Ciclistas vs Automobilistas

Por aqui se vê o conhecimento do código da estrada, como já aqui foi dito o condutor de um veiculo automóvel só tem que dar prioridade a um ciclista numa rotunda ou a sair de um estacionamento, o ciclista se pretender utilizar uma estrada para circular terá que respeitar o código da estrada, dar prioridade aos veículos motorizados circular o mais à direita possível. se todos conhecerem o código da estrada e o respeitarem, a sinistralidade irá reduzir, as leis não são só para alguns, ainda para mais quando o pára-choques é a nossa cabeça, e a diferença de velocidade entre os 2 veículos é brutal.
Pelo que vejo aos domingos e feriados os ciclistas de fim de semana julgam-se os donos da estrada, circulam em parelha, não dão prioridade a ninguém nos cruzamentos, pq desconhecem o código, pondo a sua vida em risco. mas quando as coisas correm mal os condutores é que são sempre os culpados.

Quando será que nós todos passaremos a cumprir o código, quer andemos de bicicleta ou de carro ?

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

citação:Originalmente colocada por lionbest

citação:Originalmente colocada por Ksyrium

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

Os cilistas andam na estrada e fazem-no como se tivessem todos os direitos do mundo. 1º Um veiculo de tracção animal não tem qq tipo de prioridade. quer seja num stop quer seja numa rotunda.

Por acaso tinha ideia do contrario, que quando tens um stop tinhas de deixar passar tudo, motorizado ou não.

Os ciclistas têm e sempre tiveram prioridade em Stops...
Antes não tinhas nas rotundas, mas agora ja têm, ou seja, são um veículo como outro qualquer...
Quanto ao facto de andarem em passei, e passarem vermelhos, eu sou contra o 1º caso, pois o passeio é para os peões, já no 2º caso, não paro nos vermelhos, se não for causar perigo a ninguém.

Acho o autor do tópico um ciclofóbico, e vê-se mesmo que se andar de bicicleta, é só nos passeios, e respeita tudo e todos.
O facto é que se deve andar na estrada, e não nos passeios, por isso os ciclistas têm os mesmos direitos e deveres que os automobilistas, apenas tem que haver respeito mútuo, e facilitar a passagem aos ciclistas, tal como se deve fazer aos motociclistas...

PS: Apenas um desabafo dum automobilista, que já andou alguns milhares de kms nas ruas do Porto e arredores...

Eu?

Eu por acaso quando ando de bicicleta é´em locais com ciclo-via.

2º eu não tenha contra os ciclistas nas vias, não lhes faço razias nem buzino, ajudo sempre que posso. Agora o que me faz confusão é que se têm regras de transito que gostam de cumprir, pq não são obrigados tb a cumprir as outras... Se podem andar na estrada no meio de uma faixa (e acho bem que o façam), pq raio é que passam um sinal vermelho se não houver perigo. Eu de carro tb posso passar um vermelho sem qq perigo.

É apenas a dualidade de critérios que não entendo.

De certo modo é como as motos. Que já aqui discuti muitas vezes, deixo sempre passar quem vai de mota, facilito e tenho pessoas amigas que andam de moto todos os dias (não apenas os de fds) e entendo-me bem com eles e partilhamos conversas sobre as estradas. Agora nas motos tb há dualidades de critérios. Se umas vezes vão no meio do transito, ao fim de semana tb gostam de andar a passear e neste caso já não deixam passar carros. E o mesmo se passa no estacionamento. Quando não há lugares param onde for preciso e são raras as multas. Mas tb gostam de deixar a moto a ocupar 1 ou mais lugares quando há espaço.

Como digo há dualidades nas atitudes. Se querem aproveitar uma mais valia, tem de sofrer as consequências dessa mais valia.

Continuando a nossa "conversa", visto afinal já teres percebido melhor as regras, e já partilharmos dumas opiniões... Eu pessoalmente não ando, nem gosto de andar no meio da estrada, facilito sempre a passagem, e ando o mais possível encostado à berma...
O que tu agora debates é o facto do ciclista passar ou não o sinal vermelho (a única coisa que de facto te revolta).
Eu respondo o seguinte: na bicicleta, o motor somos nós próprios... Se vamos parar no semáforo, quebra-nos brutalmente o ritmo, para alem de nos cansarmos bastante no arranque. Se mantermos a velocidade não custa tanto... A diferença é essa, nos carros e motas, é só carregar no pedal, ou puxar o punho para trás respectivamente.

