citação:Originalmente colocada por XlPower
Quem é que define as taxas Euribor?
Resumidamente, quem define é a EBF (European Banking Federation), que representa quase todos os bancos da UE (mais de 4 mil), sendo que este organismo estuda o mercado (o dinheiro é um bem como outro qualquer, compra-se e vende-se dinheiro, e agora há mais procura, pelo que o custo do $$ sobe) e em diversos indicadores económicos toma as decisões de subir ou descer as taxas. Aqui há muitos anos, cada banco tinha as suas próprias taxas, mas aos poucos, no crédito à habitação todos foram migrando para a Euribor, não só porque este tipo de organismo central tem muito maior capacidade de análise global do que cada banco individualmente, mas também porque os próprios bancos se tem que financiar no sistema financeiro mundial, e taxas de referência como a Euribor facilitam as transacções.
Mas suponho que a tua pergunta seja mais do género: "Porque é que está sempre a subir ?".
Não é verdade, lembro-me de ter comprado casa há 8 anos, e da taxa ter depois baixado imenso durante muitos anos. E sempre tive a noção, de que tal como baixava, um dia iria começar a subir novamente. Nos últimos anos a taxa Euroibor (ou outras) esteve invulgarmente baixa. A recessão europeia e americana a isso levou. O grande problema de nós, portugueses, é que o crescimento da economia europeia, que contribui para o aumento recente das taxas, não existe por cá. O que é grave, pois estamos quase em contra-ciclo. Se não fosse assim, as pessoas não estariam tão preocupadas com o aumento da Euroibor, que era mais do que previsivel e inevitável.
Infelizmente muita gente que comprou casa não se apercebeu disso, e claro que os bancários e construtores tiraram partido disso, e agora essa gente toda está um pouco aflita ou preocupada com estas taxas, que até nem são nada de especial. Ainda me lembro de eu há poucos anos ter taxas maiores ou de ter descido imenso a minha prestação da casa quando apareceu a Euroibor, e nem falo dos meus pais comprarem casa a taxas de 20/25%, há muitos, muitos anos atrás....