Nthor
Banido
citação:Originalmente colocada por Der Teufel
adorariamos os Deuses lusitanos como a Nantosvelta e por aí fora![]()
Gosto mais de Atégina ou de Sucellus.
citação:Originalmente colocada por Nthor
Gosto mais de Atégina ou de Sucellus.
De cultura geral, faxfavorcitação:Originalmente colocada por Der Teufel
e pronto ja tornei isto num topico pagao [|)]
citação:Originalmente colocada por Tó
Tens alguma razão Firefly, mas o Direito Romano é a base dos modernos sistemas legais (sim o direito consuetudinário tem importância nos países anglo-saxónicos...), pois tem leis bastante esclarecidas e as penas principais são de ordem pecuniária, com o exílio, trabalhos forçados, prisão e morte em muito menor número e se a conquista romana por vezes foi brutal, no espaço de uma , duas gerações os habitantes da província dis****vam a honra de serem cidadão romanos e sentiam-se parte de Roma, a minha prova é esta: a base da Civilização Europeia/Ocidental (os Americanos são Europeus emigrados...)é a Civilização Romana (com um importante contributo grego, influência religiosa judia, costumes germânicos e uns grãos da Mesopotâmia e Egipto).
Quando te referes à Inquisição eis aquilo que eu mais abomino numa religião monoteísta: a ideia de que só ela tem o monopólio da verdade...
E em relação ao que chamas de verdadeiros alicerces do cristianismo, nada do que Jesus pregou era novidade, já havia muitos "cultos de salvação" (Mitra e Ísis, eram os mais famosos)e muitas escolas filosóficas que tinham como base "fazer o que é justo e bom" (estóicos e platónicos, por exemplo).
citação:Originalmente colocada por ziNde
Karma há religiões que dão origem a erros de interpretação.... quanto mais não seja os muçulmanos porque há quem mate, quem se suicide em nome da religião e da palavra do "corão". Acho que o sucesso do cristianismo se deve ao equilibrio de ideias e à modernização ao longo do tempo deste.
citação:Originalmente colocada por KarmaCop213
citação:Originalmente colocada por Tubular Bells
Mas ele nasceu mesmo?![]()
Eu acho que sim e nem ponho isso em causa.
O mundo sem ele seria completamente diferente. A religião é um enorme factor de coesão social.
karma... não teriamos a doutrina dele, ou seja, as regras que regem uma boa parte da nossa sociedade. É preciso ver que boa parte da sociedade tem por base regras, as chamadas regras de decencia que tiveram base na religiao cristã.
Praticamente todas as religiões tem uma moral semelhante à católica.
citação:Originalmente colocada por FGO
citação:Originalmente colocada por Tubular Bells
Mas ele nasceu mesmo?![]()
Eu acho que sim e nem ponho isso em causa.
O mundo sem ele seria completamente diferente. A religião é um enorme factor de coesão social.
Onde é que está essa coesão?
karma... não teriamos a doutrina dele, ou seja, as regras que regem uma boa parte da nossa sociedade. É preciso ver que boa parte da sociedade tem por base regras, as chamadas regras de decencia que tiveram base na religiao cristã.
Praticamente todas as religiões tem uma moral semelhante à católica.
E porque não a católica ter uma moral semelhante ás outras?
O mundo ocidental (desenvolvido) é praticamente todo ele católico.
O que é que desenvolvimento tem a ver com religião?
Quer dizer que o desenvolvimento só se aplica onde há catolicismo?
Wrong!citação:Originalmente colocada por KarmaCop213