Agora respondes, e muito bem: Mas assim estás a cometer uma infracção muito grave...

E eu respondo, pois, eu sei... Mas já fiz isso montes de vezes e com a polícia atrás, e nunca me disseram nada... Que iriam fazer? Apontar a matricula e mandar a multa para casa?

citação:Originalmente colocada por lights_on

Da minha experiência como ciclista e como motociclista, discordo com a ideia de ir no meio da estrada ser mais seguro para mim! Quando tirei carta de mota o instrutor sempre me dizia para circular o mais à direita possível.
E agora vejamos um exemplo de situação em que pode ser realmente perigoso ir no meio da estrada! Um condutor circula a alguma velocidade e de repente aparece-lhe no meio da estrada um ciclista! De frente vem um carro! Resultado: não consegue ultrapassar nem travar e apenas tem como opção atropelar o ciclista!

Quanto à situação do apertar o ciclista não nego que não aconteça! Mas sempre é preferivel ter de me encolher do que ser "passado a ferro".

Quer exista linha continua ou separador de via ou seja lá o que for, se existir espaço! O condutor de um automóvel tem direito a ultrapassar o ciclista!

Por isso é preciso haver civismo de parte a parte! O condutor quando ultrapassa um ciclista deverá efectua-lo em segurança dando na minha opinião um metro de espaço na ultrapassagem. Da mesma forma que o ciclista não deverá ir no meio da estrada a fazer "manguitos" tipo passa-me por cima (pois eventualmente poderá ser mesmo isso que mais cedo ou mais tarde acabará por acontecer)! Ou então uma coluna de ciclistas a par uns dos outros sem o devido acompanhamento de uma equipa tecnica que zelará pela segurança dos seus ciclistas!

É como muitos já aqui disseram... é preciso civismo de ambas as partes.

Cumps

Nesse ponto não concordo contigo, e passo a explicar porquê.

Até à pouco tempo, tinha por hábito aos Domingos, andar de bicicleta na marginal, ou melhor, entre a Expo-Guincho-Expo.
Para quem não conhece a estrada marginal, é uma via de duas faixas de rodagem para cada lado. Para evitar maiores confusões, fazia esse percurso sempre aos Domingos de manhã, por haver menos trânsito. Quase sempre que cumpria o que diz o código da estrada, apanhava um susto, com um condutor que forçava a passagem, sem se desviar para a faixa da esquerda. Pura e simplesmente, passam como se nós lá não estivessemos. Esse acto para eles, pode representar um risco no retrovisor, para os ciclistas pode representar a morte do artista.

Sempre que fazia o percurso, mas ia na meio da minha faixa de rodagem (a da direita), os condutores dos automóveis, são "obrigados" a efectuarem a ultrapassagem pela faixa mais da esquerda.

Qual achas ser a situação mais segura para os ciclistas?

Em relação ao teu exemplo, se o ciclista fosse encostado à direita, o carro que vinha em excesso de velocidade ;) iria forçar a ultrapassagem entre o ciclista e o carro que vinha de frente na faixa contrária. Existe sempre a possibilidade de o ciclista levar um toque.

Mas também não sou extremista. Por exemplo, sempre que ando de bicicleta na EN10, utilizo a berma, algo que não existe na marginal

Eu ando de carro e bicicleta. E faço parte da "tribo" dos que não param nos vermelhos quando não é necessário, admitindo no entanto a tal dualidade de critérios que já se falou aqui. Não obstante, pergunto aqui uma coisa: os condutores de automóveis daqui do fórum, quando estão perante um sinal de STOP costumam parar? Eu paro sempre, mesmo quando vejo que não vem lá ninguém, e vocês?

citação:Originalmente colocada por blindness2005
Estás enganado! Onde tiraste a ideia que num stop a obrigação de paragem e da cedência de passagem são separadas? O stop obriga a parar e ceder prioridade de passagem aos outros, ponto final! A cedência de passagem perante o stop não refere quais os veículos em questão. Portanto, tem de ceder passagem a um ciclista. Até te digo mais, se aparecer na outra via uma carroça, quem tem um stop na frente é obrigado a ceder passagem à carroça!!! [:p][:p][:p]
[/quote]

Ora volta lá a ler o artigo 32!!!!

"O condutor de um velocípede, de um veículo de tracção animal ou de animais deve ceder a passagem aos veículos a motor, salvo nos casos referidos nas alíneas a) e c) do n.º 1 do artigo anterior."

