Referendo sobre o Aborto - Saiu hoje a legislação

Blackshadow

New member
Eu sei que já houve por aqui um tópico/sondagem sobre o aborto, penso que do AndMiguel, mas dava várias hipóteses de resposta e foi anterior à declaração do Tribunal Constitucional sobre a constitucionalidade e legalidade do referendo. Isto é para um debate em que participarei, e gostava de obter num universo mais extenso uma ideia dos resultados que iremos obter no referendo de Fevereiro.

A resposta será simplesmente "Sim" ou "Não".

Se possivel digam o porquê da vossa decisão.

Antes de mais o meu muito obrigado, Filipe :)

A pergunta a referendar será mais ou menos esta (não a tenho na memória mas...) "Concorda com a despenalização do aborto até às 12 semanas efectuado em estabelecimento de saúde legalmente estabelecido para o efeito?"</u>

Eu vou votar não... Por várias razões:

a) penso que a pergunta é ambigua, foi mal concebida, é imprecisa, pouco clara e pouco objectiva. "Despenalização" não é o mesmo que liberalização, ao despenalizarmos um acto este deixa de ser susceptivel de sanção, ainda que seja ilicito. Na liberalização pura e simplesmente torna-se o acto licito. Muitas das pessoas não sabe o significado da palavra "despenalização" como demonstrado por uma televisão à uns dias.
Um resultado maioritariamente "Sim" pode ser entendido como a eliminação da incriminação do aborto, da mesma forma que pode ser entendido como forma de liberalização.
Um resultado negativo por sua vez pode levar ao entendimento que o aborto pura e simplesmente deve ser considerado ilicito, o que leva "por consequente" à criminalização do aborto terapêutico, criminológico, etc.
Portanto tanto o Sim como o Não levam a um extremo, neste referendo não há meio-termo.
A pergunta não é neutral relativamente às posições dominantes em debate.

b) caso não saibam, no Acórdão do Tribunal Constitucional (suscitado pelo PR) foi determinada a constitucionalidade tanto duma resposta afirmativa como negativa, quando o TC não devia tomar esta posição. O TC pura e simplesmente devia analisar a pergunta a referendar e após o referendo fiscalizar a constitucionalidade da decisão tomada, e não em sede de fiscalização preventiva da constitucionalidade...

c) ao descriminalizarmos/liberalizarmos o aborto estamos a pôr em causa um principio fundamental de todo o Direito e toda a sociedade que é o Principio da Inviolabilidade da Vida Humana, penso que presente no art. 24º da nossa Constituição.

na minha opinião são já vários os vicios presentes aqui neste referendo...

Cumprimentos

Eu respondi sim.

Já agora sendo a MULHER a principal visada e prejudicada com tal acto, o referendo não deveria dirigir-se somente a ela ?

Acho que mulher nenhuma com os 5 bem medidos recorre a uma acto destes somente por pura incuria, ou meio anticoncepcional.

Não sei digo eu ...

Vou votar SIM, apesar de não concordar com o que muita gente faz, que é utilizar o aborto como método contraceptivo.
Acredito que toda a gente conheça alguem, que já fez um ou mais abortos. Acho que na sociedade em que nos encontramos é inconcebível que tal aconteça e penso que deveria haver realmente uma aposta muito forte na educação e mentalização, começando imediatamente a nível escolar, para o uso dos diversos métodos contraceptivos que não só evitam os filhos como também evitam doenças sexualmente transmissiveis, o que na altura do "bem-bom" já ninguém se lembra.

Eu respondi que sim porque acho que toda gente tenha o direito de escolher por elas proprias e não ser limitadas por outras pessoas que não aceitam.

citação:Originalmente colocada por 407 Coupé

Vou votar SIM, apesar de não concordar com o que muita gente faz, que é utilizar o aborto como método contraceptivo.
Acredito que toda a gente conheça alguem, que já fez um ou mais abortos. Acho que na sociedade em que nos encontramos é inconcebível que tal aconteça e penso que deveria haver realmente uma aposta muito forte na educação e mentalização, começando imediatamente a nível escolar, para o uso dos diversos métodos contraceptivos que não só evitam os filhos como também evitam doenças sexualmente transmissiveis, o que na altura do "bem-bom" já ninguém se lembra.

Se houver quem um faça, nem deve chegar a 1%.

O Aborto para além de caro (para a maioria), é um experiência traumatizante para qualquer mulher, e pode trazer problemas físicos e psicológicos a médio e longo prazo.

Por isso não acedito que vá haver quem va lá de 3 em 3 meses só pelo facto de ter dinheiro.

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

Acredito que se houvesse uma percentagem certa das pessoas que fazem abortos devido a descuidos ou por não ser a altura certa de terem uma criança, seria bem superior a 1%.

Mas concordo contigo, ninguém vai fazer um aborto porque lhe apetece e acredito a 100% que ninguém saia depois de um aborto e seja a mesma pessoa que era anteriormente.

citação:Originalmente colocada por Excalibur

Já agora sendo a MULHER a principal visada e prejudicada com tal acto, o referendo não deveria dirigir-se somente a ela ?
E fazem-nos sozinhas? Depois pagam as contas sozinhas?

