedir uma declaração identica e juntamente com o tipo de pagamento que for feito ( cheque ou trasnferencia bancária), estes dois itens, servem de prova legal. Pelo menos foi esta a informação que me deram.

Cumprimentos

Eu tava no registo e tava la uma mulher a queixar s k tinha vendido o carro, a outra nao registou, o carro avariou e deixou o abandonado e foi multado. Obviamente a multa foi parar a casa da 1ª mulher, a vendedora, pq ainda tava no nome dela.

Luis
mas quem tem que se preocupar em fazer o novo reguisto e o novo proprietario, e muintos dizem que por lei tem 30 dias para o fazer , e por isso tem tempo de o fazer
estou a ver se nao for uma pesseoa responsavel estamos tramados com este metodo de compra e venda!

citação:Originalmente colocada por fiasgardone

Luis
mas quem tem que se preocupar em fazer o novo reguisto e o novo proprietario, e muintos dizem que por lei tem 30 dias para o fazer , e por isso tem tempo de o fazer
estou a ver se nao for uma pesseoa responsavel estamos tramados com este metodo de compra e venda!

Pois é.. a responsabilidade é do novo dono e tu confias numa pessoa que nem conheces, quando tu é que podes ficar a perder com a situação?

Se o dono for uma pessoa séria, não tem problema nenhum em acompanhar-te a uma conservatória de registo automóvel e tratar dos registos na hora.

Voltar
Superior