As alíneas a) e c) não referem nada de stops por isso num stop o veículo automóvel tem de parar mas não tem de ceder prioridade a um velocípede. ou veículo de traclão animal. Está preto no branco.

citação:Originalmente colocada por ppais

citação:Originalmente colocada por blindness2005

Estás enganado! Onde tiraste a ideia que num stop a obrigação de paragem e da cedência de passagem são separadas? O stop obriga a parar e ceder prioridade de passagem aos outros, ponto final! A cedência de passagem perante o stop não refere quais os veículos em questão. Portanto, tem de ceder passagem a um ciclista. Até te digo mais, se aparecer na outra via uma carroça, quem tem um stop na frente é obrigado a ceder passagem à carroça!!! [:p][:p][:p]

Ora volta lá a ler o artigo 32!!!!

"O condutor de um velocípede, de um veículo de tracção animal ou de animais deve ceder a passagem aos veículos a motor, salvo nos casos referidos nas alíneas a) e c) do n.º 1 do artigo anterior."

As alíneas a) e c) não referem nada de stops por isso num stop o veículo automóvel tem de parar mas não tem de ceder prioridade a um velocípede. ou veículo de traclão animal. Está preto no branco.
Reli e entendi.

De facto, ppais, tens toda a razão!
grinning-smiley-003.gif

Eu tinha uma ideia errada do sinal de stop e acredito que a esmagadoura maioria dos portugueses tem a mesma ideia errada que eu tinha (viva a qualidade de m€rda do ensino da condução em Portugal que explica muito bem estes casos... [:o)] [xx(])! O que todos pensamos é que o sinal de stop tem como obrigatoriedade a paragem e cedência de passagem para todos os veículos. A questão aqui é que a cedência de passagem não é ditada pelo sinal mas sim mais própriamente pelos artigos 31º e 32º do C.E.. É certo que o sinal de stop obriga terminantemente a paragem, bem como a cedência de passagem. Só que não indica em que moldes se faz essa cedência de ultrapassagem. Assim, remete a regulação da cedência de passagem aos artigos que referi. A minha ideia errada era de que o sinal de stop (b2) impunha a cedência de passagem a todo e qualquer veículo independentemente das regras gerais de cedência de passagem, que era uma excepção à regra na cedência de passagem. Mas não é assim! Não há mesmo nada que indique específicidades na cedência de passagem por parte de um sinal de stop. Pelo menos procurei legislação que me indicasse que de facto era assim e que me desse razão e não encontrei nada. Estava convencido que havia algo em contrário, mas vejo que não e o ppais de facto tem razão!

Assim, quando vamos a conduzir um carro ao chegar a um cruzamento e ao avistarmos um sinal de stop (b2) devemos parar e ceder passagem perante um velocípede conforme o que está regulado nos artigos 31º e 32º, ou seja:

- Numa saída de um parque de estacionamento tem de parar e ceder passagem a todos os veículos incluíndo o velocípede.
- Num simples cruzamento tem de parar e ceder a todos os veículos a motor, ou seja, excepto o velocípede.

No caso de à entrada de uma rotunda não encontramos um sinal de stop (b2), mas sim um sinal de aproximação de estrada com prioridade (b1) (a diferença entre eles resume-se na obrigação de paragem pelo sinal de stop). Mas vai dar exactamente a mesma coisa em matéria de prioridades, ou seja, ambos indicam que têm de ceder prioridade e essa definição acaba por ser remetida aos artigos 31º e 32º. No caso de um carro entrar numa rotunda, não é obrigado a parar, mas deve ceder passagem a todos os veículos incluínodo o velocípede.

Estamos sempre a aprender...

citação:Originalmente colocada por ppais

citação:Originalmente colocada por PDCouto

Correctissimo, blindness. Com Stop na tua via, tens que deixar passar TUDO!

Queresmos legislação!!! É que o artigo 32 contradiz essa ideia.
Pois...

Pegando no que se disse e nos tais artigos 31º e 32º, só a definição do sinal de stop (b2) previsto no art.21 do Regulamento da Sinalização de Trânsito, aprovado pelo Decreto Regulamentar n.º 22-A/98 de 1/10.

Coloco aqui uma imagem que ajuda a entender que este sinal (b2) é um sinal que se encontra definido na categoria de sinais de obrigação e de cedência de passagem, que obriga a parar e ceder a passagem, mas que essa cedência não é especialmente definida por este, ou seja, não indica particularidades na cedência de passagem, devendo a regulação da mesma ser remetida para os artigos 31º e 32º do C.E.

20061218124738_Prioridade.jpg

Voltar
Superior