CLIOthoris
New member
citação:Originalmente colocada por SilverArrow
Os cilistas andam na estrada e fazem-no como se tivessem todos os direitos do mundo. .../... quer seja numa rotunda.
E uma reciclagem do novo código da estrada ?????????
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
citação:Originalmente colocada por SilverArrow
Os cilistas andam na estrada e fazem-no como se tivessem todos os direitos do mundo. .../... quer seja numa rotunda.
citação:Originalmente colocada por SilverArrow
citação:Originalmente colocada por lionbest
citação:Originalmente colocada por Ksyrium
citação:Originalmente colocada por SilverArrow
Os cilistas andam na estrada e fazem-no como se tivessem todos os direitos do mundo. 1º Um veiculo de tracção animal não tem qq tipo de prioridade. quer seja num stop quer seja numa rotunda.
Por acaso tinha ideia do contrario, que quando tens um stop tinhas de deixar passar tudo, motorizado ou não.
Os ciclistas têm e sempre tiveram prioridade em Stops...
Antes não tinhas nas rotundas, mas agora ja têm, ou seja, são um veículo como outro qualquer...
Quanto ao facto de andarem em passei, e passarem vermelhos, eu sou contra o 1º caso, pois o passeio é para os peões, já no 2º caso, não paro nos vermelhos, se não for causar perigo a ninguém.
Acho o autor do tópico um ciclofóbico, e vê-se mesmo que se andar de bicicleta, é só nos passeios, e respeita tudo e todos.
O facto é que se deve andar na estrada, e não nos passeios, por isso os ciclistas têm os mesmos direitos e deveres que os automobilistas, apenas tem que haver respeito mútuo, e facilitar a passagem aos ciclistas, tal como se deve fazer aos motociclistas...
PS: Apenas um desabafo dum automobilista, que já andou alguns milhares de kms nas ruas do Porto e arredores...
Eu?
Eu por acaso quando ando de bicicleta é´em locais com ciclo-via.
2º eu não tenha contra os ciclistas nas vias, não lhes faço razias nem buzino, ajudo sempre que posso. Agora o que me faz confusão é que se têm regras de transito que gostam de cumprir, pq não são obrigados tb a cumprir as outras... Se podem andar na estrada no meio de uma faixa (e acho bem que o façam), pq raio é que passam um sinal vermelho se não houver perigo. Eu de carro tb posso passar um vermelho sem qq perigo.
É apenas a dualidade de critérios que não entendo.
De certo modo é como as motos. Que já aqui discuti muitas vezes, deixo sempre passar quem vai de mota, facilito e tenho pessoas amigas que andam de moto todos os dias (não apenas os de fds) e entendo-me bem com eles e partilhamos conversas sobre as estradas. Agora nas motos tb há dualidades de critérios. Se umas vezes vão no meio do transito, ao fim de semana tb gostam de andar a passear e neste caso já não deixam passar carros. E o mesmo se passa no estacionamento. Quando não há lugares param onde for preciso e são raras as multas. Mas tb gostam de deixar a moto a ocupar 1 ou mais lugares quando há espaço.
Como digo há dualidades nas atitudes. Se querem aproveitar uma mais valia, tem de sofrer as consequências dessa mais valia.
citação:Originalmente colocada por lights_on
Da minha experiência como ciclista e como motociclista, discordo com a ideia de ir no meio da estrada ser mais seguro para mim! Quando tirei carta de mota o instrutor sempre me dizia para circular o mais à direita possível.
E agora vejamos um exemplo de situação em que pode ser realmente perigoso ir no meio da estrada! Um condutor circula a alguma velocidade e de repente aparece-lhe no meio da estrada um ciclista! De frente vem um carro! Resultado: não consegue ultrapassar nem travar e apenas tem como opção atropelar o ciclista!
Quanto à situação do apertar o ciclista não nego que não aconteça! Mas sempre é preferivel ter de me encolher do que ser "passado a ferro".
Quer exista linha continua ou separador de via ou seja lá o que for, se existir espaço! O condutor de um automóvel tem direito a ultrapassar o ciclista!
Por isso é preciso haver civismo de parte a parte! O condutor quando ultrapassa um ciclista deverá efectua-lo em segurança dando na minha opinião um metro de espaço na ultrapassagem. Da mesma forma que o ciclista não deverá ir no meio da estrada a fazer "manguitos" tipo passa-me por cima (pois eventualmente poderá ser mesmo isso que mais cedo ou mais tarde acabará por acontecer)! Ou então uma coluna de ciclistas a par uns dos outros sem o devido acompanhamento de uma equipa tecnica que zelará pela segurança dos seus ciclistas!