Quanto à questão, não me parece que o sistema de saúde esteja minimamente preparado para isto nem me parece existir garantias que possa estar a curto prazo!
Mais, se já foi feito 1 referendo porquê outro? Vão fazer vários até que o resultado que lhes interessa seja alcançado?

citação:Originalmente colocada por 407 Coupé

Acredito que se houvesse uma percentagem certa das pessoas que fazem abortos devido a descuidos ou por não ser a altura certa de terem uma criança, seria bem superior a 1%.

Mas concordo contigo, ninguém vai fazer um aborto porque lhe apetece e acredito a 100% que ninguém saia depois de um aborto e seja a mesma pessoa que era anteriormente.
Sim sem dúvida que devido a descuidos ou por não ser a altura certa, eu até apostava que seria mais de 50%!!

O que disse é que não acredito que haja em esteja no bem bom e diga " Que se lixe o preservativo, se engravidar faço um aborto!"

SilverArrow: Obviamente que ng parte para uma relação sexual com a ideia que nao faz mal engravidar, mas há ainda muita gente que tem a política do "cuspir para fora" sem recurso a qualquer tipo de contraceptivo e às vezes..... [8]

Eu respondi sim.

Acho que mulher nenhuma com os 5 bem medidos recorre a uma acto destes somente por pura incuria, ou meio anticoncepcional.

Não sei digo eu ...

Concordo com o Excalibur.

È um assunto que diz respeito á mulher e ver os homens e padres com conversas de xaxa sobre o assunto é no minimo um absurdo.
Absurdo tb é ainda alguem pensar que um aborto é um meio de contracepção[:0]

De qualquer forma sou contra este tipo de referendos[:o)]

Eu votei SIM.

(Agora vou esperar para ter de moderar este tópico)

Boas Silver,

eu sei que é um tema controverso mas espero que não chegue a esse ponto :)

De qualquer das formas obrigado pela ajuda, Abraço

citação:Originalmente colocada por Nephilim

Eu respondi sim.

Não sei digo eu ...

Concordo com o Excalibur.

È um assunto que diz respeito á mulher e ver os homens e padres com conversas de xaxa sobre o assunto é no minimo um absurdo.
Absurdo tb é ainda alguem pensar que um aborto é um meio de contracepção[:0]

De qualquer forma sou contra este tipo de referendos[:o)]

Imagina que um homem engravida uma mulher e esta não quer ter o filho ao contrário dele que à 10 anos esperava por isso... não achas que ele devia ter algo a dizer?

Sou a favor da despenalização MAS não nestes moldes!

1º: a lei já prevê casos em que se pode recorrer ao aborto, sob condições muito especificas, por isso o argumento da saúde da mulher , do filho, ou casos de violação já estão cobertos....

2º tal como querem aprovar a lei, será usada como mais um mecanismo "anti-concepcional" ou seja primeiro fazem-nos e depois pensam nisso, passando para segundo plano o planeamento familiar...

3º DEVE existir uma penalização efectiva a quem recorre ao aborto de uma forma sistemática, ou seja deixa-se fazer um primeiro, tolera-se um segundo, mas ao terceiro aborto DEVERIA proceder-se a uma ESTERILIZAÇÃO, isto para não permitir abusos e situações expostas no ponto 1.

De notar ainda, que este tipo de estabelecimento autorizado, se fôr privado tudo bem, mas agora usar recursos PÚBLICOS ( médicos, hospitais, pessoal afim ) para proceder a abortos legalizados, enquanto há falta deste tipo de pessoal e de infra estruturas, e existem listas de espera para curar doenças, que teriam que ser desviados para realizar abortos seria um a profunda estupidez.

DE resto não tenho nada contra nem contra a liberdade das mulheres ( desde que esta não colida com a liberdade dos outros) nem aborto até as 12 semanas, no fundo aquilo não é bébé nenhum, não passa de uma massa celular sem dor ou sentimentos, sentidos, é uma vida, temos é que regular os modos em que ele se realizar, e manter uma "penalização" em casos de abuso do sistema ( esterilização)

citação:Originalmente colocada por Blackshadow

Imagina que um homem engravida uma mulher e esta não quer ter o filho ao contrário dele que à 10 anos esperava por isso... não achas que ele devia ter algo a dizer?

Ele (o pai) só tem direitos como pai qdo o filho nascer:) durante a gravidez um homem não tem poderes para mandar nada;)

A gravidez de uma mulher só diz direito a ela.:)

é esta a realidade!

citação:Originalmente colocada por Foliv

Sou a favor da despenalização MAS não nestes moldes!

1º: a lei já prevê casos em que se pode recorrer ao aborto, sob condições muito especificas, por isso o argumento da saúde da mulher , do filho, ou casos de violação já estão cobertos....

Tal como referi no 1º post depois do tópico, vamos lá a ver se em caso maioria do "Não" se esses casos não passam a ser criminalizados também... porque a pergunta é ambigua.

Back