Portatil desliga-se do nada... Porque será?

MrAnderson

New member
Heys

Ando aqui com um problema técnico, um portátil, (toshiba) agora deu-lhe para desligar do nada, e não sei porquê, problemas de temperatura não deve ser, a confiar no hardware control até está em valores mais baixos que no verão.

O desligar que falo é simplesmente ouvir o "click" do disco rígido a desligar e o computador a apagar, depois se o ligar no segundo a seguir é tudo normal.

Já tinha acontecido o mesmo há 1 ano, também por esta altura, mas como não tinha nenhum programa de controlo de temperatura, associei isso a temperaturas elevadas.

Desconfio, devido a erros que ocorreram recentemente em alguns programas (erro por permissão de escrita negada) que o problema seja, ou na RAM ( um flip-flop danificado p.e.) ou no disco rígido.

Existe algum programa que teste a RAM e/ou disco rígido?

No linux ele nunca me foi abaixo, mas uso muito menos o linux que o windows, o que poderá ser por coincidência... ou não... isto também só me acontece de inverno, coincidências ou não não sei.

Alguém tem algum palpite do que pode ser?

citação:Originalmente colocada por Blue2004eyes

bateria?
Não me parece, está ligado à corrente e com a bateria colocada, e quando desliga oiço o disco a desligar, se fosse a bateria penso que não ia ouvir o barulho do disco a desligar.

tenta ver as configurações do sistema ou no windows se tem alguma coisa relativo a iniciar/encerrar sessão

Duvido que o windows tenha algo que "ordene" um desligar tão rápido perdendo-se informação a correr, penso, posso estar errado, que só a bios é que pode fazer isto, mas supostamente, só o fazia em casos de p.e. temperatura muito elevada o que não é o caso, o que me leva a suspeitar de uma falha de hardware, principalemente na RAM que segundo consta são muito dificils de detectar devido aos erros aleatórios que provoca.

Mas não sei como testar a RAM... provavelmente nem deve haver maneira de a testar por software.

eu aposto que o disco esteja a dar a últimas...

o portátil tem duas memórias ou só uma?

experimenta tentar correr o windows só com uma delas e vê se o mesmo aconteçe ;)

está dentro da garantia? se tiver,leva á loja...

se não tiver,tenta ver que te podem dizer

Está fora, ia ser giro, já estou mesmo a ver "ora é uma placa mãe, 1 ram e mais nao sei o que são 700€... olhe já viu a nova coleção de portateis?"

para depois ficar tudo na mesma...

Constuma ser o controlador de energia do portatil....
O disco é facil de testar , saca o speedfan e faz o teste pelo s.m.a.r.t.

Cumps

citação:Originalmente colocada por panpipe

eu aposto que o disco esteja a dar a últimas...

o portátil tem duas memórias ou só uma?

experimenta tentar correr o windows só com uma delas e vê se o mesmo aconteçe ;)

tem duas de 512, realmente não era má ideia, mas há alguma forma de o por a correr só através de uma sem ter que abrir o portátil e remover uma memória?

existe o programa "memtest" arranca a partir de uma pen e testa a ram. Demora bastante tempo o teste.

citação:Originalmente colocada por Artur Costa

Constuma ser o controlador de energia do portatil....
O disco é facil de testar , saca o speedfan e faz o teste pelo s.m.a.r.t.

Cumps

controlador de energia.. é possível, porque esqueci-me de referir que ele de vez em quando, faz o seguinte: passa para o modo bateria ligado à corrente,com um pequeno piscar do ecrá ( que nao acontece se desligar apenas a corrente) diz que tem uma autonomia de 100horas, e volta logo fim de poucos segundos ao modo normal...

Isso do controlador de energia... é por software/hardware, alguma peça nova?

( obrigado pelos programas, vou fazer o donwload e quando poder corro os testes)

MAs a questão é... Só acontece no Windows... Ou acontece mais no Windows?

Se só acontece no windows.. deverá ser algo a nivel do software.

citação:Originalmente colocada por neoxic

existe o programa "memtest" arranca a partir de uma pen e testa a ram. Demora bastante tempo o teste.

x2 É um programa que corre sem sistema operativo e que testa a integridade das memórias. Convém corrê-lo durante algum tempo, principalmente se os problemas são aleatórios, o que parece ser o caso.

citação:Originalmente colocada por mundano

MAs a questão é... Só acontece no Windows... Ou acontece mais no Windows?

Se só acontece no windows.. deverá ser algo a nivel do software.

Até agora só no windows, mas isto é algo que só me aconteceu umas 4vezes no total, 2 delas logo hoje, as outras 2 o ano passado, e como uso, vá lá, 90% do tempo windows, pode apenas ser coincidência, ou não ;)

Mas isso acontece sempre no mesmo local?
A mim por vezes acontece mas só quando estou em casa, na Universidade tenho o portatil quase sempre ligado nunca aconteceu. Penso ser picos de corrente. E ele desliga-se como protecção.

citação:Originalmente colocada por sunn

Mas isso acontece sempre no mesmo local?
A mim por vezes acontece mas só quando estou em casa, na Universidade tenho o portatil quase sempre ligado nunca aconteceu. Penso ser picos de corrente. E ele desliga-se como protecção.

realmente é sempre no mesmo local... mas está ligado a uma tomada daquelas que tem um fusivel protector, supostamente não deveria ser disto.

Mas lá está, na maior parte do tempo ele não saí daqui, pode ser apenas coincidençia.

Experimenta deixar o pc ligado um dia em linux e vê se o problema também acontece.
O próprio linux no boot deve ter uma opção memtest, que testa exaustivamente a RAM, deixa a correr esse teste durante a noite e no dia seguinte verifica se passou ou se houve erros.
Em relação ao Windows desliga o reinicio automático, o Windows ultrapassou o problema dos BSOD (Blue Screen of Death) introduzindo uma rotina de reinicio automático, quando há um ecran azul o utilizador nem o chega a ver porque o hardware simplesmente vai abaixo, em principio devia arrancar o pc automaticamente de novo, mas há certos computadores em que tal pode não acontecer.
Se desligares esse reinicio automático, caso seja probema de software, em vez do pc vir abaixo fica-te com o blue screen no ecran.
Mais uma coisa, esses softwares de monitorização da temperatura dos portáteis, muitas vezes tem uma opção quer permite baixar a tensão do processador, o objectivo é diminuir o consumo de energia do portátil e aumentar consequentemente a autonomia, mas caso a tensão esteja muito baixa há o perigo do computador ir simplesmente abaixo, tal como descreves...

Cumprimentos

Back