Sofage

JoaoBen

New member
O uso da sofage faz aumentar o consumo de combustivel?
se sem em quanto?

a sofage usa um sistema eletrico para funcionar ou aproveita outro sistema qualquer? desulpem a ignorancia [8)]

obrigado!

A sofage usa o calor do liquido de refrigeração que ao passar um pequeno radiador aquece o ar, o consumo se existir é eléctrico(da ventoinha) mas é desprezável.

Em média por mais eficiente que seja um motor perde sempre pelo menos 50% em calor não há nada como aproveitar um bocado para aquecer o habitáculo.

pelo que percebi se o consumo da sofage e unicamente eletrico (ventuinha) entao nao existem aumentos de consumos a nivel de combustivel certo?

citação:Originalmente colocada por Joao_ben

pelo que percebi se o consumo da sofage e unicamente eletrico (ventuinha) entao nao existem aumentos de consumos a nivel de combustivel certo?

Pode existir mas é irrelevante.
Indirectamente a ventoinha (que é electrica) ao forçar o ar quente para dentro do habitáculo consome energia que é produzida pelo alternador e este quanto mais energia tiver de produzir mais carga faz sobre o motor e pode fazer com que este consuma mais combustível.

Mas nós não andamos numa daquelas corridas patrocinadas palas gasolineiras para ver qual o carro que anda mais Kms e consome menos combustível.;)

Cumps
Mário

é capaz de consumir alguma coisa, mas é tão insignificante que se pode desprezar. Corrijam-me se estiver enganado, mas é benéfico para o carro levares a chaufagem ligada, logo tenta deixar sempre 2/3 níveis ligados...

mas dentro do memso assunto, eu já li aqui num tópico qualquer que o desembaciador traseiro é dos dispositivos do carro que mais provoca um aumento no consumo de combustível (além do AC, claro)...:(

Um carro no irverno e a noite gasta mais gasolina que na primavera de dia.

Pq tudo o que gasta energia. Rádio, escovas, luzes, chauffage, desenbaciador etc etc etc Acaba por significar mais gastos de gasolina, pq o alternador/bateria não consegue suportar tudo, por isso vai pedir potencia ao motor e pumbas mais consumos.

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

Um carro no irverno e a noite gasta mais gasolina que na primavera de dia.

Pq tudo o que gasta energia. Rádio, escovas, luzes, chauffage, desenbaciador etc etc etc Acaba por significar mais gastos de gasolina, pq o alternador/bateria não consegue suportar tudo, por isso vai pedir potencia ao motor e pumbas mais consumos.

Mas o motor, ao funcionar não tá sempre a fornecer energia pra bateria e essa não chega para os sistemas eléctricos excepto o AC?
É claro k isso explicava muita coisa na última média do meu carro...

Já agora, sofage é uma palavra k não existe.
Como disse o newmodel, o original em francês é chauffage, mas pode-se facilmente usar "aquecimento"... ou então "ventilação". Não? ;)

nao sei se será o topico mais indicado para a minha pergunta...mas ca vai: alguem sabe como se chega ao tubo que esta ligado à dita 'sofage' e que fornece o aquecimento ao habitaculo?!? é que no meu carro isso ta a funcionar mt mal. uma ajuda era bem vinda.
lancia y10 fire 1.1 ie de 6/1993

cumps.

citação:Originalmente colocada por Obi-Wan

nao sei se será o topico mais indicado para a minha pergunta...mas ca vai: alguem sabe como se chega ao tubo que esta ligado à dita 'sofage' e que fornece o aquecimento ao habitaculo?!? é que no meu carro isso ta a funcionar mt mal. uma ajuda era bem vinda.
lancia y10 fire 1.1 ie de 6/1993

cumps.

Já agora aproveito o lanço,o y10 da minha sogra tá igual,aliás,anda,anda,anda e o ponteiro da temperatura não se mexe e a ventilação é sempre fria nem que escolha o máximo de calor.Será que a bomba da água foi po galheiro?
cumps

Deve ter o radiador da "sofage" entupido.
O meu estava na mesma e este fim de semana resolvi o problema em meia hora, agora já sabe bem andar no carro com o quentinho ligado.
No Y10 não sei se é ou não fácil efectuar essa operção.

Praticamente não faz gastar mais combustível, é irrelevante. A potência da ventoinha não é suficiente para gerar grande esforço do alternador.

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

Claro que aumenta.

Desde quando? Como? Porquê? :)

citação:Originalmente colocada por PDCouto

Praticamente não faz gastar mais combustível, é irrelevante. A potência da ventoinha não é suficiente para gerar grande esforço do alternador.

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

Claro que aumenta.

Desde quando? Como? Porquê? :)

A ventoinha só por si não. Mas depois um gajo liga os limpa vidros ou o desembaciador de trás e pumbas já está a gastar mais.

Voltar
Superior