Numismática portuguesa

PeLeve

Well-known member
Alguém sabe onde encontrar uma tabela de valores/moedas mais procuradas?

Tenho por cá (como todos devem ter) uma carrada de moedinhas antigas que gostava de saber se valem alguma coisa!

As moedas muito procuradas são só meia duzia. Posso-te dizer em 2 mn quais as q têm maior valor.
Estive a ver a reportagem do leilao da Afinsa na tv e apareceu la uma moeda que pude comprar á cerca de uns 5 anos por 100 contos. Hoje vale 75 000€..

Anualmente sai um livrinho com as cotações de moedas e notas portuguesas.
Este pequeno livro atribui valores ás moedas dependendo do seu estado e custa por volta dos 10 euros se não me engano e serve como uma orientação fundamental para se ter a noção do valor das moedas.
De qualquer forma actualmente não é boa época de vender moedas dada a crise, até se tem assistido a uma desvalorização de muitas moedas, algo que já não se via à muitos anos. Para quem está comprador faz óptimos negócios actualmente

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

OK, obrigado!

Não quero vender nada, queria apenas ter uma noção àcerca do que podem valer, ou não!
Então é arranjar um destes!
d_884.jpg

Não deve ser complicado de o encontrar, eu tenho o de 2006 e comprei numa banal loja que vende principalmente peças em vidro e cristal.

citação:Originalmente colocada por AutoFan

As moedas muito procuradas são só meia duzia. Posso-te dizer em 2 mn quais as q têm maior valor.
Estive a ver a reportagem do leilao da Afinsa na tv e apareceu la uma moeda que pude comprar á cerca de uns 5 anos por 100 contos. Hoje vale 75 000€..

Moeda tuga? Humm... podemos saber qual?
A minha melhor é uma de 500 reis 1900 ;)Mas não pesco muito da arte. Foi herdada...

citação:Originalmente colocada por neoxic

citação:Originalmente colocada por AutoFan

Moeda tuga? Humm... podemos saber qual?
A minha melhor é uma de 500 reis 1900 ;)Mas não pesco muito da arte. Foi herdada...

10 centavos de aluminio de 1970... não tenho nenhuma moeda MUITO valiosa, mas tenho uma moeda que não consigo encontrar em nenhum lado, de 1780, por exemplo. E algumas tambem desses anos. Tenho tambem algumas em ouro. Talvez a mais rara que tenho seja 1 escudo de 1935. Mas tenho outras boas tambem![8D]
Se alguem tiver interesse tenho uma moeda de 1935 para venda (alem da anterior ou para trocar)

Já agora, e a "talho de foice" aproveito para dizer aos presentes que tambem me interesso bastante por antiguidades (relogios,loiças,moveis,etc), alem da notafilia e da numismatica.
E tenho muita coisa para trocar ou para quem queira dar qualqu€r cois€ à troca.
É que aqui não pode vender nada..:D

Portanto se alguem tiver este interesse em comum, diga.

A que gosto mais é o "Lobo"...não me lembro quanto o meu pai deu por ela mas sei que não foi barata...agora deve valer mais (acho eu)

Depois há a "Portugusa":DAcho que aconteceu por erro ao fazer as moedas...:D

;)

citação:Originalmente colocada por Lippe

A que gosto mais é o "Lobo"...não me lembro quanto o meu pai deu por ela mas sei que não foi barata...agora deve valer mais (acho eu)

Depois há a "Portugusa":DAcho que aconteceu por erro ao fazer as moedas...:D

;)

Tenho todas... a moeda do Lobo baixou de preço. A portugusa vale menos que a Portuguesa. Tenho 2 de cada!:D

A numismática desiludiu-me, tive de avalair umas notas para uam pessoa de familia, e cehguei á conclusão que não existe elitistas (sim, entendidos na matéria e perfeccionistas) existem é sim um porradão de "chupistas".

Com notas nem vale a pena, quase que teve de sair da impressão e ficar guardada, porque senão encontram 525 defeitos para desvalorizar.

Com as moedas não é bem mas quase, desde quase perguntarem e analisarem se mal foi cunhada caiu na mão (com luva de veludo) e guardada numa saqueta, sem bater em mais nenhuma, até aos mais infimos riscos.

Chegarem a desvalorizar mais de 70% uma nota que estava avaliada em 180€, porque já tinha estado enrolada (não tinha quebras nem vincos)somente enrolada.

Enfim acho que há muito especulador e habilidoso na area.

citação:Originalmente colocada por Excalibur

A numismática desiludiu-me, tive de avalair umas notas para uam pessoa de familia, e cehguei á conclusão que não existe elitistas (sim, entendidos na matéria e perfeccionistas) existem é sim um porradão de "chupistas".

Com notas nem vale a pena, quase que teve de sair da impressão e ficar guardada, porque senão encontram 525 defeitos para desvalorizar.

Com as moedas não é bem mas quase, desde quase perguntarem e analisarem se mal foi cunhada caiu na mão (com luva de veludo) e guardada numa saqueta, sem bater em mais nenhuma, até aos mais infimos riscos.

Chegarem a desvalorizar mais de 70% uma nota que estava avaliada em 180€, porque já tinha estado enrolada (não tinha quebras nem vincos)somente enrolada.

Enfim acho que há muito especulador e habilidoso na area.
Na numismática passa-se o mesmo que nos carros usados, quando vais vender só encontram defeitos e não vale nada, quando vais comprar os defeitos nunca existem e é sempre uma maravilha.

Por acaso tenho aqui umas quantas portuguesas que foram pescadas do fundo do mar, na costa oriental africana.

Uma delas é 10 reis de 1867 (não sei se são reis, mas tem um X na face).
Tenho uma pesadona de 20 reis, de 1873.
Tenho ainda de 1852, de 1892 e de 1884.

citação:10 centavos de aluminio de 1970... não tenho nenhuma moeda MUITO valiosa, mas tenho uma moeda que não consigo encontrar em nenhum lado, de 1780, por exemplo. E algumas tambem desses anos. Tenho tambem algumas em ouro. Talvez a mais rara que tenho seja 1 escudo de 1935. Mas tenho outras boas tambem!
Se alguem tiver interesse tenho uma moeda de 1935 para venda (alem da anterior ou para trocar)

Já agora, e a "talho de foice" aproveito para dizer aos presentes que tambem me interesso bastante por antiguidades (relogios,loiças,moveis,etc), alem da notafilia e da numismatica.
E tenho muita coisa para trocar ou para quem queira dar qualqu€r cois€ à troca.
É que aqui não pode vender nada..

Portanto se alguem tiver este interesse em comum, diga.

Os famosos 10 centavos de 1970.

O meu pai é numismático, á cerca de 50 anos e são os unicos 10 centavos que ele não tem.
E se tiveste possibilidade de os comprar á 5 anos por 100 contos, já deves ter dado mts cabeçadas na parede, pq já nesa altura eles valiam mais.
Eu é mais filatelia

citação:Pelo menos são 2 que param lá em casa, uma para cada filho

Se calhar até há mais

2!!!!!!!

Atenção que são os de aluminio. E que eu penso terem uma diferença em relação a todos os outros 10 centavos, que é o facto de terem o eixo vertical. Por isso é que valem tanto dinheiro.
É q depois de terem verificado o erro não foram feitos mais, por isso a quantidade é muito inferior aos outros anos

Voltar
Superior