É como muitos já aqui disseram... é preciso civismo de ambas as partes.
Cumps
Estás enganado! Onde tiraste a ideia que num stop a obrigação de paragem e da cedência de passagem são separadas? O stop obriga a parar e ceder prioridade de passagem aos outros, ponto final! A cedência de passagem perante o stop não refere quais os veículos em questão. Portanto, tem de ceder passagem a um ciclista. Até te digo mais, se aparecer na outra via uma carroça, quem tem um stop na frente é obrigado a ceder passagem à carroça!!! [citação:Originalmente colocada por blindness2005
citação:Originalmente colocada por PDCouto
Correctissimo, blindness. Com Stop na tua via, tens que deixar passar TUDO!
citação:Originalmente colocada por ppais
Reli e entendi.citação:Originalmente colocada por blindness2005
Estás enganado! Onde tiraste a ideia que num stop a obrigação de paragem e da cedência de passagem são separadas? O stop obriga a parar e ceder prioridade de passagem aos outros, ponto final! A cedência de passagem perante o stop não refere quais os veículos em questão. Portanto, tem de ceder passagem a um ciclista. Até te digo mais, se aparecer na outra via uma carroça, quem tem um stop na frente é obrigado a ceder passagem à carroça!!! [][
][
]
Ora volta lá a ler o artigo 32!!!!
"O condutor de um velocípede, de um veículo de tracção animal ou de animais deve ceder a passagem aos veículos a motor, salvo nos casos referidos nas alíneas a) e c) do n.º 1 do artigo anterior."
As alíneas a) e c) não referem nada de stops por isso num stop o veículo automóvel tem de parar mas não tem de ceder prioridade a um velocípede. ou veículo de traclão animal. Está preto no branco.
De facto, ppais, tens toda a razão!![]()
Eu tinha uma ideia errada do sinal de stop e acredito que a esmagadoura maioria dos portugueses tem a mesma ideia errada que eu tinha (viva a qualidade de m€rda do ensino da condução em Portugal que explica muito bem estes casos... [)] [xx(])! O que todos pensamos é que o sinal de stop tem como obrigatoriedade a paragem e cedência de passagem para todos os veículos. A questão aqui é que a cedência de passagem não é ditada pelo sinal mas sim mais própriamente pelos artigos 31º e 32º do C.E.. É certo que o sinal de stop obriga terminantemente a paragem, bem como a cedência de passagem. Só que não indica em que moldes se faz essa cedência de ultrapassagem. Assim, remete a regulação da cedência de passagem aos artigos que referi. A minha ideia errada era de que o sinal de stop (b2) impunha a cedência de passagem a todo e qualquer veículo independentemente das regras gerais de cedência de passagem, que era uma excepção à regra na cedência de passagem. Mas não é assim! Não há mesmo nada que indique específicidades na cedência de passagem por parte de um sinal de stop. Pelo menos procurei legislação que me indicasse que de facto era assim e que me desse razão e não encontrei nada. Estava convencido que havia algo em contrário, mas vejo que não e o ppais de facto tem razão!
Assim, quando vamos a conduzir um carro ao chegar a um cruzamento e ao avistarmos um sinal de stop (b2) devemos parar e ceder passagem perante um velocípede conforme o que está regulado nos artigos 31º e 32º, ou seja:
- Numa saída de um parque de estacionamento tem de parar e ceder passagem a todos os veículos incluíndo o velocípede.
- Num simples cruzamento tem de parar e ceder a todos os veículos a motor, ou seja, excepto o velocípede.
No caso de à entrada de uma rotunda não encontramos um sinal de stop (b2), mas sim um sinal de aproximação de estrada com prioridade (b1) (a diferença entre eles resume-se na obrigação de paragem pelo sinal de stop). Mas vai dar exactamente a mesma coisa em matéria de prioridades, ou seja, ambos indicam que têm de ceder prioridade e essa definição acaba por ser remetida aos artigos 31º e 32º. No caso de um carro entrar numa rotunda, não é obrigado a parar, mas deve ceder passagem a todos os veículos incluínodo o velocípede.
Estamos sempre a aprender...
Pois...citação:Originalmente colocada por ppais
citação:Originalmente colocada por PDCouto
Correctissimo, blindness. Com Stop na tua via, tens que deixar passar TUDO!
Queresmos legislação!!! É que o artigo 32 contradiz essa ideia.