Pedi pela primeira vez o livro de reclamações!

TheProphecy

New member
Pois é, ontem pela primeira vez pedi o livro de reclamações e fiz mesmo um registo no livro.

Passo a explicar a situação.
Fui jantar ao Restaurante Zucchero Italiano que fica ao pé do El Corte Inglés. Já lá tinha ido outras duas vezes e a comida é boa e o ambiente também. Assim sendo ontem voltei. Foi um jantar com 9 pessoas e foram pedidas algumas pizzas e massas.

Com os pratos vieram duas tacinhas de queijo parmesão ralado para por nas massas ou pizzas. Mas vieram duas tacinhas minúsculas. Aquilo nem para um prato de massa chegou e então perguntei se podiam trazer um pouco mais de queijo ralado. Pq ir a um italiano e não meter queijo parmesão na massa é um crime :P

Veio outra micro taça comeu-se, vieram as sobremesas e os cafes. Tudo bom como já era "costume".
No final veio a conta, e se o facto de eles não aceitarem cartão já pode incomodar um pouco tb não me podia queixar pq já conhecia o restaurante, mas eles fazem a "conta" num papelinho quadriculado com a chamada conta de merceeiro. Cada um pagou o que tinha comido e qdo se junta o dinheiro fica a faltar exactamente 4 euros a menos. VOltam a fazer-se as contas e bate tudo certo do "nosso" lado e estao 4 euros a menos que na conta. Eu começo a pensar que a conta de merceeiro tinha ficado mal feita e então de telemóvel em punho calculo tudo. Para meu espanto deu mesmo 4 euros a mais. Começo a ver os pratos e estava tudo bem excepto um pormenor. Cobravam 1 euros pela micro taça de queijo que pedi para a massa... Bem mesmo assim faltavam 3 euros. Continuo a ver e tudo bem. A soma dos preços era a mais, mas os pratos estavam bem.

Finalmente lá percebi o que estava mal. No meio dos pratos e apenas na coluna da direita (a dos valores) estava la colocado um valor de 3€ sem qualque correspondencia. Pode ter sido engano ou pode ter sido uma tentativa de fazer passar mais um pouco num grupo grande. Pensavam que olhavamos so para o total e dividiamos por todos e pronto.

Chamo o "chefe" ele diz q ia emendar o papel e eu aproveito para dizer que não aceitava pagar o queijo que é um condimento como o sal ou a pimenta e que devia acompanhar a massa. Começa a discussão. O "chefe" começa a disparatar e a responder mal a dizer que eu tinha comido e agora n queria pagar e mais não sei o que. Depois digo que não e maneira de tratar clientes que já la tinham ido mais do q 1 vez e o gajo continua a disparatar. Peço para ver o livro de reclamações numa mais de assustar e o gajo começa a dizer "nao quer pagar o q come e ainda quer reclamar". Eu pego em 1 euro meto em cima do balcao e volto a dizer: "Por favor gostava que me desse o livro de reclamações". O gajo começa a tirar o livro e em voz alta a dizer: "Acha que tenho problemas é? Pode fazer 20 reclamações se quiser".

Nao fiz 20 mas fiz uma. Um erro na conta (que indiquei como possivelmente inconsciente), uma cobraça indevida de 1 euro por um condimento que não estava indicada no preçario e ainda a atitude má educada para com os clientes.

O que não me cabe na cabeça é pq é que eles por 1 euros de uma coisa como sal ou pimenta perderam vários clientes e a hipotese de futuros clientes pq agora não os indico a ninguem. Paguei, reclamei, vim-me embora e não volto lá.

Só espero que o restaurante leve uma valente "porrada" pela falta de educação e pelo mau serviço prestado!

PS: Ainda bem que os restaurantes não pertencem à função pública...:D;);)

Convém enviares uma cópia do duplicado da reclamação para a ASAE porque cheira-me que eles não irão enviar ... Se tu enviares e eles não remeterem o mesmo, dando uma justificação/defesa por parte deles, apanham uma valente multa [:p][:p]

Saudações ;)

Obrigado pela dica... nunca lá fui, mas também já não vou!

P.S: Italiano bom? Valentino, entre a sede do Benfica e a avenida da liberdade.

Olha obrigado já não vou esse restaurante!temos que começar com estas atitudes senão eles roubam e querem sempre roubar mais!fizeste bem!

Infelizmente há Restaurantes que se borram por 1 Euro ... Se fosse um Chefe em condiçoes tinha de imediato percebido e dado a razao ao cliente. Se querem cobrar o queijo que metam mais 25 centimos em cada prato e pronto fica pago ...

Qualquer dia pagamos os guardanapos e os copos que usamos .

Ficas-te com 1 copia da reclamaçao ? convem enviares isso por FAX porque se bem conheço eles nao vao enviar aquilo pra lado nenhum ... e quanto a Inspençoes sao muito poucas e pouco provaveis , acredita que eu sei o que falo.

Se fosse num restaurante da FP, além da conta mal feita, ainda tinhas sido mal servido, e só saías de lá já na madrugada seguinte.

[}:)][}:)][}:)][}:)][}:)]

Vá não se zanguem q eu estou a brincar

É preciso é a malta perder o medo de fazer reclamações e fazê-las quando as coisas não correm bem! Eu proprio ja fiz uma reclamação por sentir que não fui devidamente atendido num restaurante... e se o livro existe é para reclamar para que o serviço seja melhorado.. e tambem para eles apanharem uns sustos de vez em quando! ;)

E se houver recusa por parte do estabelecimento em facultar o livro de reclamações? Chama-se a PSP/GNR?

Li aqui que se deve ficar com uma cópia da reclamação...como é que isso funciona?

citação:Originalmente colocada por NunoS

E se houver recusa por parte do estabelecimento em facultar o livro de reclamações? Chama-se a PSP/GNR?

Li aqui que se deve ficar com uma cópia da reclamação...como é que isso funciona?

Sim, deves chamar a autoridade no caso de nao te quererem facultar o livro de reclamações.

Fica-se sempre com o triplicado ou la o que é da reclamação que se faz ;)

Eu quando fui aos EUA isso resolve-se muito facilmente

10% se o atendimento for bom, 15 se muito bom e 20% se excelente.

Cada bebida em media sao 1 a 2 dolares mas paga-se apenas o tamanho do copo, o numero de enchimentos é ilimitado.

Eu preferia um sistema cá assim. Em vez de sermos roubados assim, em coisas pequenas, existe sempre gorgeta e preços normais na comida.

Por exemplo no Fridays (uma cadeia tipica deles) pagas 5 dolares por 1 sobremesa mas vem 1 mega sobremesa.

Eu que sou guloso (1,77 e 85 kgs) comi metade. Em Portugal pagas 3 a 4 euros por 1 sobremesa e vem 1 gelado em copo minimo.

Prefiro pagar barato e 10 a 20% de gorgeta do que esquemas desses

citação:Originalmente colocada por Fresh_Fruit

Infelizmente há Restaurantes que se borram por 1 Euro ... Se fosse um Chefe em condiçoes tinha de imediato percebido e dado a razao ao cliente. Se querem cobrar o queijo que metam mais 25 centimos em cada prato e pronto fica pago ...

Qualquer dia pagamos os guardanapos e os copos que usamos .

Ficas-te com 1 copia da reclamaçao ? convem enviares isso por FAX porque se bem conheço eles nao vao enviar aquilo pra lado nenhum ... e quanto a Inspençoes sao muito poucas e pouco provaveis , acredita que eu sei o que falo.

Uma vez em Sesimbra (Bar Inglês, acho que é este o nome) pedimos o livro de reclamações e chamámos a polícia por causa de uma brincadeira dessas:

Foram pedidos 2 chás e 4 chávenas. O "chefe" cobrou na conta 4 chás.
Explicação dele: "se pedissem uma coca-cola e dois copos, pagavam 2 coca-colas. Quem é que me paga a lavagem dos copos?". Esta foi de facto a melhor tirada dele, além da extrema má-educação com que lidou com a situação (e nem queria deixar ler as regras do livro de reclamações que explica como preencher o livro e que exemplar fica para nós e etc...)

citação:Originalmente colocada por NunoS

Sim, chamas imediatamente a autoridade policial da área e participas!

Com isto tudo só me lembro que daqui a pouco vou almoçar...[8D]

Vou comer hoje frango assado... e vai ser uma dose que é metade de um frango assado e batata frita e arroz por 3.50euros no centro de Lisboa[:p] mais .80centimos da agua mineral de 0.50Lt
e mais uma mousse de chocolate mto boa com um bocadinho de Macieira[:p] a 1.00euros e pronto é a conta:)[^][^][^]

Nem sei se tem livro de reclamações mas tambem nunca fez falta;)

citação:Originalmente colocada por Nephilim

Com isto tudo só me lembro que daqui a pouco vou almoçar...[8D]

Vou comer hoje frango assado... e vai ser uma dose que é metade de um frango assado e batata frita e arroz por 3.50euros no centro de Lisboa[:p] mais .80centimos da agua mineral de 0.50Lt
e mais uma mousse de chocolate mto boa com um bocadinho de Macieira[:p] a 1.00euros e pronto é a conta:)[^][^][^]

Nem sei se tem livro de reclamações mas tambem nunca fez falta;)
:(:(:(:(:(

Com esses preços desconfio sempre da proveniência e da respectiva qualidade da comida... Não há milagres...

Back